O QUE É A LONGEVIDADE ?







Significado de Longevidade:

Substantivo feminino.Longa duração da vida: a longevidade das carpas.Duração da vida em geral: tabelas de longevidade. Longevidade significa: vida longa, dilatada; seu significado é relacionado à expectativa de duração de vida, determinada por vários fatores.(Wikipédia).Manter  as pessoas saudáveis na Terceira idade e prevenir o surgimento de doenças degenerativas. Com o  da medicina e de um maior conhecimento sobre o corpo humano hoje é possível viver mais,sendo a perspectiva atual,chegar com mais saúde à idade de 120 anos ,rumo a uma longevidade saudável. O envelhecimento é um processo natural do corpo humano, portanto a juventude não é eterna e nem a ciência descobriu a fonte da juventude. A Medicina Antienvelhecimento surgiu nos Estados Unidos na década de 1990. O objetivo do movimento é propiciar mais qualidade de vida com maior produtividade. A partir daí, associações e entidades  atuam nessa ciência contabilizam 11 mil médicos e cientistas, distribuídos  65 países. Estudos provam que 30% dos que têm 100 anos ou mais chegam a essa faixa etária sim ,com suas funções físicas e mentais praticamente preservadas, enquanto a maioria das pessoas começa a definhar antes dos 80 anos. Cerca de 30% da população tem  pré-disposição genética para esse tipo de problema, então, concluímos que os outros 70% dependem do estilo de vida. Isso significa que para chegar aos 100 anos com saúde é preciso manter uma vida saudável, com hábitos adquiridos desde a juventude. A ciência vem provando que é possível retardar a idade biológica por meio da escolha de uma vida saudável, com prática regular de exercícios físicos, não fumar,  balanceada, vida social e relacionamentos gratificantes,e uso de anti-oxidantes.

 A expectativa de vida do brasileiro aumentou. Chegamos aos 73 anos, em média, e podemos evoluir sem fórmulas mágicas. A receita, na verdade, já é conhecida de praticamente toda a população: alimentação saudável, atividade física, uso do álcool com moderação, evitar o cigarro e atenção especial com a saúde mental e espiritual.

Para viver melhor, os profissionais da saúde recomendam ainda a realização periódica de exames de rotina e o controle de peso. Estudos comprovam que a restrição de calorias retarda o envelhecimento e aumenta a longevidade. O sobrepeso é fator de alto risco para o desenvolvimento de problemas como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol, infarto, derrame e até depressão.

Leia algumas dicas para alcançar a tão sonhada longevidade:

• Evite o alto consumo de alimentos ricos em gordura saturada, geralmente presentes nos alimentos de origem animal e industrializados. 
• Prefira aves sem pele, peixes, leite e seus derivados desnatados. Leia o rótulo dos alimentos e fuja daqueles que contêm alto teor de gordura saturada (acima de cinco gramas por porção).
• Consuma as gorduras monoinsaturadas presentes no azeite extra virgem, abacate, castanha de caju e do Pará, que, mesmo calóricas, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares. 
• Previna-se da osteoporose e perda da massa óssea incrementando o consumo de alimentos ricos em cálcio. Três porções diárias é a quantidade recomendada.
• Evite intervalos longos entre uma refeição e outra. Adote o hábito de fazer um pequeno lanche, uma fruta ou uma barra de cereais, entre as refeições maiores.
 .Mexa-se! Se todos andassem 30 minutos por dia, haveria menos ataques cardíacos, diabetes e hipertensão. O resultado seria o aumento da idade dos brasileiros com maior qualidade de vida. Ou seja, não basta atingir a longevidade, é fundamental chegar lá com saúde e disposição no dia-a-dia.



Comentários