RESSECAMENTO E FLACIDEZ: ENTENDA AS MUDANÇAS NA PELE DURANTE A MENOPAUSA

 Mudanças na pele causadas pela menopausa podem ser atenuadas por produtos e tratamentos Foto: Victor_69 / Getty Images/iStockphoto

Mudanças na pele causadas pela menopausa podem ser atenuadas por produtos e tratamentos Foto: Victor_69 / Getty Images/iStockphoto

Ressecamento e flacidez: entenda as mudanças na pele durante a menopausa

Especialista dá dicas sobre como amenizar problemas

Mariana Coutinho

23/10/2019 - 04:56

Assim como os jovens precisam lidar com acne e outras mudanças durante a adolescência, as variações hormonais da menopausa também impactam a pele das mulheres. Nesse período, que geralmente começa entre os 45 e os 55 anos, os níveis de estrogênio diminuem significativamente. E isso provoca a queda na síntese de elastina, responsável pela elasticidade da pele, e do colágeno, que garante a firmeza. Com a redução dessas substâncias, as glândulas sebáceas produzem menos óleo, o que resulta em pele mais ressecada e com aspecto espesso. Mas essas mudanças podem ser amenizadas com cuidados diários, produtos especiais e tratamentos estéticos.

A dermatologista Karla Assed ressalta que os cuidados antes da menopausa podem prevenir problemas maiores: “Todas as mulheres enfrentam essas questões, mas a forma que se cuidam antes deste período chegar é que vai determinar o nível destas mudanças. O principal cuidado é o uso regular do filtro solar, além da adoção de outras medidas na rotina de beleza para manter a saúde antes da menopausa. Isso ajuda a preparar a pele para alterações que surgirão no período”, explica.

Nos primeiros cinco anos após a menopausa, a mulher perde cerca de 30% do colágeno e nos anos seguintes vai perdendo cerca de 2% ao ano. Outra mudança significativa na pele é que ela se torna mais frágil e suscetível a irritações. Assed explica que diferentes partes do corpo podem ser afetadas pelas mudanças hormonais, inclusive com sensações de dormência e formigamento.

Além disso, o aumento da produção de androgênio na menopausa pode gerar acne, especialmente em quem já sofreu com o problema na adolescência. Outros sintomas também podem aparecer, como vermelhidão, pequenos inchaços, manchas, rupturas capilares, rugas e rosácea. Há, ainda, casos com erupção cutânea e cicatrização reduzida.

Cuidados durante a menopausa

Os cuidados e tratamentos indicados nesse período variam de acordo com cada tipo de pele. Karla Assed aconselha o uso de filtro solar e hidratação diária para todas. Ela também recomenda produtos à base de ácido, a exemplo do retinóico e do glicólico, além de antioxidantes, como vitaminas C e E. Também são essenciais nessa fase os redensificadores, que ajudam a reparar danos, melhoram a firmeza e o volume da pele. É o caso de produtos com ácido hialurônico.

Transformações incluem ressecamento e flacidez Foto: piolka / Getty Images/iStockphoto
Transformações incluem ressecamento e flacidez Foto: piolka / Getty Images/iStockphoto

Assed destaca que é recomendado um acompanhamento médico e um estudo de caso, mas garante que as mudanças na pele não precisam ser nenhum bicho de sete cabeças: “Com um tratamento bem conduzido, as mulheres se sentem super tranquilas. São alterações definitivas mas com as tecnologias e medicamentos novos essa transição se torna mais fácil”, avalia.

No consultório

Além dos cuidados em casa, a associação de técnicas em consultório pode intensificar ainda mais os resultados. Nesse caso, o uso de toxina botulínica é indicado para diminuir rugas. Já o preenchimento com ácido hialurônico é usado para dar sustentação à pele e aliviar sulcos, olheiras e perda de contorno.

Assed destaca que o ácido politático também é muito utilizado para as mãos, uma das partes do corpo que mais evidenciam a idade. Lasers podem ajudar a manter a textura adequada da pele, e radiofrequência e ultrassom microfocado são usados contra a flacidez. Em alguns casos, os médicos também recomendam tratamento oral com colágeno hidrolisado, para melhorar a hidratação da pele e estimular a produção de colágeno.

Pele e estilo de vida

A pele também reflete o estilo de vida da mulher, por isso, é essencial que ela cuide de outros aspectos da saúde. Alimentação saudável e variada, prática de exercícios físicos, horas suficientes de sono e a renúncia a hábitos como o tabagismo e o consumo excessivo de álcool são alguns dos cuidados que também devem ser tomados para manter a pele em dia.

Fonte:https://oglobo.globo.com/ela/ageless/ressecamento-flacidez-entenda-as-mudancas-na-pele-durante-menopausa-24011247


 

Comentários