Tenologia
em alta no universo da beleza Foto: Shutterstock
Tecnologia e cosméticos: confira o que há de mais quente nessa
mistura
Dispositivo
que personaliza produtos, inteligência artificial em máscara para cílios, sérum
anti-idade formulado a partir da ciência do microbioma e outros hits da beleza
2020
O que será do amanhã? Pelo menos no
universo da beleza, as cartas já estão na mesa. Tecnologia, sustentabilidade e
diversidade são algumas das palavras-chave para essa indústria bilionária. No
rastro das inovações estão, por exemplo, um dispositivo que permite aos
consumidores criarem bases, batons e cremes de tratamento para o rosto, uma
máscara de cílios que usou uma ferramenta da inteligência artifical para
elencar as principais características desejadas pelo público, sérum anti-idade
formulado a partir da ciência do microbioma e produtos de todas as cores para
enaltecer a diversidade.
Prova
disso é o recém-apresentado dispositivo L’Oréal Perso. Os aparelhos, ainda em
fase de testes, se conectam ao smartphone, cuja câmera mapeia o rosto do
usuário para a criação de maquiagens e cremes personalizados. Dentro de cada um
dos três tipos de Perso, há cartuchos com componentes que podem fazer uma base
específica, um tratamento facial ou um batom, de acordo com os dados fornecidos
pelo celular. Para Ana Teixeira, diretora de Consumer Market Insights (CMI) do
Centro de Pesquisa e Inovação L’Oréal Brasil, o futuro da beleza é tech. “Os
cosméticos tendem a ir rumo à multifuncionalidade, trazendo benefícios
adicionais que facilitam e melhoram a vida do consumidor, sem falar da
tecnologia regenerativa e do uso de microbiomas (conjunto de micro-organismos que habitam
a pele e mantêm seu equilíbrio)”, explica Ana. Um fruto desta
pesquisa é o o sérum anti-idade Advanced Génifique Microbiome, da Lancôme, cuja
nova fórmula será lançada em março.
A beleza
da diversidade Foto: Shutterstock
Outro bom exemplo dessa
revolução é a máscara de cílios Genius, da Avon. “O pincel entrega o segundo
benefício mais pedido da internet, o volume dramático. Por meio de uma
ferramenta de inteligência artificial, a Avon navegou pela maior rede de dados
de beleza do mundo para ranquear as principais características desejadas em uma
máscara de cílios”, explica a diretora de comunicação corporativa da empresa,
Daniela Grelin.
O respeito à diversidade também vai
influenciar, cada vez mais, na confecção de produtos. “Unimos o conhecimento
sobre o consumidor à tecnologia global para criar cores para todos os tons de
pele”, observa Daniela. Aline Mori, diretora de marketing de produtos de O
Boticário, chama a atenção para o novo papel da make. “É hoje muito mais uma
aliada na hora de valorizar pontos fortes do que artifício para ‘esconder’
imperfeições. Mas isso não significa não usar nada. Ao contrário, quer dizer
mais tecnologia e eficiência nos produtos”, conclui.
Além
de produtos inovadores, a sustentabilidade e as práticas cruelty-free vão
imperar. “Na Califórnia, cosméticos testados em animais devem sumir do mercado
este ano”, conclui a pesquisadora da agência de tendências WGSN Bruna Ortega.
Comentários
Postar um comentário