Ondulações e 'estrias' de unhas: saiba como tratar (Foto: Getty Images)
Ondulações e 'estrias' nas unhas: saiba como tratar
Embora as linhas horizontais e verticais nas suas unhas sejam comuns, às vezes elas podem indicar um problema de saúde latente
Existem assuntos importantes quando pensamos na saúde e manutenção delas: as estrias de unhas.
Sim, linhas horizontais e verticais são comuns. Porém, quando ganham pequenas manchas ou linhas brancas com ondulações (também chamadas de sulcos das unhas) podem se tornar sinal de preocupação. Abaixo, dermatologistas analisam como saber se estes sulcos são inofensivos ou se merecem uma investigação mais aprofundada:
O que é uma estria de unha?
Uma estria de unha é, na sua forma mais simples, uma depressão na unha. Esta depressão, muitas vezes acompanhada por manchas ou linhas brancas, pode parecer irregular, acidentada ou elevada ao toque e pode acontecer com os dedos das mãos e dos pés. A boa notícia é que os sulcos das unhas não são dolorosos e geralmente não são um motivo para se preocupar.
O que causa sulcos nas unhas?
Mona Gohara, dermatologista e professora clínica associada em Yale, compara os sulcos das unhas a rugas na pele: na maioria das vezes, são apenas algo que aparece com a idade. Os sulcos longitudinais, linhas que abrangem a cutícula até a ponta da unha são as mais comuns e geralmente não significam muito. “Em sua maioria, [elas apenas] significam que o tempo passou e suas unhas estão mudando,” diz.
Por que elas aparecem?
Algumas pessoas são geneticamente predispostas a ter unhas fracas e quebradiças -- fatores que são suscetíveis aos sulcos e, à medida que você envelhece, a circulação nas extremidades pode diminuir. "Esse comprometimento do sangue ricamente oxigenado e de nutrientes é o motivo pelo qual as unhas se tornam frágeis e possivelmente desenvolvem sulcos", diz a dermatologista Dana Stern à Allure.
Em casos raros, uma estria de unha pode ser um sinal de um problema de saúde maior. "Outras causas menos prováveis de estrias verticais são anemia ou artrite, mas nesses casos [geralmente há] outros sinais nas unhas sistêmicos ou associados, como descoloração do leito ungueal", diz Mona Gohara. "Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio gastrointestinal também pode causar sulcos nas unhas.
Como você previne e trata os sulcos das unhas?
Nem sempre é possível prevenir os sulcos das unhas, mas isso não significa que você não possa tentar: fatores ambientais diários, como lavar as mãos ou higienizá-las, bem como usar acetona pura para remover esmalte podem exacerbar os sulcos e torná-los mais pronunciados.
Tratamentos de unhas feitos com acrílico, gel ou imersão não necessariamente os causam, mas podem agravar o problema se a unha for lixada demais durante a remoção, acrescenta Stern. "Esse processo pode às vezes resultar no afinamento da lâmina ungueal, o que pode piorar os sulcos e provavelmente fará com que a unha se quebre mais facilmente", diz ela. "O outro risco com os acrílicos é como eles são removidos. Se uma lixa elétrica ou raspagem agressiva for [usada], a matriz ungueal pode ser danificada e a lâmina ungueal pode desenvolver irregularidades na superfície ou também tornar-se muito fina." Isso, ao final, pode causar sulcos.
Stern recomenda deixar as unhas curtas, usando uma lixa de vidro em vez de uma lixa normal, "que causa rasgos microscópicos na unha que podem causar rachaduras e descamação" e manter a circulação alta com exercícios regulares ou massagens nas mãos. Usar luvas para tarefas domésticas ou jardinagem também pode ajudar. Manter as mãos hidratadas, principalmente nos meses de inverno, também é fundamental. "Os óleos são essenciais para as unhas porque absorvem muito bem na cutícula e na lâmina ungueal", diz Stern, que desenvolveu seu próprio sistema de unhas em três etapas para unhas mais saudáveis, incluindo um óleo de girassol e coco para combater a fragilidade. "Assim como cuidamos de cabelos secos e com química, precisamos tratar nossas unhas com os produtos certos para mantê-las saudáveis e bonitas."
Quando consultar um médico?
Normalmente, um sulco não é motivo de preocupação, mas se ele surgiu do nada e você não lembra de ter se machucado, Mona Gohara sugere consultar um médico. "Eu sempre examinava as unhas com um dermatologista credenciado para descobrir qual pode ser a causa, especialmente se isso surgir repentinamente."
Fonte:https://revistaglamour.globo.com/Beleza/Unhas/noticia/2021/01/ondulacoes-e-estrias-nas-unhas-saiba-como-tratar.html
Comentários
Postar um comentário