USO COMBINADO DE TABACO E CANNABIS É ASSOCIADO A ALTAS TAXAS DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE

  Estudo nos EUA examinou mudanças no consumo excessivo de álcool após a implementação de leis recreativas sobre a cannabis

Uso combinado de tabaco e cannabis é associado a altas taxas de depressão e ansiedade

Segundo pesquisa, a taxa entre os usuários das duas substâncias é quase o dobro dos não consumidores


Por Redação Galileu

17/09/2023 12h25  Atualizado há 4 meses


As pessoas que usam tabaco e cannabis juntos têm maior probabilidade de relatar ansiedade e depressão do que aquelas que usam apenas tabaco ou aquelas que não usam nenhuma substância, é o que aponta um novo estudo publicado na revista PLOS ONE por cientistas da Universidade da Califórnia.

A investigação usou como base a resposta de 53.843 adultos norte-americanos que participaram da pesquisa COVID-19 Citizens Health Study, aplicada entre 2020 a 2022.


No geral, 4,9% dos participantes relataram uso apenas de tabaco, 6,9% relataram uso apenas de cannabis e 1,6% relataram o uso conjunto. Entre as pessoas do grupo de "co-uso", 26,5% relataram ansiedade e 28,3% relataram depressão, enquanto entre as pessoas que não usaram tabaco nem cannabis, os percentuais de ansiedade e depressão foram de 10,6% e 11,2%.


Assim, a pesquisa calcula que a probabilidade de ter esses transtornos de saúde mental é cerca de 1,8 vezes maior para co-usuários do que para não usuários. O co-uso e o uso exclusivo de cannabis também foram associados a uma maior probabilidade de ter ansiedade em comparação ao uso exclusivo de tabaco.

Em sua conclusão, os pesquisadores apontam que há, portanto, uma associação entre o co-uso de tabaco e cannabis com problemas de saúde mental, mesmo que não se possa determinar uma relação de causalidade.

Em um contexto no qual o tabaco e a cannabis estão entre as substâncias mais consumidas em todo o mundo - e o uso conjunto tem aumentado diante da crescente legalização da cannabis - os cientistas ainda recomendam a integração do apoio à saúde mental com programas de cessação do tabaco e da cannabis.


Fonte:https://revistagalileu.globo.com/saude/noticia/2023/09/uso-combinado-de-tabaco-e-cannabis-e-associado-a-altas-taxas-de-depressao-e-ansiedade.ghtml

Comentários