OS BENEFÍCIOS DO SONO: MITOS E VERDADES SOBRE A ARTE DE DORMIR BEM

 

Sono (Foto: Getty Images)

Sono (Foto: Getty Images)

Os benefícios do sono

Boost na imunidade, diminuição da ansiedade e eliminação de toxinas do cérebro são alguns dos pontos positivos de uma noite bem dormida

Ter uma boa noite de sono é tão importante para a saúde quanto manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Em tempos de pandemia, poucas horas de sono podem afetar ainda mais a nossa vida e diminuir a capacidade de concentração durante o dia e resultar em mudanças de humor. Quando a má qualidade do sono se torna frequente, pode haver alterações no apetite, irritabilidade, falhas na memória e problemas de saúde como ansiedade, obesidade e doenças cardíacas. Para marcar o Dia Mundial da Saúde, comemorado neste dia 7 de abril, é fundamental reconhecer os benefícios do sono para a manutenção da saúde do nosso corpo e da mente.

“É preciso estarmos atentos ao sono, que é extremamente importante para a saúde e o bem-estar. Uma noite bem dormida é capaz de regular os processos metabólicos e hormonais do corpo, além de ter função restauradora ao eliminar toxinas e fortalecer o sistema imunológico. Dormir bem é uma espécie de sessão de terapia noturna”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Confira abaixo os principais benefício de uma boa noite de sono:

Limpando o cérebro

sono tem um propósito restaurador, eliminando as toxinas que se acumulam no cérebro. Pesquisas mostram que a beta-amilóide, uma proteína tóxica que se acumula no cérebro de pacientes com Alzheimer, foi eliminada duas vezes mais rápido do cérebro de animais adormecidos em comparação com animais acordados.

Dormir para lembrar

Dormir bem é crucial para o aprendizado, a resolução de problemas e a consolidação da memória. Uma boa noite de sono é vital para o sucesso acadêmico: enquanto dormimos o cérebro “limpa” as memórias indesejadas e cria novos caminhos para melhorar a aprendizagem para o dia seguinte.

Um boost para o sistema imunológico

O sono fortalece nosso sistema imunológico, permitindo que células imunológicas especializadas, chamadas células T e células NK, trabalhem com mais eficiência no combate a infecções. As células NK são um tipo de glóbulo branco e componentes essenciais da resposta imune inata do corpo. Elas contêm enzimas que podem identificar e eliminar células cancerosas ou infectadas com um vírus.

Terapia noturna

Estudos recentes mostram que o sono e os sonhos têm um papel fundamental no processo da reatividade emocional. Após eventos traumáticos, nervosismo ou ansiedade, o sono ajuda a atenuar a carga emocional de episódios dolorosos e traumáticos, além de auxiliar no processamento dos acontecimentos. Dormir nas primeiras 24 horas após um trauma tem um impacto positivo no sofrimento emocional e nas memórias relacionadas ao evento.

Mitos e verdades sobre a arte de dormir bem

Especialista do sono tira dúvidas importantes sobre informações que são propagadas em torno do assunto

Man sleeping on bedhttp://www.twodozendesign.info/i/1.png (Foto: Getty Images)

Se movimentar muito durante a noite significa que está dormindo mal (Foto: Getty Images)

Salvar

Já não é novidade dizer que passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo e que uma boa noite de sono é indispensável para ter melhor qualidade de vida. Mas o assunto volta aos holofotes em um cenário de pandemia, onde a rotina da população foi alterada drasticamente, impactando, inclusive, no sono. Nesse Dia Mundial do Sono, comemorado em 19 de março, resolvemos desmistificar algumas informações em torno do assunto, até mesmo para não prejudicar ainda mais a vida de quem busca se cuidar e dormir melhor.

“Um sono de qualidade é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e a produção de anticorpos, além de diminuir o risco de infecções. Durante o sono, também ocorre a regulação de diversos hormônios como a Grelina, que estimula a sensação de fome, e a Leptina, que tem a função de regular o apetite, ajudando a diminuir o risco de obesidade”, explica a Dra. Verena Senn, neurocientista e especialista do sono da Emma – The Sleep Company.

Mas, afinal, o que impacta em um sono de qualidade? Os alimentos consumidos antes de deitar fazem diferença? Exercícios antes de dormir prejudicam o sono? Confira abaixo os cinco principais mitos:

Tomar café após as 15h prejudica o sono

Não é bem assim. A cafeína pode diminuir o tempo e qualidade do sono, entretanto o efeito da substância no corpo é diferente em cada pessoa. Para alguns, tomar café tarde do dia pode alterar o tempo de sono, já outros dormem tranquilamente. É preciso entender como o seu corpo responde aos estímulos da cafeína para saber se ela está prejudicando a sua noite de sono.

Se movimentar muito durante a noite significa que está dormindo mal

A movimentação durante o sono não significa que você está dormindo mal ou pouco. A movimentação varia e, em média, uma pessoa faz de 5 a 16 movimentos por hora enquanto está dormindo. Desde de que não interrompa o sono, ou seja, não acordar várias vezes de madrugada, não há nenhuma preocupação.

Fazer exercícios tarde da noite impacta negativamente o sono

Pelo contrário, pesquisas recentes mostram que realizar exercícios à noite pode ajudar a alinhar o seu relógio biológico e a dormir mais rapidamente. Isso ocorre devido ao aumento e queda rápida da temperatura corporal que simula a mudança de temperatura natural do corpo antes de dormir.

O quanto você precisa dormir depende da quantidade de sono profundo, não da duração total do sono

O estágio de sono profundo é fundamental para o nosso descanso, já que é a fase mais restaurativa e está associado com funções vitais do corpo como hormônios de crescimento e fortalecimento do sistema imunológico. Entretanto, ele, sozinho, não define uma boa noite de sono. Um sono saudável surge da junção dos benefícios de cada fase de sono e não de apenas uma.

O sono não contribui para a estabilidade emocional

Estudos recentes mostram que o sono e os sonhos têm um papel fundamental no processo das emoções. Após eventos traumáticos, nervosismo ou ansiedade, o sono atenua a experiência com as emoções estressantes, além de ajudar a processar os acontecimentos. Sem dúvida, o sono tem um grande impacto na estabilidade emocional e desenvolvimento das emoções.

Fonte:https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2021/03/dia-mundial-sono-mitos-verdades-arte-dormir-melhor.html

Insônia: saiba como combater o problema por meio do consumo de chás

Camomila, erva-cidreira, lavanda, maracujá e hortelã são benéficos na hora de pegar no sono

Depressed man suffering from insomnia lying in bed (Foto: Getty Images/iStockphoto)

Insônia (Foto: Getty Images)

O Brasil tem uma população de 73 milhões de pessoas que sofrem de insônia. O distúrbio está geralmente relacionado à depressão, ansiedade, fadiga, hipertensão, obesidade, dentre outros fatores. Mas existem chás eficazes no combate a esses problemas e que atuam diretamente na qualidade do sono. 

Se alguém recorre ao chá com o objetivo de alcançar o sono ideal, a primeira coisa que é necessário entender é que a bebida não faz milagre. “Um chá não aciona o botão de desligar, aquele efeito ‘sossega leão’, como muita gente acredita. Isso vai depender de cada organismo, que reage de formas diferentes ao aroma, ao sabor e até ao ambiente”, explica Lucas Penchel, médico e speaker da Soulchá, empresa mineira especializada na fabricação de chás.

Isto significa que os chás considerados indutores de sono não servem pra nada? Segundo Penchel, não é bem assim. “Eles precisam ser encarados como um complemento a uma rotina que beneficie a melhora do sono. Estabelecer um horário de dormir, diminuir a exposição à luz e a telas e buscar um relaxamento físico e mental umas duas horas antes de deitar são meios que vão potencializar os efeitos tranqüilizantes dos chás”, esclarece.

No caso da bebida, a recomendação é que sejam consumidos com aproximadamente 250 ml de água quente, mais ou menos uma hora antes de ir para a cama. E reforça Lucas Penchel: use o chá a seu favor. “Aproveite o momento da degustação para tentar relaxar o corpo e a mente. Beba lentamente, sem pressa, e evite deixar que a cabeça esteja em outro lugar. Beber chá é uma terapia”, sugere.

Alguns chás reconhecidos como benéficos ao sono:

Chá de camomila
Além de reduzir o estresse, o chá de camomila é um indutor de sono por agir como um sedativo. A inalação do vapor da bebida também ajuda no relaxamento necessário para ter um sono tranqüilo.

Chá de erva-cidreira
A erva-cidreira reduz a freqüência cardíaca, e atua como um calmante que inibe a ação do estresse, da ansiedade e da depressão. Mas ela é contraindicada a gestantes e exige cuidados e recomendação médica a quem sofre de hipotensão e hipotireoidismo.

Chá de maracujá
Dá pra fazer o chá com a polpa da fruta ou ainda com as folhas e caules, onde por sinal está mais concentrado o efeito tranquilizante. Um dos segredos do maracujá é a presença do magnésio, mineral que controla a ansiedade.

Chá de lavanda
O chá de lavanda tem um aroma que ajuda no relaxamento, e seu efeito pode ter impacto também no humor (o que ajuda a reduzir também a ansiedade e a depressão).

Chá de hortelã
A hortelã é um calmante natural que reduz o estresse. Outra vantagem é que relaxa os músculos, e isso proporciona potencial alívio para a indigestão – um dos fatores bastante ligados à insônia.

Fonte:https://gq.globo.com/Corpo/Saude/noticia/2021/03/insonia-combater-cha.html



Comentários