ÁGUA DE TORNEIRA OU GARRAFA, QUAL A MAIS SEGURA BEBER? ESTUDO ENCONTRA NANOPLÁSTICOS ASSOCIADOS AO CÂNCER NA BEBIDA; ENTENDA

  Pesquisadores descobriram que uma garrafa média de um litro de água comprada em lojas contém mais de 240 mil nanoplásticos

Água de torneira ou de garrafa, qual é mais segura beber? Estudo encontra nanoplásticos associados ao câncer na bebida; entenda

Pesquisadores descobriram que uma garrafa média comprada em lojas contém moléculas ligadas à infertilidade e a defeitos congênitos

Por 

O GLOBO

 — São Paulo

21/01/2024 14h40  Atualizado há uma hora

Muitas pessoas preferem comprar água de garrafa em supermercados do que beber da torneira ou até mesmo de filtros em sua própria casa. Uma série de estudos americanos que mostram a contaminação por chumbo nos sistemas de água fez com que a maioria mudasse seu consumo para garrafas de plásticos. Entretanto, um estudo recente pode reverter essa situação.

Pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que uma garrafa média de um litro de água comprada em lojas contém mais de 240 mil nanoplásticos, pequenas moléculas ligadas ao câncer, à infertilidade e a defeitos congênitos.

O professor Beizhan Yan, químico e coautor do estudo, disse que em termos de níveis de microplásticos, “a água da torneira é uma boa opção para beber”.


“Outros estudos descobriram que o seu nível de microplásticos é muito inferior ao da água engarrafada, porém é importante advertir que a água da torneira pode conter outros poluentes, como metais pesados e carbono negro, que podem ser menos prevalentes na água engarrafada”, disse Yan.

O pesquisador ainda afirmou acreditar “que toda a água engarrafada contém nanoplásticos” devido ao aperto das garrafas e ao processo de filtração da água. Um estudo publicado em 2023 utilizou modelos biológicos e biomarcadores para determinar os efeitos tóxicos das nanopartículas quando consumidas.

Os investigadores baseados no Reino Unido descobriram que as moléculas podem causar a morte celular, produzir stress oxidativo e induzir respostas inflamatórias, processos que estão ligados à formação de tumores. Outros estudos descobriram que a exposição a partículas minúsculas pode produzir defeitos cardíacos congénitos graves que prejudicam a função cardíaca em embriões de galinha. Mas, os efeitos nos seres humanos baseiam-se em estudos laboratoriais e em animais, sem provas diretas.

Entretanto, o resultado do estudo já foi suficiente para acender o debate em torno de qual água é melhor para beber e qual pode ser menos nociva à saúde.

Tannaz Pak, professor associado de engenharia energética e ambiental na Teesside University, disse que “os processos convencionais de tratamento de água já em uso globalmente envolvem um processo de coagulação-floculação-sedimentação que pode remover nanopartículas da água”.

O que significa que a água da torneira, depois de passar por um processo padrão de tratamento, pode ser uma opção segura no que diz respeito aos níveis de nanopartículas na água. Especialistas afirmam, porém, que é necessários estudos mais abrangentes para chegar em resultados mais conclusivos.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/01/21/agua-de-torneira-ou-de-garrafa-qual-e-mais-segura-beber-estudo-encontra-nanoplasticos-associados-ao-cancer-na-bebida-entenda.ghtml

Comentários