TUDO SOBRE A CELULITE

 


A celulite ,  a grande vilã da beleza feminina, está presente em 80% das mulheres ocidentais. Cada vez aparece mais cedo, atingindo mesmo jovens e adolescentes e não respeitando até as mulheres magras. Para começar a combater, primeiro você terá que saber detalhes desse nossos inimigos da perfeição.

Entenda o que é celulite

Você sabe o que é celulite?
Um das características principais da celulite é o aparecimento de ondulações da pele, onde o especto é de casca de laranja ou de colchão.
É causada por várias alterações no tecido gorduroso que está sob a pele, o conjunto que contém microcirculação e com isso ocorre o aumento do tecido fibroso.
É uma infecção bacteriana do subcutâneo, geralmente por estafilo aureus coagulase positivo (s.aureus), é caracterizado por uma área eritematsa de bordos mal definido, levemente edemaciada e dolorosa.
O seu tratamento é farmacológiso através de penicilinas penicilinases-resistentes.
A celulite também tem outros nomes Lipodinstrofia ginoide, lipodistrofia edemato: fibroesclerótica, dermatopaniculopati edemato-fibroesclerótica e hidrolipodistrofia ginóide.

Quais são as causas da celulite?

As causas dependem de vários fatores que são:
- predisposição genética familiar, alimentação, vida sedentária e fatores hormonais.

Quer aprender fazer um suco que combate a celulite?

Ingridientes para o Suco que combate a celulite.
- um copo de água
- três xícaras de chá de melancia
- meia xícara de café de suco de limão


Tudo sobre celulite:

A celulite é, na linguagem popular, o aspecto da pele semelhante a um “colchão” ou até mesmo uma “casca de laranja”. A pele fica ondulada, resultado de alterações no tecido gorduroso, que está localizado sob a pele. 

Formação da Celulite

Formação da Celulite






A expansão do tecido adiposo em direção ao tecido cutâneo acarreta a formação da celulite. Comprimindo os vasos e artérias que fazem a irrigação de oxigênio nas áreas do tecido adiposo e cutâneo, a celulite torna-se mais inflamada e pode piorar.
Fases:
Grau 1: aparece somente com o local afetado sendo comprimido;
Grau 2: já apresenta o formato de “casca de laranja”;
Grau 3: os nódulos possuem consistência endurecida e são doloridos. Existe dor no local, com uma compressão leve.
Grau 4: circulação no local extremamente comprometida. O tecido fica duro, a dor é constante e existem fibroses.
Onde se encontra?
Glúteos: o bumbum é bastante afetado;
Coxas: principalmente na parte lateral;
Abdome: a barriga, com o acúmulo de gordura, tende a apresentar alguns furinhos;
Braços: parte posterior e lateral são afetadas;
Joelhos: a face interna dos joelhos podem apresentar celulite;
Tratamentos:
Pode ser evitada com exercícios físicos, e alimentação balanceada . Mais  si você não evitou á tempo, e quiser si livrar imediatamente terá que recorrer as clinicas de estéticas.

Como funciona a celulite

celulite
© istockphoto.com / webphotographeer
Celulite ou “casca de laranja”?

A celulite é uma doença que faz a pele ficar com o aspecto de uma  “casca de laranja” uma vez que, quando presente,  a pele fica com uma aparência enrugada de uma laranja.
Para aqueles que a possuem, a celulite é como se um monstro horrendo se instalasse embaixo da sua pele, deixando para trás uma grotesca trilha como evidência. No melhor dos casos essa trilha se parece com uma casca de laranja. Já nos piores, ela está mais para um queijo cottage. Em ambos, a celulite faz com que as pessoas se sintam constrangidas, frustradas e desesperadas por uma cura.
Apesar da definição popular de queijo cottage, a celulite nada mais é, na verdade, do que células de gordura que se localizam sob a pele. Mesmo que você se sinta uma vítima da celulite, ela não afeta a sua saúde. Trata-se sim, de um problema cosmético que afeta 90% das mulheres adultas [fonte: Doheny - em inglês].
TratamentosNo verão, um dos métodos mais utilizados contra a celulite é a canga amarrada na cintura. A boa notícia é que existem outros métodos, e essa coluna vai mostrar alguns deles.
A celulite é tão comum entre as mulheres que muitos dermatologistas a consideram como uma característica secundária do sexo feminino [fonte: Wanner]. Em outras palavras, a grande maioria das mulheres a possui, sejam elas magras ou gordas. Depois da puberdade, o hormônio estrogênio direciona o corpo da mulher para que ele estoque gordura em função de uma futura gravidez. Normalmente, esse acúmulo de gordura aparece nas nádegas, coxas, quadris e abdômen (áreas que normalmente já costumam acumular gordura). Mas ela também pode aparecer embaixo dos braços, peito e até mesmo na nuca [fonte: AAD - em inglês].
Em 2008, as mulheres gastaram cerca de 47 milhões de dólares em produtos que prometem reduzir a celulite. [fonte: Saint Louis].
Para ser claro, não existe cura para a celulite. Ainda que existam inúmeros tratamentos que prometem combater a aparência da celulite, os resultados variam – e não são permanentes. Mas há coisas como, estilo de vida, que podem atenuá-la.

Causas da celulite

Assim como mesmo após muitas pesquisas não foi descoberta a cura para a celulite, também não foi identificada a sua causa. Sabe-se que certos hormônios predispõem ao acúmulo de gordura. Os fatores genéticos também contribuem determinando a maneira como o tecido conjuntivo e a gordura se distribuem no corpo. Mas as áreas propensas à celulite também contêm folículos pilosos, vasos sanguíneos e músculos. A verdade é que os pesquisadores ainda discutem sobre quais são os componentes responsáveis pelo aparecimento da celulite.
Deficiência de andrógeno em homensHomens que possuem deficiência de andrógeno não produzem hormônios como a testosterona em quantidades normais. Esses homens podem desenvolver celulite. Um decréscimo de testosterona significa um decréscimo de massa muscular e um aumento de gordura no corpo. Apesar de incomum, essa composição é possível e cria um perfeito campo para a produção de celulite nos homens [source: State of Victoria - em inglês].
celulite
© istockphoto.com / Mikhail Kokhanchikov
O ganho de peso faz com que a celulite pareça ainda pior
Uma das hipóteses culpa os vasos sanguíneos e diz que a celulite é criada quando o sangue não circula corretamente pelos vasos. A expansão da gordura pressiona o sangue contra os vasos e, os vasos sanguíneos, por sua vez, pressionam a pele, criando uma superfície irregular [fonte: Avram].
Outra teoria diz que a culpa é dos glóbulos brancos, que ajudam a aumentar a imunidade do organismo à doenças. Essa hipótese diz que pessoas com celulite um processo inflamatório crônico nos glóbulos brancos, que encolhem deixando a pele mais fraca. As células de gordura então empurram a pele magra criando uma superfície irregular [fonte: Avram].
A hipótese mais aceita até hoje culpa o tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é formado por fibras que se localizam sob a pele e a conectam aos músculos. Nos homens o tecido conjuntivo forma um padrão cruzado criando uma espécie de barreira que mantém a gordura longe da pele. Já nas mulheres o tecido conjuntivo se apresenta na forma de barras paralelas,  criando um ambiente propício para a gordura da celulite se juntar à pele. Em consequencia disso, a gordura é empurrada contra o tecido conjuntivo pressionando a pele para fora.
Se a teoria do tecido conjuntivo for realmente a verdadeira, o ganho de peso só piora a situação, levando uma gordura extra de encontro à celulite e ao tecido conjuntivo. A idade também aumenta a probabilidade de se apresentar celulite. Com o avançar da idade, a pele perde força e elasticidade, assim como a capacidade de “esconder” imperfeições”. Os músculos, que perdem a tonicidade com a idade, também ajudam a criar uma aparência enrugada.
Como a causa da celulite ainda é desconhecida, foram desenvolvidos inúmeros tratamentos baseados nessas teorias acima descritas.

Exercícios para combater a celulite

Como é a sua celulite?
O jornal da Associação Europeia de Dermatologia publicou uma tabela, em maio de 2009, para mostrar os diferentes graus de comprometimento da celulite. Para tanto foram elaboradas diversas perguntas sobre a natureza da irregularidade da pele, quanto tempo a celulite demorou para aparecer, etc. Em geral, se parte do corpo com celulite se parece com um queijo cottage, ela é considerada um comprometimento importante. Se a pele é apenas ligeiramente irregular como uma casca de laranja, é considerada leve [fonte: Saint Louis].
Exercícios combinados com uma boa dieta podem reduzir a celulite.  O corpo não irá se livrar das células de gordura que causam a celulite, mas a perda de peso diminui consideravelmente a gordura. O aumento de peso tende a tornar a celulite mais visível e a diminuição da gordura corporal faz o contrário.
Exercícios aeróbicos aliados à musculação ajudam a diminuir a gordura, tonificar os músculos e aumentar o metabolismo [fonte: Dowshen]. Essas ações podem ajudar a reduzir a pressão que a celulite faz sob a pele. Os exercícios são especialmente importantes para mulheres em fase de envelhecimento que naturalmente perdem massa muscular e cujo metabolismo torna-se mais lento.
O ideal são exercícios aeróbicos como correr, andar de bicicleta ou dançar por, pelo menos, três horas e quarenta e cinco minutos por semana (no total). Faça musculação, no mínimo, duas vezes por semana [fonte: Mayo Clinic Fitness - em inglês]. Faça agachamentos, use pesos ou equipamentos de ginástica como o leg-press. Para exercícios específicos, consulte um treinador na academia que você freqüenta.
Independente do motivo pelo qual você tenha celulite, a diminuição da gordura corporal total ajuda a diminuir o acúmulo da celulite uma vez que remove em parte a pressão que contribui para o seu aparecimento. Mas, e se você já se exercita frequentemente e não tem gordura sobrando? Ou ainda se você quer apenas uma ajudinha antes daquele final de semana na praia?
Para mulheres que desejam reduzir a celulite rapidamente, a massagem e outros tratamentos temporários podem ser a solução.

Pesquisa: Sabedoria Natural Cosmético
Fonte: Comotudofunciona


Celulite - um problema universal!


É fato: toda mulher se preocupa com o aparecimento da celulite. Umas mais, outras menos, mas a celulite É uma preocupação. Lendo o livro “Cellulite: Pathophysiology and Treatment” me dei conta que alguns detalhes sobre a celulite são desconhecidos, e por isso resolvi fazer uma pequena séries de posts sobre a celulite.

Para começar, algumas informações básicas sobre a celulite:


Como se forma a celulite?

Inicialmente ocorre uma alteração na junção (no esfíncter) entre a arteríola e os capilares sanguíneos da pele levando a uma alteração na permeabilidade vascular. Os capilares são os responsáveis pela irrigação da pele e as arteríolas são vasos sanguíneos que trazem o sangue até esses capilares. Ocorre então uma ectasia capilar, onde os vasos sangüíneos dilatam, o que permite a passagem de líquido para as células adiposas (hipoderme), levando a formação de um edema.
Esse edema causa modificações metabólicas. Essas alteraççoes metabólicas fazem com que o colágeno se disponha ao redor das células do tecido adiposo formando micronódulos. A união desses micronódulos leva a formação de macronódulos, que resultam na formação de escleroses (endurecimento de tecidos).

Anatomicamente, as alterações cutâneas encontradas na celulite são em grande parte devido à fibrose do tecido conjuntivo (gerada pela deposição errática do colágeno) presente na derme e / ou no tecido subcutâneo. Lóbulos de gordura subcutânea são separados um do outro por finos, geralmente rígidos, fios de tecido conjuntivo que atravessam a camada de gordura e se conectam a derme (camada subjacente). Estes “fios teciduais” estabilizam o tecido subcutâneo que dividem a gordura. Quando ocorre uma esclerose nesse tecido (devido a formação dos macronódulos com colágeno) há um encurtamento dos septos (tecido conjntivo) e devido à isso, ocorre uma retração, causando as depressões na superfície da pele que são característicos da celulite.


Porque mulher tem mais celulite que homem?

Nas mulheres os septos fibrosos são geralmente orientados perpendicularmente em relação à superfície cutânea, enquanto nos homens essa orientação tem um padrão cruzado. Vários estudos têm demonstrado que a gordura é dividida em lóbulos, e que nas mulheres, estas são maiores e mais retangular, quando comparados com as dos homens.
Além disso, uma das mais prováveis causas para o aparecimento da celulite é a presença de estrógeno. Esse hormônio é predominante em mulheres, enquanto que em homens sua presença se da em menor concentração. Fato que reforça essa teoria é que a celulite começa a aparecer quando as mulheres entram na puberdade (fase onde aumenta a produção de estrógeno).


Porque pessoas de pele negra tendem a ter menos celulite?

O extrato córneo da pele negra contém mais camadas de células do que na pele branca, porém a espessura é igual. Dessa forma o extrato córneo da pele negra é mais compacto, provavelmente por maior coesão intercelular
Além disso, o diferente conteúdo de melanina e o diferente padrão de dispersão dos melanossomas da pele negra ocasionam uma proteção frente ao sol maior para esses indivíduos, que costumam ter pele mais firme e mais lisa do que a de indivíduos brancos da mesma idade.
Essa maior firmeza e coesão celular da pele negra impedem que a retração das escleroses formadas na celulite apareçam facilmente na superfície da pele.

Literaturas interessantes:

Cellulite: Pathophysiology and Treatment,
       Edited by Mitchel P. Goldman, Pier A. Bacci, Gustavo Leibaschoff, Doris Hexsel, Fabrizio Angelini, 2006.

Abordagens no estudo do envelhecimento cutâneo em diferentes etnias
       Rev. Bras. Farm., 88(2): 59-62, 2007.

Dermatologia na pele negra
       An Bras Dermatol.2008;83(1):7-20.


Elimine a Celulite

Se quiser, use antes da drenagem Linfáticaum creme para controle de celulite. Ele potencializa o efeito da massagem e faz com que os furinhos sejam eliminados mais rapidamente. Para que o creme tenha mais efeito, veja se ele contém:
  • Castanha-da-índia ou centelha asiática: eliminam toxinas.
  • Ginkgo biloba, café ou gengibre: estimulam a circulação sanguínea.
  • Carnitina: ajuda a queimar gordura nas partes onde a celulite mais ataca.

Como combater a celulite?

Atualmente existem alguns suplementos que auxiliam no combate à celulite. A seguir mostraremos sucintamente como tais suplementos agem em nosso organismo.
L-carnitina: tem como objetivo aumentar o consumo das gorduras, com isto auxilia na queima de gorduras nas regiões comprometidas pela celulite;
Castanha-da- índia: a castanha estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando assim na eliminação de toxinas subcutâneas;
Centelha asiática: da mesma forma que a castanha-da-índia a centella asiática estimula a circulação cutânea e de retorno, auxiliando na eliminação de toxinas subcutâneas;
Ginkgo biloba: o ginkgo atua ativando a microcirculação, aumentando a perfusão de oxigênio aos tecidos;
Semente de uva em cápsulas: o pó de semente de uva encapsulada sem dúvida é o suplemento mais eficiente no combate a celulite, melhorando a circulação do sangue e funcionando como antiinflamatório dos tecidos.

 

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009


Como aplicar creme anti celulite

Conseguir Obter os resultados esperados após a aplicação de cremes em uma massagem para celulite , não depende só da boa qualidade do produto. Mesmo que o creme seja o melhor no mercado, ele não a vai ajudar se você não for consistente, ou se não souber como aplicá-lo corretamente.

Como aplicar creme redutor anti celulite

Para ajudar na eficácia do seu creme anti celulitico observe estas dicas fornecidas por especialistas ,para que você possa lutar contra a temida casca de laranja:
Esfoliar a pele no chuveiro antes de cada aplicação. Você pode usar um creme exfoliante uma ou duas vezes por semana e outros dias massage a pele com uma luva de crina, só assim a sua pele vai estar livre de impurezas e o creme irá penetrar melhor, actuando em camadas mais profundas.

Ênfase aos seus cotovelos, joelhos e tornozelos.

A melhor hora para aplicar o creme é após o banho depois da pele seca. Massage a pele em movimentos circulares, de baixo para cima. Utilize as duas mãos com força no movimento para cima e para baixo suavemente.

Nas pernas: Aplique o creme com a direção do tornozelo para a coxa . Isto irá funcionar como uma massagem de drenagem linfática.

Para o abdome: Inicie na parte inferior do abdómen e termine à chegada do busto.

Nádegas: comece a partir de baixo e mova para cima, exercendo uma ligeira pressão. Certifique-se de aplicar o creme anti celulite sobre os lados.

Nos braços: Espalhe o creme com um movimento linear a partir do punho ao cotovelo e, em seguida, a partir do cotovelo ao ombro. Não negligenciar a parte interna do braço, onde normalmente a celulite aparece primeiro .

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS