PROCURANDO FITSINPIRAÇÕES NAS REDES SOCIAIS? VEJA OBSERVAÇÕES DE DOCENTE DE HARVARD

 

Um corredor musculoso com equipamento de treino preto e tênis branco-esverdeado é retratado saltando de baixo, cruzando uma linha de chegada com fita vermelha contra um fundo azul celeste
fitnessinspiracionais


Procurando Fitsinspiração nas redes sociais?

Um estudo sobre postagens “fitspinpiracionais” encontra preconceitos corporais e credibilidade questionável.

Por  , Editor Sênior do Corpo Docente, Harvard Health Publishing; Membro do Conselho Consultivo Editorial, Harvard Health Publishing

Agora que estamos em 2024, talvez você tenha pensado em adotar um novo programa de exercícios, comer melhor ou alguma outra forma de melhorar sua saúde. Isso é ótimo! Ou, como diria meu avô, “não há nada de errado com isso” – seu maior elogio possível.

Na verdade, poucos tratamentos médicos rivalizam com os enormes benefícios para a saúde do exercício regular . Mas como você decide qual tipo de exercício é melhor para você? Bem, você pode obter aconselhamento do seu médico ou de um personal trainer. Você pode ler livros sobre fitness ou experimentar aulas de exercícios. Acontece, porém, que muitas pessoas estão simplesmente navegando por toneladas de postagens “fitspiracionais” envolventes nas redes sociais. Se você faz isso regularmente – com mais frequência, digamos, do que uma caminhada rápida – um novo estudo sugere que você deve repensar essa estratégia.

O que exatamente é inspiração?

Fitspiration descreve postagens em mídias sociais destinadas a inspirar a boa forma física e promover a saúde. Você pode encontrar postagens inspiradoras no TikTok, Instagram, Facebook e outros sites populares de mídia social. Normalmente, eles apresentam fotos e vídeos brilhantes com recomendações de exercícios e dieta, acompanhados de mensagens e citações encorajadoras.

Somente no Instagram, uma busca por #fitspiration (ou hashtags relacionadas, como #fitspo) lista atualmente quase 100 milhões de postagens. A maioria deles exibe imagens de mulheres atraentes, magras e em boa forma enquanto se exercitam e falam sobre condicionamento físico e otimização da saúde.

Qual é o problema com a inspiração?

Os benefícios potenciais de uma mensagem pró-fitness que chegue a milhões de pessoas são óbvios. Mas a mensagem tem que ser credível e válida. E, o mais importante, as postagens não devem transmitir informações imprecisas, inúteis ou mesmo prejudiciais. É aí que começam os problemas.

Claramente, as publicações nas redes sociais sobre fitness podem ter efeitos positivos, de acordo com algumas pesquisas, especialmente quando focadas em objetivos realistas de exercício e não na aparência . No entanto, postagens inspiradoras podem ter desvantagens para os espectadores, incluindo

  • aumento da insatisfação corporal
  • humor negativo
  • diminuição da percepção de atratividade
  • abraçando a magreza como o ideal
  • uma gama limitada de diversos formatos e tipos de corpo, sugerindo que a beleza é definida por ser ultra-apto e magro
  • um foco na aparência em vez de função e capacidade.

Um estudo sobre #fitspiration: essas postagens nas redes sociais realmente inspiram o condicionamento físico?

Um estudo recente avalia a qualidade do conteúdo com hashtags fitspiration postadas por influenciadores do Instagram. Os resultados foram decepcionantes, embora não surpreendentes.

Os autores identificaram 100 contas do Instagram dos influenciadores de inspiração mais populares. As últimas 15 postagens de cada uma dessas contas foram analisadas. As postagens não eram consideradas confiáveis ​​se

  • exibiu nudez ou roupas reveladoras, como usar biquíni na academia
  • sexualizou a pessoa que se exercitava, como focar nos seios de uma mulher
  • incluiu imagens de tipos corporais extremos, como pessoas com baixo peso ou extremamente musculosas
  • transmitiu mensagens encorajando a magreza ou outras mensagens negativas, em vez de enfatizar a saúde
  • continha informações de condicionamento físico em três ou menos postagens entre 15.

Aqui está o que os pesquisadores descobriram:

  • 26% retrataram imagens sexualizadas
  • 22% postaram nudez ou imagens de pessoas se exercitando revelando roupas inadequadas para exercícios
  • 15% apresentavam pessoas com tipos físicos extremos
  • 41% postaram conteúdo relacionado ao condicionamento físico em três ou menos postagens.

Um quarto destas contas não passou no teste de credibilidade em mais de um destes critérios. Mesmo entre as contas consideradas credíveis, apenas metade foi publicada por pessoas com credenciais relacionadas com fitness ou saúde, como certificação como fisioterapeuta ou personal trainer.

Embora este estudo não tenha examinado se as postagens tiveram um impacto real nos resultados de condicionamento físico, as descobertas levantam questões sobre a qualidade do conteúdo de inspiração.

O que isso significa para você?

Se você está procurando conteúdo de saúde relacionado ao condicionamento físico, procure as melhores informações possíveis. Seja cético em relação a quaisquer fontes sem credenciais relacionadas ao condicionamento físico. Tenha especial cuidado com postagens que vendem um produto ou serviço.

Os autores deste estudo estabeleceram certos critérios para o conteúdo relacionado ao condicionamento físico que revisaram. Você pode aplicar isso às postagens que vê online.

O resultado final

Não deveria ser surpresa descobrir que, quando se trata de informação sobre saúde, as redes sociais nem sempre são o melhor lugar para começar.

Embora seja louvável tomar medidas para melhorar sua saúde - na verdade, não há nada de errado com isso! - ficar motivado para ser mais ativo fisicamente é apenas o começo. As informações nas quais você confia para melhorar seu condicionamento físico não devem apenas parecer atraentes. Deve ser bem avaliado quanto à segurança e apoiado por evidências sólidas de que pode realmente melhorar sua saúde.

Aqui está uma melhor forma física no Ano Novo!

Sobre o autor

Robert H. Shmerling, MD , Editor Sênior do Corpo Docente, Harvard Health Publishing; Membro do Conselho Consultivo Editorial, Harvard Health Publishing

Dr. Robert H. Shmerling é o ex-chefe clínico da divisão de reumatologia do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC) e é membro atual do corpo docente correspondente em medicina da Harvard Medical School. … Veja a biografia completa

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 Fonte:https://www.health.harvard.edu/blog/seeking-fitspiration-on-social-media-202401033004

 


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