Retenção de líquidos: 10 alimentos que ajudam a reduzir o inchaço
Conheça ingredientes naturais para inserir nas suas receitas e ajudar a liberar o excesso de água produzido pelo organismo
- POR NATHALIA FABRO
O inchaço do corpo nada mais é do que um sinal da retenção de líquidos ao redor de tecidos do organismo. Falta de exercícios físicos, alimentos gordurosos e cheios de açúcar, e o consumo excessivo de sódio podem ocasionar esse acúmulo. Mas existem ingredientes naturais que também podem melhorar a condição.
"Quando o sódio é consumido em abundância, ele fica acumulado no organismo e, como resposta, nosso corpo precisa liberar mais água para reduzi-lo, causando a retenção de líquido", explica a nutricionista Natalia Barros, mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "No caso do álcool, acontece o mesmo processo. A diferença é que ele desidrata o organismo, provocando o acúmulo de líquidos pelo mecanismo de retirada da água, e não aumento do sódio."
Segundo a especialista, consumir em equilíbrio alimentos ricos em sódio, gorduras e açúcares não traz problemas – o importante é evitar exageros. "Beber bastante água é o recomendado para eliminar o excesso de sódio do organismo e manter o bom funcionamento dos rins. Quando o inchaço aparecer, apenas volte para sua rotina normal com alimentação balanceada e faça atividade física", ela diz.
O potássio também é um importante nutriente para combater a retenção de líquidos. Por isso, Natalia recomenda incluir ingredientes ricos em potássio na dieta. Em relação ao modo de preparo, ela afirma que não existe uma relação direta com a cocção e o inchaço. "Entretanto, preparar alimentos assados, grelhados ou cozidos no vapor são as melhores opções, já que evitam a fritura e o excesso de gorduras", comenta.
Abaixo, confira quais são os melhores ingredientes para diminuir o inchaço e inclua já nas suas refeições!
1. Abacate
O fruto tem bastante potássio e fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e, de quebra, a retenção de líquidos.
2. Alface
Mimosa, lisa, crespa, romana, americana: não importa a variedade da folha que você escolher, todas têm benefícios para a saúde.
3. Aveia
O cereal pode ser consumido com frutas, iogurtes, em vitaminas e até molhos ou sopas.
4. Beterraba
Rica em zinco, a beterraba contribui também com o fortalecimento do sistema cardiovascular e dá resistência física. Para o consumo, aposte em saladas e grelhados.
5. Espinafre
Além de fortalecer os músculos, a hortaliça evita a prisão de ventre e previne doenças cardiovasculares.
6. Feijão
O grão tem bastante fibra, ajudando no funcionamento do intestino. Prefira consumi-lo em receitas leves e sem gordura.
7. Laranja
Prevenir a gripe, contribuir com a saúde dos olhos, melhorar o humor e evita pedras nos rins. Esses são alguns dos benefícios que a fruta oferece.
8. Mamão
Rica em vitaminas e fibras, a fruta é uma ótima aliada para a regular o funcionamento do intestino.
9. Melancia
Com bastante água, a fruta é ótima para a hidratação da pele e dos cabelos. Também é um diurético natural.
10. Pepino
Leve e com poucas calorias, o vegetal ajuda a reduzir o açúcar no sangue, controla a pressão arterial e mantém a saúde cardiovascular.
Comentários
Postar um comentário