NOVO MODELO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE IDENTIFICAR CASOS DE CÂNCER EM ESTÁGIO INICIAL; ENTENDA

  

Novo modelo de inteligência artificial pode identificar casos de câncer em estágio inicial
Novo modelo de inteligência artificial pode identificar casos de câncer em estágio inicial Reprodução

Novo modelo de inteligência artificial pode identificar casos de câncer em estágio inicial; entenda

Ferramenta é capaz de identificar se o crescimento anormal de células encontradas em tomografias computadorizadas representa risco

Por O Globo — Rio de Janeiro

01/05/2023 04h30  Atualizado 01/

Uma equipe de cientistas desenvolveu um modelo de inteligência artificial que permite identificar com precisão um câncer em estágio precoce — e, com isso, acelerar diagnósticos e tratamentos. O estudo, publicado na revista científica eBioMedicine e divulgado neste domingo, mostra que o algoritmo pode ser mais eficaz do que métodos utilizados atualmente.

Projetada por especialistas da Fundação Royal Marsden, do Instituto de Investigação do Câncer em Londres e do Imperial College London, a ferramenta é capaz de identificar se crescimentos anormais de células encontradas em tomografias computadorizadas representam risco.

— No futuro, esperamos que [a ferramenta] consiga melhorar a detecção precoce e torne o tratamento do câncer mais bem-sucedido, destacando os pacientes de alto risco e conduzindo-os para uma intervenção — disse o oncologista e pesquisador Benjamin Hunter ao jornal The Guardian.

Na pesquisa, foi analisada uma amostra de 500 pacientes com grandes nódulos pulmonares, o que permitiu que um algoritmo de caracterização de dados fosse desenvolvido. A ideia é que a inteligência artificial possa detectar informações médicas a partir de aspectos da imagem que não são identificados com facilidade pelo olho humano.

— De acordo com os resultados iniciais, nosso modelo parece identificar grandes nódulos pulmonares cancerígenos com precisão — disse Hunter. — Em seguida, planejamos testar a tecnologia na clínica para ver se ela pode prever com precisão o risco de câncer de pulmão.

O modelo também pode ajudar os médicos a tomar decisões mais rápidas em casos de pacientes com crescimentos anormais de células e que atualmente são considerados de médio risco. Os autores do estudo, porém, ressaltam que a investigação ainda está em fase inicial e poderá levar “algum tempo” até chegar aos sistemas de saúde de outros países.

Causa da morte de 10 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas vezes o câncer pode ser curado se detectado precocemente. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/05/novo-modelo-de-inteligencia-artificial-pode-identificar-casos-de-cancer-em-estagio-inicial-entenda.ghtml?


Comentários