PRIMEIRAS RUGAS: QUAIS OS TIPOS,COMO APARECEM,CUIDADOS,DICAS DE PRODUTOS E TRATAMENTOS PARA AMENIZÁ-LAS
Primeiras rugas: cuidados e tratamentos para amenizá-las
Envelhecimento da pele pode ser controlado com rotina de skincare e hábitos saudáveis
As linhas de expressão são uma grande preocupação na vida das mulheres e algumas fazem de tudo - desde cuidados diários a tratamentos estéticos - para retardar os sinais da idade no rosto. Isso acontece porque as rugas são um sinal claro de que a pele não é mais a mesma, que a idade está chegando e, a partir daí, é preciso cuidar da pele para amenizar os efeitos.
É normal que isso aconteça na faixa dos 30 anos, quando há uma redução natural na produção de óleo pelas glândulas e uma queda nos antioxidantes do organismo. Tudo isso predispõe ao aparecimento das primeiras rugas e linhas de expressão, já que a produção do colágeno e da elastina também começa a diminuir.
Quer saber como amenizar as rugas faciais? Conversamos com a dermatologista Claudia Marçal e a cosmetóloga Mika Yamaguchi para saber como surgem as rugas, como cuidar delas e também descobrir se os cosméticos anti-idade realmente funcionam na pele.
Como surgem as rugas no rosto?
As rugas são resultado do processo natural de envelhecimento da pele por conta da ação muscular repetitiva ao longo dos anos combinada à diminuição das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo. Porém, alguns hábitos que temos durante a vida podem favorecer - e até antecipar - o aparecimento desses sinais da idade.
“A exposição solar desprotegida, por exemplo, figura entre os principais causadores de rugas, já que os raios UVA e UVB causam lesões na pele desde a epiderme até camadas mais profundas da derme, modificando o colágeno, a elastina, a regeneração da epiderme, aparecimento de manchas, aumentando assim a predisposição ao aparecimento de rugas”, conta ela.
Além disso, fatores como poluição, tabagismo, alimentação e a forma que dormimos também contribuem para o surgimento das rugas.
Você pode, sim, retardar o aparecimento de rugas!
A dermatologista explica que manter uma rotina diária de cuidados com a pele, com a utilização de cremes e filtros solares, ajuda muito na manutenção da qualidade da pele e na prevenção do aparecimento das rugas. Porém, 80% do envelhecimento está relacionado ao estilo de vida.
É importante ter hábitos saudáveis, como dormir de sete a oito horas por noite, seguir dieta magra rica em proteína, ingerir dois litros de água por dia e praticar exercícios físicos. Além disso, evite fumar, consumir bebidas alcoólicas e açúcar em excesso, realizar expressões faciais de forma repetida e dormir com o rosto virado para o travesseiro.
Diferença entre rugas e linhas de expressão
Rugas são aquelas marcas profundas que surgem naturalmente com o processo de envelhecimento devido a fatores como perda de firmeza e elasticidade da pele. Já as linhas de expressão são, inicialmente, pequenas demarcações que aparecem quando movemos a musculatura do rosto.
Com o tempo, essa musculatura marca a pele e faz com que essas linhas (inicialmente dinâmicas e que aparecem só em expressão) se tornem estáticas, aparecendo mesmo em repouso.
Quando começar a usar cremes anti-idade?
A partir dos 20 anos os cremes anti-idade já podem ser usados, pois ajudam na prevenção. Porém, esses devem ser adequados para essa faixa etária. Vale a pena então apostar em cosméticos formulados com ativos de alta propriedade hidratante e antioxidante, como Vitamina C, Vitamina E, Alistin, e Ácido Hialurônico.
Porém, é a partir dos 30 anos, quando observamos os primeiros sinais do envelhecimento, que o uso de hidratantes formulados com substâncias anti-idade, principalmente antioxidantes e estimuladores da produção de colágeno, deve ser reforçado.
“À noite, vale a pena apostar no Ácido Retinóico ou Retinol, desde que com a devida prescrição médica. Além dos cuidados tópicos diários, nutricosméticos com Silício Exsynutriment e Vitamina C também podem ser indicados para auxiliar no tratamento anti-idade”, indica.
Como cuidar das rugas
A rotina skincare para quem já conta com rugas deve ser iniciada com a higienização facial, tanto de manhã quanto à noite, com sabonetes naturais. Logo após, deve-se fazer uma limpeza com um tônico. Se for uma pele mais normal a seca, o produto deve ser sem álcool e com extratos calmantes. Já se for uma pele mais oleosa, mista ou acneica, o ideal é optar por um tônico formulado com substâncias que sejam mais adstringentes.
Dra. Claudia indica, para esse tipo de paciente, muita hidratação. “Após o tônico, aplique um hidratante na forma de séruns, de fluidos e de loções sem gordura, caso você tenha a pele oleosa. Se for uma pele mais seca, essa hidratação deve vir na forma de cremes, de leite, de loções com lipídios e fosfolipídios que formem uma segunda barreira de proteção sobre a pele”.
Depois disso, outro ponto importante é a fotoproteção diária de, no mínimo, FPS 30 para fototipos 3 e 4 (peles mais escuras) e FPS 50 para fototipos 1 e 2 (peles mais claras). O filtro solar precisa de uma proteção um pouco mais ampla, ou seja, além da proteção anti-UVA e anti-UVB, deve proteger também contra a luz azul e o infravermelho. Além disso, o produto deve conter substâncias antioxidantes que façam a recuperação e o reparo do dano inflamatório causado pelo sol.
A rotina skincare noturna deve incluir também produtos formulados com altas concentrações de vitamina C (de 20 a 30%) combinadas com palmitato retinol de vitamina A e vitamina E em conjunto com hidratantes e loção ricas em fosfolipídios para evitar a perda transepidermal de água.
Tratamentos para minimizar as rugas
Além da rotina skincare, vale a pena apostar na aplicação de toxina botulínica em pontos específicos na fronte e entre as sobrancelhas para ajudar a tratar as rugas dinâmicas, relaxando a musculatura da área que recebeu a medicação. Preenchimento injetável à base de ácido hialurônico em regiões como ponta nasal, contorno da mandíbula, sulco nasolabial, lateral das sobrancelhas também pode ajudar a minimizar rugas e deixar o rosto mais jovial.
“Em pacientes que têm receio do uso da toxina botulínica do ponto de vista intradérmico, intramuscular, faço a utilização como drug delivery. Essa toxina botulínica é aplicada logo depois do uso do laser Erbium Glass 1565 e em uma solução diluída, diferentemente daquela injetável, mas aplicado topicamente sobre a pele, inclusive na região das pálpebras, do corrugador, da testa, para melhorar rugas e a aparência e textura da pele”, orienta.
A especialista ainda indica cápsulas que amenizam as rugas, uma vez que o tratamento de dentro para fora costuma otimizar os resultados. “Hoje existem muitos ativos que melhoram a qualidade da pele via oral, dentre eles: In.Cell, que fornece um gama importante de proteínas e nutrientes para hidratar e devolver o equilíbrio da pele, como Exsynutriment e Bio-Arct, que estimulam o colágeno, e Glycoxil, que combate os efeitos do açúcar na pele”.
Produtos anti-idade realmente funcionam?
Segundo a farmacêutica e cosmetóloga Mika Yamaguchi, eles funcionam, sim! Como a tecnologia cosmética evoluiu muito nos últimos anos, ativos fazem diferença e auxiliam na manutenção de uma pele mais saudável.
“Temos o Hyaxel, um ácido hialurônico fracionado vetorizado no silício que aumenta a expressão dos genes de hidratação, como aquaporinas e filagrinas, restabelece a função de barreira da pele e, concomitantemente, aumenta a produção de ácido hialurônico, restabelecendo a substância fundamental da pele e amenizando as rugas”, explica.
Outro ativo indicado pela cosmetóloga e que trabalha diminuindo a rigidez das proteínas é o Alistin, um peptidomimético da carcinina que tem ação antiglicante (impede o açúcar de se ligar ao colágeno) e deglicante (desliga o açúcar que já está ligado ao colágeno), diminuindo a glicação na pele e restabelecendo a elasticidade.
Hoje também existe a preocupação com a radiação azul ou luz visível (notebook, TV e smartphones) que envelhece tanto quanto radiação solar. Por isso, utilizar ativos que absorvam a luz azul é importante para diminuir a formação de rugas. “Um ativo interessante é o Pro Shield MDC, um composto rico em melanoidinas extraídas do café torrado que tem a capacidade de absorver a radiação azul, e ajuda na proteção da pele durante a exposição à luz azul”, finaliza.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/02/primeiras-rugas-cuidados-e-tratamentos-para-ameniza-las.html
Que tipo de ruga você tem?
Veja como identificar a origem e a intensidade desses sinais e as medidas recomendadas para suavizar de sulcos a linhas de expressão. No final, confira o que as colaboradoras de Beauty Tudo comentam sobre os cremes que testaram
Nem sempre queremos saber que rugas temos. Queremos mais é acabar com elas. Mas não é bem assim. Atenuar as marcas é saudável porém eliminá-las não é necessário. O rosto precisa de histórias e esses sinais contam narrativas, atestam experiências. A dermatologista Fernanda Porphirio, especialista em Dermatologia e Estética pelo New York Cosmetic, da Clínica Vanité, explica como essas linhas foram parar nos nossos rostos e indica o melhor caminho para suavizá-las. Mas, antes, é preciso olhar bem para elas e tentar identificar de que tipo são. Assim, fica mais fácil acertar no plano de ação. Conheça, a seguir, os tipos de rugas, como lidar com elas e os dermocosméticos que as colaboradoras de Beauty Tudo testaram com esse fim.
Mapeamento
Os sinais podem ser classificados de diversas formas. Uma delas é pelo agente causador, ou seja, pelo fator que a fez surgir. Essa abordagem é interessante porque ajuda a definir um procedimento e a evitar os causadores. Acompanhe.
Movimentos repetitivos = rugas de expressão
Costumam aparecer ao redor dos olhos (pés de galinha), no entorno dos lábios (código de barras), na testa, na glabela (entre as sobrancelhas), na linha nasal (bunny Lines), ou seja, em todas as partes do corpo onde há movimentação tecidual pela contração dos músculos faciais de expressão. Surgem inicialmente de forma dinâmica pelos movimentos repetidos do rosto, mas com o passar do tempo, há a quebra das fibras de colágeno por repetição desses movimentos e as rugas vão se aprofundando e se tornando estáticas.
Elas são visíveis a partir dos 20-25 anos e começam a ficar marcadas em torno dos 30-35 anos, por isso hoje se fala muito na toxina botulínica preventiva.
Flacidez = rugas gravitacionais
Se instalam, principalmente, nas partes de rosto mais suscetíveis à flacidez e à perda da volumetria, como no contorno da face. Em especial, nas regiões do maxilar e da mandibular, no pescoço e nas pálpebras. Tornam-se mais evidentes a partir dos 60 anos.
Envelhecimento genético -= rugas atróficas
São sinais do processo de envelhecimento genético da pele e se caracterizam pela consequente atrofia da pele. São estáticas, portanto, não estão relacionadas com a movimentação muscular do rosto. Aparecem em torno de 50 anos e podem ser mais precoces em fumantes, já que o cigarro acelera do envelhecimento do organismo.
Fotoenvelhecimento = Elastótica
Provocadas principalmente pelo fotoenvelhecimento. O excesso da exposição solar, sem a devida proteção contra os raios solares, prejudica o colágeno e a elastina, reduzindo a elasticidade e a sustentação da pele. Como resultado, podem surgir essas rugas, que são estáticas (ou seja, visíveis independentemente da expressão facial), geralmente nas regiões mais expostas ao sol.
Essas rugas podem apresentar-se em intensidade diferentes. São superficiais quando você estica a pele e elas desaparecem. Ou são profundas, quando mesmo com a pele esticada, elas continuam lá (os sulcos estão nessa categoria também).
Agora que você já sabe o tipo e a intensidade desses sinais, é hora de entender o que é indicado para suavizá-las.
Os tratamentos
Além de seguir a rotina de skincare, outros procedimentos podem ser indicados. Para as rugas dinâmicas, as opções são a aplicação de toxina botulínica para paralisar temporariamente a contração muscular, que marca a pele, evitando que a ruga se pronuncie. Também são indicados os preenchimentos com ácido hialurônico.
Já para rugas estáticas já instaladas e visíveis independentemente da movimentação muscular, o recomendado são tratamentos que estimulem o colágeno, na tentativa de preencher essas quebras que formaram as rugas e os sulcos. Mas, enquanto o isolamento social se faz necessário, o mais prudente é reforçar o skincare em casa. Confira alguns produtos que auxiliam no rejuvenescimento da pele, testados pelas colaboradoras de Beauty Tudo.
OS CREMES TESTADOS
Creme Rejuvenescedor Facial Gold Lift Noturno, Cicatricure, R$ 89,99
Promete recuperar a densidade e a elasticidade da pele, atuando nas zonas mais marcadas pela idade. Veja resenha completa do produto.
Creme Facial Antissinais Dia Q10 Plus C FPS15, Nivea, R$ 51,90
De acordo com a marca, reduz as linhas de expressão e protege a pele contra os sinais de envelhecimento precoce.
Loção Facial Capture Totale Cell Energy, Dior, R$ 639
Desenvolvido com base em pesquisa da marca em células-mãe. Promete reduzir, após 7 dias de uso, as rugas salientes, deixando a pele mais firme.
Hidratante Facial Diurno Anti-Aging Restore FPS 15, Nutrimetics, R$ 161,90
O produto promete proteção contra o envelhecimento prematuro da pele. Testes conduzidos pela marca dizem que após 14 dias de uso há redução na profundidade das rugas.
Instantly Ageless, Jeunesse, R$ 149
Trata-se de um produto para efeito imediato, não é um creme de tratamento. Promete esticar a pele e alisar linhas finas imediatamente. Após retirar o creme, a pele volta ao original.
Dicas e produtos para minimizar rugas e linhas de expressão
Boa alimentação, exercícios e skincare noturno estão entre as práticas para cuidar do rosto
Para saber como cuidar das linhas de expressão e ressecamento da pele causadas por como tempo, exposição inadequada ao sol e poluição, por exemplo. A Marie Claire com os dermatologistas Dra. Claudia Marçal, de Campinas, e Dr. Abdo Salomão,de Minas Gerais, que dão dicas de hábitos diários e opções de tratamentos para manter a cútis saudável e renovada por mais tempo.
Segundo Claudia, as linhas de expressão surgem quando há movimentação o rosto, isto é, são fruto da musculatura quando ela começa a exercer o seu papel de franzir a testa, de contrair o músculo entre as sobrancelhas. Já as rugas têm muito a ver com fatores como o próprio envelhecimento natural, os danos solares, a má alimentação, o tabagismo, o estresse e outros tantos maus hábitos de vida que aceleram a perda do colágeno e de outras proteínas da pele, além de enfraquecer o tecido”, explica.
Proteção e hidratação
Como sabemos, é essencial fazer uso do protetor solar todos os dias e hidratar a pele. Na hidratação, um dos elementos mais importantes é o uso do ácido hialurônico. A especialista conta que hoje, além do ácido hialurônico de alto peso molecular, existe também o ácido hialurônico de baixo peso molecular, que vem enriquecido com açúcares que seguram água na pele e mantém a elasticidade.
O ácido hialurônico deve ser usado em conjunto com antioxidantes, como resveratrol, vitamina C, vitamina E, o ácido ferúlico e principalmente a fotoproteção diária de no mínimo FPS 30 para fototipos 3 e 4, e uma fotoproteção de 50 nos fototipos 1 e 2.
Para os casos de pele ressecada, já existe protetor solar com fórmula mais hidratante. Esses produtos contam com agentes hidratantes, vitamina E ou estão em fórmulas mais cremosas. Já para peles mais secas, o produto deve ser oil-free com sensorial de toque seco.
Dr. Abdo lembra que, para o dia a dia, o ideal é passar o protetor solar de quatro em quatro horas, ou seja, às 8h, às 12h e às 16h. Para piscina e praia (exposição direta), é essencial passar de hora em hora e não se esquecer de aplicar uma quantidade generosa. “Apesar das marcas afirmarem que são resistentes à água, a maioria sai na água ou ocorre a diminuição de concentração. Então, se entrar na água, é preciso reaplicar após sair”.
Tratamento noturno da pele é essencial
Você costuma fazer o skincare antes de dormir? Pois sabia que o hábito é muito importante porque é um período de regeneração e reorganização celular, uma vez que nosso metabolismo basal está mais baixo. É o momento que os produtos têm uma ação muito mais proveitosa e que ajudam na detoxificação e limpeza celular.
Dr. Abdo comenta que a noite é o período em que a pele é menos exposta aos agressores ambientais, é nesse momento em que podemos aplicar ativos e medicamentos mais poderosos na pele.
“O creme de uso noturno possui substâncias que aumentam e normalizam a produção energética da pele, além de outras reparadoras e nutritivas, capazes de reparar os desgastes que ocorreram durante o dia. Como neste período nós temos uma maior renovação celular, então, podemos associar, também, ativos que nutrem e promovem um peeling biológico”, ressalta a dermatologista.
Hábitos que evitam rugas e ressecamento
Seguir uma rotina saudável é a chave para manter a pele livre de rugas e ressecamento. As principais dicas são: ter bons hábitos alimentares, um sono privilegiado, procurar controlar o nível de stress, fazer atividades físicas, cuidar da pele, evitar o cigarro (um dos maiores causadores de malefícios para a pele e o que mais provoca rugas disparadamente conjuntamente com o sol que traz o fotoenvelhecimento) e controlar-se nas bebidas alcoólicas.
Para o especialista é essencial ingerir proteína e gordura boa, diminuir o consumo de doces e carboidratos. A atividade física também é importante, porque melhora a oxigenação do tecido cutâneo.
Nutracêuticos previnem e combatem problemas de pele
Você já ouviu falar em “nutracêuticos”? São produtos naturais em formato de cápsulas, comprimidos ou pós formados por diversos componentes que proporcionam benefícios para a saúde e bem-estar. Eles englobam os nutrientes funcionais que têm ação comprovada em prevenir e combater problemas de saúde.
No que diz respeito à dermatologia, devem ser sempre associados à rotina de skincare e não substituí-la. A ação do nutracêutico varia de acordo com a substância em questão. Por exemplo, existem substâncias antioxidantes, capazes de reduzir os efeitos nocivos dos raios solares na pele. É o caso do pycnogenol, polypodium leucotomos, exsynutriment, bio-arct, glycoxil, luteína, vitaminas E e C.
Segundo Dra. Claudia, existem componentes capazes de auxiliar no combate da acne (ômega 7), os cerasomosides (efeito anti-irritante e melhora a elasticidade da pele) e o colágeno hidrolisado (atenua o afinamento da pele que ocorre com o envelhecimento).
Mas atenção: a indicação do nutracêutico deve ser feita pelo dermatologista, que leva em conta o tipo de dieta do paciente (dietas restritivas), problemas de absorção intestinal das vitaminas, como anemia perniciosa, pós-cirurgia bariátrica, exposição alta ao estresse oxidativo, como atletas e tabagistas, e presença de rugas e linhas de expressão.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2020/03/dicas-e-produtos-para-minimizar-rugas-e-linhas-de-expressao.html
Comentários
Postar um comentário