MITOS E VERDADES SOBRE ADOÇANTES: SAIBA DIFERENÇAS,RISCOS E BENEFÍCIOS

Adoçante (Foto: Getty Image)


Os diversos tipos de adoçantes (Foto: Getty Image)


Mitos e verdades sobre adoçantes: saiba diferenças, riscos e benefícios

Os edulcorantes são utilizados na substituição do açúcar com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas mas nem todos são saudáveis


Por 
Os edulcorantes são substâncias utilizadas na substituição da sacarose (açúcar) com maior poder de adoçar, com o objetivo de reduzir o valor calórico dos alimentos e bebidas dietéticas. São utilizados por indivíduos com diabetesobesidade ou pelos que querem controlar o peso.

A procura por produtos que substituíssem o açúcar foi motivada principalmente pelo aumento de doenças como diabetes e obesidade. Atualmente, os substitutos da sacarose estão sendo direcionados não apenas para o controle de doenças e obesidade, mas também para bloquear o desenvolvimento das cáries dentárias.

Existem edulcorantes naturais e artificiais denominados de nutritivos e não nutritivos:

Nutritivos (que contém calorias): destacam-se a sacarose, o aspartame, a frutose, a glicose e os derivados de monossacarídeos (sorbitol, manitol, xilitol, eritritol) e os derivados de dissacarídeos (isomatitol, lactitol, matitol, tagatose, trelose).

-Não nutritivos (que não contém calorias): correspondem à sacarina, ao acessulfame-k, à sucralose, ao neotame, ao alitame, à neoesferidina, à taumatina, ao ciclamato e o esteviosídio.

Os edulcorantes artificiais que se destacam no mercado consumidor são o aspartame, a sacarina sódica, o ciclamato de sódio, o acessulfame-k e a sucralose. Os edulcorantes naturais destacam-se a frutose, o manitol, o sorbitol, o xilitol e o esteviosídio.

Adoçantes não garantem redução de calorias
A substituição do açúcar por edulcorantes não necessariamente garante redução de calorias, pois alguns produtos aumentam a quantidade de gordura na formulação, um exemplo são os chocolates dietéticos. Portanto, é imprescindível a leitura dos rótulos dos produtos. Trocar bebidas adoçadas com sacarose por edulcorantes reduz o valor calórico do alimento e menor estímulo à insulina, sendo indicado para o controle de peso e diabéticos. Adoçantes não engordam, pelo alto poder de adoçar são usados em pequenas quantidades, muitos não possuem valor calórico e os que possuem contribuem com baixo valor calórico.
Mitos e verdades sobre os adoçantes
Embora haja mitos e realidades sobre o uso de adoçantes e produtos à base de edulcorantes principalmente os artificiais, a contribuição é mais benéfica do que maléfica, pois os mesmos trazem possibilidades na melhoria da qualidade de vida das pessoas que necessitam usá-los. Porém, é preciso usar o bom senso e ser equilibrado na hora de utilizá-los, evitando megadoses e possíveis efeitos colaterais.
Risco de utilização na gestação
Segundo estudos da Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA), o consumo excessivo de edulcorantes como qualquer outra droga possui um risco potencial na gravidez.

Porém, estudos realizados em mulheres grávidas no primeiro e em outros trimestres de gestação não evidenciaram risco algum à mãe nem ao feto. A sucralose e stévia são os mais indicados para adoçar bebidas e serem usados em preparações por grávidas e crianças.
Contra indicações do aspartame
O aspartame é composto por uma substância denominada fenilalanina. Por esta razão possui algumas contra indicações para indivíduos que são portadores de fenilcetonúria (doença provocada pela ausência da enzima L-fenialalanina hidroxilase que degrada a fenilalanina). Os portadores desta doença devem suspender alimentos ricos em fenilalanina e aspartame.
Todo adoçante a ser consumido possui uma ingestão diária aceitável e se os limites não forem ultrapassados, mesmo em uso contínuo, não trará riscos à saúde humana. Quanto maior a variedade de uso e moderação não haverá superdosagem.

Limites de uso diário dos adoçantes
São equivalentes: 10 gotas de adoçantes líquido ou 2 pacotinhos de adoçante em  pó  correspondem  a  1 colher  de  sopa  de  açúcar.
Utilize de forma segura: 4 sachês por dia ou 20 gotas do líquido e uma lata de refrigerante zero
Este deve ser o limite de utilização segura para adoçar bebidas como café, refrescos.
Megadose de refrigerantes com aspartame equivale 240 a 600 litros diários.

Característica de alguns dos edulcorantes:
TABELA - eu atleta edulcorantes (Foto: Editoria de arte)

Comentários