SEXO FUNCIONA COMO EXERCÍCIO FÍSICO? ENTENDA COMO TRANSAR CONTRIBUI PARA A SAÚDE

 

Afinal, sexo conta como exercício físico? Eis a resposta definitiva


Sexo funciona como exercício físico? Entenda como transar contribui para a saúde

Além de queimar calorias e trabalhar o sistema cardiovascular, fazer sexo auxilia inclusive na saúde mental



Por Luciane Angelo (@lucianeangelo)

 

 

Estes dias, após uma boa noite de sexo, acordei sentindo o bem-estar causado pelas horas orgásticas, além de uma barriguinha mais lisa. Sabe aquela ligeira olhada de perfil no espelho pela manhã? Hummm, pulei a academia para o encontro, mas me dei bem ao final...

Bom, o que eu vi no espelho tem comprovação científica. Estudos revelam que uma atividade sexual de 30 minutos leva a mulher a gastar até 90 calorias. Aqui entra a variação da intensidade do momento, claro. Você pode gastar mais ou menos. Por exemplo, na posição missionário, a mulher gasta menos pois está deitada de maneira mais passiva. Já se fizer a cavalgada, o esforço é maior. Você já sentiu seus músculos dando um "oi" após uma noitada de sexo? As posições com a mulher em cima fortalecem as pernas, se você experimentar a posição cachorrinha (em que está de quatro) vai sentir o tríceps e o ombro.


Já parou para pensar que o sexo pode ser considerado até mesmo um pequeno treino? E muito mais divertido, convenhamos. Além de proporcionar queima calórica e ser uma atividade aeróbica, os hormônios de bem-estar e prazer também são acionados durante a prática, conjunto que garante diversos benefícios para a saúde.

Abaixo, confira alguns dos principais benefícios do sexo para a saúde!

Melhora a qualidade do sono

A atividade sexual, principalmente quando se chega ao orgasmo, libera um hormônio chamado oxitocina, que tem efeito soporífico, ou seja, que ajuda a induzir o sono.

Controla o estresse e traz bem-estar

A oxitocina e outras endorfinas liberadas pela atividade sexual promovem relaxamento e sensação de bem-estar, além de atenuarem dores corporais.

Melhora do desejo sexual em mulheres

A atividade sexual melhora a lubrificação, o fluxo sanguíneo e a elasticidade vaginal, além de fortalecer a musculatura do períneo, melhorando o controle esfincteriano — o que é muito importante no combate à incontinência urinária.

Melhora da função vaginal e pélvica

O sexo fortalece os músculos do assoalho pélvico. Quando a mulher tem um orgasmo, há contrações nos músculos dessa região, que ajudam a trabalhar essa musculatura e, com o passar do tempo, deixá-la ainda mais resistente.

Influencia na saúde cardiovascular

Fazer sexo com mais frequência pode ser benéfico para o coração, afinal, aumenta a frequência cardíaca e equilibra os níveis de estrogênio e testosterona no corpo.


Fonte:https://vogue.globo.com/wellness/noticia/2022/11/sexo-funciona-como-exercicio-fisico-entenda-como-transar-contribui-para-a-saude.ghtml


O sexo é considerado Exercício Aeróbico?


Que o sexo envolve muitos movimentos e traz vários benefícios ao corpo, todos sabem.

Porém, será que assim como uma corrida, por exemplo, o sexo queima tantas calorias?

E, por consequência, pode ser considerado um exercício aeróbico?

Além de prazeroso, é antiestressante e relaxante, proporcionando o bom humor e ininterruptas noites de sono.

Como durante o sexo é movimentado 657 músculos do corpo, ou seja, trabalha toda a musculatura corporal, independente de como as pessoas preferem fazer, o ato é considerado um exercício aeróbico, que ajuda a emagrecer, fortalece os músculos e protege o coração.

Exemplificando, é só comparar o sexo a uma corrida no parque, andar de bicicleta ou alguns minutos de musculação.

Dependendo da intensidade, fazer 30 minutos de sexo pode valer por 15 minutos de corrida moderada, na velocidade de 6 a 7 quilômetros.

No entanto, vale lembrar que o ato sexual não substitui os exercícios físicos, e sim, complementa, até porque as atividades físicas também contribuem pela melhora do desempenho sexual.

Especialistas explicam que para aproveitar todos os benefícios por completo, o ideal é praticá-lo regularmente, no mínimo três vezes por semana, e que a relação dure de 30 a 45 minutos, isto é, quanto mais, melhor, uma vez que a pratica estimula a atividade cerebral ao fazer o sistema circulatório e respiratório funcionarem com mais intensidade.

Com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre o tema, vamos explicar mais detalhadamente o porquê o sexo pode ser considerado um exercício aeróbico, quais benefícios ele traz ao corpo, dentre outras funções.

O sexo como Atividade Física

O sexo é um dos exercícios mais prazerosos, e estar com o corpo saudável e em forma é melhor ainda para aumentar o desejo e o desempenho sexual.

Durante a relação, pode perceber que o coração trabalha tanto como se estivesse fazendo um exercício puxado, tal que a respiração fica ofegante.

Todavia, quando os indivíduos tem uma boa flexibilidade, força, resistência muscular e um bom condicionamento aeróbico, provavelmente irão aproveitar mais nesta hora.

Todo exercício pode ser classificado em três níveis: leve, como uma caminhada ou movimento rápido; moderado, como correr e ficar ofegante por mais de 15 minutos; ou forte, que exigem mais energia e resistência, variando de tiros a maratonas.

Pensando assim, o sexo é leve, não desgasta fisicamente e não tem gasto energético assim tão alto.

Cientistas descobriram que uma noite de paixão pode corresponder a uma sessão de treino de corrida e o sexo foi considerado como “exercício significativo”.

Uma pesquisa realizada pelo Daily Mail mostrou que meia hora de atividade sexual faz os homens queimarem 120 calorias enquanto as mulheres queimariam 90.

Logo, as pessoas podem queimar tantas calorias em uma hora de amor quanto gastariam em uma corrida de 30 minutos, por exemplo.

Para entender um pouco melhor o porquê o sexo pode ser considerado um exercício aeróbico, veja abaixo o trabalho corporal durante as fases da relação:

Na Excitação

Essa é a primeira parte, quando o sangue do corpo vai para a região pélvica, produzindo a ereção nos homens e a lubrificação da vagina nas mulheres.

Após isso, a pressão arterial e a tensão muscular aumentam progressivamente. O ritmo cardíaco também se eleva: de 40 a 70 pulsações por minuto para 90 a 100 pulsações por minuto.

Na Penetração

Nessa etapa, a respiração acelera e a pressão e batimentos continuam aumentando.

Durante o Orgasmo

Na fase final, a tensão muscular alcança o seu máximo e o batimento cardíaco pode chegar a 190 pulsações por minuto.

Porém, o nível de condicionamento físico da pessoa interfere nestes valores, tal que provavelmente já tenha ouvido sobre casos de infartos no ato sexual, pois um trabalho intenso do coração e pulmões, além da parte emocional, muscular, etc.

Por isso, com todo este trabalho corporal, muitas calorias são eliminadas. Mas enfatizando que o gasto calórico vai depender de cada organismo, intensidade, quantidade e tempo de prática.

Então, não significa que somente com o sexo, a pessoa vai perder alguns quilinhos e tonificar os músculos.

O ideal é conciliar uma atividade física com uma boa alimentação e a pratica regular do sexo para obter todos os resultados desejados.

Quais os Benefícios que o Sexo traz para a Saúde?

O sexo não é apenas um fator importante para o relacionamento, ele pode ser considerado um exercício aeróbico, por fazermos os movimentos de forma regular, ativando sistema e músculos.

A prática da atividade sexual melhora o condicionamento físico e a circulação sanguínea, sendo uma ótima ajuda para o sistema cardiovascular. Ainda, libera endorfinas e oxitocinas na corrente sanguínea gerando bem-estar.

Entretanto, apesar de proporcionar prazer e qualidade de vida, uma pesquisa feita na Universidade de São Paulo (USP), relatou que 70% dos brasileiros fazem menos sexo do que declaram em conversas e pesquisas públicas.

Outro dado curioso revelou que 60% dos brasileiros afirmam ter problemas sexuais como falta desejo, incapacidade de atingir o orgasmo, ejaculação precoce e dor na hora da penetração.

Em vista disso, diante dos bons efeitos que apontaremos a seguir, talvez não pense duas vezes para intensificar sua atividade entre os lençóis.

Vamos lá!

  • Queima calorias;
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Reduz a pressão arterial;
  • Aumenta a imunidade;
  • Fortalece a musculatura do assoalho pélvico;
  • Diminui o risco de câncer de próstata;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Alivia a dor;
  • Alivia a obstrução nasal;
  • Alivia as crises de enxaqueca;
  • Alivia as cólicas de TPM;
  • Melhora o sono;
  • Diminui o estresse e a ansiedade;
  • Eleva a autoestima;
  • Adiciona anos de vida;

Diante de todos esses benefícios, só vale ressaltar que a entrega absoluta na relação é que faz surtir os efeitos positivos, a chamada saúde sexual.

Contudo, caso o ato não desperta atração física ou menor afinidade com o parceiro (a), pode resultar em malefícios físicos e psicológicos, com frustração e insatisfação sexual.

Concluindo…

A atividade sexual é uma atividade importante e relevante para a vida humana, justamente por ter impacto sobre a saúde mental, física e social, bem como a qualidade de vida do indivíduo.

Desta maneira, em função dos inúmeros benefícios que o sexo proporciona, agora temos certeza que o incluirá com mais frequência na rotina.

Lembrando, que não se deve substituir o sexo por uma atividade física, pois ele não é o suficiente para perder peso e ganhar massa muscular.

Agora, se ter uma vida saudável é uma das suas prioridades, considerar o sexo pode ser tão benéfico assim como a alimentação saudável e o exercício físico.

Assim, é bem provável ocorrer muitas mudanças em sua saúde e bem-estar geral. Portanto, pratique sexo com segurança e regularmente que muitos benefícios irão surgir além do prazer…

Fonte: DicasDeTreino

https://primefull.com.br/o-sexo-e-considerado-exercicio-aerobico/


Comentários