Novo modelo de inteligência artificial pode identificar casos de câncer em estágio inicial; entenda
Ferramenta é capaz de identificar se o crescimento anormal de células encontradas em tomografias computadorizadas representa risco
Por O Globo — Rio de Janeiro
01/05/2023 04h30 Atualizado 01/
Uma equipe de cientistas desenvolveu um modelo de inteligência artificial que permite identificar com precisão um câncer em estágio precoce — e, com isso, acelerar diagnósticos e tratamentos. O estudo, publicado na revista científica eBioMedicine e divulgado neste domingo, mostra que o algoritmo pode ser mais eficaz do que métodos utilizados atualmente.
Projetada por especialistas da Fundação Royal Marsden, do Instituto de Investigação do Câncer em Londres e do Imperial College London, a ferramenta é capaz de identificar se crescimentos anormais de células encontradas em tomografias computadorizadas representam risco.
— No futuro, esperamos que [a ferramenta] consiga melhorar a detecção precoce e torne o tratamento do câncer mais bem-sucedido, destacando os pacientes de alto risco e conduzindo-os para uma intervenção — disse o oncologista e pesquisador Benjamin Hunter ao jornal The Guardian.
Na pesquisa, foi analisada uma amostra de 500 pacientes com grandes nódulos pulmonares, o que permitiu que um algoritmo de caracterização de dados fosse desenvolvido. A ideia é que a inteligência artificial possa detectar informações médicas a partir de aspectos da imagem que não são identificados com facilidade pelo olho humano.
— De acordo com os resultados iniciais, nosso modelo parece identificar grandes nódulos pulmonares cancerígenos com precisão — disse Hunter. — Em seguida, planejamos testar a tecnologia na clínica para ver se ela pode prever com precisão o risco de câncer de pulmão.
O modelo também pode ajudar os médicos a tomar decisões mais rápidas em casos de pacientes com crescimentos anormais de células e que atualmente são considerados de médio risco. Os autores do estudo, porém, ressaltam que a investigação ainda está em fase inicial e poderá levar “algum tempo” até chegar aos sistemas de saúde de outros países.
Causa da morte de 10 milhões de pessoas por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitas vezes o câncer pode ser curado se detectado precocemente. Os cinco tipos de cânceres mais comuns são: mama, pulmão, colorretal, próstata e o de pele.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/05/novo-modelo-de-inteligencia-artificial-pode-identificar-casos-de-cancer-em-estagio-inicial-entenda.ghtml?
Comentários
Postar um comentário