AINDA SOU CONTAGIOSO? SAIBA PELO TIPO DE SINTOMA DE 6 INFECÇÕES: GRIPE, COVID, CONJUNTIVITE, NOROVÍRUS, VSR E DE GARGANTA - UM GUIA COMPLETO
Ainda sou contagioso? Saiba pelo tipo de sintoma de 6 infecções: gripe, Covid, conjuntivite, norovírus, VSR e de garganta
Um guia completo para saber se você pode infectar outras pessoas pelo tempo de duração e intensidade de sintomas dessas doenças
Por
Dana Smith
Em The New York Times
19/10/2023 04h30 Atualizado há 3 horas
Se você está se sentindo mal de novo e não quer faltar ao trabalho ou ir ao médico (se não for necessário), mas também não quer ser aquela pessoa que infecta todos ao seu redor, é preciso estar atento a algumas questões. Você pode ter resistido antes da pandemia, mas a etiqueta é diferente agora. Então, como você pode ter certeza sobre o que tem ou se – e por quanto tempo – precisa ficar em casa?
Aqui está o que os especialistas em doenças infecciosas querem que você saiba sobre alguns dos vírus adultos e pediátricos mais comuns (a infecções bacterianas): seus sintomas, como eles se espalham, como tratá-los e quando você (ou seu filho) pode reingressar na sociedade.
Confira abaixo as recomendações para gripe, covid e conjuntivite:
Gripe
A gripe sazonal é causada por dois tipos de vírus influenza: A e B. Ambos podem circular simultaneamente, mas normalmente um subtipo domina cada temporada de gripe.
Muitas vezes não é fácil saber se você está com gripe ou outro vírus respiratório, mas você pode fazer o teste em uma farmácia, no consultório médico ou testes rápidos caseiros, embora não seja recomendado por especialistas.
Sintomas
Os sintomas da gripe incluem dor de garganta, coriza, congestão e tosse, além de fadiga, febre, dor de cabeça e dores musculares. Algumas pessoas também apresentam vômitos ou diarreia.
O indicador mais claro de que você está com gripe pode ser o quanto você se sente mal e a rapidez com que esse sofrimento surge — uma analogia comum é que você se sente como se tivesse sido atropelado por um caminhão.
— Se você se sente muito mais doente do que com outros resfriados, então pense na gripe — disse alerta Stuart Ray, professor da divisão de doenças infecciosas da Johns Hopkins Medicine.
As pessoas normalmente se sentem pior durante os primeiros três dias de doença e então os sintomas começam a diminuir, desaparecendo após cerca de uma semana.
Como se espalha
A gripe se espalha principalmente por meio de gotículas respiratórias — o muco e a saliva que são dispersados pela tosse, espirro ou fala. O vírus também está presente em partículas menores de aerossol que ficam suspensas no ar, embora os especialistas digam que é menos provável que você seja infectado apenas pelos aerossóis. A gripe também pode ser transmitida por gotículas que caem em objetos e superfícies, onde o vírus permanece infeccioso por muitas horas.
Embora todos os modos de infecção sejam possíveis, “provavelmente é causada pela transmissão de curta distância”, afirma Seema Lakdawala, professora associada de microbiologia e imunologia na Escola de Medicina da Universidade Emory. Se você estiver perto de uma pessoa infectada corre riscos:
— Você está inalando pequenos aerossóis, grandes aerossóis e potencialmente tocando coisas que estão contaminadas naquele espaço. Colocar uma máscara na pessoa doente reduz o risco de ela infectar outras pessoas — orienta Seema.
Depois de infectado, geralmente leva de dois a quatro dias até que os sintomas apareçam.
omo é o tratamento
Sua melhor arma contra a gripe é tomar a vacina anual de prevenção da doença, o que reduz significativamente o risco de uma infecção grave.
Existem também tratamentos antivirais que podem ajudar a minimizar os sintomas. Esses medicamentos precisam ser tomados nos primeiros dias da doença, por isso é essencial fazer exames e tratar precocemente. Remédios caseiros e medicamentos de venda livre também podem ajudar no alívio dos sintomas, mas observe atentamente os rótulos — um comitê consultivo da Food and Drug Administration disse recentemente que "a fenilefrina, um ingrediente descongestionante comum, é ineficaz".
Por quanto tempo você fica contagioso
Especialistas dizem que cinco dias é uma estimativa razoável de quanto tempo alguém fica contagioso com a gripe. A maioria das pessoas começa a espalhar o vírus um dia antes de começarem a se sentir mal e são mais contagiosas durante os primeiros três dias de sintomas. Os níveis de vírus caem à medida que os sintomas começam a diminuir.
— Se eu pegar gripe na segunda-feira, na sexta-feira provavelmente não estarei muito infeccioso para os outros — estima Edward E. Walsh, professor de medicina da Universidade de Rochester e chefe de doenças infecciosas do Rochester General Hospital.
Depois disso, segundo Seema, “se você estiver começando a se sentir melhor, provavelmente não terá tanto vírus no nariz”, e não há problema em sair de casa. No entanto, acrescentou ela, se você tiver sintomas persistentes ou se for consultar alguém com alto risco de infecção grave (por exemplo, se a pessoa tiver mais de 65 anos ou tiver uma doença pré-existente), você deve esperar mais alguns dias ou usar uma máscara.
Você ainda pode estar tossindo nesse ponto devido à inflamação persistente nas vias respiratórias. É improvável que essa tosse em estágio avançado seja contagiosa, mas você deve continuar a lavar as mãos com frequência e cobrir a boca ao tossir, apenas para garantir.
COVID-19
A esta altura, a maioria de nós já está familiarizado com a Covid, que é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Embora o vírus tenha evoluído desde os primeiros dias da pandemia, a forma como se espalha e os sintomas que causa permaneceram praticamente os mesmos.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da Covid são dor de garganta, congestão, fadiga, febre e tosse, o que pode dificultar a distinção de outros vírus respiratórios.
Os testes rápidos ainda são a maneira mais fácil de determinar se o que você tem é Covid. Se o teste for negativo na primeira tentativa, faça um teste novamente 48 horas depois, porque você pode não ter vírus suficiente no nariz inicialmente para um teste rápido detectar a infecção. Os testes PCR são mais precisos, mas são mais caros e menos convenientes porque é necessário ir ao consultório médico ou à farmácia para recebê-los.
Os sintomas desaparecem em uma semana para a maioria das pessoas, mas algumas podem ter infecções prolongadas que duram semanas ou até mesmo evoluir para Covid prolongada.
Como se espalha
Mais do que qualquer outro vírus respiratório desta lista, o Covid é transmitido por pequenas partículas transportadas pelo ar.
— Cada vez que você respira, seu vírus sai para a sala e fica pendurado ali, as pessoas podem passar, inalar e se infectar — afirma Edward E. Walsh, professor de medicina da Universidade de Rochester e chefe de doenças infecciosas de Rochester (Hospital Geral).
Também é transmitido por gotículas respiratórias maiores que são expelidas quando você tosse ou espirra. No entanto, o vírus não parece se espalhar muito bem pelas superfícies, portanto, ser infectado ao tocar em um objeto contaminado e depois tocar no rosto é menos preocupante.
Uma vez infectado, leva cerca de dois a quatro dias para que os sintomas se desenvolvam.
Como é tratada
Tomar o medicamento antiviral nos primeiros cinco dias após uma infecção pode reduzir o risco de doença grave. As vacinas também são muito eficazes na prevenção de hospitalização e morte. Para alívio dos sintomas leves, medicamentos vendidos sem receita médica para resfriado e gripe podem ajudar.
Por quanto tempo você fica contagioso
A orientação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças diz que as pessoas podem sair em público após o quinto dia de sintomas, desde que não tenham febre. No entanto, as pessoas devem continuar mascaradas por mais cinco dias para minimizar o risco de propagação do vírus a outras pessoas.
Os especialistas dizem que este é geralmente um bom conselho. Para a maioria das pessoas, “a Covid não é mais infecciosa na segunda semana, mas a variabilidade ainda existe”, lembra Stuart Ray, professor da divisão de doenças infecciosas da Johns Hopkins Medicine.
Por exemplo, se você tiver um caso moderado ou grave de Covid, em que estiver com falta de ar ou precisar ir ao hospital, deverá se isolar por 10 dias:
— Quanto mais grave a infecção, mais prolongada é a infecciosidade — afirma o professor Ray.
Algumas pessoas continuam a apresentar resultados positivos em testes rápidos após o dia 5, mas a investigação sugere que a maioria já não é contagiosa nessa altura porque o vírus parou de se replicar. Para estar seguro, siga as orientações médicas e continue a usar máscara em público entre o sexto e décimo dia.
Riscos mais graves
O risco de hospitalização e morte devido a um caso agudo de Covid diminuiu significativamente desde o início da pandemia porque quase todas as pessoas têm agora anticorpos contra o vírus, graças às vacinas, a uma infecção anterior ou a ambas. Mas para os adultos mais velhos, pessoas com doenças pré-existentes, como doenças cardíacas e diabetes, e pessoas imunocomprometidas, permanece algum risco. Há também a preocupação com as consequências para a saúde a longo prazo, incluindo Covid prolongada e complicações cardiovasculares, após a resolução imediata da infecção.
Conjuntivite
Conjuntivite é um termo geral que significa inflamação da conjuntiva – a membrana mucosa que reveste a pele ao redor do globo ocular. Na maioria das vezes, é causada por vírus da família dos adenovírus. Também existem formas bacterianas de conjuntivite, mas são menos comuns.
Sintomas
Os sintomas da conjuntivite são olhos com coceira, vermelhidão e lacrimejamento; geralmente duram entre dois e sete dias (a conjuntivite bacteriana se resolve mais rapidamente que a viral). O adenovírus pode se espalhar de um olho para o outro, por isso é possível ficar infectado por duas semanas.
— A conjuntivite bacteriana, mais classicamente, é apenas um olho — diz Lori Handy, médica infectologista do Hospital Infantil da Filadélfia, acrescentando que — a conjuntivite viral, mais classicamente, ocorre em ambos os olhos porque é tão contagiosa que é difícil proteger um olho do outro.
Como se espalha
A conjuntivite causada por adenovírus se espalha com extrema facilidade. É transmitido por partículas virais que chegam ao dedo, normalmente captadas em superfícies, e depois se espalham para os olhos quando você os esfrega.
Como tratar
Se você acha que você ou seu filho têm conjuntivite, consulte um médico para descobrir de que tipo é.
— Esta é uma infecção que eu realmente defendo para conversar com seu médico, porque o aconselhamento é muito diferente com base no tipo que você tem, assim como o tratamento — orienta a infectologista Lori.
Não existe tratamento para se livrar da conjuntivite viral e ela acabará se resolvendo sozinha. Enquanto isso, você pode usar compressas úmidas para ajudar com os sintomas. A conjuntivite bacteriana é tratável com pomadas ou gotas antibióticas.
Por quanto tempo você fica contagioso
Enquanto tiver sintomas de conjuntivite viral, você é contagioso; isso pode levar de alguns dias a algumas semanas, dependendo se você tiver isso em ambos os olhos.
A melhor maneira de evitar a transmissão para outras pessoas é não ir ao trabalho ou à escola em casa até que os sintomas desapareçam. Se a infecção persistir por semanas, converse com seu médico sobre se existem maneiras de sair em público com segurança. No mínimo, não toque nos olhos e seja cuidadoso ao lavar as mãos — isso significa ensaboar frequentemente com água e sabão (os adenovírus são tão fortes que o desinfetante para as mãos não resolve).
Os adenovírus também podem viver em superfícies por várias semanas, portanto, é essencial desinfetar objetos contaminados (como óculos) e superfícies de alto contato (como interruptores de luz).
— É muito, muito contagioso, você depende do isolamento até melhorar e também da lavagem das mãos — explica William Schaffner, professor de medicina preventiva na Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt.
A conjuntivite bacteriana é menos comum, menos contagiosa e mais tratável. As pessoas geralmente não são mais infecciosas um ou dois dias após o início dos antibióticos.
Infecção na garganta
A infecção estreptocócica é a única nesta lista de doenças porque é causada por uma bactéria: o estreptococo do grupo A. Existem cerca de 100 cepas de estreptococos do grupo A e podem resultar em diversas doenças, incluindo escarlatina, febre reumática e infecções de pele, mas a infecção de garganta é a mais comum.
Sintomas
O sintoma característico da infecção de garganta é, obviamente, uma dor de garganta muito forte. Você também pode ver uma película branca na parte posterior da garganta da pessoa infectada; algumas pessoas também desenvolvem febre.
Muitas infecções podem causar dor de garganta – o que distingue a faringite estreptocócica é que ela não é acompanhada por outros sintomas respiratórios comuns, como coriza ou tosse. A única maneira de saber com certeza se você tem é fazendo um teste com um médico usando um esfregaço de garganta.
Como se espalha
A infecção estreptocócica é transmitida através do contato pessoal próximo com uma pessoa infectada, principalmente na forma de gotículas respiratórias. Isso significa que o que sai do nariz e da boca deles vai para o seu.
A infecção estreptocócica não parece se espalhar muito bem através de objetos. Um estudo realizado na década de 1950 entre recrutas militares descobriu que as pessoas que usavam cobertores contaminados com bactérias estreptococos não tinham maior probabilidade de desenvolver infecções na garganta do que aquelas que recebiam cobertores limpos.
— O ambiente inanimado desempenha um papel menor na transmissão do estreptococo do Grupo A. É tudo um contato pessoal próximo — afirma William Schaffner, professor de medicina preventiva na Escola de Medicina da Universidade Vanderbilt.
Normalmente, leva cerca de 48 horas após a exposição até que os sintomas se desenvolvam.
Como é tratada
Se você acha que está com infecção de garganta, faça o teste imediatamente porque a doença pode ser tratada rápida e facilmente com antibióticos, como penicilina ou amoxicilina.
— Quase todos os pacientes diagnosticados com infecção de garganta devem ser tratados com antibióticos — explica Stanford Shulman, professor emérito de pediatria da Faculdade de Medicina Feinberg da Northwestern University.
Por quanto tempo você fica contagioso
Depois que os antibióticos são iniciados, as bactérias morrem rapidamente e, em aproximadamente 24 horas, a pessoa não é mais contagiosa. Como resultado, os especialistas afirmam que as crianças podem voltar à escola um dia depois de iniciarem a medicação. Eles ainda podem ter uma leve dor de garganta, mas não há risco para outras pessoas.
— A maioria das crianças pode retornar à escola nas próximas 12 a 24 horas, desde que estejam bem: sem febre, comendo e bebendo bem — recomenda Lori Handy, médica infectologista do Hospital Infantil da Filadélfia.
Vírus 'zumbi': veja fotos da pesquisa que descobriu os patógenos
Outros riscos
Além de reduzir o risco de transmissão, também é fundamental tratar a infecção de garganta porque a bactéria pode causar outras infecções mais graves. Isso inclui infecções de pele conhecidas como celulite e impetigo, bem como escarlatina e febre reumática, onde o sistema imunológico começa a atacar a válvula cardíaca. Nos casos mais graves – e raros –, a bactéria estreptococo pode causar infecção no sangue, infecção óssea, choque séptico ou fasceíte necrosante – uma infecção que come carne.
É importante saber sobre essas manifestações mais graves “não para assustar os pais”, alerta Lori, mas para garantir que seus filhos sejam tratados e, “se os sintomas piorarem, eles procurem atendimento médico rapidamente”.
Norovírus
O norovírus é a causa mais comum de doenças gastrointestinais de curta duração. "Se você já teve uma doença estomacal, é provável que tenha sido norovírus", afirma Ferric Fang professor de medicina laboratorial e microbiologia da Escola de Medicina da Universidade de Washington.
Sintomas
Os sintomas do norovírus surgem repentinamente e geralmente duram de um a dois (miseráveis) dias. Eles incluem diarréia e vômito, bem como náusea e dor de estômago.
Como se espalha
O norovírus é incrivelmente contagioso – apenas algumas partículas virais podem infectar alguém. Depois que uma pessoa entra em contato com o vírus, geralmente leva um ou dois dias até que os sintomas apareçam.
O vírus é mais comumente transmitido por meio de partículas deixadas em superfícies e objetos por uma pessoa infectada que não lavou as mãos adequadamente após usar o banheiro (a chamada via fecal-oral).
William Schaffner, professor de medicina preventiva na Faculdade de Medicina da Universidade Vanderbilt, conta que se lembrava de um clube de bridge em que todos os membros contraíram norovírus porque suas cartas de baralho estavam contaminadas:
— Você pega as cartas, pega o vírus no dedo, e então, se tocar no nariz ou na boca, bingo.
Partículas de norovírus também podem se espalhar pelos alimentos. Acredita-se que seja uma das principais causas de intoxicação alimentar - você fica doente não por causa de uma fonte de alimento, mas por causa de um manipulador de alimentos doente que contamina os alimentos.
Também pode ser transmitido por aerossóis de vômito ou diarreia, por isso é possível contraí-lo se você estiver na mesma sala que uma pessoa que está vomitando.
Como o norovírus se espalha tão facilmente, a higiene das mãos e a limpeza das superfícies são essenciais quando alguém ao seu redor está doente. E desinfetante para as mãos e produtos de limpeza suaves não vão resolver - você precisa usar água e sabão para as mãos e um limpador à base de alvejante para superfícies contaminadas.
— É extremamente infeccioso, por isso, se alguém da sua casa o contrair o vírus é muito difícil de evitar — pontua Fang, acrescentando a recomendação de que a pessoa doente use um banheiro exclusivo a ela, se possível.
Como tratar
Não existe tratamento real para o norovírus. Na verdade, os médicos normalmente desaconselham ir no hospital quando você tem uma doença estomacal ainda entre 24 a 48 horas, porque não há muito que eles possam fazer por você e você pode espalhar o vírus para outros pacientes, segundo o médico Fang.
Você só precisa aguentar e tentar evitar a desidratação – bebidas que contêm eletrólitos, como Gatorade ou Pedialyte, são frequentemente recomendadas.
Por quanto tempo você fica contagioso
As pessoas podem permanecer contagiosas com o norovírus durante semanas após a resolução dos sintomas, porque continuam a libertar partículas virais nas fezes, embora os níveis não sejam tão elevados como quando adoeceram.
Claro, não é realista ficar em casa, sem ir ao trabalho ou à escola por tanto tempo, então, quando você não estiver mais vomitando ou com diarréia, não há problema em retornar ao mundo real. No entanto, você deve continuar extremamente vigilante ao lavar as mãos depois de usar o banheiro.
VSR
O vírus sincicial respiratório (VSR) já foi considerado apenas mais um vírus leve de resfriado, mas pode ser grave para bebês e adultos mais velhos. As graves consequências do VSR ficaram evidentes no inverno passado, quando contribuiu para a “tripledemia”, juntamente com a Covid e a gripe.
— Há muito tempo que os especialistas em doenças infecciosas apreciam o quão ruim é o VSR — lembra Stuart Ray, professor da divisão de doenças infecciosas da Johns Hopkins Medicine. Mas, acrescentou, antes do ano passado, a situação tinha “passado despercebida para todos".
Sintomas
Em casos leves, pode ser difícil saber se você tem VSR, em vez de resfriado, gripe ou Covid; nariz escorrendo ou entupido, tosse, dor de cabeça e febre podem ocorrer com todas as quatro doenças. No entanto, os especialistas afirmam que o VSR tem maior probabilidade de afetar os pulmões e o trato respiratório inferior, causando tosse intensa, respiração ofegante e falta de ar.
— Isso tende a causar muita reatividade nas vias respiratórias, então você tosse e chia muito — explica Helen Chu, professora da divisão de alergias e doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade de Washington.
A maioria dos sintomas geralmente dura cerca de uma semana, embora a tosse possa persistir por muito tempo depois que outros sintomas desaparecem.
Como se espalha
O VSR é mais comumente transmitido por meio de gotículas expelidas no espirro ou tosse de uma pessoa infectada, que depois entram no nariz ou na boca de outra pessoa. É possível que o VSR permaneça suspenso no ar como pequenas partículas de aerossol, mas é muito menos contagioso nessa forma, segundo Edward E. Walsh, professor de medicina da Universidade de Rochester e chefe de doenças infecciosas de Rochester (Hospital Geral).
Independentemente do modo de transmissão, é mais provável que a infecção ocorra quando você está a poucos metros da pessoa, explica Walsh. Apoiando isso, um pequeno estudo realizado no início da década de 1980 que expôs deliberadamente pessoas a bebês com VSR descobriu que os voluntários que pegavam e seguravam os bebês doentes tinham muito mais probabilidade de serem infectados do que aqueles que estavam no quarto, mas não o faziam interagir com eles.
O vírus pode sobreviver em superfícies durante várias horas, pelo que também existe o risco de se infetar ao tocar em objetos contaminados e depois tocar na boca, nariz ou olhos. No estudo mencionado acima, uma proporção menor de pessoas foi infectada dessa forma.
Normalmente, leva cerca de cinco dias após o contato com o vírus até que os sintomas se desenvolvam.
Como é tratado
Não existem tratamentos antivirais para o VSR, mas os medicamentos de venda livre e os remédios caseiros que você usa para aliviar os sintomas respiratórios gerais podem ajudar.
A partir deste ano, existem duas vacinas para adultos com 60 anos ou mais que protegem contra o VSR grave. Uma das vacinas também foi aprovada para mulheres grávidas no terceiro trimestre, para que possam transmitir anticorpos através da placenta aos seus recém-nascidos. Outra nova terapia preventiva utiliza anticorpos monoclonais para proteger os bebês contra o VSR grave.
Por quanto tempo você fica contagioso
Tal como acontece com outros vírus respiratórios, você é mais infeccioso durante os primeiros dias, quando está mais sintomático; os níveis de vírus caem por volta do dia 5. Depois disso, os especialistas dizem que é seguro presumir que você não é mais muito contagioso e pode voltar ao trabalho ou à escola - desde que não tenha febre e não esteja produzindo muito muco. Se você estiver perto de adultos mais velhos ou crianças pequenas, é melhor não chegar muito perto deles por mais alguns dias, só para garantir.
Lembre-se de que você ainda pode tossir depois do dia 5 porque suas vias respiratórias podem permanecer inflamadas após o desaparecimento do vírus:
— Essas são tosses pós-infecciosas. Eles não estão mais espalhando vírus infecciosos. Se quiser ter cuidado extra, você sempre pode usar uma máscara — indicou Walsh.
Outros riscos
O VSR pode ser mortal para crianças e idosos. É a principal causa de hospitalização infantil nos Estados Unidos e resulta em 6.000 a 10.000 mortes por ano em adultos com 65 anos ou mais. Procure atendimento médico se você ou seu filho estiverem com dificuldade para respirar.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/10/19/ainda-sou-contagioso-saiba-pelo-tipo-de-sintoma-de-6-infeccoes-gripe-covid-conjuntivite-norovirus-rsv-e-de-garganta.ghtml
Comentários
Postar um comentário