ALIMENTOS RICOS EM MELATONINA E OUTRAS SUBSTÂNCIAS NATURAIS PARA DORMIR MELHOR

  

O leite de vaca e o de amêndoas, a aveia e as nozes estimulam a produção de melatonina (Foto: Pixabay/CookYourLife/CreativeCommons)

O leite de vaca e o de amêndoas, a aveia e as nozes estimulam a produção de melatonina (Foto: Pixabay/CookYourLife/CreativeCommons)

Hormônio do sono: 10 alimentos ricos em melatonina para dormir melhor

Conheça ingredientes fáceis de encontrar e que estimulam o descanso do organismo para você ter noites mais tranquilas

melatonina é conhecida como o hormônio do sono, pois ajuda a regular os ritmos biológicos. Quando está presente em alta quantidade no organismo, provoca sonolência e queda da temperatura corporal, condições ideais para dormir bem. Mas pesquisas científicas também indicam que ela possui ação anti-inflamatória, antioxidante e fortalece o sistema imunológico. 

A substânctia é produzida naturalmente pelo corpo, mas há ingredientes que estimulam seu desenvolvimento e contribuiem com a melhora do bem-estar. Conheça 10 alimentos que podem te ajudar a ter noites mais tranquilas

1. Abacaxi
A fruta cítrica também contribui com a produção de serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade. Comer um pedaço à noite é ideal para relaxar e deitar com pensamentos positivos. 

2. Ameixa seca
A vitamina B6, o cálcio e o magnésio, presentes no alimento, estimulam a produção do hormônio do sono

3. Aveia
Além de ricos em melatonina naturalmente, os grãos aumentam a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que provoca sonolência. 

4. Cereja
A fruta decorativa de diversas sobremesas também é ótima para ser consumida in natura. É fonte de triptofano, aminoácido que beneficia a sintetização da melatonina, vitaminas e minerais. 

5. Grão-de-bico
O alimento é uma ótima fonte de proteínas e de vitaminas, muito indicado para substituir carnes em dietas vegetarianas e veganas.

6. Kiwi
Além de linda e saborosa, a fruta pode contribuir com o aumento do tempo de descanso. 

7. Leite de vaca
Tomar um copo de leite antes de dormir não é só "história de avó", realmente faz bem para a saúde. Adicione uma colher de mel para fortelecer a imunidade. 

8. Leite de amêndoas
Para quem não bebe leite de vaca, uma opção é o líquido extraído de amêndoas. Também oferece cálcio, ferro, vitaminas do complexo B e potássio para o organismo. 

9. Nozes
Rico em triptofano, o ingrediente é indicado para incrementar saladas ou barras de cereais naturais. Ambas são ótimas opções de jantar ou lanche da noite. 

10. Tâmara 
Nativa do Oriente Médio, a fruta é fonte de vitamina B5, fibras e propriedes tranquilizantes que estimulam a saúde do sono. 

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Receitas/Ingredientes/noticia/2021/01/hormonio-do-sono-10-alimentos-ricos-em-melatonina-para-dormir-melhor.html

15 alimentos que te ajudam a dormir

Uma boa noite de sono pode ser o que você está precisando agora. Algumas mudanças na alimentação podem ajudar a providenciar esse descanso necessário

Ameixa Seca (Foto: Thinkstock)

Ameixa seca (Foto Thinkstock)

Ameixa seca
Os nutrientes presentes na ameixa seca, como vitamina B6, cálcio e magnésio, ajudam na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Melão (Foto: Thinkstock)

Melão (Foto Thinkstock)

Melão
Frutas com muita água, como o melão, mantêm o corpo hidratado. A desitratação impede que você consiga dormir e que tenha uma boa noite de sono, por isso, aposte nessas frutas.

Mussarela (Foto: Thinkstock)

Queijo muçarela semidesnatado (Foto Thinkstock)

Queijo muçarela semidesnatado
Se você sente muita fome antes de dormir, uma boa opção que não atrapalha seu sono é o queijo mussarela semi-desnatado, que oferece uma porção de proteína para o corpo.

Pasta de amendoim (Foto: Thinkstock)

Pasta de amendoim (Foto Thinkstock)

Pasta de amendoim
Essa manteiga que você pode fazer em casa ou comprar no mercado é repleta de proteína. Tome cuidado para não consumir grandes quantidades antes de dormir, o que pode dar a sensação de peso quando você for para a cama.

chá-de-camomila (Foto: ThinkStock)

Chás (Foto ThinkStock)

Chás
Esta aqui você provavelmente já sabia: chás como o de camomila são muito eficientes para provocar calma e tranquilidade antes de deitar, além de manterem o corpo hidratado.

Aveia (Foto: Thinkstock)

Aveia (Foto Thinkstock)

Aveia
Grãos de aveia aumentam a quantidade de insulina no sangue. Esse aumento de açúcar pode causar sono. Além disso, a aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e ajuda a dormir.

Pão integral de nozes e passas (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

Pão Integral (Foto Rogério Voltan/Editora Globo)

Pão Integral
Carboidratos integrais, como o pão, são bons para causar um pico de energia mas, logo em seguida, podem provocar também uma queda e te deixar sonolento.

Cereja (Foto: Thinkstock)

Cereja (Foto Thinkstock)

Cereja
Aumentando a quantidade de melatonina no corpo, as chances de você ter um bom descanso à noite aumentam. Cerejas, assim como nozes e aveia, são fontes naturais dessa substância.

Peito de peru (Foto: Thinkstock)

Peru (Foto Thinkstock)


Peru
Algumas substâncias presentes nesse alimento, quando digeridas, geram melatonina e seratonina no corpo, que são responsáveis por provocar sono.

Amêndoas (Foto: Thinkstock)

Amêndoas (Foto Thinkstock)

Amêndoas
Por conter substâncias como magnésio, comer um pouco de amêndoas antes de dormir mantém o corpo no ritmo certo para a noite de sono.

Dicas de especialista para deixar sua receita com chocolate perfeita (Foto: Ulrika Ekblom/StockFood)

Chocolate amargo (Foto Ulrika Ekblom/StockFood)

Chocolate amargo
Chocólatras, podem comemorar! Comer um pouco de chocolate amargo à noite relaxa o corpo e a mente, porque ele contém seratonina.

Especial: Banana-da-terra para o prato  (Foto: Thinkstock)

Banana (Foto Thinkstock)

Banana
Como relaxantes musculares, o magnésio e o potássio que estão nas bananas, assim como a vitamina B6, são ótimos tranquilizantes.

Hommus (Foto: Thinkstock)

Homus (Foto Thinkstock)



Homus
Para quem gosta de comida árabe, essa é uma boa notícia. Comer homus (uma tradicional pasta de grão de bico) durante o dia contribui para a quantidade de calorias necessárias para se ter uma boa noite de sono.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/05/15-alimentos-que-te-ajudam-dormir.html


Comentários