10 SINTOMAS QUE A FALTA DE VITAMINAS CAUSA NO SEU CORPO

 

As vitaminas são essenciais para o funcionamento integral do nosso corpo (Foto: Shutterstock/ Reprodução)

As vitaminas são essenciais para o funcionamento integral do nosso corpo (Foto Shutterstock/ Reprodução)

10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo

O nosso organismo tem a sua forma de avisar sobre a falta dos nutrientes necessários para a saúde

Por diversas vezes, pequenos incômodos que sentimos são sinais que o nosso corpo nos envia para dizer que não está tudo bem. Aftas, cãimbras e descamações podem parecer comuns, mas a aparição destes sintomas são, na verdade, o seu corpo pedindo por nutrientes. Não deixe a sua saúde para depois e conserte o que a falta de vitaminas e minerais causa, antes que o problema se agrave. Abaixo, há uma lista de alertas do organismo. Caso você se identifique com alguns, é melhor dar um boost na ingestão de alimentos nutritivos e procurar um médico.

1 Descamação do couro cabeludo
A caspa pode vir do exagero de água quente no banho, do uso de secador de cabelo, por dormir com os fios molhados e por uma série de outros fatores. Todavia, ela é diferente da descamação do couro cabeludo, que pode surgir de uma deficiência de ácidos graxos. Esses lipídeos servem para lubrificar o nosso corpo, tratando a nossa pele e ajudando em doenças inflamatórias. A substância pode ser encontrada no ômega 3 presente nos peixes, no abacate e em nuts como amêndoas e castanhas.

2 Cabelos finos e quebradiços
Cabelos brilhantes e fortes são resultado de uma alimentação saudável. Mesmo que seja possível tratar dos fios com produtos, nada como consumir os nutrientes certos e deixar o seu próprio corpo fazer o trabalho dele. Quando quebradiços e finos, pode haver falta de vitaminas do complexo B e ácido fólico. Essas vitaminas têm ação antioxidante e colaboram com diversas reações químicas essenciais para o nosso corpo, podendo ser encontradas em legumes como couve, repolho e espinafre, além de cereais integrais, leite e ovo. Já o ácido fólico ajuda na produção de novas proteínas, na divisão e no crescimento celular, o que o torna essencial para o crescimento e fortificação capilar. A ingestão de arroz e pão integral garante que o seu corpo seja nutrido com essa substância.

3 Fios brancos inesperados
Há chance de os fios grisalhos resultarem de suas heranças genéticas. Mas caso eles sejam um ponto fora da curva na sua família, o seu corpo pode estar pedindo por cobre. A substância tem um papel importante na produção da melanina, presente na cor da pele e dos fios. Para checar a deficiência é necessário realizar exames de sangue. Já para repor, você pode ingerir cogumelos e alguns frutos do mar como ostras e mariscos, ou então checar com um profissional o tipo de suplementação adequado para você.

4 Lábios secos e aftas
Aqui vai mais um poder das vitaminas do complexo B. A B12, no caso, é um micronutriente que é essencial para que outros nutrientes atuem corretamente no nosso corpo, além de participar de processos metabólicos do organismo. Caso você tenha muitas feridas na boca, é possível encontrar esse ativo em frangos, ovos e carne vermelha magra. Para os veganos e vegetarianos, a ingestão de cereais e leveduras nutricionais é importante.

5 Bolinhas na parte de trás dos braços
É normal termos algumas imperfeições na pele. Todavia, o aparecimento de pequenos pontinhos no braço pode significar a falta de vitamina A e zinco, que são essenciais para a saúde da pele, ajudando na coagulação e cicatrização. Para suprir a necessidade de zinco, você pode ingerir sementes de abóbora, hummus e carne de aves, como frango. Já a vitamina A pode ser encontrada na batata-doce e no melão.

6 Desnível nas unhas
Nosso ácido estomacal é responsável por quebrar moléculas grandes vindas da alimentação e absorver vitaminas e minerais. Problemas na quantidade ou na produção desse ácido podem ser provenientes do uso excessivo de remédios para azia, dificultando a sintetização das vitaminas necessárias para o crescimento saudável das unhas. Para resolver esse problema, é recomendado visitar um médico, antes que a situação piore.

7 Fadiga
Todos nós estamos sempre cansados da rotina agitada. Mas quando o sono chega a perturbar o seu dia a dia – mesmo que você durma pelo período adequado de horas –, é melhor prestar atenção. Para melhorar essa situação, você pode ingerir vitamina D, encontrada em derivados do leite, bebidas de amêndoa ou soja, sardinhas e cogumelos.

8 Machucados nas pernas
Tem hematomas roxos nas pernas e não sabe de onde vieram? Eles podem ser originários da falta de vitamina C, que ajuda na produção e do colágeno no nosso corpo. Essa substância envolve nossas vasos sanguíneos e, por isso, a falta dela pode resultar em vasos capilares fracos. Para suprir a necessidade é recomendado a ingestão de morangoslimãobrócolis e manga.

9 Cãimbra na panturrilha
Quem assiste a jogos de tênis, provavelmente, já viu os jogadores ingerirem uma banana entre um set e outro. Isso acontece porque a ingestão do magnésio, presente no alimento, ajuda na contração muscular, ao se juntar ao cálcio. Além da banana, esse eletrólito pode ser encontrado em sementes de abóbora e abacates. Já o cálcio pode ser encontrado em bebidas provenientes das oleaginosas e do leite de vaca.

10 Constipação
A falta de fibras na dieta pode causar o mal funcionamento do intestino. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Guarulhos e Universidade de São Paulo (USP), constatou que o brasileiro ingere menos fibras do que o recomendado. A quantidade ideal é de 38 g diárias, todavia, a média consumida é de 24 g. Alimentos fibrosos são folhas verdes escuras e cereais. O magnésio também cumpre um papel importante no funcionamento do sistema digestivo, uma vez que a substância ajuda a quebrar os alimentos ingeridos, auxiliando na manutenção do microambiente do intestino, favorecendo os movimentos peristálticos e facilitando a evacuação.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/09/10-sintomas-que-falta-de-vitaminas-causa-no-seu-corpo.html


Comentários