Adele declara que tem depressão sazonal: entenda a condição
Cantora revelou que sua saúde mental melhorou depois que ela trocou a cinzenta Londres pela ensolarada Los Angeles
Por Marcella Centofanti, Colaboração Para Marie Claire — São Paulo
13/01/2024 06h00 Atualizado há 5 horas
A cantora britânica Adele nasceu e cresceu em Londres, no Reino Unido. Desde 2016, porém, ela mora em Los Angeles, nos Estados Unidos, e pretende continuar na cidade. Segundo a artista, a metrópole ajuda a evitar sua depressão sazonal.
Em entrevista à publicação Hollywood Reporter, Adele disse que o clima da cidade californiana era favorável para ela. “Eu tenho uma depressão sazonal muito forte, então o clima é bom para mim aqui. Às vezes é estranho, porque sou muito britânica”, declarou.
Los Angeles é famosa pela presença do sol na maior parte do ano e pela pouca quantidade de chuvas.
O que é a depressão sazonal?
A depressão sazonal é um tipo de depressão que se manifesta de maneira cíclica. Costuma começar no outono, atinge seu pico durante o inverno e melhora na primavera e verão. Sua ocorrência está ligada à exposição solar, com uma ênfase especial nos meses em que o dia dura menos tempo do que a noite.
O fenômeno é mais comum em países onde as estações do ano são bem marcadas. “Não é uma doença que a gente costuma ver no Brasil”, afirma a psiquiatra Mariana Echegaray, especialista formada na Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a médica, como tudo na psiquiatria, não existe uma única causa para o transtorno. No entanto, a principal hipótese está relacionada a uma alteração do ritmo circadiano, o nosso relógio biológico que nos permite ficar acordadas do dia e dormir à noite.
“O ritmo circadiano é muito influenciado pela luz do sol. Como no inverno o amanhecer é mais tarde e o anoitecer, mais cedo, tem menor tempo de incidência solar”, diz. “Outra hipótese é que algumas células no hipotálamo são ativadas pela luz e influenciam a regulação do humor.”
Como é o tratamento da doença
Casos de depressão sazonal leve podem ser tratadas somente com terapia e um estilo de vida saudável. Já os quadros mais graves exigem uma intervenção medicamentosa, principalmente se houver ideação suicida.
De acordo com a psiquiatra, os remédios podem ser utilizados somente no período em que os sintomas aparecem. Nesse cenário, a pessoa começaria a tomar o remédio algumas semanas antes do início dos sintomas (por exemplo, ainda no outono) e interromperia o fármaco algumas semanas após o término da estação crítica. Outra opção é o uso contínuo do medicamento ao longo do ano.
Uma peculiaridade no tratamento da depressão sazonal é a fototerapia. Em regiões com invernos rigorosos, máquinas que emitem luz de alta intensidade, preferencialmente pela manhã, ajudam a regular o ritmo circadiano e aliviar os sintomas depressivos.
Fonte:https://revistamarieclaire.globo.com/saude/noticia/2024/01/adele-declara-que-tem-depressao-sazonal-entenda-a-condicao.ghtml
Comentários
Postar um comentário