ANTI-OXIDANTES PARA A LONGEVIDADE


São os elementos responsáveis por nos proteger contra os ataques dos radicais livres, ou seja, os causadores das doenças degenerativas.
Os antioxidantes são representados pelas vitaminas e sais minerais. As vitaminas (vita-aminas) são as aminas da vida. Aminas são compostos químico-biológicos muito importantes na manutenção da Saúde. Portanto, são encontradas em seres vivos!
Através de experiências realizadas na Universidade de São Paulo, foi verificado que as vitaminas químicas são eliminadas pela urina em 95% da quantidade ingerida, sobrando, assim, apenas 5% das mesmas!
Para que a “vita-amina” seja aproveitada totalmente, ela deve estar agregada ao carboidrato de origem, ou seja, nas verduras, frutas e cereais crus. Uma das características mais importantes da vitamina é a labilidade térmica, ou seja, a fragilidade pela temperatura.
As vitaminas se degradam, se quebram, quando aquecidas ou congeladas. A temperatura ideal para se manter a vitamina íntegra está entre 4ºC e 60ºC. Portanto, as polpas de frutas congeladas já não têm nada de vitamina, e tampouco os alimentos cozidos, mesmo que seja no vapor, pois a ebulição da água ocorre a 100ºC. O conhecimento sobre os antioxidantes é muito importante, pois eles representam nossas defesas, nossa garantia contra os invasores, que são os radicais livres.
Os sais minerais, por sua vez, desempenham um papel bastante importante em todas as funções fisiológicas de nosso corpo. Eles são elementos que não se degradam nunca!
Pelo contrário, se transformam em outros, quando necessário, se o alimento ingerido contiver energia vital (pesquisa realizada pelo cientista doutor Shishima, no Japão).
O exemplo mais fácil para se entender essa transmutação ocorre na vaca.
Este animal come capim e, dentro de seu corpo, no metabolismo próprio dele, o capim é transmutado em leite. O capim, que contém clorofila, pouco ferro, carboidratos e vitamina B, se transforma em proteína, cálcio, gordura e vitamina A.
Não é fantástico?
O mesmo ocorre dentro de nós! Basta, para isso, comermos alimentos ricos em energia vital.
Nosso corpo, tal qual o da vaca, vai transmutar alguns elementos em outros, que são necessários naquele momento. Para isso, devemos ter em mente os alimentos ricos em vitaminas e sais minerais.
Aqueles que mais os contêm são os cereais integrais crus, ou seja, flocos e farelos de cereais.
Devem ser crus, e não comidos como “granola”, que passa pelo forno para ficar mais crocante e ser facilmente vendida, mas perdendo, assim, todas as vitaminas!
Devemos portanto comê-los crus, pois aí sim teremos vitaminas disponíveis em grande quantidade, e também sais minerais para nosso organismo.
Em nosso metabolismo, principalmente nas pessoas que usam muito o intelecto, as vitaminas e sais minerais são muito requisitados, pois fazem parte integrante de todos os processos cerebrais. E nós os consumimos muito!
Portanto, devemos suprir nosso organismo com uma boa quantidade e variedade de antioxidantes.
As frutas e verduras cruas também são grandes portadoras de vitaminas e sais minerais.
Devemos comê-las, sempre que possível, cruas!
Existem algumas verduras que as pessoas costumam comer cozidas, sendo possível ingeri-las cruas, tais como beterraba, couve-flor (bem cortadinha na salada), brócolis, milho-verde (aquela espiga com grãos bem pequenos, tão doces e saborosos!)
É possível, nos dias de hoje, desde que estejamos alertas, comer muitos alimentos crus e recém colhidos. Basta não perdermos algumas oportunidades, como aqueles passeios, por exemplo, pelo parque da cidade, e colhermos algumas amoras, ou em uma visita a amigos na chácara nos deliciarmos com algumas laranjas apanhadas na hora!
Ou, quem sabe, na beira da praia, darmos alguns centavos a mais e pedirmos para o rapaz pegar um coco na hora e bebermos “aquela” água com energia vital!
Comer hortaliças apanhadas na hora, quando possível...
A ingestão desses alimentos, além de proporcionar vitaminas e sais minerais, estará provendo o organismo de energia vital, havendo a possibilidade de ocorrer a transmutação dos elementos, suprindo a carência do corpo.
São sugestões que você pode ampliar, à medida que se valorize o conhecimento sobre os antioxidantes.

Fonte : Dr.Vinholis - www.drvinholis.com.br

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