Saúde do pescoço Foto: Shutterstock
Os cuidados essenciais e os tratamentos mais modernos para manter
a saúde da pele do pescoço
Filtro
solar e hidratante são peças importantes na rotina de todas as idades
Talita
Duvanel
16/10/2019
- 04:30
Cuidar do rosto, para muitas, é praxe. Filtro solar ou hidratante (os dois juntos, melhor ainda) estão na rotina de quem busca uma pele saudável. Mas e o pescoço? Mesmo as mais dedicadas pouco se lembram de reservar uns minutinhos aos cuidados com essa parte do corpo, que sofre com a perda de colágeno e os efeitos da exposição solar tal qual o rosto.
“A pele do pescoço é mais fina e delicada do que a do resto do corpo e acaba ficando superexposta ao sol”, diz a dermatologista Juliana Neiva. “Além do mais, ali há um músculo, cuja fixação é feita pela mandíbula. Ele fica naturalmente frouxo com o tempo e com a perda óssea, o que traz flacidez à região, também propícia ao acúmulo de gordura, a famosa papada.”
Os tempos frenéticos em que vivemos trouxeram ainda uma preocupação a mais: os efeitos descritos por Juliana têm se acelerado com o uso exagerado de celulares e tablets. “Artigos científicos mostram que estamos aumentando a flacidez e a papada com o excesso de horas mexendo em equipamentos eletrônicos”, acrescenta a médica.
Se largar o celular é quase impossível, passar filtro solar no pescoço diariamente (pode ser o mesmo do rosto) e caprichar na hidratação não é lá tão complicado.
“Para hidratar, aconselho procurar por produtos com ácido hialurônico”, diz a dermatologista Paula Bellotti, que também é fã de formulações com vitamina C e retinol para serem usadas a partir dos 30 anos. Apesar de muitos itens para rosto poderem ser usados também no pescoço, é preciso de ajuda do dermatologista para saber se eles são, de fato, compatíveis com a delicadeza da área. “Devemos evitar tudo que tenha alta concentração de ativos que promovam descamação”. Ou seja, esfoliantes e peelings, nem pensar, se não a epiderme pode afinar ainda mais.
Não perder de vista a sensibilidade da área é imprescindível também na hora de passar perfume. Pode não parecer, mas os efeitos cumulativos desse hábito deixam vasos e manchas mais aparentes.
“As fórmulas alcoólicas de certas fragrâncias podem irritar a epiderme e, com isso, hiperpigmentar e ativar os vasinhos”, diz Paula, salientando que o mesmo acontece com muitas loções pós-barba.
Para quem não começou a prevenção cedo e já busca tratamentos mais robustos, a gama de opções inclui os tradicionais aparelhos de radiofrequência e ultrassom microfocado, ambos indicados para a flacidez. “O primeiro faz um aquecimento no fibroblasto, célula que sintetiza colágeno, fazendo com que ele trabalhe de forma mais energética”, explica Juliana. “Já o ultrassom cria pontos de coagulação que estimulam a produção de colágeno a fim de se regenerar”.
Para prevenir... ou corrigir
Receita boa e barata
Uma máscara fácil e rápida de se fazer em casa, para um boost de hidratação no pescoço, é a dica de Juliana Neiva para as adeptas de uma beleza mais “verde”. Os ingredientes são: 1 colher de chá de óleo de coco; chá verde (o equivalente a um saquinho) e 2 colheres de sopa de mel. É só misturar o óleo de coco e o mel numa tigela e depois adicionar o chá verde (a folha ou o conteúdo do saquinho). Depois, aplique a mistura com um cotonete, deixe por dez minutos e lave com água fria, em seguida. “A combinação de antioxidantes e hidratantes deixa a pele mais aveludada e macia”, diz Juliana.
Novo nos consultórios
Uma técnica de injeção de substâncias nas camadas mais profundas da pele (conhecida como drug delivery) sem o uso de agulhas, por uma máquina chamada Enerjet Kinetic Lift, é um dos mais recentes hits entre os procedimentos médicos. “Podemos colocar ácido hialurônico e toxina botulínica em pontos específicos sem furos, apenas com a pressão do ‘tiro’ desse equipamento, que é altamente preciso”, explica Paula.
Comentários
Postar um comentário