Barriga inchada? Postura de Ioga promete reduzir abdômen com apenas 10 minutos por dia
Entre seus benefícios estão uma melhora na digestão, aumento na circulação sanguínea e redução de inflamações do organismo
Por Victoria Vera Ziccardi, La Nacion
09/01/2023 15h48 Atualizado há um mês
A Ioga é uma das atividades físicas mais praticadas atualmente. Além dos benefícios para o corpo, a prática prolongada faz bem para a mente e, segundo os alunos que frequentam as aulas, para o “espírito”. Seus seguidores mais fiéis incentivam a torná-lo um hábito de vida para desfrutar de todo o seu poder de cura.
Muitas de suas posturas podem ser feitas fora do contexto de uma aula de ioga, sem ir além, no conforto de casa. Como a Viparita Karani, uma das poses de ioga mais calmantes e nutritivas para a mente e o corpo. Entre seus benefícios estão a melhora da digestão, o aumento da circulação sanguínea e a desinflamação e redução de inflamações do organismo.
“Viparita Karani, também conhecida como postura da vela apoiada, é considerada uma postura de inversão dentro dos asanas regulares do ioga, mais orientada para ser realizada em iogaterapia ou Yin. Recomenda-se que no início seja feito com a ajuda de um professor, até que dominemos bem o suficiente para fazer em casa”, diz Camila Riganti, instrutora de ioga, criadora do Método Balance e uma das famosas quíntuplas.
“Uma maneira simples de fazer Viparita Karani é colocar um bolster - uma almofada alongada que nos ajuda a executar corretamente certas posturas de ioga - perto da parede, apoiando as nádegas e ativando o abdômen para trazer as pernas para a parede. As arestas interiores dos pés devem tocar-se e a zona dorsal deve estar apoiada no chão, assegurando que os ombros estão no chão e a curva cervical também”, explica Mónica Duran, diretora do Kali Ioga Pilar.
Ela garante que é necessário fazê-lo por pelo menos 15 minutos por dia para notar seus resultados e diz que se for feito antes pouco antes de dormir “consegue um sonho gostoso”.
Os instrutores apontam ainda benefícios como: ajuda a melhorar a digestão, desinflama o corpo, reduz o estresse, previne varizes, além de ser regenerador e relaxante. Também melhora a qualidade do sono à noite, a circulação do sangue, oxigenação e contribui para a ativação linfática.
Em um estudo intitulado “O impacto da postura de inversão de Viparita Karani Ioga na pressão arterial média em mulheres jovens”, os pesquisadores se propuseram a observar o impacto da postura na pressão arterial de mulheres jovens.
Durante a análise, os grupos foram feitos para realizar a pose de Viparita Karani (pernas para cima na parede). Ao mesmo tempo, a pressão arterial foi medida em três etapas: uma linha de base, após um exercício respiratório de cinco minutos e cinco minutos após o término do exercício respiratório.
Como resultado, eles descobriram que a postura acompanhada de exercícios respiratórios reduziu significativamente a pressão arterial das jovens.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/01/barriga-inchada-postura-de-ioga-promete-reduzir-abdomen-com-apenas-10-minutos-por-dia.ghtml
Comentários
Postar um comentário