ÁGUA COM LIMÃO: O QUE ACONTECE COM O CORPO SE VOCÊ TOMA DIARIAMENTE TAMBÉM PARA EMAGRECER OU PERDER PESO: MITO OU VERDADE SEGUNDO A CIÊNCIA

  Especialistas alertam para os malefícios da água com limão de manhã cedo

Água com limão: o que acontece com o corpo se você toma diariamente

O consumo diário da água com limão oferece diversos benefícios ao organismo, uma vez que a fruta é rica em nutrientes

 atualizado 

Homem espreme limão em copo de água com limão - Metrópoles

Beber um copo de água com limão todos os dias, logo pela manhã, é um dos rituais de bem-estar mais simples e populares. O hábito oferece muitos benefícios à saúde.

O limão é uma fruta rica em antioxidantes e anti-inflamatórios, com propriedades que melhoram a hidratação do organismo e fortalecem o sistema imunológico, por exemplo.

“O limão, seja puro ou com água, é ótimo para o organismo. A fruta é rica em vitamina C, que estimula o colágeno e melhora a imunidade”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília. Ela acrescenta ainda que a ingestão não precisa ser em jejum, uma vez que as vantagens são obtidas em qualquer horário.

 A receita é simples, basta misturar um copo de 200 mL de água com metade de um limão espremido, sem adoçar.

A nutricionista acrescenta que, para obter todos os benefícios proporcionados pela água com limão, o ideal é que o consumo do líquido seja diário.

Saiba quais são os principais benefícios de tomar água com limão diariamente:

Fortalece o sistema imunológico

A grande concentração de vitamina C do suco do limão é excelente para o sistema de defesa do organismo. A fruta também é fonte de vitamina B, cálcio, ferro, magnésio e potássio. Esses nutrientes são importantes para o bom funcionamento do organismo.

Melhora o humor

O limão tem função ansiolítica, ou seja, combate a ansiedade e deixa o indivíduo menos nervoso. Quem toma água com limão diariamente vai notar em pouco tempo uma melhora no humor.

JGI/Jamie Grill/Getty ImagesÁgua com limão
O shot de água com limão ajuda a turbinar a imunidade

Melhora a hidratação

Ao aderir ao hábito, o indivíduo tende a melhorar o nível de hidratação do corpo. Como consequência, pode ocorrer uma redução na frequência de dores de cabeça e uma melhora no trânsito intestinal.

Menor risco de cálculos renais

Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina. A substância pode ser encontrada em frutas cítricas, como o limão. Além disso, a ingestão de água adequada dificulta a formação de pedras nos rins.

Melhora a digestão

Segundo Beatriz, beber água com limão em jejum também melhora a digestão. A bebida estimula os receptores das células S, localizadas no intestino delgado, que estimulam o funcionamento do pâncreas.

Contraindicações

De acordo com a nutricionista Beatriz Fausto, o consumo diário de água com limão não é indicado para pessoas que tenham esofagite ou gastrite. Alguns dentistas recomendam que o consumo da água com limão não seja feito em jejum para evitar que prejudique o esmalte dos dentes.

Fonte:https://www.metropoles.com/saude/agua-com-limao-tomar-diariamente

3 formas de turbinar a água com limão para emagrecer e perder peso

A combinação de água com limão pode ajudar a emagrecer; e você pode enriquecê-la com alguns ingredientes

 atualizado 


JGI/Jamie Grill/Getty Images

Água com limão

Para muitas pessoas, já faz parte da rotina da manhã tomar água com limão, em jejum, para se hidratar e começar bem o dia. A combinação apresenta algumas vantagens e pode ajudar na perda de peso. Mas se você enjoou do gosto ou quer incrementar a mistura, existem algumas possibilidades que dão um “boost” no emagrecimento.

Antes, é preciso entender porque a dupla faz tanto sucesso por conta de seu poder emagrecedor. De acordo com o farmacêutico especialista em alimentação saudável Meritxell Martí, o limão é “uma boa fonte de vitamina C, além de vitamina B, potássio, cálcio, magnésio, fósforo, ferro e fibras”, contou, em entrevista à revista Hola!.

Entre as funções comprovadas pela ciência, está a de melhorar a absorção de ferro e estimular o sistema imunológico. A água, por sua vez, faz com que o corpo retenha menos líquido e passe por um processo natural de desintoxicação, além de todas as vantagens amplamente divulgadas, como melhora da circulação sanguínea.

Para deixar o duo “água com limão” mais potente, Martí sugere colocar canela. Segundo o expert, isso a melhorar o humor e ainda deixa um sabor mais gostoso.

Outra sugestão, ainda, é adicionar gengibre fresco ralado, o que torna a água saborizada perfeita para a digestão.

Por fim, ele indica dar um toque de pimenta fresca, tomando cuidado de filtrar antes de beber. “Estimula o metabolismo e tem efeito anti-inflamatório”, contou.

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/nutricao/3-formas-de-turbinar-a-agua-com-limao-para-emagrecer-e-perder-peso

Dieta da Gisele: tomar água com limão em jejum emagrece? Descubra

Gisele Bündchen tem compartilhado mais detalhes sobre seus hábitos saudáveis; um deles é tomar água com limão em jejum, pela manhã

 atualizado 

Compartilhar notícia

Foto colorida de Gisele Bundchen - Metrópoles

Gisele Bündchen diz que está “melhor aos 43 anos do que aos 23”

Gisele Bündchen tem compartilhado mais detalhes sobre seus hábitos saudáveis. Para divulgar o seu aprendizado e sua jornada em busca de uma vida mais equilibrada, a modelo escreveu o livro Nutrir: receitas simples para corpo e alma.

A obra não foi baseada em uma dieta específica, mas em como a forma como ela se alimenta repercute positivamente em seu organismo, levando a maior sensação de plenitude e bem-estar. As receitas têm como base produtos orgânicos, já que ela confessou priorizar uma alimentação mais natural possível.

Hábitos como acordar às 5h, passear os seus pets, meditar diariamente, estudar cristais e astrologia também fazem parte da rotina da übermodel, que confessa ser bastante disciplinada.

Dentro desses hábitos saudáveis, um chamou a atenção: água com limão em jejum. Assim que acorda, a modelo aposta em um copo de água morna com limão espremido. Para ela, a bebida equilibra os níveis alcalinos do corpo e também coloca o sistema digestivo para trabalhar a todo vapor.

A alegação deixa dúvidas para muita gente, principalmente quem toma visando o emagrecimento. Seria essa famosa mistura uma estratégia válida para a saúde e a perda de peso? Acredita-se que a combinação também ajuda na digestão, na desintoxicação e na limpeza do fígado.

 A ciência, por sua vez, já desmistificou a questão.

foto colorida de Gisele Bündchen segurando xícara branca - metrópolesfoto colorida de Gisele Bündchen segurando xícara branca - metrópoles
Gisele Bündchen

Apesar do ritual ter repercutido no mundo das celebs, é preciso cautela antes de sair adotando, principalmente às expectativas que se cria em relação a ele. Podem existir malefícios consideráveis por trás dessa ingestão, principalmente por se tratar de uma fruta ácida logo pela manhã.

A longo prazo, pode haver perda do esmalte do dente, além de agravar a sensação de refluxo.

A bebida não tem o poder de “limpar” o fígado, tampouco apresenta resultados em seu “papel” de auxiliar o sistema digestivo. Pelo menos, não existe nenhuma evidência médica ou prova científica que sustente tais alegações.

iStock
Limão com água, em jejum, emagrece?

Já no que diz respeito à melhora da digestibilidade, também não há evidências que comprovem esse benefícios.

A única vantagem para o organismo que podemos realmente esperar é a reposição de líquidos, algo necessário para manter o corpo hidratado.

Por fim, para quem ingere água com limão e acredita estar mais próximo ao emagrecimento devido a isso, infelizmente não está. O emagrecimento é um processo complexo e é definido, primeiramente, pelo déficit calórico. De nada adianta ingerir a bebida pela manhã e sair por ai comendo o que bem desejar. Mesmo com a dieta em dia, atrelar a perda de peso a um simples copo de água com limão seria superestimar demais esse “combo”.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/dieta-da-gisele-tomar-agua-com-limao-em-jejum-emagrece-descubra

Água com limão e zero carboidratos: veja detalhes da dieta de Gisele

Recentemente, a modelo Gisele Bündchen revelou detalhes surpreendentes de sua dieta; veja

 atualizado 

Compartilhar notícia

Reprodução/Instagram
Foto colorida de Gisele Bündchen - Metrópoles

Em tradução para o português, o termo alemão “uber”, usado para designar a brasileira Gisele Bündchen, significa “acima”. Não há como negar: a modelo representa muito bem esse papel. Além de uma carreira nas passarelas marcada por sucesso, ela é referência quando o assunto é um estilo de vida saudável.

Recentemente, a modelo revelou, em entrevista à jornalista Renata Capucci, alguns detalhes de sua dieta.

A conversa aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, em ocasião do lançamento do livro Nutrir: receitas simples para corpo e alma, de autoria de Gisele e que será vendido a partir de abril.

“A nossa saúde é a nossa maior riqueza. Como a gente se alimenta é muito importante, porque o nosso alimento é o combustível do nosso corpo. Eu era a pessoa que comia pior que eu conheço. Eu só comia porcaria”, confessou a loira.

Anteriormente, em conversa com a revista Vogue, ela já admitiu que bebia vinho e até café, hábito que prejudicava sua imunidade e foi abolido da rotina. De vez em quando, ela se permite comer um docinho.

No entanto, em geral, Gisele prioriza um cardápio com muitos legumes e verduras orgânicos, em todas as suas refeições, colhidos diretamente do seu jardim. Duas vezes por ano, pratica um protocolo detox.

Além disso, outros detalhes de sua dieta são:

Água com limão em jejum
Gisele confessa que o intuito, aqui, é equilibrar os níveis alcalinos do corpo e colocar o sistema digestivo para trabalhar a todo vapor.

Café da manhã reforçado
Seguido do shot, ela aposta em um suco à base de ervas e em um smoothie bem nutritivo,
elaborado com frutas frescas no liquidificador.

Depois, come frutas frescas, ovos, abacate, pão sem glúten e manteiga de coco. Aos finais de semana, panquecas de aveia também incrementam o menu.

Frutas à vontade
Colhidas diretamente do pomar orgânico da casa, frutas como morangos, mirtilos e kiwi estão sempre nas receitas da modelo.

Zero carboidratos refinados
Farinha branca e açúcar são dois ingredientes que não encontramos na casa da famosa. Para substituir esses itens, ela opta por grãos integrais, como quinoa, milho, arroz integral e feijão.

Carne vermelha com parcimônia
Eventualmente, a ubermodel confessou ingerir carne vermelha com moderação, limitado a uma vez por mês. Salmão selvagem e cortes mais magros, como pato e frango orgânicos, compõem o menu.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Fonte:https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/agua-com-limao-e-zero-carboidratos-veja-detalhes-da-dieta-de-gisele

Mito ou verdade: água morna com limão em jejum faz bem?

Ritual ficou famoso depois que celebridades se disseram adeptas; veja o que dizem os especialistas

Por O Globo — Rio de Janeiro

11/07/2023 14h01  Atualizado há 8 meses


O ritual de tomar água morna com limão em jejum assim que se acorda é conhecido no mundo inteiro, principalmente por conta de artistas e celebridades, que afirmam beber a mistura todos os dias. Acredita-se que a bebida ajuda na digestão, na desintoxicação e na limpeza do fígado. No entanto, especialistas discordam completamente da promoção desse hábito.


Quem é adepto dessa prática considerada saudável por muitos não faz ideia dos malefícios por trás da ingestão de água com uma fruta ácida logo pela manhã. Além de causar, a longo prazo, a perda do esmalte do dente, pode piorar a sensação de refluxo, não "limpa" o fígado e não apresenta resultados em seu "papel" de auxiliar do sistema digestivo.


Não há comprovação dos benefícios

O professor David Lloyd, cirurgião de fígado e consultor do hospital Leicester Royal Infirmary, na Inglaterra, não acredita que exista nenhuma prova científica ou evidência médica que sustente as afirmações feitas sobre os benefícios da água morna com limão.

"Para 'desintoxicar' o fígado, ou melhor, curar danos ao fígado, você tem que parar de fazer as coisas que o fazem trabalhar tanto e causar problemas em primeiro lugar, como beber álcool ou usar drogas. Isso, junto com a ingestão de cerca de dois litros de água por dia, manterá o fígado saudável. Um copo de água quente e limão não consegue isso. Além do mais, a função do fígado é desintoxicar, não existe isso de 'desintoxicar' o próprio fígado", aponta o especialista.

Outro ponto defendido por quem cultiva o hábito é de que ele também funciona como um auxílio digestivo por estimular os sucos gástricos e o peristaltismo (contrações musculares em forma de onda). Steven Mann, gastroenterologista consultor do Royal Free London NHS Foundation Trust, explica que isso não é verdade.

“Não há evidências de secreções gástricas extras ou aumento do peristaltismo. Os limões não têm benefícios particulares em relação a outros alimentos à base de plantas. A única coisa boa da mistura entre a água e o limão é repor os líquidos, necessários para manter o corpo hidratado – mas isso se deve à água, não ao limão. Além disso, as pessoas suscetíveis ao refluxo - onde o ácido e outros conteúdos do estômago são trazidos de volta para a garganta - descobrirão que a água com limão agrava o problema porque é ácida", esclarece o especialista.

Prejudica o esmalte dos dentes

Além disso, dentistas alertam para os malefícios do contato da bebida, de teor ácido pela presença do limão, com o esmalte dos dentes logo de manhã. Com o tempo, ela pode dissolver a dura camada que protege os dentes de infecções e outros problemas dentários.

"O esmalte desgastado pode abrir a porta para bactérias que podem causar cáries ou infecções. Também torna os dentes descoloridos à medida que o esmalte, que é branco, é desgastado para expor a camada de dentina por baixo, que é amarela", alerta Hannah Woolnough, porta-voz da British Dental Association.

Esses danos, que em muitos casos é permanente, também podem causar dor e sensibilidade extrema nos dentes. Isso ocorre porque o limão ácido fornece um ambiente melhor para as bactérias nocivas viverem e essas bactérias produzem mais ácido para causar a perda do cálcio presente.

"A água quente pode exacerbar esse efeito, fazendo com que o esmalte se expanda e contraia rapidamente, aumentando ainda mais o risco de erosão do esmalte levando à sensibilidade, cárie e até perda do dente", explica o dentista Alan Clarke, da Paste Dental, em Belfast, na Irlanda do Norte.

"O ácido junto com o calor da água quente e do limão que produz a tempestade perfeita para estimular a erosão e levar à deterioração", completa Nilesh Parmar, dentista do condado de Essex, na Inglaterra.


Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2023/07/11/agua-morna-com-limao-em-jejum-faz-bem-especialistas-explicam.ghtml



Comentários