A RESSACA PODE SER EVITADA? ENTENDA POR QUE O EFEITO DE BEBER DURANTE O DIA É DIFERENTE DE AO ANOITECER
A ressaca pode ser evitada? Entenda por que o efeito de beber durante o dia é diferente de ao anoitecer
Especialistas apontam que ingerir álcool enquanto ainda está claro pode potencializar a desidratação, o que favorece a ressaca e a ansiedade após beber
Por Dani Blum, The New York Times
31/03/2024 09h36 Atualizado há 3 semanas
Seja com uma caipirinha à beira da praia ou uma cerveja bem gelada em um churrasco, com certeza uma das melhores maneiras de aproveitar o dia para muitos, especialmente quando se está mais quente, é com uma bebida fresca. Mas por que consumir álcool durante o dia parece diferente de beber à noite? E isso pode influenciar na ressaca?
Até o momento não houve pesquisas concretas avaliando os efeitos na saúde de beber durante o dia. No entanto, psiquiatras e especialistas em álcool dizem que existem alguns fatores que explicam por que o consumo diurno difere do noturno.
Hora de parar
À noite, você pode estar mais sintonizado com os sinais de que é hora de parar – como quando um jantar acaba, ou é hora de ir para casa, por exemplo. Mas durante a tarde, não tem isso, e as pessoas acabam nem sempre estando atentas para controlar a quantidade de álcool que estão consumindo, de acordo com o psiquiatra Akhil Anand.
Se você está bebendo ao longo do dia, e não sabe quando será a sua próxima refeição, também é lógico que você não tenha comida no estômago para diminuir a taxa de absorção do álcool no seu corpo – o que torna provável que você fique mais bêbado em um curto período de tempo.
Está quente!
Beber enquanto está sol – especialmente no verão – aumenta a probabilidade de você ficar desidratado, o que pode intensificar os efeitos da embriaguez. Você pode se sentir cansado, tonto, ou simplesmente fora de si, segundo Sarah Andrews, professora assistente de psiquiatria e ciências comportamentais na Johns Hopkins Medicine.
Em um dia quente, você também pode perder mais líquidos do que consegue repor, o que também significa perder sódio e minerais que ajudam seu corpo a funcionar. E isso se soma à natureza desidratante do próprio álcool, que age como um diurético e empurra os fluidos para fora do seu sistema, fazendo você urinar com mais frequência.
A ressaca pode chegar mais cedo
Quanto mais cedo você começar a beber, mais cedo vem a sensação de boca seca e ressaca. Uma cerveja pela manhã, antes de um churrasco, pode se traduzir em uma ressaca na hora do jantar, explica Danesh Alam, psiquiatra de vícios da Northwestern Medicine, embora seja mais provável que uma ressaca comece cedo na manhã seguinte – quando o teor de álcool no sangue cai para zero.
Como beber durante o dia pode ser muito desidratante, os sintomas da ressaca provavelmente serão piores, afirma Anand.
As melhores maneiras de evitar uma ressaca são beber pelo menos um copo de água por bebida alcoólica, garantir que você está comendo o suficiente, evitar bebidas açucaradas e limitar a quantidade de álcool que você ingere, não importa a hora em que você comece a beber.
Você pode se sentir mais ansioso
A desidratação também acentua os efeitos fisiológicos que podem vir com uma ressaca – mãos trêmulas, náuseas, tonturas. Às vezes, os sinais corporais de ansiedade causados pela bebida podem desencadear sentimentos reais de medo e nervosismo.
Nas horas ou dias após o consumo diurno de álcool, quando é mais provável que você fique mais desidratado, você pode se sentir mais ansioso do que o normal, afirma Thea Gallagher, psicóloga clínica da NYU.
Dormir bem depois? Isso é uma incógnita
Algumas taças de vinho antes de dormir são uma receita para uma noite de sono ruim, porque o álcool compromete a sua qualidade de sono. E beber durante o dia também pode atrapalhar na hora de dormir, segundo Alam. Você pode cair em uma soneca, o que pode dificultar o sono mais tarde. Ou você pode acabar ganhando força durante o dia e depois sofrendo uma das típicas consequências noturnas que acompanham a bebida: acordar sobressaltado de madrugada.
Mas se você der a si mesmo uma pausa de três ou quatro horas entre sua última bebida e quando for dormir, e particularmente se você beber água e comer nesse meio tempo, o seu corpo pode ter a chance de metabolizar o álcool antes de dormir, permitindo que você descanse o suficiente.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/03/31/a-ressaca-pode-ser-evitada-entenda-por-que-o-efeito-de-beber-durante-o-dia-e-diferente-de-ao-anoitecer.ghtml
Comentários
Postar um comentário