Repense sua dieta na hora de cuidar da pele (Foto: Getty Images)
Se você não abre mão da rotina de skincare para garantir a saúde e elasticidade da pele, verifique também o que está no seu prato . Alguns alimentos possuem, naturalmente, diversos nutrientes que são capazes de trazer benefícios para a derme, que vão desde fornecer o aporte necessário de proteínas para formar a sustentação da pele até combater os radicais livres.
“Não há necessidade de ficar obcecado por um ‘superalimento ’ específico ou ingrediente exótico, já que a alimentação equilibrada e variada fornecerá os nutrientes essenciais. O que mais importa é seu padrão alimentar geral”, diz a nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia.
“Em poucas palavras, a maioria das pessoas precisa comer mais frutas e vegetais, ingerir boas fontes de proteínas e gorduras saudáveis, reduzir açúcar e sal e preferir alimentos integrais aos processados”, explica a médica.
Evidências científicas apontam que a saúde geral e o bem-estar como foco para a pele podem se beneficiar de uma dieta saudável e exercícios. “Estudos recentes ressaltam que condições crônicas de pele, como eczema e psoríase, podem se beneficiar de mudanças na dieta. E, mesmo se você tiver a pele relativamente limpa, uma dieta rica em gordura, alimentos processados, açúcar e álcool pode causar inflamação, inchaço e desidratação, acelerando também o envelhecimento cutâneo”, acrescenta a dermatologista Patrícia Mafra.
Com ajuda das médicas, selecionamos alguns alimentos que devem ser introduzidos no plano alimentar (ou consumidos com certa frequência) para favorecer a sustentação e saúde da pele . Veja:
Semente de linhaça Essas pequenas sementes são ricas em ALA (ácido alfa-linolênico), um tipo de ácido graxo ômega-3 encontrado nas plantas, explica a médica nutróloga. “Os ômega-3 são as chamadas gorduras boas e, para a pele, podem ajudar a reduzir os efeitos nocivos da radiação UV, fumo e poluição. Eles também podem diminuir as rugas na pele e melhorar a pele seca”, destaca Marcella.
Kiwi Você sabia que os kiwi têm mais vitamina C do que a laranja? “A Vitamina C é um cofator para a produção de colágeno. No caso dos kiwis, coma quando estiverem totalmente maduros, pois é quando eles têm mais antioxidantes. Outras boas fontes de vitamina C incluem mirtilo, frutas cítricas, goiaba, pimentão vermelho, salsa, morango e brócolis”, diz Patrícia.
Cenoura Uma boa opção de lanche, esse vegetal é rico em betacaroteno, que protege a pele contra os raios nocivos do sol. “O betacaroteno é o que dá às plantas a cor laranja e é encontrado em outras frutas e vegetais, como damascos, melão, manga, mamão, abóbora e batata-doce. As cenouras também são uma boa fonte de magnésio, que relaxa os nervos e os músculos. Não obter magnésio suficiente pode levar a um sono ruim, e dormir o suficiente é algo que é sempre bom para a pele”, explica a médica nutróloga.
Couve e espinafre Nesse caso, realmente, qualquer folha verde escura é uma potência nutricional geral. “Um poderoso antioxidante, a clorofila, torna as plantas verdes. Comer alimentos verdes promove a desintoxicação, reduz a inflamação e melhora a digestão. Alimentos como folhas verdes ajudam a melhorar a circulação e a nutrição celular, o que tem reflexos no viço e hidratação da pele”, explica Patrícia.
Azeite Quando faz parte de uma dieta regular, o azeite é conhecido por ajudar a reduzir a inflamação. “Isso pode ser devido aos antioxidantes do azeite, alguns dos quais estão sendo estudados para uso em produtos para reduzir o eczema e a psoríase. Dos mais de 200 tipos de compostos químicos que estão naturalmente no azeite, os principais tipos de antioxidantes do azeite são chamados fenóis”, diz Marcella.
Nozes Alimentos ricos em vitamina E – como amêndoas, amendoins e avelãs – são úteis para combater o envelhecimento precoce. “Encontrada naturalmente em nosso organismo e em certos alimentos, como brócolis e espinafre, a vitamina E é, na verdade, o nome dado a um conjunto de antioxidantes solúveis em óleo. A vitamina E é um antioxidante, o que significa que pode interromper ou reverter os danos que os radicais livres causam às células. Também pode reduzir a inflamação em todo o corpo”, explica Patrícia.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/Pele/noticia/2022/02/skincare-no-prato-alimentos-que-ajudam-cuidar-da-saude-da-pele.html
Creme nas mãos. (Foto: Reprodução Pexels)
Dermocosméticos: 11 mitos e verdades sobre antioxidantes Vem ver o que a gente descobriu sobre esses ativos milagrosos com uma especialista no assunto 21 OUT 2019 - 06H00 ATUALIZADO EM 21 OUT 2019 - 13H15
Envelhecer está deixando de ser um tabu (ainda bem!), por isso dar atenção a pele para mantê-la viçosa e saudável é uma questão de autocuidado e de longevidade. Em uma boa rotina de skincare, os antioxidantes , ativos que previnem rugas, flacidez ou outros sinais , são ingrediente base para os produtos que não podem faltar. Por isso, desvendamos 11 mitos e verdades sobre eles com a Dra. Karla Assed , dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, para matar todas (ou quase todas) as suas curiosidades.
1. Existe uma idade para começar a usar dermocosméticos com antioxidante.
MITO. “Não há restrições, mas aconselha-se geralmente que os cuidados para prevenir o envelhecimento precoce se iniciem a partir dos 25 anos de idade, pois é nessa idade que começamos a perder as primeiras fibras de colágeno e elastina, que o antioxidante de uso diário consegue repor”, elucida.
2. Sobre as propriedades antioxidantes da vitamina C, ela é indicada para clarear manchas?
VERDADE. Ela é indicada para clarear manchas. Além desse benefício, “a ingestão de vitamina C ajuda no rejuvenescimento e é um poderoso antioxidante, capaz de destruir os radicais livres, revitalizando a pele por meio da regeneração celular”, conta a Dra. Assed.
3. Os antioxidantes ajudam no sistema imunológico?
VERDADE. "A vitamina E, que contém ativos antioxidantes, é capaz de neutralizar os radicais livres. Sendo assim, ela tem como principal função proteger a integridade das células, o que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico”, explica a especialista.
Mulher passa creme no rosto. (Foto: Pinterest)
4. Os antioxidantes combatem o envelhecimento da pele.
VERDADE. Segundo a dra. Karla Assed, "o resveratrol ajuda a combater o envelhecimento reparando seus efeitos visíveis, como rugas, perda de firmeza e densidade." Além desse ativo, a vitamina C, vitamina E, retinol, entre outros antioxidantes, também possuem essa função de combater o envelhecimento precoce da pele.
5. Os antioxidantes são aliados no combate à acne.
VERDAD. Especialmente quando fala-se sobre o retinóico ou retinol. Ele é muito indicado para combater a acne porque diminui a oleosidade da pele e suaviza manchas na pele.
6. Todo antioxidante é igual.
MITO. Cada antioxidante tem uma função distinta, apesar da maioria ser responsável pelo cuidado e prevenção de sinais de envelhecimento da pele. Em uma conversa com dermatologista, descobrimos, por exemplo, que o ácido ferúlico tem a capacidade de potencializar os efeitos da vitamina E (que hidrata profundamente e ajuda até no fortalecimento do sistema imunológico) e C, esse que, por sua vez, "destrói os radicais livres, revitalizando a pele por meio da regeneração celular", enfatiza a médica.
7. Os antioxidantes auxiliam na cicatrização.
VERDADE. Além de hidratar, o antioxidante presente na vitamina E melhora a cicatrização da pele e ainda recupera a elasticidade cutânea, segundo Dra. Karla Assed.
8. O antioxidante potencializa a proteção solar?
VERDADE. Se o objetivo for criar uma camada extra de salvaguarda, a sugestão dos dermatologistas é o ácido ferúlico, que aumenta a capacidade fotoprotetora do filtro solar e das vitaminas C e E, outros ativos antioxidantes super interessantes. “[O ácido ferúlico] é um antioxidante de origem vegetal, que previne contra o envelhecimento precoce, protege contra o estresse oxidativo dos raios UV, estimula a síntese de colágeno e corrige rugas e manchas”, complementa a médica Karla.
9. Só pode usar antioxidante durante o dia.
MITO. Os antioxidantes podem sim ser usados depois da luz do dia. A exemplo, estão em muitas fórmulas de cremes para a noite, como é o caso do ácido retinóico. "Derivado da vitamina A, ele é largamente utilizado em peelings e em cremes noturnos, e é um dos mais potentes rejuvenescedores”, explica a dermatologista.
Creme nas mãos. (Foto: Reprodução Pexels)
10. Peelings podem ser combinados com antioxidantes?
VERDADE. Combinar procedimentos de peeling com antioxidantes, como o retinóico (derivado da vitamina A), podem intensificar o poder de despigmentação do ingrediente, sendo um ótimo aliada contra manchas na pele.
11. Grávidas não podem usar produtos com antioxidantes.
MITO. Segundo a especialista, produtos à base de ativos como resveratrol, vitamina C, semente de uva e ácido hialurônico são liberados para o uso durante a gravidez.
Você já acessou o Beauty Tudo hoje? Todos os dias tem uma avaliação nova de produto na mais diversa plataforma de beleza do país.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2019/10/11-mitos-e-verdades-sobre-os-antioxidantes.html
Comentários
Postar um comentário