SHAKE PARA SUBSTITUIR REFEIÇÕES: SERÁ QUE É VÁLIDO?

  

Shake de morango vegano (Foto: Divulgação)

Shake de morango vegano (Foto: Divulgação)

Shake para substituir refeições: será que é válido?

A bebida pode ser uma grande aliada na dieta, mas precisa ter nutrientes específicos para não fazer você perder massa magra

Com variedades de marcas, sabores e receitas, os shakes são muito populares entre quem faz dieta e principalmente entre aqueles que praticam musculação. A bebida é usada para substituir alguma refeição durante o dia e assim perder de peso ou pode ser acrescentada ao cardápio para potencializar o ganho de massa. Mas será que realmente funciona?

Quando consumidos dentro de um plano alimentar saudável e equilibrado em nutrientes, os shakes podem sim substituir ou completar refeições uma ou duas vezes por dia, dependendo da necessidade do indivíduo para emagrecer ou ganhar peso. Para provar essa teoria, um teste promovido pela revista acadêmica Nutrition Journal, dos Estados Unidos, pegou indivíduos em grau de obesidade e, em metade, usou os shakes em algumas refeições e em outros não. Em 40 semanas, os que consumiram a bebida perderam 5% de peso a mais do que os que mantinham somente uma boa alimentação.

Se o emagrecimento é de forma saudável ou não, depende do consumo alimentar do dia a dia e dos hábitos de vida da pessoa. “Substituir uma refeição calórica por um shake com menos calorias gera um balanço energético negativo, ou seja, mantém ou aumenta o gasto de energia e diminui o consumo de calorias, levando à perda de peso”, explica a nutricionista Priscila Teles, da rede Mundo Verde.

O problema dos shakes industrializados é a forma como eles são feitos. De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), os produtos comercializados precisam de uma quantidade certa de calorias, vitaminas, minerais, gordura e proteínas. Mas há quem não siga este padrão ou venda um produto destinado para outros fins, como potencializar o treino, o que não serve para substituir uma refeição. O ideal é ter o auxilio de um profissional que indique quais nutrientes devem ter na sua bebida para que você possa prepará-la em casa.

Confira a receita  de Shake Vegano da nutricionista Priscila Teles:

Ingredientes
200 ml de bebida vegetal (pode ser de cocoarrozcastanhassoja);
banana congelada cortada em rodelas;
morangos congelados;
1 colher de sopa de semente de linhaça dourada.

Modo de preparo
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador.
2. Consuma imediatamente.

Fonte:https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Reportagem/noticia/2018/08/shake-para-substituir-refeicoes-sera-que-e-valido.html


Comentários