DIETA CETOGÊNICA,SUCESSO ENTRE CELEBRIDADES: OS 6 PERIGOS DESSA DIETA

  

Prime rib, t-bone, bife ancho e linguiça de costela angus da Casa 7 (Foto: Divulgação)

Prime rib, t-bone, bife ancho e linguiça de costela angus da Casa 7 (Foto: Divulgação)

Dieta cetogênica: saiba quais alimentos são permitidos

Curioso para tentar o cardápio low carb? Lembre-se que é fundamental ter um acompanhamento médico

Fazer dieta e ainda comer bacon? É isso mesmo! Poderosa na perda de peso, a dieta cetogênica, também conhecida como dieta keto, tem feito bastante sucesso, principalmente entre os famosos. Ela é assim chamada pois o corpo entra em estado de cetose, ou seja, a gordura passa a prover energia ao organismo. Entenda mais sobre a dieta cetogênica clicando aqui.

Para entrar no cardápio low carb, é preciso comer mais alimentos fortes em proteínas e gorduras -  porque eles são essenciais para o processo de cetose - e diminuir o consumo de carboidratos. Veja a lista de alimentos que entram no menu e também os que são proibidos. Lembrando que é essencial o acompanhamento de um profissional e a dieta não deve ser feita por conta própria.

O QUE ESTÁ LIBERADO

Carnes e proteínas
Carnes vermelhas: frango, bacon e ovos.

Grãos
Macadâmia, castanha de caju, nozes, avelãs, amendoim e amêndoas.

Vegetais de baixa caloria
Alfacecouveespinafre, acelga; couve-flor, brócolis, repolho, pepino, rabanete e cebolinha.

Frutos do mar
Atumsalmãobacalhauostracamarãolagosta, mexilhão, caranguejo, lula e polvo.

Leite e derivados
Parmesão, queijo suíço, queijo coalho, cheddar, muçarela, queijo cottage, cream cheese, iogurtes e manteiga.

Óleos
Azeiteóleo de coco e banha de porco.

Frutas
Morango, mirtilo, framboesa, cranberries, amoras, cerejas e abacate

O QUE NÃO PODE
Massasarrozpães, cevada, trigo, quinoaboloscervejabatatasbatata-doceinhamemelrefrigerantesucosdoceschocolate, sucrilhos, maçã, laranja, bananaabacaxi, manga, mamão, mexerica, uvas, margarina, óleos como de canola, soja, milho, etc; leite desnatado, iogurte desnatado e refrigerante diet.

Entenda a dieta cetogênica, sucesso entre as celebridades

Ela pode ser uma ferramenta poderosa na perda de peso, mas não deve ser feita sem acompanhamento médico

Carnes embutidas (Foto: Thinkstock)

Carnes embutidas (Foto Thinkstock)

Sempre tem alguma nova dieta bombando no mundo dos famosos. Agora a vez é da dieta cetogênica, também conhecida como dieta keto, que já conquistou celebridades como Halle Berry e Kourtney Kardashian. Ela surgiu, na verdade, como uma proposta de plano alimentar para pacientes com diabetes, já que ajuda no controle dos níveis de açúcar e insulina no sangue. Mas antes de conhecer mais sobre como realizá-la e quais são seus benefícios e malefícios, é importante lembrar que nenhuma dieta (especialmente as mais restritivas como a dieta cetogênica) deve ser feita sem acompanhamento profissional.

A keto tem como objetivo fazer com que seu corpo entre em um estado de cetose. “A cetose é um estado metabólico no qual a gordura passa a ser a fornecedora de energia para o corpo (inclusive para o cérebro). Com essa nova condição, o organismo torna-se mais eficaz na queima de gorduras”, explica a nutricionista Juliana Pizzocolo. Ou seja, quem segue a dieta cetogênica consome, por exemplo, carnes e peixesovoazeitemaionesegelatina e chás naturais. Dentre as proibições, estão alimentos com leiteaçúcar e farinha branca.

A diferença entre a keto e outras dietas low carb está na distribuição dos macronutrientes. “Em uma dieta cetogênica a proporção média fica em: carboidratos (5%), proteínas (25%) e gorduras boas (70%). Já na dieta low carb apresenta-se a seguinte distribuição: carboidratos (20%), proteínas (40%) e gorduras boas (40%)”, diz Juliana. Ou seja, uma dieta keto baseia-se em pouquíssimo consumo de carboidrato e alto consumo de gordura “boa” (como castanhasabacate, alguns peixes, óleos de girassol e oliva).

E é aí que entra um especialista em nutrição para montar o cardápio da pessoa interessada em seguir a cetogênica. “Essa dieta precisa ser acompanhada de perto por um profissional porque, sem esse suporte, pode ser que a pessoa acabe consumindo fontes de gordura ruins, como gorduras saturadas. E gorduras saturadas em excesso podem aumentar o colesterol”, afirma Helton Finocchio, nutricionista funcional e esportivo.

Apesar de eficaz a curto prazo, a dieta cetogênica pode não ser o ideal se o seu objetivo é uma mudança duradoura de hábitos alimentares. Como exemplos desse tipo de mudança, Helton cita a prática de atividade física regular, o consumo de água indicado (40 ml por kg/ peso da pessoa), a mastigação correta e o baixo consumo de alimentos industrializados. “Toda dieta que é seguida por muito tempo se torna monótona e o organismo pode parar de responder (...) . Eu particularmente não acredito em radicalismos. Acho que a mudança de estilo de vida faz mais efeito. É só você ver: nos últimos cinco anos, quantas dietas novas surgiram? E quantas permanecem até hoje?”, conclui o nutricionista.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/Reportagens/noticia/2018/05/entenda-dieta-keto-sucesso-entre-celebridades.html


6 perigos da dieta cetogênica

A restrição de carboidratos e o alto consumo de gorduras pode causar muito mais do que emagrecimento rápido. Confira os perigos associados à dieta cetogênica

MARMITA (Foto: Elisa Correa/Editora Globo)

(Foto Elisa Correa/Editora Globo)

Popular entre as celebridades e cheia de adeptos no mundo dos anônimos, a dieta cetogênica, também conhecida como dieta keto, tem causado burburinho entre médicos e nutricionistas. Incentivando o baixo consumo de carboidratos (apenas 5% da alimentação diária) e a alta ingestão de gorduras boas (70%), a dieta entrega rápidos resultados, mas também está cercada de riscos à saúde. Se nenhuma restrição alimentar deve ser imposta sem acompanhamento médico, a cetogênica é uma das que mais exige a atenção dos profissionais. Confira abaixo os riscos relacionados à dieta.

1 Aumento no nível do colesterol
A dieta cetogênica incentiva o alto consumo de gorduras boas, chegando a 70% da alimentação diária. A questão é que no dia a dia é muito mais fácil ingerir gorduras ruins, como manteiga e carnes gordas. O resultado é o aumento do LDL que não é saudável para ninguém e preocupa ainda mais para quem apresenta algum problema cardiovascular. Se você é adepto da dieta keto, o ideal é fazer exames de colesterol periódicos. 

2 Deficiência de vitaminas e minerais
Outra preocupação é a limitação da ingestão de vegetais e o encorajamento ao não consumo de frutas que a cetogênica impõe. Vegetais e frutas são as fontes mais saudáveis de fibras, antioxidantes e outros nutrientes essenciais. É preciso cuidado para não terminar a dieta deficiente de vitaminas e minerais.

3 Aceleração de batimentos cardíacos
Como em qualquer dieta com baixo consumo de colesterol, é natural que os batimentos cardíacos acelerem nas primeiras semanas. Quem possui problemas como arritmia deve avisar ao médico, pois a keto pode mascarar ou provocar episódios da doença.

4 Desidratação
As promessas de diminuir o apetite, queimar gorduras e, ainda por cima, ajudar na manutenção muscular não vêm desacompanhadas de riscos. Esse é um processo chamado de cetose, que em casos extremos pode causar uma condição chamada cetoacidose, que acumula cetonas no sangue e, por isso, aumenta a acidez sanguínea e causa a desidratação do corpo. Em casos extremos, a desidratação pode levar ao coma ou à morte. 

5 Problemas no funcionamento de orgãos vitais
Por conta da restrição ao consumo de carboidratos, os adeptos à dieta cetogênica podem sofrer de falta de glucose. Quando isso acontece, o corpo passa a retirar proteínas dos músculos. Esse processo pode causar diferentes problemas, como a diminuição no processo de recuperação do corpo ou prejudicar o funcionamento de orgãos vitais como o fígado, coração, pulmão e rins. 

6 Distúrbios alimentares
A cetogênica é contraindicada para quem tem histórico de distúrbios alimentares por ser muito restritiva e eliminar grupos inteiros de alimentos da dieta. É importante enfatizar que todos os alimentos são seguros e podem se encaixar em uma alimentação saudável. 

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/


Comentários