PROTETOR SOLAR: DESCUBRA COMO ESCOLHER A MELHOR ALTERNATIVA PARA SUA PELE

 Bronzeado: como fazer a cor durar sem prejudicar a pele

Protetor solar: descubra qual a melhor alternativa para a sua pele

A equipe de Marie Claire colocou à prova os principais protetores solares do mercado para que você aproveite o verão intensamente

  • PAOLA DEODORO
 ATUALIZADO EM 

Protetor solar é assunto para o ano inteiro! Mas no auge do verão ele é tema obrigatório. A equipe de Marie Claire foi a campo testar as melhores aplicações e resultados para os produtos mais procurados do mercado. Encontre o seu!
 

- Laura Ancona, Soleil Bronzer, da Lâncome e Protetor Solar Cuide-Se Bem, de O Boticário

Laura Ancona Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Nossa diretora Laura Ancona passou uma semana na praia e aproveitou para testar dois protetores solares diferentes. “Sou morena e bronzeio facilmente (confesso, adoro tomar sol). Nunca fui de me proteger direito e, de dois anos para cá, comecei a ter manchas na pele. Por isso gostei tanto do Soleil Bronzer, da Lancôme. Tem FPS 30, que é suficiente para mim, não deixou a pele oleosa (a minha é mista, com tendência à acne) e fiquei com a cor que eu queria! Não aconteceu o mesmo, no entanto, com o Protetor Solar Corporal da linha Cuide-Se Bem, de O Boticário. A textura leve é ótima, absorve rápido e deixou uma cor bonita, sem vermelhidão, em poucos dias. Mas aumentou muito a oleosidade do meu corpo, em especial do colo e dos ombros. Deve funcionar melhor para peles secas".

- Larissa Lucchese, Mat Perfect, da Avène

Larissa lucchese Protetor SOlar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

A pele da nossa editora de moda sênior Larissa Lucchese é muito sensível. Por isso ela faz sempre escolhas cuidadosas em relação a seus cosméticos: “Gostei do efeito opaco que o protetor solar Mat Perfect, da Avène, deixa no rosto. Além da proteção ser 60, o que para mim é ótimo pois sou muito branca, a pele não fica com aquele aspecto oleoso de quando ficamos sob o sol”.


- Thiago Baltazar, UV Protection Liquid Foundation, da Shiseido

Thiago Baltazar Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Uma boa alternativa para garantir proteção e uma correção leve da pele é o protetor solar UV Protection Liquid Foundationda Shiseido, testado pelo nosso repórter Thiago Baltazar. “Ele garante boa proteção, pois tem FPS 43, e ainda cobre manchas na pele, dando uma iluminação natural. Eu superaprovei porque gosto de cobrir as olheiras dos dias mal dormidos. É um pouco difícil de espalhar na pele, mas a embalagem vem com uma esponja que facilita bastante”.

- Maria Laura Neves, Photoage, da Dermage

Maria Laura Neves Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Nossa editora-chefe, Maria Laura Neves, testou o protetor solar Photoage 50, da Dermage. “Estou bastante acostumada a usar protetores solares com cor, especialmente na praia, onde não uso base ou qualquer outro tipo de maquiagem. A textura é bastante líquida e, mesmo com base mineral, garante uma cobertura boa, bem natural. Mas tenho sardas e algumas manchas na pele que não ficaram cobertas. E também exige reaplicação a cada duas ou três horas”.

- Paola Deodoro, Fotoprotetor Hydro2Lotion, da Isdin

Paola Deodoro Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Para a beira da praia, é importante que o protetor solar seja fácil de aplicar. Nossa editora sênior Paola Deodoro usou o Fotoprotetor Hydro2Lotion, da Isdin. “O líquido é bifásico, então espalha muito fácil, mesmo com a pele molhada. E o melhor: além de proteger (tem FPS 63), a fórmula ajuda a reduzir a ação dos radicais livres. Vem verão!”.

- Roberta Malta, Protetor Solar Matte, da Korres

Roberta Malta Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Criar uma boa cobertura e evitar o efeito esbranquiçado na pele é um dos grandes desafios dos protetores solares. Nossa editora sênior Roberta Malta testou o Protetor Solar Matte, da Korres, e aprovou! “Apesar de grosso, ele é fácil de espalhar, tira a oleosidade da pele e (o melhor!) não tem aquele cheiro característico de protetor solar que eu não gosto”. Dica Beauty Tudo: aqueça um pouco o produto na ponta dos dedos para facilitar a absorção.

- Silvana Martins, Photoderm Nude Tocuch, da Bioderma

Silvana Martins Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Quem tem manchas na pele, o desafio é encontrar um produto com alta proteção e aplicação confortável. “O protetor solar Photoderm Nude Tocuch, da Bioderma, tem textura fluida, é fácil de espalhar e ainda tem um toque bem seco. Mas o que mais me encantou foi a tonalidade. Normalmente eu uso produtos sem cor e com FPS alto - o que deixa a pele com aquele aspecto esbranquiçado. Gostei muito desse tom - usei o dourado -, que além de uniformizar a pele ainda reforça a proteção, criando uma barreira física contra o sol”, avaliou nossa designer Silvana Martins.⠀


- Adriana Ferreira Silva, CC Cream Sun Creme, da Eucerin

Adriana Ferreira Silva Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

A editora-executiva Adriana Ferreira Silva tem de combinar dois desafios em um protetor solar: que tenha toque seco, para se contrapor à pele oleosa, e que a proteja da tendência ao melasma. Melhor ainda se o produto tiver uma corzinha, para evitar o uso da base no verão. “Usei o CC Cream Sun Creme, da Eucerin, em dois extremos. Durante as férias, no calorão do interior de São Paulo, o produto deixou a desejar: o rosto ficou muito oleoso e as bochechas ficaram manchadas da exposição ao sol. Já na cidade ele funciona melhor: a pele ficou mais seca e foi preciso usar apenas o corretivo para ficar com ‘cara de saudável’.

- Time Beauty Tudo, Anthelios Color Dose, da La Roche-Posay

Time Beauty Tudo Protetor Solar (Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

Colocamos à prova o Anthelios Color Dose, da La Roche-Posay. As gotas de cor e antioxidantes, desenvolvidas especialmente para serem misturadas ao protetor solar, têm três grandes missões: evitar o visual esbranquiçado do protetor solar, uniformizar o tom da pele (podendo até servir como base!) e, o mais importante, reforçar ainda mais a proteção, evitando também os danos da luz visível e da luz azul. São seis tons diferentes, do bege claro ao marrom escuro. Sucesso aqui na redação de Marie Claire!

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2019/01/protetor-solar-descubra-qual-melhor-alternativa-para-sua-pele.html

6 dicas para escolher o melhor protetor solar para a sua pele

Conversamos com uma dermatologista para saber exatamente como escolher o protetor solar ideal para a sua pele e aproveitar o verão sem preocupações.

Escolher o protetor solar certo é essencial para garantir a proteção da pele durante o verão (Foto: Instagram / Juliana Paes)

Escolher o protetor solar certo é essencial para garantir a proteção da pele durante o verão (Foto: Instagram / Juliana Paes)

Você já parou para pensar se está usando o protetor solar certo para o seu rosto hoje? Pois é, com a chegada do verão é praticamente impossível não pensarmos com um pouco mais de carinho na proteção da pele (e, se você não faz isso ainda, nunca é tarde para começar!). Por isso, Marie Claire trouxe com detalhes tudo o que você precisa saber para escolher o seu produto ideal.

Conversamos com a dermatologista Daniela Leal, da clínica Leal Campinas, e montamos um guia básico para saber qual o melhor protetor solar para o seu tipo de pele e como aproveitar ao máximo o verão sem causar danos permanentes. Afinal, de nada adianta sair da praia com a pele manchada e cheia de queimaduras, certo?

1.POR QUE USAR PROTETOR SOLAR?
Vamos do começo, então: se você precisa daquele empurrãozinho para colocar o protetor solar na sua rotina de beleza, Daniela dá a letra: "O efeito da radiação solar sobre as células da pele é cumulativo, portanto, quanto mais proteção diária menos risco em longo prazo. No dia a dia, principalmente no Brasil, que é um país geograficamente localizado em área de alto índice de radiação solar ao longo de todo o ano, estamos expostos ao sol no trânsito, nos intervalos escolares, etc. Isso tudo conta como exposição à radiação".

Ou seja, mesmo em dias nublados você está sujeita aos efeitos da radiação solar - e isso tem um resultado direto na sua pele. A proteção solar é indicada não só quando você está trabalhando no seu bronzeado, mas todos os dias, o ano inteiro.

Alguns tipos de radiação, como a UVA, passam completamente as nuvens e atingem a nossa pele - por isso, deixar passar essa etapa da rotina de beleza com a desculpa de que não está sol é balela!

2.PROTETOR SOLAR VARIA DE ACORDO COM O TIPO DE PELE?
A resposta mais simples e rápida é: sim. Peles mais claras, segundo a dermatologista, pedem um fator de proteção mais alto. Isso acontece por causa da quantidade de melanina, o pigmento que dá cor à pele, no organismo.

Mulheres de pele clara e naturalmente loiras tem uma produção de melanina baixa, o que pede por um protetor solar com FPS bem alto (na casa do 50 ou mais) para o rosto e para o corpo.

3.VALE USAR QUALQUER PROTETOR NO ROSTO?
Na hora de escolher o produto, é sempre interessante ficar atenta às prioridades de cada um. Quando se fala em fator de proteção, tanto faz se o protetor é para o rosto ou corpo, ele fará o trabalho igualmente.

A questão é que alguns produtos desenvolvidos para o corpo contam com substâncias que os transformam em comedogênicos - eles podem causar espinhas. Além disso, podem também gerar irritação nos olhos ou sensibilidade na pele do rosto, que é mais fina e sensível.

Opte por um produto específico para o rosto, que vai evitar o desenvolvimento dessas espinhas e, em geral, ajudar no controle da oleosidade e sensibilidade da pele. Não esqueça, também de consultar um dermatologista para saber exatamente qual a necessidade do seu rosto, ok? Isso também ajuda na escolha do produto certo para você.

Para a exposição direta, o ideal é usar o FPS 50 no rosto (Foto: Instagram / Dani Suzuki)

Para a exposição direta, o ideal é usar o FPS 50 no rosto (Foto: Instagram / Dani Suzuki)

4.O QUE CONSIDERAR NA HORA DE ESCOLHER O PROTETOR SOLAR?
Se você estiver buscando um produto específico para a pele do rosto, quanto maior o fator de proteção melhor - especialmente se você já lida com manchas. Outro ponto importante é que o PDD, que mede o fator de proteção UVA, deve ser correspondente a um terço do fator de proteção total do produto - cheque a embalagem atrás dessa informação!

Outro ponto importante é a aderência à pele. Aqui, a lógica é a mesma do FPS: quanto maior a aderência, melhor. As versões em gel-creme são mais aderentes que as em gel, e menos pesadas que os cremes comuns. Buscar por produtos que sejam resistentes à água também é uma boa ideia, segundo Daniela.

5.PRECISO DE UM PROTETOR PARA O VERÃO E OUTRO PARA O INVERNO?
Como o Brasil é um país muito grande, em que algumas regiões faz sol e calor o ano inteiro, o ideal é que o protetor solar faça parte do seu dia a dia. Daniela, porém, recomenda o FPS 30 para uso diário e do FPS 50 para cima para exposição direta ao sol (fazer uma corrida ao ar livre ou ficar na beira da piscina, por exemplo).

Como o inverno brasileiro é mais seco, os protetores em creme são mais tolerantes e podem ajudar com o ressecamento da pele, principalmente nas áreas urbanas, onde o nível de secura do ar durante a estação é muito alto.

6.PROTETOR SOLAR COM COR FUNCIONA?
Segundo a dermatologista, é o melhor tipo de filtro! "O pigmento da cor é hoje um elemento protetor de radiação. Já se sabe que a luz visível (radiação diferente da UVA e UVB, seria uma terceira radiação solar que tem efeito sobre a pele) é responsável por envelhecimento e manchas, portanto o principal público para os filtros com cor são os que têm facilidade para manchas. Mas pelo efeito sobre o envelhecimento celular, todos têm ganho com seu uso", explica.

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/01/6-dicas-para-escolher-o-melhor-protetor-solar-para-sua-pele.html

Deu praia! Uma guia de protetores solares para todos os bolsos

Confira nossa seleção e proteja sua pele durante a estação mais quente do ano

Deu praia! Uma guia de protetores solares para todos os bolsos (Foto: Thinkstock)

Deu praia! Uma guia de protetores solares para todos os bolsos (Foto: Thinkstock)

Com a chegada do verão, momentos de divertimento na praia, piscina e parques se tornam mais frequentes em função do clima quente que toma todas as regiões do país. Porém os cuidados com a proteção da pele nesta época precisam ser redobrados, conforme alerta o dermatologista Thales Bretas. "É importante usar protetor solar para evitar o envelhecimento, manchas e, sobretudo, o câncer de pele", diz à Marie Claire.

Há versões para todos os tipo de pele disponíveis no mercado. "Para as peles oleosas, o ideal é um protetor solar em sérum, gel ou gel-creme matificante, que vai ajudar a controlar o brilho", recomenda Thales.  "Para as peles secas, os em creme e anti-idade são os mais hidratantes", diz. "Peles mistas podem usar os filtros físicos, que são aqueles que menos irritam a pele, ideal também para as peles sensíveis".

Quem busca mais do que proteção e se preocupa em disfarçar algumas manchas na pele e sinais da idade, também vale apostar num protetor com cor. "Eu particularmente adoro, porque, além de disfarçar manchas e imperfeições, o pigmento protege a pele da luz visível, que está presente em lâmpadas e monitores, por exemplo, contribuindo ainda mais no cuidado anti manchas e envelhecimento", afirma o dermatologista.

Sua recomendação, portanto, é escolher dois protetores, sendo um para o corpo e outro para a face. "A pele do rosto é tem mais glândulas sebáceas, mais sensível e mais exposta ao sol! Merece um filtro solar específico e com maior FPS". Thales alerta ainda que o fator mínimo de proteção é 30.

Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2018/12/deu-praia-uma-guia-de-protetores-solares-para-todos-os-bolsos.html


Comentários