SUCO,SHAKE,CHÁ,FROZEN´´ÁS BEBIDAS REFRESCANTES E SAUDÁVEIS PARA O VERÃO

eu atleta sucos e tal (Foto: eu atleta)

Suco, shake, água de coco, chá e picolé refrescam e são saudáveis para o verão (Foto: Editoria de Arte)

Suco, shake, chá, frozen... As bebidas refrescantes e saudáveis para o verão

Para manter seu corpo hidratado e saudável pelo aumento da temperatura e exposição ao sol, nós necessitamos de uma ingestão aumentada de líquidos

Para manter o nosso corpo hidratado e saudável pelo aumento da temperatura e exposição ao calor, precisamos de uma ingestão aumentada de líquidos, seja como água, sucos ou outras bebidas. A hidratação do organismo é fundamental. Prefira bebidas leves e bem geladas para driblar esse calor. Confira sugestões de bebidas refrescantes e saudáveis para este verão

Chá refrescante

As ervas cítricas são bastante refrescantes devido ao sabor mais azedo. Esse efeito refrescante se acentua quando consumido como chá gelado. Em 500ml de água adicione suco de 1 limão, 2 sachês de chá de hortelã ou menta, 2 sachês de chá de erva doce, adoçante ou mel a gosto. Aquecer a água até o ponto de fervura. Adicionar os sachês de chá deixando descansar por uns 10 minutos. Retire os sachês e espere esfriar mantendo o recipiente tampado. Transfira esse chá para uma garrafa com capacidade de 1 litro e acrescente o suco de limão. Complete o volume com água bem gelada. Adoce a gosto e tome com pedras de gelo.

Suco energético de uva

Os sucos são excelentes fontes de fibras, por isso o melhor é sempre não coar ou peneirar. Pegue mais ou menos 25ml de suco de uva concentrado, 25g de beterraba crua, 100ml de guaraná light, adoçante a gosto e gelo. Separe o gelo e bata todos os outros ingredientes no liquidificador. Feito isso, adicione gelo.

Shake de ameixa e coco

O leite apresenta grande quantidade de água, quando adicionado a fruta, este volume de água fica melhor. Em 1 copo e meio de leite desnatado, adicione 1 pote de iogurte light ou zero de coco, 2 ameixas secas sem caroço, mais 2 colheres de sopa de aveia em flocos.. Bata tudo no liquidificador com gelo e adoce com adoçante ou mel a gosto.

Picolé de manga diet

O picolé de frutas é sempre mais saudável que os cremosos, são menos gordurosos e ajudam na hidratação. Pegue 2 potes de iogurte natural desnatado, 1 xícara de chá de polpa de manga madura picada, 2 colheres de sopa de adoçante em pó, 2 colheres de chá de essência de baunilha. Bata no liquidificador todos os ingredientes até obter uma consistência homogênea. Despeje o sorvete em uma tigela e cubra com filme plástico. Deixar no freezer até ficar firme. Em uma batedeira, bata rapidamente e coloque o sorvete em formas de picolé ou gelo.

Coquetel sem álcool

50 ml de suco de limão, 100ml de suco de abacaxi, 50ml de xarope de kiwi e gelo. Bata todos estes ingredientes em uma coqueteleira e coloque em uma taça. Fica uma opção de uma bebida refrescante e sem álcool.
Água de coco com frutas
A água de coco é uma das bebidas mais indicadas e completas para reposição hídrica em dias mais quentes. Adicionada em frutas fica ainda melhor. Pegue 300 ml de água de coco, 3 fatias de abacaxi, meio mamão papaia e adoçante a gosto. Bata tudo no liquidificador e adoce a gosto com adoçante ou até mesmo sem adoçar.

Shake de abacaxi light

Os shakes são sempre uma excelente opção para se refrescar no verão, além de nutritivos. 150g de coalhada ou iogurte natural light gelado (mais ou menos 1 pote), 1 fatia média de abacaxi em pedaços (fruta in natura), 2 colheres de sopa de semente de linhaça mais 1 colher de sopa de granola. Bater todos estes ingredientes no liquidificador, de preferência sem coar.

Frozen de iogurte e abacaxi

Simples, prático e refrescante. Pegue meio litro de suco de abacaxi natural, 1 envelope de gelatina sem sabor incolor mais 2 xícaras de chá de iogurte desnatado. Adoçante em pó a gosto e tiras de abacaxi para enfeitar fazem parte da frozen. Coloque em uma tigela o suco de abacaxi, gelatina dissolvida em água conforme a embalagem, iogurte, adoçante e bata com um batedor manual até a mistura ficar bem homogênea. Feito isso, cubra a tigela com um filme plástico e leve ao congelador por 2 horas. Retire do congelador, bata essa mistura na batedeira por 5 minutos e volte com a mesma no congelador por mais 2 horas. Retire novamente do congelador e misture com uma colher. Distribua em taças e decore com as tiras de abacaxi.

Virgem Mojito sem álcool

Mais uma opção de uma bebida refrescante e sem a presença do álcool. Separe meio limão, adoçante a gosto, 8 folhas de hortelã e água gaseificada. Em copo long drink adicione o limão, a hortelã e o adoçante. Macere até extrair o caldo do limão. Acrescente o gelo e coloque a água gaseificada até completar o copo. Mexa com uma colher e beba sem culpa. Em dias mais quentes ou durante a prática de atividade física, a atenção com a hidratação merece atenção redobrada, já que nestas condições a perda hídrica é ainda maior e representa papel fundamental no rendimento físico e mental.
Portanto, combine a água com as sugestões de alimentos e bebidas citados, mantendo sua hidratação em dia.

Por Natália de Oliveira,Nutricionista

Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2015/01/suco-shake-cha-frozen-bebidas-refrescantes-e-saudaveis-para-o-verao.html

eu atleta sucos e tal (Foto: eu atleta)

Comentários