Como organizar o dia, entre treinos, refeições, compromissos
O dia perfeito começa com uma pequena fonte de energia, uma boa atividade física e um café da manhã regrado e saudável
Por
Marcio Atalla
01/11/2023 04h30 Atualizado há 6 dias
Já que o pessoal gosta de saber o que emagrece mais, eu tenho um estudo interessante pra compartilhar. E o pessoal que curte tomar café da manhã pode comemorar. Esse estudo mostrou que mulheres obesas que consumiram 50% de suas calorias diárias logo de manhã emagreceram mais do que aquelas que seguiram uma dieta pobre em carboidratos.
Vamos aos números:
O estudo contou com 94 mulheres obesas e pouco ativas, durante 8 meses. As dietas eram divididas da seguinte forma:
Dieta da Proteína x Dieta do Café da Manhã
1085 calorias por dia vindas principalmente de proteínas e gorduras | 1240 calorias por dia vindas principalmente de carboidratos e proteínas |
Café da manhã com 290 calorias | Café da manhã com 610 calorias |
Emagreceram 4,5% | Emagreceram 21,3% |
A conclusão é que começar o dia com uma refeição saudável, rica em frutas, cereais, ou seja, bons carboidratos é uma boa forma de querer se manter saudável pelo resto do dia. Isso dá disposição e saciedade, o que evita a compulsão que bate quando nos privamos de alguns alimentos, sobretudo os que são fonte de carboidratos.
Mas, não vale comer 5 croissants e dizer que estava fazendo a dieta do café da manhã. As calorias devem vir de alimentos saudáveis, e é bastante comida! Vou ilustrar: metade de um mamão papaia, 2 torradas integrais com queijo minas e 1 ovo, mel, 1 iogurte desnatado com 2 colheres de granola, 1 café preto, 1 suco de laranja pequeno, já temos o número mágico. E apenas 1 croissant? Sem nadinha dentro? Tem cerca de 400 calorias...
Para quem pratica atividade física logo pela manhã, esse “café” é um pouco “exagerado” para ser consumido pré-treino. O excelente é comer após. Antes, o melhor é comer algo menor, em quantidade e calorias, mas que forneça algum glicogênio. Quando acordamos, após, no mínimo 7 a 8 horas em jejum, nosso estoque de glicose está quase acabando, e o corpo precisa de glicogênio — que é o combustível dos músculos — para realizar a atividade física. Se não damos essa energia pro nosso corpo em forma de alimentos, o próprio corpo vai procurar essa energia em outro lugar. E ele vai encontrá-la nos músculos, onde fica o chamado glicogênio muscular.
Só que o resultado disso é que você tem mais chance de perder massa muscular. Portanto o que você deve fazer é comer algum alimento leve, de fácil digestão e que te forneça carboidrato, como um suco, uma fruta, uma torrada, por exemplo.
Se o exercício for durar mais do que 40, 45 minutos, já vale a pena levar alguma outra fonte de energia para repor. Pode ser uma bebida com carboidrato, porque hidrata e fornece glicogênio ao mesmo tempo, ou uma fruta, um gel de carboidrato. Pode ser até mesmo um pequeno (ou grande) sanduíche, dependendo da duração do treino. Corridas muito longas ou ciclismo de mais de 3 horas já pedem uma pequena refeição no meio. Mas, ao final do exercício, é a melhor hora de aproveitar a primeira refeição do dia.
Então, o dia perfeito começa com uma pequena fonte de energia, uma boa atividade física e um café da manhã regrado e saudável. A partir daí o dia é outro. Você forneceu ao seu corpo o que ele precisa de ter mais disposição: movimento físico e boa nutrição. O astral é outro, a vontade é outra, o foco é outro.
A fome pro almoço vai chegar devagar e com isso você tem tempo de escolher o que vai comer, sem estar esfomeado. A fome, ainda mais quando é grande, nos transforma em seres primitivos, sem grandes capacidades de pensar e escolher. E acaba que somos escolhidos pela comida.
Ao longo do dia, aproveite essa disposição para se mexer mais, caminhar, subir escadas, acumular movimento. Caminhar até o onde vai almoçar e caminhar de volta. Aproveite também para escolher bem os alimentos, aqueles que dão saciedade, mas sem pesar na barriga e na balança. Evite o exagero. Comer demais dá sono e preguiça. Se ao longo do dia bater aquela vontade de comer um docinho ou um pão de queijo, se renda. É só não exagerar. O segredo é ter o controle nas escolhas que fazemos durante nosso dia.
Fonte:https://oglobo.globo.com/blogs/espiritualidade-e-bem-estar/post/2023/11/como-organizar-o-dia-entre-treinos-refeicoes-compromissos.ghtml
Comentários
Postar um comentário