Cosméticos veganos (Foto: GettyImages)
Beleza vegana: testamos 6 cosméticos para diferentes funções
Time do Beauty Tudo, da Marie Claire, testou produtos veganos para cabelo, pele, corpo e make
Maquiagem vegana. Xampu vegano. Skincare vegano... A indústria da beleza tem olhado com muita atenção para o movimento vegano e desenvolvido muitos – e bons – produtos com esse viés. Bom para o planeta, bom para nossa beleza.
Para quem ainda não está muito familiarizado com o termo, para ser considerado vegano um cosmético não pode ter em sua formulação nenhum ingrediente ou matéria-prima de origem animal. Tem mel na composição? Então, não é vegano. Lanolina? Também não, já que é obtida da pele das ovelhas.
Você sabia?
Aliás, a lista de ativos de origem animal presente em cosméticos é bem grande e, na maioria das vezes, passa despercebida. Outros exemplos são a queratina, muito usada em produtos para cabelos, que pode estar presente na juba, nas penas ou nos chifres de animais; e o colágeno, frequentemente usado em produtos para hidratação, que é encontrado no tecido conjuntivo de animais. A alternativa para se criar produtos veganos com essas características é optar versões de origem vegetal ou sintéticas. E existem muitas opções.
Por isso, para ter certeza de que não está adquirindo um produto que tenha um apelo vegano, mas que, na real, possua algum ingrediente de origem animal camuflado na fórmula, vale pesquisar bem a empresa e origem do produto. Ver se existe alguma certificação ou selo de órgão ou entidade que validem esse tipo de cosmético, como Ecocert ou PETA, por exemplo, também ajuda.
Testados e avaliados
O time de Beauty Tudo, com pele, cabelo e necessidades diferentes, testou e fez a resenha de vários produtos veganos. Confira:
1. Máscara para cílios, Simple Organic
"A máscara tem uma textura bem leve e é de fácil aplicação, mas é preciso repetir por pelo menos duas vezes para ter boa cobertura. Como uso lentes de contato, o principal benefício que senti é o fato de ela não craquelar, o que ocorre com a maioria das não orgânicas, provocando irritação nos meus olhos ao longo do dia. Se a ideia é fazer um 'olhão', no entanto, ela não é a mais indicada. Para o dia a dia, realça o olhar de um modo bem natural". Adriana Ferreira, editora-executiva de Marie Claire
2. Sérum Concentrado da Juventude Drops Of Youth, da The Body Shop
"Estou apaixonada por esse sérum - na verdade, ele é um concentrado. Quando usei pela primeira vez, achei que ia pesar na pele, mas bastou espalhar levemente pelo rosto pra sentir a leveza. A absorção também é rápida, não deixa o rosto melecado. Agora é bom avisar que minha pele é normal para seca. Ainda não percebi resultados nas linhas finas (estou usando há 1 semana), mas já sinto a pele mais macia e luminosa. Estou animada. Outra coisa que vale destacar é que produto tem selo vegano: são 98% de ingredientes de origem natural e 2% de orgânicos", Giuliana Cury, editora do Beauty Tudo.
3. Shampoo Alecrim, da LCS Haircare
"A sensação depois de lavar o cabelo com o Shampoo Alecrim da LCS Hair Care é de fios supermacios, limpos, cheios de brilho e movimento. O perfume é quase neutro, mas bem agradável. Um dos poucos que deixam a oleosidade do meu cabelo na medida perfeita -- sem peso, mas hidratado. Gostei, mas achei que vale passar uma gotinha de condicionador (usei de outra marca qualquer) depois de enxaguar." Roberta Malta, editora-sênior de Marie Claire.
4. Corretivo Stay naked, Urban Decay
"O corretivo Stay Naked Correcting Concealer, da Urban Decay, está disponível em 14 cores e promete 24 horas de duração. Antes da aplicação, ele parece bem grossinho, mas depois de aplicado, fica com um acabamento semi fosco e natural - atenção para o formato curvado do aplicador, que ajuda a alcançar os cantinhos do rosto. A embalagem é linda. Prefiro fórmulas muito leves e emolientes, e como esse tem uma textura mais grossinha, misturei um pouquinho com óleo facial e usei na pele hidratada, corrigindo pontualmente olheiras, manchinhas de acne e regiões mais vermelhinhas (borda das narinas e ao redor da boca). Funcionou bem e não derreteu embaixo de um calor de 35°C. Gostei! O preço (R$ 116) é caro, se comparado aos corretivos nacionais, mas é a média das maquiagens importadas. Acho que vale o investimento para quem gosta de cobertura e procura um corretivo potente com acabamento natural e mais refinado." Larissa Nata, repórter do Beauty Tudo
5. Shampoo e condicionador Organic Poo, Souvie
“O que mais me encanta é ele ser ôrganico e vegano - sem parabenos, sulfato, petrolatos ou silicones que mascaram uma falsa saúde do fio. Por ter menos química, o xampu não faz muita espuma, mas limpa profundamente, e o condicionador deixa o cabelo hidratado, mas não ajuda muito a desembaraçar.” Guisela Rhein, modelo e health coach
6. Loção de Limpeza Micelar Spa Botanicals, da Jeunesse.
"Costumo usar água micelar de manhã e à noite para retirar o protetor solar, então, segui esse protocolo durante os testes com o produto da Jeunesse. Nos primeiros dias de uso não senti aquela sensação de limpeza no período noturno e, após três noites consecutivas testando, percebi que surgiram pequenas espinhas e que os poros do nariz dilataram por conta da falta de limpeza. A partir deste momento, comecei a usar essa água micelar apenas pela manhã (por não sentir necessidade de lavar a pele com sabonete ao acordar, considerando que fiz a limpeza completa à noite). Com o uso reduzido, percebi um bom resultado: a minha pele ficava mais hidratada e firme e, por conta da rápida absorção, acabou se tornando excelente para aplicar antes do hidratante. No que diz respeito à embalagem, também não gostei muito. Ela é dura e isso facilita o desperdício do produto, porque não é possível dosar com precisão a quantidade aplicada no algodão", Vinicius Barrella, colaborador do Beauty Tudo.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beauty-Tudo/noticia/2019/11/beleza-vegana-testamos-6-cosmeticos-para-diferentes-funcoes.html
Comentários
Postar um comentário