DICAS PARA TER UMA BOA NOITE DE SONO!


As cores sóbrias são predominantes em todos os espaços da casa. No quarto, Lisa trouxe cor por meio de pequenos detalhes, como as luzes em formato de bolinhas (Foto: White and Wander/Divulgação)

(Foto White and Wander/Divulgação)


Você dorme mal? Confira 17 dúvidas sobre o assunto e melhore a qualidade do seu sono

Apneia, insônia, fadiga... Médico do sono tira as principais dúvidas sobre o assunto

Dormir bem pode não ser uma tarefa fácil. Se você acorda muitas vezes durante a noite, demora para pegar no sono ou sente como se não tivesse dormido, talvez as perguntas abaixo deem uma ajudinha. O Dr. Nate Watson, especialista em sono, ex-presidente da Academia Americana de Medicina do Sono (AASM), professor de neurologia da Universidade de Washington e codiretor do Centro de sono de medicina da Universidade de Washington, respondeu às principais dúvidas dos usuários no Reddit sobre o assunto.

Confira e aproveite as dicas para dormir bem.

1. Tenho problemas para dormir desde os meus seis anos de idade. Meu cérebro não se acalma. Estou constantemente pensando em algo. Alguma dica?
Dr. Nate | Eu sugiro que você escreva um diário 15 minutos antes de ir para a cama. Anote em um caderno seus pensamentos negativos e o feche. O gesto permite que você vá dormir com esses pensamentos na página e não na sua cabeça.

2. Como uma pessoa pode determinar a quantidade de sono que ela realmente precisa?
Dr. Nate | Os adultos precisam de sete ou mais horas, mas cada pessoa é única. Você pode precisar de nove horas por noite para se sentir descansado. Durante três semanas, durma quando você estiver cansado e acorde a hora que quiser, sem despertador. Isso deve determinar a quantidade de horas de sono que você precisa.

3. Por que alguns seres humanos são mais noturnos e outros mais diurnos?
Dr. Nate | Grande parte disso é determinado geneticamente, não depende do indivíduo.

4. Por que dormimos?
Dr. Nate | Muitos aspectos sobre este assunto ainda não foram descobertos. O que nós sabemos é que os espaços no cérebro se expandem durante o sono para permitir a limpeza dos pensamentos do dia.

5. O que podemos fazer para melhorar o sono profundo?
Dr. Nate | Estudos provam que um banho quente antes de se deitar aumenta a qualidade do sono.

6. Eu fui diagnosticada com apneia do sono, mas odeio a máquina (nunca posso dormir confortavelmente com ela). Algum conselho?
Dr. Nate | 1) Certifique-se de que você está no peso ideal.
2) Evite dormir de barriga para cima para manter as passagens nasais abertas.
Estas são medidas conservadoras. Outras opções são aparelhos eletrônicos personalizados fabricados por um dentista. Existem também opções cirúrgicas de orelha, nariz e garganta. Recomendamos sempre procurar um especialista do sono para resolver isso para você.

7. Você tem alguma sugestão para um cochilo durante a tarde, por exemplo?
Dr. Nate | Basta colocar o alarme para despertar de 10 a 15 minutos a partir do momento em que você se deita para que você não acorde em um estágio mais profundo de sono e fique grogue.

8. Quais os principais problemas que a falta de noites bem dormidas podem causar?
Dr. Nate | Poucas pessoas conseguem ter sucesso e ser saudáveis com menos de sete horas de sono por noite. Existem milhões de dados que comprovam que não dormir o suficiente coloca você em maior risco de doenças cardíacas, hipertensão arterial, diabetes e muito mais.


9. O sono necessário para se sentir descansado difere de pessoa para pessoa ou todos nós precisamos exatamente de oito horas de sono por noite?
Dr. Nate | A maioria dos adultos precisa de sete ou mais horas de sono por noite, mas uma pequena porcentagem de pessoas funciona bem com menos que isso. Tente dormir pelo menos mais sete horas por noite durante uma semana e acho que você terá mais energia e será mais produtivo.

10. Por que não sonho? Ou melhor, por que não me lembro dos meus sonhos?
Dr. Nate | Você com certeza está sonhando. Você só se lembra deles se você acorda do sonho.


11. Como detectar se eu tenho insônia?
Dr. Nate | Se você acredita que pode ter insônia, responda as seguintes perguntas:
1) Você leva mais de 30 minutos para pegar no sono, acorda durante a noite e tem problemas para voltar a dormir ou acorda antes do horário desejado?
2) Você tem sintomas diurnos como fadiga, mau humor, sonolência ou pouca energia?
3) Você se dá no mínimo sete horas por noite para dormir?
4) Você se deita em um ambiente seguro, escuro e silencioso que permite que você durma bem?
Se você respondeu "sim" a todas essas questões, então você pode ter insônia.

12. Existem estudos para ver quanto tempo as pessoas conseguem ficar sem dormir?
Dr. Nate | Os ratos morrem após cerca de três semanas de privação total do sono. É assim que sabemos que o sono é essencial para a vida. Eu vi estudos de 24-36 horas de privação de sono, mas não muito mais do que isso.

13. Já aconteceu com você de estar sonhando e, de repente, você caiu do nada em seu sonho e acorda assustado?
Dr. Nate | Isso é chamado de hypnic jerk' (idiotice hipnótica, em tradução livre) e é normal.

14. Qual a melhor posição para dormir?
Dr. Nate | A posição para dormir é de preferência pessoal, mas se você não consegue dormir confortavelmente de barriga para cima, pode ser um sinal de apneia do sono.

15. Sinto que durmo bem, mas fico muito cansado durante o dia. O que pode ser?
Dr. Nate | Há causas para a fadiga que devem ser verificadas com seu médico. Mas isto pode ser uma indicação de um transtorno do sono.

16. O que acha da melatonina?
Dr. Nate | A melatonina não é uma ‘pílula para dormir’ e nunca foi aprovada pela FDA (Food and Drug Administration - agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA). Se você a tomar, tome pelo menos três horas antes da hora de dormir para notar qualquer efeito.

17. Posso treinar meu corpo para precisar de menos sono?
Dr. Nate | Não, desculpe.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2017/09/17-duvidas-sobre-noites-bem-dormidas.html

8 mitos sobre o sono que você não deve acreditar

Horas de descanso, posição para dormir e até a cor da roupa de cama pode interferir na qualidade do sono, mas a ciência acaba de derrubar mitos populares que se tornaram verdade ao longo dos anos. Confira

Quarto. A esquadria de aço e vidro separa sutilmente o quarto da sala. A cama tem desenho do Garimporio; acima, fotografia Mouvement 05, de Marcelo Trad, da Galerize (Foto: Marco Antonio / Editora Globo)

Neste projeto do escritório Garimpório, a esquadria de aço e vidro separa sutilmente o quarto da sala. A cama tem desenho do Garimporio; acima, fotografia Mouvement 05, de Marcelo Trad, da Galerize (Foto Marco Antonio/Editora Globo

Aqui está uma estatística que soa como exagero, mas não é: melhorar a qualidade do sono é tão benéfico para a saúde quanto ganhar na loteria. A afirmação é de um médico inglês que estudou os padrões de sono de mais de 30.500 pessoas no Reino Unido durante quatro anos. Se você busca esse sonhado prêmio e quer garantir uma noite de sono de qualidade, descubra oito mitos populares que não fazem sentido. Confira!

1. Lavanda é o único perfume que acalma
Qualquer aroma que relaxe é benéfico. Você pode usar, por exemplo, um umidificador e acrescentar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto. Além de relaxar, essa mistura ainda alivia os sintomas da sinusite.


2. Você deve deixar o quarto quente
A indicação dos especialistas em sono é manter a temperatura do quarto em torno de 20 graus, caso você tenha um aparelho de ar-condicionado. A explicação é simples: durante a noite, a temperatura corporal tende a diminuir três graus e pesquisas mostram que envolver o corpo em um cobertor ajuda a conseguir um sono melhor. Não esqueça, claro, de fechar a porta para manter o ar frio e bloquear a entrada de luz.

3. A posição para dormir interfere na qualidade do sono
Em geral, todas as pessoas têm uma posição favorita para dormir. Mas, em média, cada indivíduo se mexe entre três a 36 vezes por noite. Ou seja, não importa se você prefere dormir de lado ou de barriga para baixo. Você mudará de posição muitas vezes durante a noite.


4. Álcool facilita o sono   
Embora o álcool promova a sonolência inicialmente, a substância dificulta o corpo a entrar no ciclo REM, o estado mais profundo de sono. O álcool também tem efeito diurético e faz você acordar várias vezes durante a noite para ir ao banheiro, o que pode levar à desidratação e à má qualidade do sono.

5. A roupa de cama deve ser branca
A maioria das pessoas acredita que investir em uma roupa de cama branca melhora a qualidade do sono, tanto que essa é a cor mais vendida em todas as lojas do mundo. No entanto, especialistas revelam que esse é o pior tom para dormir, já que ele reflete luz e alerta seu corpo inconscientemente a despertar.

6. Dormir sozinho é melhor
Uma cama só para você não garante uma boa noite de sono. Estudos revelam que dividir este espaço desencadeia um sentimento de segurança e permite um estado elevado de relaxamento, que é crucial para alcançar um sono mais profundo.   

7. Todos precisam de oito horas de sono
A necessidade de sono de cada indivíduo muda ao longo da vida. Bebês, adolescentes, gestantes e mulheres em geral precisam, em média, de mais horas de sono. Atletas profissionais e pessoas estressadas também podem se beneficiar de um sono extra também. Mas, a maioria das pessoas, pode se satisfazer com apenas cinco horas.

8. Pular uma noite de sono não afeta a saúde da pele
A privação do sono desencadeia a resposta do estresse do corpo, o que aumenta a inflamação da pele.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Quarto/noticia/2017/05/8-mitos-sobre-o-sono-que-voce-nao-deve-acreditar.html



5 atitudes que prometem melhorar a qualidade do seu sono

Chega de insônia! Listamos alguns hábitos que podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Confira

QUARTO | Cabeceira de madeira ripada da MP Decorações. Criados-mudos assinados por  Fernando Jaeger. Luminárias à venda na Reka. Roupa de cama e almofadas na Tri.co Decor. Quadros da Urban Arts (Foto: Andre Araujo (ATA Photograph)/Divulgação)

(Foto Andre Araujo (ATA Photograph)/Divulgação)

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto do Sono, a insônia crônica afeta mais de 40% da população brasileira. Se você faz parte desse número, confira algumas atitudes que prometem relaxar o corpo e a mente, e facilitar o adormecer. Atenção: é importante que as atividades listadas sejam realizadas 30 minutos antes de ir para a cama


1. Hora do lanche
Fuja de alimentos pesados e café. Fumar também está probido nesse perído. Um pequeno lanche, como frutas e torradas, é a melhor opção. Finalize com chá

2. Rotina
Parece bobagem, mas ter hora para dormir e acordar é fundamental para um boa noite de sono. Assim, você cria o ritmo cicardiano, que nada mais é que um ciclo biológico onde seu corpo capta os sinais, como variação de luz e temperatura, e entende a hora de desacelerar para dormir.

3. Atividades
Não estamos falando de exercícios. Mas criar o hábito de organizar uma gaveta ou lavar louça pode ajudar também. Quando finalizamos uma atividade, a sensação de prazer proporcionada relaxa corpo e mente. 

4. Tecnologias para fora do quarto!
Todo mundo já sabe que a luz emitida por tablets, smartphones e computadores atrapalham no processo natural do sono. Então, 30 minutos antes de se deitar, deixe de lado todos os gadgets tecnológicos.

5. Ritual
Está indo para a cama? Reserve 10 minutos para meditar, praticar ioga ou ler um livro. Assim, você já impulsiona a sensação de relaxamento e adormece facilmente.

Fone:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/05/5-atitudes-que-prometem-melhorar-qualidade-do-seu-sono.html

19 dicas para melhorar a qualidade do seu sono e dormir melhor

Inúmeros são os benefícios de uma boa noite de sono. Confira a seguir uma reunião de dicas para atingir o número de horas ideal de descanso com qualidade

A cabeceira de couro, executada pela Paschoal Ambrosio, entra em harmonia com o criado-mudo de pau-ferro e o pergaminho da Érea. O abajur dos anos 1970 é da NN Antiques. Roupa de cama da Trousseau e almofadas da Codex Home (Foto: Gui Morelli / Divulgação)

No projeto assinado pelo arquiteto Luciano Dalla Marta, a cabeceira de couro, executada pela Paschoal Ambrosio, entra em harmonia com o criado-mudo de pau-ferro e o pergaminho da Érea. O abajur dos anos 1970 é da NN Antiques. Roupa de cama da Trousseau e almofadas da Codex Home (Foto: Gui Morelli / Divulgação

Você sabia que um estudo da Fundação Nacional do Sono, dos Estados Unidos, recomenda que os adolescentes de 14 a 17 anos devem dormir de oito a dez horas por noite, os adultos de 18 a 64 anos de sete a nove horas e os idosos maiores de 65 anos de sete a oito horas? Esses horários representam o período de descanso saudável em cada idade.

Além do bem-estar diário, pessoas que têm uma boa noite de sono sentem menos vontade de comer açúcar e comidas gordurosas, de acordo com uma pesquisa publicada pelas universidades de Michigan e Illinois. Um outro estudo publicado no periódico acadêmico Jornal do Sono e Pesquisas sobre Distúrbios do Sono, comprovaram que dormir bem resulta na melhora da aparência da pele como inchaço, olheiras, pálpebras pesadas, rugas, linhas finas, expressões no canto da boca e pele pálida.

Caso você esteja preocupado por não conseguir atingir o número ideal de horas de descanso diário, confira a seguir uma lista com 19 dicas que vão te ajudar a ter qualidade de sono.

1. Iluminação
A designer de interiores Darci Hether, de Nova York recomenda o uso de iluminação amarelada, com tons mais quentes, ao invés das lâmpadas brancas. Sugere também direcionar a luz para as paredes para criar efeito de iluminação indireta. “A iluminação precisa indicar tranquilidade e desaceleração”, complementa a designer de interiores Natália Meyer, do Meyer Cortez Arquitetura & Design. Quanto à iluminação natural, uma solução é o uso de cortinas blackout para manter o quarto escuro e impedir que o sol te acorde antes do despertador. "Escolha cortinas brancas ou mais claras, que impedem a absorção do calor", indica a consultora do sono da Duoflex, Renata Federighi.

2. Ventilação
Para favorecer a circulação de ar, Bárbara Ignez Schiavenin, médica clínica geral e prática ortomolecular do Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, dá uma dica importante: “Crie duas aberturas no quarto, sejam duas janelas ou uma porta e uma janela, o que formará uma leve corrente de ar”. Ela chama a atenção também para a arquitetura da casa: “Dependendo do imóvel e da região do Brasil, o quarto deve ter posição estratégica, sempre preferindo a posição Leste, onde a incidência de sol é menor, porém não nula para evitar mofo e excesso de umidade", completa. E acredite! Segundo Renata Federighi, manter o local limpo e organizado também deixará o quarto ventilado e mais fresco.

Quarto do casal.Para tornar o ambiente mais acolhedor, o arquiteto criou a cabeceira revestida de linho da Silvia Veiga. Sobre o criado-mudo da Casapronta, luminária da Dimlux. Roupa de cama da Trousseau. No assoalho de madeira, tapete da Phenicia (Foto:  (Foto: Alain Brugier / Divulgação)

Quarto do casal.Para tornar o ambiente mais acolhedor, o arquiteto criou a cabeceira revestida de linho da Silvia Veiga. Sobre a mesa de cabeceira da Casapronta, luminária da Dimlux. Roupa de cama da Trousseau. No assoalho de madeira, tapete da Phenicia (Foto: (Foto: Alain Brugier / Divulgação)

3. Sem bagunça
Arrume a cama, guarde suas roupas e pertences que acabam bagunçando o ambiente. Se livrar dos excessos simplifica o dia a dia e pode ajudar a conter a ansiedade. “Ao entrarmos em um lugar, nosso cérebro busca, inconscientemente, mapear objetos e toda a cena. Se houver desorganização e esse mapeamento for difícil, ele se estressa. Conclusão: a pessoa passa a evitar o lugar, não se sente bem nele”, diz Angelita Scardua, integrante do projeto Héstia, que estuda o bem-estar em casa e o morar brasileiro. Um estudo realizado pela Universidade de St. Lawrence, em Nova York, Estados Unidos, sugere que dormir em um quarto desarrumado pode levar as pessoas a se sentirem mais cansadas no dia seguinte e causar um ciclo vicioso de estresse.

4. Rotina
Organize-se! Planeje seu dia e sua semana estabelecendo horários para suas tarefas. Procrastinar leva ao estresse e causa ansiedade, dois fatores que prejudicam a qualidade do sono. O uso de uma simples agenda pode ajudar a controlar a preocupação com os compromissos e, consequentemente, a dormir melhor. Além disso, ter um horário estabelecido para ir para a cama ajuda a regularizar as horas de sono como explica Renata: "O corpo também se habitua aos horários, o que facilita o processo de adormecer”.

5. Conforto térmico
Ventiladores e ar-condicionados são aliados para manter o ambiente com temperaturas agradáveis, mas requerem cuidados para não se tornarem prejudiciais à saúde. “O primeiro, é mais útil se direcionado para a janela aberta, pois o papel dele é fazer ventilar o quarto e expulsar o ar quente", explica Renata. Quando direcionado ao corpo, o vento pode provocar uma queda no sistema imunológico, favorecendo a contaminação por vírus e bactérias. O mesmo vale para o ar-condicionado, o ideal é mantê-lo direcionado para qualquer canto do quarto, menos para a cama. De acordo com a Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav), a temperatura ideal para manter no aparelho é de 23 °C. Faça sempre a manutenção exigida como a troca de filtros e limpeza para evitar alergias e manter a umidade normal.


6. Relaxe
Ir para a cama deve ser um ritual de relaxamento. Escolha roupas leves e fresquinhas para dormir. Se te ajudar, faça uma sequência de movimentos relaxantes e alongamento. Gosta de música clássica? Segundo um estudo do Instituto de Ciência Comportamental de Budapeste, na Hungria, ouvir o gênero é uma ótima forma de pegar no sono. O hábito pode trazer melhorias para aqueles que sofrem de insônia.

7. Postura
Dores e tensão musculares atrapalham a qualidade do sono. Procure manter uma boa postura corporal durante o dia e à noite, durante o sono, dê preferência à postura lateral e utilize travesseiros adequados ao seu biotipo. “O modelo ideal deve preencher completamente o espaço existente entre a cabeça e o colchão. Mantenha também os joelhos semiflexionados com outro travesseiro entre eles. Assim, você alinhará sua coluna e chegará ao conforto que seu corpo precisa, evitando pequenos despertares causados pelos incômodos posturais”, explica a consultora do sono da Duoflex. 

A cama e toda a marcenaria de nogueira foram desenhadas pelo Pascali Semerdjian e executadas pela Móveis Russo. Roupa de cama da Linea Home à venda na Casa Mineira.Tapete Phenicia Concept. Piso de granilite da Granidutra. Obra da JPB (Foto: André Klotz / Produção Bruna Pereira)

A cama e toda a marcenaria de nogueira foram desenhadas pelo escritório Pascali Semerdjian e executadas pela Móveis Russo. Roupa de cama da Linea Home à venda na Casa Mineira.Tapete da Phenicia Concept. Piso de granilite da Granidutra. Obra da JPB (Foto: André Klotz / Produção Bruna Pereira)

8. Roupas de cama
Opte por tecidos macios e não tão quentes. "Lençóis de algodão e linho esquentam menos. Escolha os travesseiros de látex natural, por serem mais frescos, superventilados e laváveis, além de possuir uma capa externa com zíper 100% algodão", sugere Renata. Em geral, os tecidos de fibras naturais tendem a ser os mais recomendados. Outra dica é da designer de interiores Darci Hether: “Lembre-se de trocá-las uma vez semana, assim não acumulam poeira.”

9. Colchão
A cama de quatro pés é a mais recomendada pela fácil manutenção, diz o alergologista José Carlos Perini. “Cama box, sem problemas, desde que se aspire pelo menos uma vez por semana a parte inferior dela”, aponta. Para o colchão, a recomendação é revestir seu modelo com protetor, que deve ser lavado quinzenalmente. 

10. Cabeceira
Evite as de tecidos. Mesmo as que podem ser lavadas a seco absorvem agentes alérgenos. “Cabeceiras de tecido são uma heresia”, decreta José Carlos Perini, da Asbai, que indica substituí-las pelas de materiais resinados, ou mesmo pelas de madeira ou de ferro. “Mas tenha sempre cuidado com o que você leva para casa. Se for madeira de demoliçãopragas difíceis de controlar, ou outros insetos, podem estar escondidos.”

11. Tapete
Os modelos felpudos são uma delícia, mas requerem lavagem especial, o que nem sempre acontece. Já os de pelo curto devem ser aspirados uma vez por semana ou mais, no caso de quem tem animal de estimação. Para eliminar pelos e odores, a consultora doméstica Lucy Mizael conta um segredinho para prolongar a lavagem: “Borrife sal ou bicarbonato de sódio, espere 30 minutos e aspire”.

12. Desconecte-se
“Provavelmente eu sou uma das únicas pessoas aqui nos EUA que não tem uma TV no quarto. E bom, eu durmo igual um bebê", revelou a designer de interiores Darci Hether em entrevista à Elle Decor. A luz azul, vinda de aparelhos como a televisão e o celular, nos impede de relaxar mantendo o cérebro estimulado. Procure não ficar conectado, no mínimo, 30 minutos antes de deitar, opte pela leitura de um bom livro com conteúdo leve e que acalme como poesias, por exemplo.

13. Exercícios físicos
Segundo o Hospital Albert Einstein, o sono de pessoas que praticam atividades físicas é mais relaxado e restaurador. Isso ocorre devido aos mecanismos de regulação do nosso organismo: o praticante de exercícios físicos apresenta a temperatura corporal mais baixa e uma necessidade de reposição de energias maior que o não praticante. Por acelerarem nosso metabolismo, deixando o cérebro mais ativo, procure deixar um espaço de mais ou menos duas horas entre as atividades e o período de ir para a cama.

14. Alimentação
"Em geral, não é recomendado comer logo antes de ir dormir. Prefira fazer um jantar ao entardecer com alimentos leves, como salada com frutas frescas e peixe. Evite refeições muito calóricas e em grande quantidade", afirma a médica. Outra dica é manter-se hidratado durante todo o dia, para não ter muita sede ao entardecer e acabar acordando no meio da noite.

15. Bebidas e cigarros
De acordo com um estudo conduzido pela Sociedade de Pesquisa do Sono e publicado no periódico da Universidade de Oxford, no Reino Unido, o consumo de bebida alcoólica pode ser nocivo à qualidade do sono. Além disso, a pesquisa constatou que os fumantes também acordavam mais durante a noite.

16. Plantas
Para Darci Hether, flores e plantas dentro do quarto trazem sensação de tranquilidade e um bom dia feliz a cada amanhecer. A lavanda é uma ótima opção para quem sofre de estresse e ansiedade. Já a babosa é uma das melhores quando o assunto é melhorar a qualidade do ar. O lírio-da-paz, por sua vez, é um purificador de ar natural, aumentando a umidade em até 5%.

Projeto do escritório As Arquitetas SP (Foto: Evelyn Muller/Divulgação)

Projeto do escritório As Arquitetas SP (Foto: Evelyn Muller/Divulgação)

17. Investigue a causa do ronco
Segundo a SnoringHQ, página da internet que publica artigos científicos sobre ronco, se você ronca, o seu corpo oscila entre os dois primeiros estágios do sono, não alcançando o estado REM, quando a atividade cerebral é de baixa amplitude e rápida. Ou seja, investigar a razão para este ronco pode garantir noites de sono mais restauradoras.

18. Não adie o alarme
Sabe aqueles 5 minutinhos a mais na cama? Ele pode até parecer confortante, mas na verdade pode acabar bagunçando seu relógio circadiano fazendo com que você sinta que nunca dormiu o suficiente.

19. Cafeína
Como já é de se imaginar, a cafeína em excesso é inimiga do sono e pode levar a um declínio do rendimento. A dica aqui é se policiar na quantidade de xícaras de café tomadas durante o expediente e evitar sua ingestão após as 18h.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/noticia/2020/03/19-dicas-para-melhorar-qualidade-do-seu-sono-e-dormir-melhor.html



O sono pode influenciar na sua saúde, de forma positiva e negativa

Noites bem dormidas podem trazer benefícios para o corpo e para mente, enquanto noites mal dormidas podem acarretar prejuízos

Adultos devem dormir entre 7h e 8h por dia para descansar totalmente (Foto: Pexels /  cottonbro /CreativeCommons)

Adultos devem dormir entre 7h e 8h por dia para descansar totalmente (Foto: Pexels / cottonbro / CreativeCommons)

Uma noite bem dormida pode ser muito benéfica para a saúde. Para o corpo humano funcionar de forma saudável e vital, é muito importante, além de outros aspectos, que o sono esteja regulado. Isso ocorre porque o descanso, ativado durante o sono, permite que nosso corpo equilibre os sistemas endócrino, imunológico e neurológico.

Alguns cientistas estudam como as interrupções do sono podem afetar transmissores e hormônios do estresse – e isso pode explicar porque ficamos mal-humorados após uma noite mal dormida.

Arthur Feltrin, médico especialista em longevidade saudável, comenta que uma boa noite de sono permite que os órgãos trabalhem da maneira correta, enquanto estamos dormindo. "É nessa hora que conseguimos descansar e recompor as energias para o próximo dia. Uma pessoa com sono regulado, dormindo a quantidade certa, tem a saúde em dia e consegue encarar os problemas com facilidade", comenta.

Especialistas recomendam que aparelhos eletrônicos sejam desligados e o ambiente esteja totalmente escuro para um bom sono (Foto: Pexels /  Ketut Subiyanto / CreativeCommons)

Especialistas recomendam que aparelhos eletrônicos sejam desligados e o ambiente esteja totalmente escuro para um bom sono (Foto: Pexels / Ketut Subiyanto / CreativeCommons)

Caso a noite tenha sido conturbada e mal dormida, o resultado é quase imediato. No dia seguinte, muito cansaço e um desempenho péssimo podem nos atrapalhar na rotina. O médico acrescenta que, na maioria das vezes, esse problema é mais recorrente com pessoas que não mantêm uma alimentação saudável.

Para manter o sono em dia, especialistas recomendam diferentes horas para cada faixa etária. A farmacêutica Adriana Volpe indica que crianças entre 1 a 5 anos durmam entre 11h e 13 horas por dia; adolescentes de 13 a 17 anos descansem de 9h a 11h horas e que adultos de 18 a 64 anos durmam entre 7h e 8 horas por dia.

O sono se divide em quatro fases, que têm papéis diferentes no ciclo. Para entendê-las, é preciso primeiro explicar que o sono se divide em dois: O REM (da sigla Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos, em tradução livre). Esse é o sono que temos sonhos mais "reais", onde os olhos se movem rapidamente, por conta da ação do tálamo. No REM, a atividade cerebral é muito similar a quando estamos acordados.

Uma noite bem dormida pode trazer mais disposição e bom-humor para o dia seguinte (Foto: Pexels /  Andrea Piacquadio / CreativeCommons)

Uma noite bem dormida pode trazer mais disposição e bom-humor para o dia seguinte (Foto: Pexels / Andrea Piacquadio / CreativeCommons)

Já no sono NREM (da sigla Non Rapid Eye Movement, traduzido para "Movimento não-rápido dos olhos"), corresponde a 75% do tempo de sono e tem três fases diferentes: N1, N2 e N3. As diferentes fases mostram que o sono não é um processo contínuo do corpo. Ele é composto a partir de ciclos, que têm funções complementares.

Feltrin explica que uma noite mal dormida pode desregular toda a rotina. Além de apresentar um mal desempenho no trabalho e na vida pessoal, podemos apresentar irritação, falta de humor, estresse e mais. Quando o sono desregulado é recorrente, falta de raciocínio e perda de memória também podem ocorrer.

As dicas dos profissionais são combinar boas noites de sono com alimentação saudável e atividades físicas. Volpe reforça que as noites bem dormidas podem trazer bom humor, ajudar na memória, rejuvenescer a pele e ainda fortalecer os sistemas imunológico e cardíaco.

Por fim, Arthur recomenda que antes de dormir, todos os aparelhos eletônicos sejam desligados e que o ambiente fique totalmente breu. "Fique no escuro e de preferência sem barulho (caso goste de um barulho para dormir, prefira um que seja relaxante). Procure não pensar muito em problemas e desligue a mente, assim seu sono irá chegar rápido", completa.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Bem-Estar/Saude/noticia/2021/02/o-sono-pode-influenciar-na-sua-saude-de-forma-positiva-e-negativa.html

13 passos para dormir melhor

No Brasil, quase metade da população tem problemas para dormir ou chegar às oito horas de sono recomendadas por dia, segundo o Instituto do Sono. O colchão, o travesseiro, a iluminação, as cores e até os aromas do quarto interferem na qualidade do seu sono. Confira 13 dicas para dormir melhor e coloque-as em prática já!

saúde e bem-estar no quarto (Foto: Iara Venanzi)

13 passos para dormir melhor (Foto: Iara Venanzi)

Assim é o quarto: o ninho dentro do ninho, um mundo todinho seu. Por isso, ele deve ser mais saudável, relaxante, renovador de energias do que qualquer outro ambiente da casa. Mas na maioria das vezes, não é. No Brasil, quase metade da população tem problemas para dormir ou chegar às oito horas de sono recomendadas por dia, segundo o Instituto do Sono. Pior ainda: a maioria das pessoas não investiga por que dorme tão mal.

O quarto pode ser uma das origens do problema, principalmente nessa época em que o smartphone e a TV ficam ligados antes que fechemos os olhos. “Alguns estudos já concluíram, por exemplo, que a proximidade das ondas eletromagnéticas do celular podem interferir no aprofundamento do sono. Quanto mais perto, pior”, informa a médica do sono e neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono.


Ao decorar esse espaço, cometemos mais pecados. “O quarto ideal é despojado e cumpre objetivamente seu papel, tendo apenas móveis para dormir. O problema é que as pessoas o transformam em uma odisseia decorativa”, diz José Carlos Perini, presidente da Associação Brasileira de Alergologia e Imunologia, Asbai. Para ele, quanto mais simples for o ambiente, melhor. Mas calma: não será preciso aposentar as almofadinhas ainda. Tudo pode se resolver com as dicas seguintes.

1. Travesseiro e colchão: limpeza, manutenção e prazo de validade

Pelo menos um terço do seu dia é passado na cama, como filosofam as propagandas. Então, cuide bem do colchão e do travesseiro. A cama de quatro pés é a mais recomendada pela fácil manutenção, diz o alergologista José Carlos Perini. “Cama box, sem problemas, desde que se aspire pelo menos uma vez por semana a parte inferior dela”, aponta. Para o colchão, a recomendação é revestir seu modelo com protetor, que deve ser lavado quinzenalmente.

Travesseiros de viscoelástico, que se encaixam bem entre pescoço e coluna, são satisfatórios, segundo a médica do sono Anna Karla Smith. Com a capa protetora, você faz a manutenção correta. Evite modelos de penas, que podem se decompor. “Lembre-se de que todos esses itens têm prazo de validade e siga a indicação do fabricante. Com manutenção correta, a vida útil se prolonga um pouco mais”, diz Carlos.

saúde e bem-estar no quarto (Foto: Iara Venanzi)

Cabeceiras de tecido: evite (Foto: Iara Venanzi)

2. Cabeceiras de tecido: evite

Evite as de tecidos não laváveis. Mesmo as que podem ser lavadas a seco absorvem agentes alérgenos. “Cabeceiras de tecido são uma heresia”, decreta José Carlos Perini, da Asbai, que indica substituí-las pelas de materiais resinados, ou mesmo pelas de madeira ou de ferro.

“Mas tenha sempre cuidado com o que você leva para casa. Se for madeira de demolição, pragas difíceis de controlar, ou outros insetos, podem estar escondidos.”

3. Desligue os eletrônicos

Invista nesse novo ritual: nada de celular no criado mudo. Chega de bagunça, livros ou agenda também. O ideal é eliminar os eletrônicos e tudo o que for estimulante. Apenas um livro, um chá. “Pode até fazer alongamento”, sugere a médica Anna Karla Smith. Apague a luz, pense em coisas boas, tire esse momento para você.

saúde e bem-estar no quarto (Foto: Iara Venanzi)

Lençóis, roupa de cama, boutie e almofadinhas: ter ou não ter? (Foto: Iara Venanzi)

4. Lençóis, roupa de cama, boutie e almofadinhas: ter ou não ter?

Sim, eles precisam ser trocados uma vez por semana. O ritual você sabe: lavar, de preferência sem muito amaciante, para não irritar a pele. Sobre aquele monte de coisas que colocamos em cima da cama, a personal organizer Lucy Mizael pergunta: “Você tem tempo para organizar tudo isso de manhã?”. Se a resposta foi “não”, aposte apenas na colcha ou no cobre-leito e deixe os outros itens do kit para os fins de semana, assim simplifica a rotina.

Providencie também um lugar para guardá-los, como um baú. O tempo de lavagem do kit, ou do cobre-leito, varia de acordo com o uso da cama: se é usado apenas para dormir, lave no fim do mês, senão, quinzenalmente. De vez em quando, deixe a cama sem arrumar: os ácaros a-do-ram umidade. Quanto mais os lençóis debaixo respiram, menos eles se multiplicam.

5. Cortina aberta para entrar luz natural

Na hora de dormir, deixe uma fresta da cortina aberta para acordar com luminosidade natural, como orienta a psicóloga Angelita Scardua, integrante do projeto Héstia, que estuda o bem-estar em casa e o morar brasileiro. “Temos hormônios que são ativados com a luz do sol, por isso acordar com a claridade é importante para se sentir bem. Dormir no escuro também é essencial na produção de melatonina, que propicia o sono. Até mesmo as luzes de stand-by dos aparelhos ou o piscar de um celular atrapalham o relaxamento”, aponta.

6. Tapetes podem atrapalhar o sono

Aí está um item que deve ter manutenção bem fácil. Os muito felpudos são uma delícia, mas requerem lavagem especial, o que nem sempre acontece. Já os de pelo curto devem ser aspirados uma vez por semana ou mais, no caso de quem tem animal de estimação. Para eliminar pelos e odores, a consultora doméstica Lucy Mizael conta um segredinho para prolongar a lavagem: “Borrife sal ou bicarbonato de sódio por 30 minutos e aspire”.

saúde e bem-estar no quarto (Foto: Iara Venanzi)

Armário ou closet: perigo de mofo! (Foto: Iara Venanzi)

7. Armário ou closet: perigo de mofo!

A parte interna dos armários pode ter sinais de mofo. Nesse caso, esqueça a ideia de colocar giz ou sabonete. A personal organizer Lucy Mizael diz que não funciona. “Os melhores são os antimofos elétricos”, recomenda. A dica é endossada pelo alergologista José Carlos Perini. “Eles mantêm a umidade em torno de 40%, o que, para um closet, é muito bom.

Mas outro alerta é essencial: a cavidade que o armário ou o closet ocupa na parede (na construção) deve ser impermeabilizada antes da instalação do móvel. Assim, evita-se a contaminação de fungos, que têm o poder de tomar um ambiente aos poucos”, define. Para os armários, a parte interna deve ser branca, de alto brilho, com pintura clara. “Essa superfície evita a proliferação de fungos”, completa Perini. 

8. Cores adequadas para o quarto

Talvez você tenha se apaixonado pelo quarto da protagonista de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, mas o vermelho em questão não é indicado, na visão de José Carlos Perini, presidente da Asbai. “As paredes devem ser claras. Tons suaves podem indicar onde há mofo, e mais: por difundirem claridade, evitam a proliferação de fungos”, explica. Escolha uma tonalidade que tenha a ver com você e que lembre coisas boas, orienta a psicóloga Angelita Scardua: “O azul do céu ou o amarelo do Sol clareando o dia remetem a mensagens positivas. É preciso pensar nessas variações antes de optar pela cor da moda”.

saúde e bem-estar no quarto (Foto: Iara Venanzi)

Lavanda para acalmar e silêncio absoluto (Foto: Iara Venanzi)

9. Lavanda para acalmar e silêncio absoluto

Estudiosa do assunto, a aromatóloga Samia Maluf indica aromas frescos e leves, como os de lavanda, de bergamota e de cedro para um quarto relaxante. São indutores do sono e podem ser usados separados ou em conjunto, sempre em dosagens baixas. O ideal seria usá-los in natura.

“A lavanda natural trata a insônia, por exemplo, e não causa alergia”, diz Samia. Mas, se não for possível, o uso de água de passar nas roupas de cama é a dica aprovada pelo alergologista e também pela aromatóloga. Evite aromas de baunilha, flores ou os muito doces. Quanto aos sons, a dica é silêncio total. “Ruídos interferem no relaxamento profundo”, aponta a psicóloga Angelita Scardua.

10. Papel de parede: se for lavável, melhor

Antes de qualquer aplicação, a parede precisa ser tratada e ficar livre de umidade. Depois pode receber papel que seja lavável. Ele é o mais indicado, de acordo com José Carlos. Por ser menos poroso, acumula menos agentes alérgenos. “Na limpeza, basta um pano úmido”, diz Lucy Mizael.

11. Iluminação: invista no dimmer

Uma luz dimerizável é o ideal. Itens de iluminação que possam ser ajustados ao longo do dia são investimentos que fazem a diferença. “A iluminação precisa indicar tranquilidade e desaceleração, com plafons de luz indiretaabajures, arandelas ou pontos de luz na marcenaria”, sugere a designer de interiores Natália Meyer, do Meyer Cortez Arquitetura & Design. “Mais suave para a noite e mais intensa para o dia”, completa Angelita Scardua.

12. Conforto térmico

Tudo o que pode criar aconchego no quarto é bem-vindo. No frio, mantas precisam estar à mão, e o ambiente deve estar bem vestido. O piso de material isotérmico dá conta de “esquentar” o local com mais eficiência do que tapetes grossos.“ A madeira carvalho, no assoalho, traz sensação de calor e aconchego, graças à textura agradável”, diz a arquiteta Patricia Martinez. Aliás, o quarto ideal se adequa ao clima de onde está: no Nordeste, melhor adotar materiais frescos e janelas amplas; na região Sul do país, não é necessário tudo isso.

Para refrescar, o ar-condicionado é melhor que climatizador ou ventilador de teto, segundo explica José Carlos. O importante é ficar atento ao posicionamento do aparelho–o vento deve ser na direção da cabeça aos pés. “A temperatura precisa ficar entre 22 e 24 graus, se possível com umidificador no quarto, para não ressecar as vias respiratórias”, diz ele. Se você tem ventilador de teto, use-o no modo exaustor para dormir bem.

13. Organização: quanto menos coisas, melhor

Bagunça de fios, aparelhos demais no rack... não e não. O minimalismo, aqui, é essencial. Com objetos bem escolhidos – poucos e bons –, você ganha pontos extras em bem-estar. Esconda os fios com fita em espiral e aspire o nicho semanalmente. “Ao entrarmos em um lugar, nosso cérebro busca, inconscientemente, mapear objetos e toda a cena. Se houver desorganização e esse mapeamento for difícil, ele se estressa. Conclusão: a pessoa passa a evitar o lugar, não se sente bem nele”, diz Angelita Scardua.

Um recente estudo realizado pela Universidade de St. Lawrence, em Nova York, Estados Unidos, sugere que dormir em um quarto desarrumado pode levar as pessoas a se sentirem mais cansadas no dia seguinte e causar um ciclo vicioso de estresse.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Quarto/noticia/2015/11/13-passos-para-dormir-melhor.html

15 alimentos que te ajudam a dormir

Uma boa noite de sono pode ser o que você está precisando agora. Algumas mudanças na alimentação podem ajudar a providenciar esse descanso necessário

Doçura fitness (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Batata doce (Foto Elisa Correa/Editora Globo)

Salvar

Batata-doce
batata-doce uma boa fonte de potássio, magnésio e cálcio, que te ajuda a relaxar. Para comer antes de dormir, você pode combinar com mel ou sal marinho.

Pistache (Foto: Thinkstock)

Pistache (Foto Thinkstock)

Pistache
Cheia de proteínavitamina B6 e magnésio, uma porção de cerca de 30 gramas de pistache ajuda a dormir melhor.

Ameixa Seca (Foto: Thinkstock)

Ameixa seca (Foto Thinkstock)

Ameixa seca
Os nutrientes presentes na ameixa seca, como vitamina B6, cálcio e magnésio, ajudam na produção de melatonina, o hormônio que regula o sono.

Melão (Foto: Thinkstock)

Melão (Foto Thinkstock)

Melão
Frutas com muita água, como o melão, mantêm o corpo hidratado. A desitratação impede que você consiga dormir e que tenha uma boa noite de sono, por isso, aposte nessas frutas.


Mussarela (Foto: Thinkstock)

Queijo muçarela semidesnatado (Foto Thinkstock)

Queijo muçarela semidesnatado
Se você sente muita fome antes de dormir, uma boa opção que não atrapalha seu sono é o queijo mussarela semi-desnatado, que oferece uma porção de proteína para o corpo.

Pasta de amendoim (Foto: Thinkstock)

Pasta de amendoim (Foto Thinkstock)

Pasta de amendoim
Essa manteiga que você pode fazer em casa ou comprar no mercado é repleta de proteína. Tome cuidado para não consumir grandes quantidades antes de dormir, o que pode dar a sensação de peso quando você for para a cama.

chá-de-camomila (Foto: ThinkStock)

Chás (Foto ThinkStock)

Chás
Esta aqui você provavelmente já sabia: chás como o de camomila são muito eficientes para provocar calma e tranquilidade antes de deitar, além de manterem o corpo hidratado.

Aveia (Foto: Thinkstock)

Aveia (Foto Thinkstock)

Aveia
Grãos de aveia aumentam a quantidade de insulina no sangue. Esse aumento de açúcar pode causar sono. Além disso, a aveia também é rica em melatonina, que relaxa o corpo e ajuda a dormir.

Pão integral de nozes e passas (Foto: Rogério Voltan/Editora Globo)

Pão Integral (Foto Rogério Voltan/Editora Globo)

Pão Integral
Carboidratos integrais, como o pão, são bons para causar um pico de energia mas, logo em seguida, podem provocar também uma queda e te deixar sonolento.

Cereja (Foto: Thinkstock)

Cereja (Foto Thinkstock)

Cereja
Aumentando a quantidade de melatonina no corpo, as chances de você ter um bom descanso à noite aumentam. Cerejas, assim como nozes e aveia, são fontes naturais dessa substância.

Peito de peru (Foto: Thinkstock)

Peru (Foto Thinkstock)


Peru
Algumas substâncias presentes nesse alimento, quando digeridas, geram melatonina e seratonina no corpo, que são responsáveis por provocar sono.

Amêndoas (Foto: Thinkstock)

Amêndoas (Foto Thinkstock)

Amêndoas
Por conter substâncias como magnésio, comer um pouco de amêndoas antes de dormir mantém o corpo no ritmo certo para a noite de sono.

Dicas de especialista para deixar sua receita com chocolate perfeita (Foto: Ulrika Ekblom/StockFood)

Chocolate amargo (Foto Ulrika Ekblom/StockFood)

Chocolate amargo
Chocólatras, podem comemorar! Comer um pouco de chocolate amargo à noite relaxa o corpo e a mente, porque ele contém seratonina.

Especial: Banana-da-terra para o prato  (Foto: Thinkstock)

Banana (Foto Thinkstock)

Banana
Como relaxantes musculares, o magnésio e o potássio que estão nas bananas, assim como a vitamina B6, são ótimos tranquilizantes.

Hommus (Foto: Thinkstock)

Homus (Foto Thinkstock)



Homus
Para quem gosta de comida árabe, essa é uma boa notícia. Comer homus (uma tradicional pasta de grão de bico) durante o dia contribui para a quantidade de calorias necessárias para se ter uma boa noite de sono.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/05/15-alimentos-que-te-ajudam-dormir.html

10 alimentos que atrapalham seu sono

O que você come pode influenciar - e muito! - sua noite de sono. A lista abaixo revela 10 alimentos que, se forem consumidos perto da hora de dormir, podem te impedir de ter um bom descanso

Balas (Foto: Thinkstock)

Balas (Foto: Thinkstock)

Bala e chiclete de menta
Estes docinhos agem como estimulantes no corpo. Por isso, evite comê-los à noite!

Super-hambúrgueres italianos com cebola no balsâmico, muçarela e salada (Foto: Jamie Oliver/ Divulgação)

Hambúrguer (Foto: Jamie Oliver/ Divulgação)

Hambúrguer
Apesar de deliciosas, comidas gordurosas como hambúrgueres e pizzas demoram mais para serem digeridas, e por isso atrapalham o sono.

Suco de Laranja (Foto: Thinkstock)

Suco de Laranja (Foto: Thinkstock)

Suco de laranja
Comidas e bebidas ácidas, como o suco de laranja, podem causar refluxo em algumas pessoas, então mantenha distância deles no período da noite.

Carnes embutidas (Foto: Thinkstock)

Carnes processadas ou defumadas (Foto: Thinkstock)

Carnes processadas ou defumadas
Com altos níveis de sódio, esse tipo de carne vai te deixar com sede durante toda a noite, e por conta disso, matê-lo acordado.

Pimentas (Foto: Iara Venanzi/ Editora Globo)

Pimentas (Foto: Iara Venanzi/ Editora Globo)


Comidas apimentadas
A pimenta pode ser um tempero gostoso para a comida, mas não é exatamente a coisa mais relaxante do mundo. Evite esses alimentos, que também podem ser difíceis de digerir, perto da hora de dormir.

cafe-cansaco (Foto: Thinkstock)

cafe-cansaco (Foto: Thinkstock)

Café
Todo mundo sabe que café te deixa acordado, mas não custa lembrar. A cafeína não oferece energia ao corpo, mas sim o estimula, para te manter alerta.

Seco, meio seco... Doce? Vinho (Foto: ThinkStockPhotos)

Seco, meio seco... Doce? Vinho (Foto: ThinkStockPhotos)

Álcool
Apesar de ser um escape para quem quer relaxar, o álcool pode atrapalhar bastante o sono: ele impede que o corpo entre em estágios de sono profundo.


Molho de tomate clássico (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Molho de tomate clássico (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

Molho de tomate
Comidas que levam molho de tomate, ou a base de tomate, podem causar refluxo e azia, o que atrapalha bastante a noite de sono. Por isso, evite pratos com essa composição antes de dormir.

Chá preto (Foto: Thinkstock)

Chá preto (Foto: Thinkstock)

Chá preto
Apesar de vários chás serem bons relaxantes para a hora do sono, o chá preto é uma fonte de cafeína que impede que o corpo durma facilmente.

Bebida energética (Foto: Thinkstock)

Bebida energética (Foto: Thinkstock)

Bebidas energéticas
Como o próprio nome diz, essas bebidas fornecem energia através de substâncias que deixam o corpo e a mente alertas. Por isso, não beba antes de dormir.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2017/05/10-alimentos-que-atrapalham-seu-sono.html

6 chás que ajudam a dormir

Os chás têm o mais variados poderes. Para quem tem dificuldade de pegar no sono, algumas ervas e misturas ajudam a espantar a insônia

Chá de camomila (Foto: Thinkstock)

Conheça os chás que ajudam a dormir (Foto: Thinkstock)

A hora de dormir pode ser um problema para muitos. Deitar-se na cama, ajeitar os cobertores e fechar os olhos acaba sendo um ritual de agitação, quando as preocupações invadem a mente e é difícil pensar no sono. Estratégias como a meditação são a chave para muitos, mas é inegável que os chás podem trazer calmaria e embalar uma noite tranquila e relaxada. Caso você se identifique com essa situação, conheça seis opções da bebida que vão fazer com que o descanso pleno bata a sua porta.

1. Camomila

Talvez seja a opção mais óbvia. A camomila é uma erva muito utilizada para tranquilizar e acalmar os ânimos. Uma pesquisa liderada pelo departamento de urologia da Case Western Reserve University, sediada em Cleveland, concluiu que além de ajudar no sono profundo, a planta também tem o poder de reduzir o estresse.


2. Flor de maracujá ou passiflora

Muitos dizem que o suco de maracujá traz calmaria, mas quando falamos da flor do fruto, o sono acaba chegando mais rápido. Para dar um boost ao chá você pode misturar a flor com camomila e hortelã.


3. Chá verde descafeinado

chá verde, em sua forma mais natural, dá energia como o café. Já a opção sem a cafeína promove relaxamento, tendo como consequência o embalo no sono. Essa opção possui um composto chamado L-teaina, responsável por mudar os benefícios da erva. Um estudo publicado pela revista acadêmica Nutrients, em 2017, mostrou que essa substância, quando longe da cafeína, ajuda a melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.

Chá verde (Foto: Healthline/ Reprodução)

Chá verde (Foto: Healthline/ Reprodução)

4. Chá de valeriana

Nem sempre você vai encontrar essa opção nos mercados tradicionais, tendo que recorrer a  lojas especializadas ou de produtos naturais. A valeriana é uma planta nativa da Europa e da Ásia e o chá de suas raízes ajuda a acalmar. 

Um artigo publicado no jornal HHS Public Acess afirma que as raízes da valeriana afetam o sono, de forma que os participantes da pesquisa que tomavam regularmente o chá tinham uma chance 80% maior de dormirem melhor, em comparação àqueles que tomavam um placebo.

 5. Lavanda

Também uma das opções mais tradicionais quando falamos em chás para relaxar. Por seu cheiro fresco, muitos optam por utlizar o óleo essencial de lavanda no pescoço e nos punhos antes de dormir. Mas ingerir a bebida também tem o mesmo poder.

Chá de lavanda (Foto: Thinkstock)

Chá de lavanda (Foto: Thinkstock)

6. Funcho com gengibre

gengibre é muito indicado para acelerar o metabolismo e ajudar a acordar. Porém, entre as funções da raíz tuberosa, está a melhora da digestão. O funcho também atua no sistema digestivo de forma benéfica. Dessa forma, misturar os dois pode colaborar para que seu corpo se acalme com maior facilidade, especialmente se você comeu algo pesado no jantar.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2019/01/6-chas-que-ajudam-dormir.html



8 motivos para você nunca mais levar o celular para a cama

O hábito de ficar no celular antes de dormir pode ser prejudicial para a sua saúde

celular-cama-dormir-xicara (Foto: Thinkstock)

48% dos brasileiros mantêm o hábito de dormir ao lado do celular (Foto: Thinkstock)

Você é do tipo que não larga o celular nem na hora de dormir? Bem-vindo ao clube! De acordo com uma pesquisa do Instituto Nielsen Ibope, 48% dos brasileiros mantêm esse hábito que, acredite, pode ser prejudicial para a saúde.

1. Você terá uma noite de sono ruim
luz artificial que é emitida pelo seu celular gera uma reação no cérebro que faz com que seu corpo produza menos melatonina, hormonio responsável por ajudar a adormecer e por regular o ciclo de sono. Até o menor sinal de luz emitido pelo dispositivo quando está carregando pode afetar esse hormônio.

2. Você vai acordar se sentindo mais cansado
Um estudo publicado no jornal científico ScienceDirect mostrou que as pessoas que usam o telefone antes de dormir têm mais dificuldade para atingir o sono profundo, o que faz com que o dia seguinte se torne extremamente cansativo.

3. Risco de incêndio
O Departamento de Polícia de Nova York alertou os moradores recentemente sobre os riscos de adormecer com o celular na mão após alguns casos em que o aparelho pegou fogo embaixo do travesseiro. Isso pode acontecer caso o celular fique superaquecido.


4. Seu aparelho tem mais bactérias do que um vaso sanitário
Você leva o seu aparelho para todo lugar o dia inteiro, outras pessoas pegam o seu celular e, seja sincero, ele dificilmente passa por uma limpezinha, não? Mas, calma, para matar os germes (e evitar colocar esse projeto de assento sanitário na sua bochecha), você pode limpar o seu telefone todos os dias com um pano levemente úmido com álcool.

5. Ele pode fazer você se sentir deprimido
De acordo com uma pesquisa da Universidade de Baylor, as pessoas que usam o celular com frequência estão propensas a ficarem mal-humoradas e terem um comportamento temperamental. Isso acontece porque ver as - belas e felizes - imagens de outras pessoas nas redes sociais bem antes de dormir faz com que você se compare com elas e acorde irritado.

6. Você pode desenvolver a nomofobia
Que é o medo de ficar sem o seu celular. Sim, isso existe! Para evitar que aconteça, desligue o seu telefone pelo menos uma vez por dia e coloque-o em outro cômodo na hora de dormir.

7. Faz com que você force os seus olhos
Após um dia inteiro olhando para o computador e, em seguida, uma noite na frente da TV, os olhos precisam de um descanso. Para evitar dores de cabeça, olhos secos e visão turva, por exemplo, use esse tempo antes de dormir para deixar os seus olhos descansarem.

8. Você fica exposto à radiação do celular
Mesmo que ainda não estejam comprovados os efeitos do contato do cérebro com a radiação do telefone, o mais aconselhável é evitar essa exposição sempre que possível.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2016/05/8-motivos-para-voce-nunca-mais-levar-o-celular-para-cama.html

9 plantas que podem melhorar a qualidade do sono

Além de encher a casa de vida, algumas espécies têm o curioso benefício de ajudar a dormir melhor. Confira a nossa seleção!

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Thinkstock)

Lavanda (Foto Thinkstock)

1. Lavanda
lavanda é uma ótima opção para quem sofre de estresse e ansiedade. Estudos mostram que o uso frequente do óleo essencial de lavanda como aromatizador ou inalação é capaz de diminuir a frequência cardíaca, relaxar e, consequentemente, melhorar a qualidade do sono. Além disso, o aroma reforça a sensação de frescor e pacificidade no ambiente. Para cuidar bem da lavanda, é necessário colocá-la em um lugar ensolarado.

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Getty Images/amana images RF)

Babosa (aloe-vera) (Foto Thinkstock)

2. Babosa (aloe-vera)
A babosa é uma das melhores opções em relação à qualidade do ar. Suas propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias se somam ao seu poder de gerar oxigênio, purificando o ar. Essa espécie tem a capacidade de eliminar substâncias químicas presentes em produtos de limpeza. Fácil de cultivar, a babosa não precisa ser regada constantemente, mas exige luz solar direta.

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Thinkstock)

Jasmim (Foto Thinkstock)

3. Jasmim
Além de ser uma bela opção de flor para usar na decoração, o jasmim tem um aroma que é relaxante natural. Ou seja, ele reduz a ansiedade e melhora o sono. Superfácil de cuidar, essa espécie deve receber bastante luz natural! Perfeito para ficar na janela do quarto.

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Thinkstock)

Espada-de-São-Jorge (Foto Thinkstock)

4. Espada-de-São-Jorge
Aumentar o nível de oxigênio no ambiente durante a noite melhora a qualidade do sono. Algumas plantas liberam o elemento químico durante o dia e descansam durante a noite, mas a espada-de-São-Jorge nunca para o processo de purificação do ar! Ela é indicada para pessoas com problemas respiratórios, ajuda a prevenir dores de cabeça e irritações nos olhos. Além disso, essa planta é superfácil de cuidar, já que pode viver com qualquer luz e só precisa ser regada a cada duas semanas.

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Thinkstock)

Lírio-da-paz (Foto Thinkstock)

5. Lírio-da-paz
lírio-da-paz é um purificador de ar natural, já que pode aumentar a umidade em até 5%. Assim, a espécie também ajuda a eliminar substâncias químicas e micróbios que causam alergias. Fácil de cuidar, o lírio precisa ficar em ambientes com pouca luz (ideal para quartos com janelas pequenas) e ser regado uma vez por semana.

8-plantas-flores-ajudam-dormir-melhor-quarto (Foto: Thinkstock)

Gardênia (Foto Thinkstock)

6. Gardênia
Perfeita para os que nunca conseguem dormir rápido, a gardênia alivia a ansiedade e melhora a qualidade do sono, uma vez que o seu aroma libera um efeito sedativo. Além disso, essa adorável flor é perfeita para a decoração do quarto, com suas pétalas brancas e folhas brilhantes. A gardênia é um pouco mais complicada de cultivar do que as opções anteriores. Por ser muito delicada, ela exige atenção! É necessário deixá-la em ambientes iluminados, mas nunca em luz solar direta, já que suas folhas podem queimar.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2017/03/8-plantas-que-podem-melhorar-qualidade-do-sono.html

5 plantas que ajudam a combater a insônia

Algumas espécies promovem o equilíbrio das emoções e pensamentos. Dessa maneira, ajudam a revigorar o sono e garantem um noite tranquila

Composição | Da esq. para a dir., os vasos do acervo da Bothanica Paulista (1, 6 e 7), da Kimi Nii (2 e 5) e da Ethnix (3 e 4) ganharam a companhia de tecidos da Donatelli (verde pistache, listrado, gaze de linho e estampado), da Empório Beraldin (cru com (Foto: Marco Antonio/Casa e Jardim)

Plantas que ajudam na insônia (Foto: Marco Antonio/Casa e Jardim)

Sabe aquela insônia que nos pega de surpresa e acaba prejudicando a disposição no dia seguinte? É possível contar com a ajuda das plantas para acabar com o mal. Graças a uma ciência chamada fitoenergética, que estuda a energia das plantas, é possível descobrir as espécies que equilibram emoções e pensamentos. Aproveite a nossa seleção top 5 abaixo para aumentar o seu jardim. Só a presença delas, já é suficiente para ter uma noite de sono tranquila.

Como potencializar a técnica
Mas, se você quiser aumentar esse efeito das plantas, aqui vai a receita. "O segredo para potencializar esse efeito é combinar a escolha das espécies com a técnica de limpeza energética", explica Bruno Gimenes, especialista em fitoenergética, e autor do livro A Energia das Plantas no Equilíbrio da Alma (Ed. Luz da Serra). Com uma pena ou um leque, utilize a fumaça de sálvia branca. Para isso, coloque as folhas secas em um prato e queime. "Ou faça um incenso amarrando as folhas da planta com barbante. Pode ser usado em todos os ambientes da casa”, completa Patrícia Cândido, também especialista no assunto.

1. Capim-cidreira
Sua função é eliminar pesadelos, insônia e desordens do corpo. Traz um sono vitalizador e energizante, limpa estados obsessivos, gera harmonia e elimina a ansiedade em geral, o nervosismo e a irritação mental.

2. Erva-doce
Promove o otimismo, a motivação e a vontade. Aumenta a coragem, diminui a ansiedade, gera dinamismo e ajuda a organizar prioridades. Por diminuir a ansiedade, quando utilizado antes de dormir em um chá, por exemplo, induz a uma leve sonolência.

3. Hortelã-levante
Limpa a mente e o campo energético, desacelera a atividade mental e alivia tensões. Ajuda a parar de pensar em coisas negativas, descongestiona os pensamentos e expande a consciência.

4. Ipê-roxo
Gera sono, ajuda a desacelerar a mente e aumenta a conexão. Tem efeitos antiestresse, anti-insônia e calmante contra o nervosismo e a hiperatividade. É um poderoso relaxante e indutor do sono. Ajuda a conectar com esferas superiores.

5. Laranjeira
Limpa memórias negativas do passado, cria estabilidade emocional, equilibra o excesso de maturidade, elimina a sensação de abandono e solidão no mundo. Também gera leveza para a alma, cria objetivos e missões na vida e estimula o amor ao próximo.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2016/10/5-plantas-que-ajudam-combater-insonia.html

Método 4-7-8: a técnica de respiração que vai te fazer dormir em apenas um minuto

Criada pelo doutor Andrew Weil, o método consiste em quatro inspirações e expirações para fazer o sono chegar

Você é daquelas pessoas que já deita pensando em quanto tempo tem para dormir e não consegue relaxar? Experimente a técnica de respiração 4-7-8 (Foto: Getty Images)

Você é daquelas pessoas que já deita pensando em quanto tempo tem para dormir e não consegue relaxar? Experimente a técnica de respiração 4-7-8 (Foto Getty Images)

A meditação traz paz interior e pode ser utilizada para várias funções, especialmente para conseguir atingir o famoso mindfulness e para esvaziar a mente. Já para pegar no sono, técnicas de respiração e meditações têm feito sucesso entre as pessoas mais agitadas. Se a insônia continua a te incomodar, mesmo após um dia cansativo, o método de inspiração e expiração abaixo pode ser a solução para os seus problemas.

O que é?
A ideia veio do doutor e guru Andrew Weil, do Arizona, e é chamada de técnica de respiração 4-7-8. Inspirado na yoga, o método é bem simples, rápido e não requer nenhum tipo de equipamento. Ele foi feito para ajudar a dormir em apenas 60 segundos, agindo como um calmante do nosso sistema nervoso ao reduzir o estresse e a tensão corporal.

Passo a passo
1 Coloque a ponta da língua no céu da boca, atrás dos dentes, e não a mova durante o exercício.
2 Expire apenas pela boca, permitindo com que o ar saia emitindo o som da brisa.
3 Feche a boca - ainda com a língua pressionando o céu - e inspire devagar, contando até quatro.
4 Segure o ar e conte até sete.
5 Solte o ar suavemente pela boca durante oito segundos, da mesma forma indicada na primeira expiração.
6 Inspire novamente e repita o ciclo mais três vezes.

Lembre-se: o puxar do ar deve ser silencioso, enquanto o soltar deve fazer barulho. Dessa forma, o sono chega mais rápido pelo fato de fazer o oxigênio circular mais, acalmando o sistema nervoso parassimpático e promovendo o relaxamento. Além disso, esse sistema corporal é muito estimulado pelo estresse e, por isso, a respiração é uma forma de reequilibrá-lo. O fato de você prestar atenção no ar que entra e sai também ajuda a se conectar com o seu corpo e distrai a mente dos pensamentos que atrapalham a hora de dormir.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2018/10/metodo-4-7-8-tecnica-de-respiracao-que-vai-te-fazer-dormir-em-apenas-um-minuto.html



Comentários