CÂNCER DE PULMÃO: ENTENDA AS CAUSAS, CONHEÇA OS SINTOMAS INICIAIS E SAIBA MAIS SOBRE OS TIPOS DE TRATAMENTO
Campanha Agosto Branco compartilha informações sobre prevenção e cuidado dessa doença
Câncer de pulmão: entenda as causas, conheça os sintomas iniciais e saiba mais sobre os tipos de tratamento
O câncer de pulmão está relacionado principalmente com o uso do cigarro. Veja quais os sintomas iniciais, causas, diagnóstico e tratamento.
JO
Dra. Juliana Ominelli - Oncologista - MédicaAtualizado em 12/01/2024
O Agosto Branco é uma campanha de conscientização do** câncer de pulmão**, que, no Brasil, representa o segundo tipo mais frequente de câncer entre homens e mulheres, com estimativa anual de mais de 30 mil novos casos. A Dra. Juliana Ominelli, oncologista do Hospital São Lucas Copacabana, fala sobre os principais aspectos da doença, incluindo os fatores de risco para o avanço do tumor.
O que é câncer de pulmão?
De acordo com a especialista, a condição se caracteriza pelo crescimento desordenado das células na região pulmonar. Por ser silenciosa nos estágios iniciais, muitas pessoas só descobrem a doença quando ela já está mais avançada e com menores chances de cura. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), essa é uma das principais causas de morte evitáveis.
Quais são as causas do câncer de pulmão?
A principal causa do câncer de pulmão é o consumo de tabaco. Felizmente, nas últimas décadas, a sociedade brasileira tem estado mais consciente da importância de abandonar o cigarro para combater o câncer, mas os números ainda são preocupantes. Outros fatores de risco são:
- exposição à poluição;
- infecções pulmonares de repetição: pneumonias frequentes, por exemplo; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC): enfisema pulmonar e bronquite crônica);
- idade: a maioria dos pacientes tem entre 50 e 70 anos;
- exposição a agentes químicos;
- água contaminada;
- histórico familiar de câncer de pulmão.
Sintomas iniciais de câncer de pulmão
O câncer de pulmão é uma doença silenciosa que tende a se manifestar apenas quando o quadro já está avançado. Por isso, segundo a Dra. Juliana, é muito importante realizar exames e consultas regularmente com seu médico de confiança. O diagnóstico precoce aumenta a chance de o câncer ser curável.
Os sintomas iniciais do câncer de pulmão incluem:
- tosse persistente;
- escarro com sangue;
- dor no peito;
- rouquidão;
- falta de ar;
- falta de apetite e perda de peso repentina;
- pneumonia ou bronquite recorrente;
- cansaço e fraqueza.
Câncer de pulmão tem cura?
O câncer de pulmão tem cura. Porém, para isso, ele precisa ser localizado e avaliado por meio de uma biópsia, que consiste na retirada de um fragmento do nódulo, que é enviado para exame patológico.
Tratamento
Uma vez confirmada a presença de tumor maligno, é necessário contar com uma equipe multidisciplinar composta por oncologista; cirurgião torácico; pneumologista; radioterapeuta; radiologista intervencionista; médico nuclear; enfermeiro; fisioterapeuta; nutricionista e assistente social para realizar o estadiamento, que avalia se há metástase (avanço do câncer para outros órgãos) e, então, definir a melhor abordagem terapêutica. Os tratamentos disponíveis atualmente são:
- cirurgia – remoção do tumor; é indicada para casos em estágio inicial;
- quimioterapia – destrói as células cancerígenas para reduzir o tamanho do tumor;
- imunoterapia – estimula as células de defesa a atacarem as células tumorais;
- radioterapia – abordagem semelhante à quimioterapia; pode ser feita antes ou depois da remoção cirúrgica;
- terapia-alvo – uso de medicações que atacam especificamente as células cancerígenas; em comparação com as outras terapias, causa menos danos às células saudáveis.
Comentários
Postar um comentário