- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Antioxidantes para cuidar da pele Foto: Shutterstock
Salvação da pele: conheça três antioxidantes que combatem o envelhecimento e melhoram a flacidez
Muito se fala sobre antioxidantes, mas você sabe como essas substâncias atuam no seu rosto? Três delas são capazes de salvar a pele — niacinamida, resveratrol e vitamina C — e o outono é o melhor período para começar a utilizá-las. “Protegem a cútis dos radicais livres que são gerados tanto naturalmente, pelo próprio metabolismo, quanto pela exposição a fatores exógenos, como raios UV, cigarro, álcool e poluição”, diz a dermatologista Juliana Piquet, do Rio de Janeiro. “Os radicais livres são moléculas reativas de oxigênio capazes de danificar estruturas celulares como o DNA (produzindo mutações que podem levar ao câncer), membranas e proteínas, como o colágeno”, continua. “Os antioxidantes ajudam a neutralizar a produção de radicais livres. Seu uso combate o envelhecimento, o surgimento de novas rugas, uniformiza o tom de pele e melhora a flacidez”, completa o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro.
Estima-se que, pelo menos, 50% dos danos à pele são causados pelos radicais livres provocados pela exposição solar. Um estudo publicado pelo British Journal of Dermatology destacou a vitamina C como um importante agente contra esses malefícios. “Os cientistas observaram que, na região tratada com vitamina C pura, após a irradiação solar, houve uma diminuição de 38% de sunburn cells (células marcadoras do dano UV), diminuição no eritema (fluxo sanguíneo cutâneo) em 51,89% e diminuição de 57,72% das sunburn cells após irradiação UVA”, diz o farmacêutico e pesquisador Maurizio Pupo.
É necessário ter atenção às fórmulas. Há tecnologias especiais de liberação prolongada de vitamina C. Isso faz com que o ativo seja absorvido aos poucos, o que garante maior eficácia. A vitamina C também tem papel na síntese de colágeno e elastina, e ação clareadora. “O tratamento deve ser iniciado a partir dos 20 anos”, indica André. Pode ser usada em qualquer tipo de pele, na versão sérum para oleosas e creme para ressecadas ou sensíveis.
Já a niacinamida, além de antioxidante, tem efeito anti-inflamatório, despigmentante e imunomodulador, auxiliando no tratamento de hiperpigmentações. “Promove a hidratação da pele e tem função clareadora de manchas. É indicada para tratar acne e rosácea”, explica André. Juliana Piquet ressalta sua atuação no tratamento do melasma. “Justamente pelo efeito anti-inflamatório.” A substância aumenta o reparo do DNA, modula a reação inflamatória induzida pela radiação ultravioleta e diminui a imunossupressão causada pela exposição aos raios. “Como consegue reduzir lesões pré-malignas e de câncer de pele em indivíduos de alto risco, podemos dizer que a niacinamida é um promissor agente preventivo do melanoma”, afirma Maurizio Pupo.
Encontrado em uvas, nozes e frutas, o resveratrol é uma substância química. “É um antioxidante muito potente com propriedades anti-inflamatórias que combatem os danos causados pelos raios UVB, de acordo com pesquisas”, conta Juliana. Ele atua no combate do envelhecimento precoce, ajudando a melhorar a circulação e auxiliando na eliminação de toxinas do organismo. Seu elevado poder antioxidante natural, capaz de prevenir e tratar inúmeras doenças, proporciona ação anti-inflamatória.
Animou-se? Então, coloque os antioxidantes na sua rotina matinal para aproveitar a ação protetora que eles trazem em relação à exposição solar e curta, sem medo, a luz do outono.
Fonte:https://oglobo.globo.com/ela/beleza/salvacao-da-pele-conheca-tres-antioxidantes-que-combatem-envelhecimento-melhoram-flacidez-24980025
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário