Dieta para prisão de ventre: o que comer e cardápio para soltar o intestino
Atualizado em dezembro 2023
Revisão clínica: Tatiana Zanin Nutricionista
A dieta para prisão de ventre estimula o funcionamento do intestino, acelerando o trânsito intestinal e diminuindo a barriga inchada. Essa dieta é baseada em alimentos ricos em fibras e água, que juntos facilitam a formação e a eliminação das fezes.
Beber pelo menos 1,5 a 2 litros de água ou chá sem açúcar por dia é importante porque sem água as fezes ficam desidratadas e presas no intestino, causando a prisão de ventre. Além disso, fazer algum tipo de atividade física como caminhadas ou natação estimula o intestino "preguiçoso", deixando-o mais ativo.
Também é importante lembrar que o uso frequente de laxantes agride e vicia o intestino, fazendo com que ele funcione apenas com o uso da medicação, não sendo recomendado o seu uso a longo prazo.
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados para combater a prisão de ventre são:
- Verduras: alface, couve, rúcula, acelga, agrião, aipo, brócolis, espinafre, nabo;
- Frutas: mamão, pupunha, pera, ameixa, laranja, abacaxi, pêssego, uva-passa, figo e damasco;
- Cereais: gérmen de trigo, farelo de trigo, aveia em flocos grossos, quinoa;
- Alimentos integrais: pão integral, arroz integral e macarrão integral;
- Sementes: chia, linhaça, gergelim, semente de abóbora e de girassol;
- Probióticos naturais: iogurte natural, kefir.
Além disso, é importante também beber pelo menos 2 litros de água por dia, pois assim é possível que as fibras da alimentação fiquem hidratadas, aumentando o bolo fecal e facilitando a sua eliminação.
É também recomendado evitar alimentos ricos em gordura, açúcar e alimentos processados e industrializados, pois podem prender o intestino e piorar os sintomas. Veja com mais detalhes os alimentos que devem ser evitados.
Alimentos para prisão de ventre: o que comer e o que evitar
Os alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são aqueles ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca e legumes crus. Além das fibras, a água também é importante no tratamento da prisão de ventre porque ajuda na formação do bolo fecal e facilita a passagem das fezes ao longo do intestino.
A prisão de ventre normalmente é causada pelo consumo excessivo de açúcares, gorduras e alimentos industrializados, mas também pode ser consequência da falta de atividade física e do uso prolongado de medicamentos como laxantes e antidepressivos.
Alimentos que combatem a prisão de ventre
Os principais alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre são:
- Vegetais, especialmente legumes crus e folhosos, como repolho, alface ou couve;
- Frutas com casca, pois a casca é rica em fibras;
- Cereais integrais como trigo, aveia e arroz;
- Feijão preto, branco, marrom, lentilha e grão de bico;
- Gérmen e farelo de trigo, de aveia;
- Frutos secos, como as passas;
- Sementes como linhaça, chia, abóbora e gergelim;
- Probióticos, como iogurtes, kefir, kombucha e chucrute, por exemplo, pois ajudam a regular a microbiota intestinal.
Os alimentos crus e integrais têm mais fibras que os alimentos cozidos e refinados e, por isso, melhoram o trânsito intestinal. Além disso, beber bastante água também ajuda no combate à prisão de ventre, porque a água hidrata as fibras, fazendo com que a passagem das fezes pelo intestino seja facilitada.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin algumas opções de frutas ricas em fibra que combatem a prisão de ventre:
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que causam prisão de ventre e que devem ser evitados são:
- Alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, bolos, doces, bolachas recheadas e chocolates;
- Alimentos ricos em gorduras, como frituras, empanados e comida pronta congelada;
- Fast food e comidas congeladas, como lasanhas ou pizzas;
- Leite e derivados integrais, pois são ricos em gorduras;
- Carnes processadas, como linguiça, bacon, salsicha e presunto.
Algumas frutas, como a banana verde e a goiaba, por exemplo, podem piorar a prisão de ventre. Além disso, a falta de atividade física e o uso frequente de remédios laxantes, antidepressivos ou que combatem a azia também podem contribuir para a prisão de ventre.
Quanto de água e fibra se deve consumir
As fibras são substâncias de origem vegetal que não são digeridas pelas enzimas do trato gastrointestinal, o que faz com que exista um aumento da quantidade de líquido das fezes do cólon, da microbiota intestinal, do peso e da frequência com que as fezes passam pelo cólon. A quantidade de fibra recomendada para adultos deve ser entre 25 a 38 gramas por dia e de 19 a 25 gramas para crianças.
A água e os líquidos são os responsáveis por hidratar a nível do intestino as fibras provenientes da alimentação, suavizando as fezes e facilitando a sua eliminação. Além disso, também hidrata todo o trato intestinal, fazendo com que as fezes transitem com mais facilidade até que sejam expulsadas.
De forma geral, é indicado que sejam consumidos 2 litros de água por dia, no entanto a quantidade ideal de água varia de acordo com o peso da pessoa, sendo de 35 ml/kg/dia. Assim, uma pessoa com 70 kg deverá consumir 35 ml/kg x 70 kg = 2450 mL de água por dia.
Opção de cardápio para prisão de ventre
A tabela a seguir indica um exemplo de cardápio de 3 dias para combater a prisão de ventre:
As quantidades indicadas no cardápio variam de acordo com a idade, gênero e atividade física, além do fato da pessoa ter alguma doença associada ou não. Por isso, o melhor é procurar orientação de um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional de acordo com as suas necessidades.
Ao manter uma alimentação equilibrada e o consumo adequado de água, é normal que o intestino comece a funcionar bem ao fim de 7 a 10 dias de dieta. Além disso, é importante lembrar que a prática de atividade física frequente também ajuda a regular o trânsito intestinal.
Confira mais dicas de alimentação para combater a prisão de ventre no vídeo a seguir:
Cardápio para prisão de ventre
A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para combater a prisão de ventre:
É importante que o nutricionista seja consultado para que seja possível indicar um plano alimentar mais adequado à pessoa e de acordo com as suas necessidades nutricionais e objetivos.
Fonte:https://www.tuasaude.com/alimentos-para-prisao-de-ventre/
Dicas para combater a prisão de ventre
Além de uma alimentação rica em fibras e água, para combater a prisão de ventre também é importante:
- Evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, como refrigerantes, doces, chocolates e bolos;
- Evitar adicionar açúcar em sucos, chás, cafés e no leite;
- Evitar o consumo de frituras, empanados, salgadinhos de pacote e fast food;
- Preferir leite e derivados desnatados;
- Preferir o consumo de vegetais crus e frutas com casca;
- Adicionar sementes como linhaça e gergelim em iogurtes e saladas;
- Fazer atividade física pelo menos 3 vezes por semana;
- Ir ao banheiro sempre que der vontade, pois ficar prendendo favorece a prisão de ventre.
Além disso, alguns remédios caseiros, como vitamina de mamão com linhaça, chá de sene e chá de cáscara sagrada, também são boas opções para ajudar a soltar o intestino. Conheça mais remédios caseiros para soltar o intestino.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin sugestões de frutas que ajudam combater a prisão de ventre:
Receitas laxantes contra prisão de ventre
1. Suco de caqui com laranja
Ingredientes:
- 3 caquis;
- 1 copo de suco de laranja;
- 1 colher (sopa) de sementes de linhaça.
Modo de preparo:
Depois de lavar e retirar as sementes coloque os caquis no liquidificador juntamente com o suco de laranja e bata bem, a seguir adicione a linhaça e adoce a gosto. O indivíduo com prisão de ventre deve beber este suco 2 vezes ao dia, durante 2 dias, para soltar o intestino.
2. Suco de laranja com mamão
Ingredientes:
- 2 rodelas de laranja com bagaço;
- 1/2 mamão papaia;
- 2 ameixas secas;
- 1 colher de farelo de trigo;
- 1 copo de água.
Modo de preparo:
Bater todas as frutas no liquidificador com a água e acrescentar o farelo de trigo. No final pode-se adoçar com mel ou adoçante stévia.
A prisão de ventre é caracterizada pelas fezes secas, em pouca quantidade, e ficar vários dias sem ir ao banheiro. Este distúrbio pode afetar indivíduos de todas as idades, e quando mesmo com a prática de exercícios, bebendo água e ingerindo fibras diariamente o problema persistir, deve-se ir ao médico para investigar outras possíveis causas.
3. Omelete com sementes de abóbora
A variedade de nutrientes do omelete com sementes, que deve ser servida acompanhada com uma salada, contribui para uma refeição muito rica em vitaminas e também em fibras para compôr uma dieta para prisão de ventre.
Ingredientes:
- 3 flores de abóbora;
- 2 ovos;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 30 g de cebola picada;
- sal e salsa a gosto.
Modo de preparo:
Para fazer este omelete bata 2 claras em neve e junte as gemas misturando manualmente com um garfo ou batedor e acrescente os outros ingredientes misturando delicadamente.
Coloque no fogo uma frigideira com um pouco de azeite, e uma colher de chá de manteiga ou margarina, apenas para untar o fundo. Assim que estiver bem quente coloque a mistura na frigideira e diminua o fogo. Com a ajuda de um prato vire o omelete após 3 minutos e deixe outros 3 minutos fritando. O tempo pode variar de acordo com a panela e intensidade da chama.
Ao servir enfeite com 15 gramas de semente de abóbora e uma flor de abóbora. Esta refeição para duas pessoas fica completa com uma salada de alface, tomate,cenoura, milho e maçã.
13 remédios caseiros para soltar o intestino preso
Os remédios caseiros, como vitamina de mamão com linhaça, chá de sene e iogurte natural com ameixa seca, são boas soluções naturais para soltar o intestino, porque são ricos em fibras e compostos bioativos que estimulam os movimentos intestinais e ajudam a amolecer as fezes, facilitando a evacuação.
Comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições e beber bastante água ao longo do dia, também são ótimas estratégias para estimular a passagem das fezes ao longo do intestino, facilitando a evacuação. Veja o que comer e o que evitar para a prisão de ventre.
O intestino preso é caracterizado pela ausência ou redução da frequência de evacuações, causando inchaço, fezes ressecadas e até perda do apetite. Na presença de dor de barriga intensa ou fezes com sangue, é importante consultar um gastroenterologista ou clinico geral, para que fazer uma avaliação dos sintomas e indicar o tratamento mais adequado.
Remédios caseiros para soltar o intestino preso
Alguns remédios caseiros indicados para soltar o intestino são:
1. Vitamina de mamão com linhaça
Um ótimo remédio caseiro para soltar o intestino é a vitamina de mamão com linhaça, uma vez que essa bebida é rica em fibras que ajudam a hidratar as fezes e melhorar o funcionamento intestinal.
Ingredientes:
- 1/2 mamão papaia com sementes;
- 1 pote de iogurte natural integral;
- 1 colher (de sopa) semente de linhaça triturada;
- 1 colher (de sopa) de mel;
Modo de preparo:
Picar o mamão em cubos grandes. Colocar no liquidificador o mamão, o iogurte a linhaça e o mel. Bater até ficar uma mistura homogênea e servir em seguida. Este remédio caseiro pode ser consumido por crianças acima de 1 ano e adultos.
2. Iogurte com ameixa seca
Este remédio caseiro para soltar o intestino com iogurte e ameixa preta ajuda a combater a prisão de ventre, porque a ameixa tem propriedades laxativas, que ajudam a aumenta ro volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais.
Ingredientes:
- 1 iogurte natural integral;
- 3 ameixas pretas secas.
Modo de preparo:
Com uma faca, cortar as ameixas. Misturar a ameixa com o iogurte natural, e consumir diariamente no café da manhã ou no lanche.
3. Suco de laranja com mamão
O suco de laranja com mamão é um excelente remédio caseiro para soltar o intestino, porque essas frutas são ricas em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.
Ingredientes:
- 1 laranja;
- 1/2 mamão papaia cortado em cubos.
Modo de preparo:
Descascar a laranja e cortar em cubos. Num liquidificador, colocar a laranja junto o mamão e bater até ficar uma mistura bem homogênea. Pode-se tomar este suco antes de dormir e ao acordar, por 3 dias.
4. Vitamina de figo e leite de aveia
A vitamina de figo ajuda a aliviar a prisão de ventre, pois essa fruta tem uma boa quantidade de fibras, promovendo assim o bom funcionamento do intestino.
Ingredientes:
- 500 mL de leite de aveia;
- 6 figos frescos.
Modo de preparo:
Lavar bem os figos, retirar a parte de cima. Em seguida, cortar os figos ao meio e adicioná-los no liquidificador. Acrescentar o leite de aveia e bata bem até ficar homogêneo.
5. Chá de carqueja
Um bom remédio para a prisão de ventre é o chá de carqueja, feito com a planta medicinal Baccharis trimera, que não só previne a prisão de ventre, mas também ajuda no tratamento da anemia e na proteção do fígado contra toxinas.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de folhas de carqueja;
- 500 mL de água.
Modo de preparo:
Ferver a água e adicionar a carqueja, deixando-a em infusão por 5 minutos. Tapar, deixar esfriar e beber em seguida.
6. Batido de ameixa e aveia
O batido de ameixa e aveia é outra excelente opção de laxante caseiro, pois é rico em fibras que ajudam a regular o funcionamento do intestino, aliviando a prisão de ventre.
Ingredientes:
- 500 mL de leite desnatado frio ou bebida vegetal;
- 10 ameixas secas;
- 5 colheres (de sopa) de aveia.
Modo de preparo:
Lavar bem as ameixas e cortar ao meio tirando o caroço. Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir imediatamente. Beber pela manhã de estômago vazio.
7. Chá de ruibarbo
Um bom remédio caseiro para soltar o intestino é o chá de ruibarbo, pois essa planta medicinal contém antraquinona, um composto bioativo com ação laxante que estimula a musculatura intestinal e ajuda o intestino a absorver água.
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de caule de ruibarbo;
- 750 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a água e o caule de ruibarbo em uma panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Em seguida, coar e beber. É aconselhado beber somente 1 xícara desse chá por dia, à noite e por no máximo 7 dias.
Cuidados: O chá de ruibarbo não é indicado para mulheres que estejam amamentando ou grávidas. Além disso, esse chá não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, pessoas com obstruções intestinais, apendicite, doenças inflamatórias do intestino, diarreia, desidratação, dor abdominal de origem desconhecida ou desidratação.
8. Suco laxante de frutas
O suco laxante de frutas ajuda a soltar o intestino, pois as frutas como abacaxi, manga e pêssego são ricas em fibras que aumentam o volume e hidratam as fezes, favorecendo a evacuação.
Ingredientes:
- 2 fatias de abacaxi;
- 2 fatias de manga;
- 1 pêssego com casca;
- 300 ml de água gelada.
Modo de preparo:
Cortar as fatias de abacaxi em cubos e colocar num liquidificador. Lavar, descascar e cortar as fatias de manga, cortar o pêssego em pequenos pedaços e acrescentá-los ao liquidificador. Por fim, adicionar a água bater bem por 2 minutos ou até obter uma bebida bem homogênea. Transferir para um copo e servir em seguida.
9. Suco de uva, pera e linhaça
O suco de uva, pera e linhaça ajuda a combater a prisão de ventre porque aumenta o volume do bolo fecal e funciona como lubrificante, hidratando as fezes e facilitando sua eliminação.
Ingredientes:
- 1 copo de suco natural, preparado sem retirar as sementes das uvas;
- 1 pera com casca, cortada em pedaços;
- 1 colher de sopa de semente de linhaça.
Modo de preparo:
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber imediatamente.
Esse suco deve ser tomado diariamente em jejum, mas deve ser consumido com menor frequência quando o intestino começar a funcionar, tomando-o em dias alternados ou duas vezes por semana.
Outra opção para preparar o suco é usar sementes de chia ou de girassol no lugar da linhaça.
10. Smoothie de espinafre
O smoothie de espinafre é rico em fibras com ação laxante que estimulam o funcionamento do intestino, sendo, por isso, um bom remédio caseiro para soltar o intestino, diminuindo o desconforto e o inchaço provocado pela prisão de ventre. Já a laranja, o kiwi, a aveia e a chia, são potentes laxantes naturais.
Ingredientes:
- 8 folhas de espinafres;
- Suco de 2 laranjas;
- 2 kiwis;
- 2 colheres (de sopa) de farinha de aveia;
- 1 colher (de sobremesa) de chia hidratada.
Modo de preparo:
Para hidratar a chia, deve-se colocar as sementes em um pouco de água, deixando repousar por 2 horas, até formar um gel.
Lavar as folhas de espinafre e colocá-las num liquidificador. Descascar e cortar a laranja em cubos e acrescentar aos espinafres. Em seguida, cortar os kiwis e colocar junto dos demais ingredientes, no liquidificador. Por último, adicionar a farinha de aveia e bater até obter uma mistura homogênea. Transferir a mistura para um copo, acrescentar a chia hidratada, misturando bem com uma colher, e consumir em seguida.
11. Chá de sene
O chá de sene é um ótimo remédio para soltar o intestino, porque possui propriedades laxantes, purgativas e depurativas, que amolecem as fezes e aceleram os movimentos intestinais, ajudando a eliminar as fezes. Conheça melhor as propriedades do chá de sene.
Ingredientes:
- 1 a 2 g de folhas de sene;
- 250 mL de água fervente.
Modo de preparo:
Colocar as folhas de sene numa panela ou xícara, acrescentar a água fervente, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber 1 xícara por dia, sem adoçar e de preferência antes de dormir. Este chá só deve ser usado até melhora dos sintomas de prisão de ventre ou por até 7 dias seguidos.
Cuidados: O chá de sene não deve ser usado por crianças com menos de 12 anos, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Assim como não é indicado para pessoas com obstrução no intestino, apendicite aguda, diarreia, inflamação no intestino ou estômago, ou doenças inflamatórias intestinais.
12. Suco de cranberry
O suco de cranberry é rico em fibras, o que estimula os movimentos intestinais naturais e aumenta o volume das fezes, facilitando os movimentos dos intestinos, e por isso, ajuda a soltar o intestino e combater a prisão de ventre. Veja outros benefícios do cranberry.
Ingredientes:
- 3 colheres (de sopa) de cranberries secas ou 1 xícara de cranberries frescas;
- 600 mL de água filtrada ou fervida.
Modo de preparo:
No caso das cranberries secas, colocá-las na água para amolecer por alguns minutos. Colocar os cranberries e a água em um liquidificador e bater por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Transferir a bebida para um copo e beba. Pode-se consumir até 3 copos (250 mL) desse suco por dia, de preferência sem açúcar.
13. Chá de cáscara sagrada
O chá de cáscara sagrada ajuda a soltar o intestino, porque contém cascarosídeos que são compostos bioativos que agem provocando uma irritação no intestino, que acelera o trânsito intestinal, além de aumentarem a presença de água no intestino, favorecendo a eliminação das fezes. Conheça todas as propriedades da cáscara sagrada.
Ingredientes:
- 1 colher (de café) da casca de cáscara sagrada;
- 200 mL de água.
Modo de preparo:
Colocar os ingredientes numa panela e levar ao fogo para ferver por 10 minutos. Tampar, deixar repousar por 5 minutos e cor. Beber apenas 1 xícara desse chá por dia, antes de dormir. O chá de cáscara sagrada pode ser consumido por até 10 dias seguidos.
Cuidados: Esse chá não deve ser consumido durante a gravidez e a amamentação, além de também não ser indicado para crianças com menos de 12 anos. O chá de cáscara sagrada não deve ser usado em caso de problemas renais, apendicite, obstrução intestinal, refluxo, úlceras estomacais, hemorroidas, diverticulite, colite ulcerativa, doença de Crohn, dor no estômago, sangramento anal, vômitos ou desidratação.
Fonte:https://www.tuasaude.com/dieta-para-prisao-de-ventre/
Comentários
Postar um comentário