ADOÇANTES E DIETAS DA MODA : 35 DICAS PARA MELHORAR A SAÚDE

Com alguns hábitos simples você pode melhorar sua saúde e qualidade de vida Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Com alguns hábitos simples você pode melhorar sua saúde e qualidade de vida
A maneira mais certeira de fazer as pazes com o espelho é manter seu corpo saudável. Fazer atividade física, comer bem e evitar excessos estão entre os hábitos que vão garantir uma boa forma, porém não para por aqui. A revista Your Tango publicou uma lista com sugestões de cinco especialistas para melhorar sua saúde. O time de experts conta com os especialistas em qualidade de vida Rico Caveglia e Brenda Deere, a naturóloga e massagista Lorina Shinsato e o personal trainer Mark Dilworth. Confira as dicas que vão mudar sua relação com seu corpo:

1. Mude sua mente para mudar seu corpo
Primeiramente você deve adotar uma atitude de gratidão ao seu corpo. Para Rico Caveglia, é preciso aprender a amar o próprio corpo mesmo antes de fazer as mudanças de hábito que vão deixá-lo em forma é mais saudável.

2. Respire!
Todas as funções metabólicas de nosso corpo exigem muito oxigênio. Por isso, nada é mais importante para a saúde mental e física que suprir essa necessidade. “Para aprender exercícios de respiração profunda recomendo aulas de ioga ou respiração”, diz Rico Caveglia.

3. Beba mais água
Isso vai garantir diversos benefícios para seu corpo. “Sua pele ficará mais macia, seu organismo mais limpo, você comerá menos, seu cabelo e suas unhas vão ficar mais hidratados e até sua energia vai aumentar”, justifica Caveglia.

4. Coma comida de verdade
Você é o que você come. Portanto, com um bom combustível você terá um corpo melhor e mais bonito. Para Caveglia comida de verdade é aquela que cresce na natureza, como frutas e vegetais orgânicos, grãos integrais, sementes e carne sem adição de hormônios ou produtos químicos.

5. Coma em casa
Para manter uma alimentação mais saudável é preciso evitar restaurantes e comida processada. A melhor dica, segundo Caveglia, é preparar você mesmo a maior parte de suas refeições.

6. Movimente-se
Manter-se ativo intercalando exercícios aeróbicos, de força e flexibilidade, vai deixar seu corpo mais em forma, saudável e bonito. “Além disso, você ainda ganha uma dose extra de energia”, garante Caveglia.

7. Recarregue as baterias
Faça pausas diárias apenas para relaxar e não pensar em seus compromissos e tarefas. “Aprenda a meditar e seja grato por tudo que você tem em sua vida”, recomenda Caveglia.

8. Elimine
Precisamos de uma a três evacuações diárias para manter o corpo saudável e livre de resíduos. “Se isso parece um desafio para você, aconselho que procure um naturólogo ou médico especializado”, afirma Caveglia

9. Devagar e sempre
O objetivo aqui é ficar saudável e não magro. Por isso, nada de dietas de emergência. “Coma frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras. Também vale tentar diminuir as porções”, recomenda Brenda Deere.

10. Menos é mais
Na hora de iniciar um programa de emagrecimento, exagerar nos exercícios físicos é uma armadilha. “Escolha uma atividade da qual realmente goste e comece devagar. Uma caminhada de cinco minutos já é melhor do que não fazer nada”, orienta Deere.

11. Você não está sozinho
Ninguém está completamente satisfeito com seu corpo. Até mesmo modelos que muitas vezes parecem anoréxicas ainda acham que têm algumas gordurinhas a perder. Por isso, segundo Deere, é essencial prestar atenção para estabelecer uma meta possível e razoável.

12. Não se compare
Tente não comparar seu corpo com o de outras pessoas, pois herança genética realmente tem um papel importante em nossas formas. “Você sabe que tem partes que gosta em seu corpo, pode ser seus olhos, suas pernas ou mãos. Então, preste mais atenção a elas, tente valorizá-las e lembre-se sempre desses pontos positivos”, afirma Deere.

13. Durma bem
Procure dormir oito horas por noite. De acordo Deere, recentemente pesquisas comprovaram que, além de ser um hábito saudável, isso ainda ajuda a eliminar peso de forma mais eficiente.

14. Alongue-se
Isso exige prática, mas esticar-se faz bem não apenas para a coluna. “Manter uma boa postura fará você parecer melhor e mais confiante o que o levará a se sentir assim também”, justifica Deere.

15. Seja grato
Lembre-se que a função do seu corpo é te levar para onde quiser. Por isso, Deere recomenda que quando você se sentir mal com sua imagem pense de tudo que você é capaz de fazer graças a ele e sinta-se grato por isso. “Se quiser pode até escrever uma coisa pela qual é grato ao seu corpo por dia até internalizar isso”, sugere Deere.

16. Finja até que seja de verdade
Aja como se você amasse seu corpo, mesmo se ainda não sente isso. “Não deixe de fazer coisas como ir à praia por vergonha ou medo de que as pessoas fiquem reparando em suas formas. Acredite: os outros estão preocupados demais com a própria imagem para olhar o seu corpo”, garante Deere.

17. Coma três refeições diárias ou diversas pequenas refeições espalhadas pelo dia
Você já se perguntou por que está se sentindo irritado ou fraco? Você pode estar desidratado ou com baixo nível de açúcar no sangue. Por isso, Lorina Shinsato ressalta a importância de não pular nenhuma refeição, mesmo que você tenha trabalho extra pela frente.

18. Lembre-se da proteína
Esse tipo de alimento permite que o nível de açúcar no sangue fique estável por mais tempo, diferentemente de carboidratos que o deixarão com fome novamente em pouco tempo. “Então, quando for fazer uma refeição ou um lanche lembre-se de incluir proteína”, afirma Shinsato.

19. Hidrate-se
Quando sentimos sede significa que já estamos desidratados. Portanto, o ideal, segundo Shinsato, é manter uma garrafa de água sempre com você. A ingestão de líquidos é essencial para manter sua saúde e energia em dia.

20. Esqueça o adoçante
Evite açúcar refinado e adoçantes artificiais. “Como são feitos com produtos químicos, nosso corpo não consegue processá-los adequadamente aumentando o risco de inflamações”, justifica Shinsato

21. Evite temperos artificiais
O glutamato monossódico, realçador de sabor presente na maioria dos temperos artificiais, é prejudicial à saúde. “Ele causa dores de cabeça e interfere em nosso sistema nervoso”, alerta Shinsato.

22. Nada de fast food
Além de não conterem todos os nutrientes necessários para uma alimentação saudável, esse tipo de comida possui muitos conservantes e produtos artificiais que podem conter antibióticos, hormônios ou resíduos de pesticidas. “Prefira alimentos frescos que vão lhe dar uma energia limpa”, recomenda Shinsato.

23. Prefira peixes pescados na natureza
Os peixes criados para pesca muitas vezes recebem compostos químicos e não apresentam a mesma quantidade de ômega 3 dos animais livres. Segundo Shinsato, outra preocupação é o alto índice de mercúrio, pois, em excesso, esse composto interfere em nosso sistema nervoso prejudicando a memória.

24. Coma alimentos orgânicos e locais
Os produtos fabricados na sua região geralmente levam menos aditivos químicos, pois não precisam ser conservados por muito tempo durante o transporte. “Isso faz com que os alimentos que você coloca em sua mesa sejam mais saudáveis”, atesta Shinsato.

25. Pense positivo
Outro desafio para deixar sua mente mais saudável é manter a positividade. “É preciso se focar no que está dando certo em nossas vidas e permitir que o resto flua”, recomenda Shinsato.

26. Pratique a gratidão
A cada dia liste três coisas pela qual você é grato. Isso o ajudará a aprender a pensar de forma positiva. Para Shinsato, isso é uma ótima dica, pois somos capazes de mudar nossa realidade de acordo com aquilo em que nos focamos.

27. Elimine o pessimismo
“Sempre procure o melhor de cada situação e livre-se dos vampiros que aparecem em sua vida”, recomenda Mark Dilworth. Ajude a si mesmo estipulando metas e pensando em alcança-las ao invés de ficar achando que não vai chegar lá.

28. Permaneça motivado
Procure algo que o motive a alcançar uma vida mais saudável. Segundo Dilworth, uma vez que você encontrar o incentivo certo será mais fácil chegar no seu objetivo.

29. Pare de se sabotar
Mantenha seu foco e aja de forma coerente. “Se seu objetivo é perder peso ou manter o corpo saudável não tenha doces, alimentos gordurosos e porcarias em sua cozinha. Pois, ao ver esses produtos será mais difícil resistir a eles”, explica Dilworth.

30. Esqueça as dietas da moda
Para manter o corpo em forma e saudável você vai precisar de hábitos alimentares que consiga manter. Isso não é possível com dietas malucas ou superrestritivas. “Não adianta perder peso rapidamente se você recupera tudo assim que volta a se alimentar normalmente”, justifica Dilworth. Por isso, é necessário uma mudança permante.

31. Crie músculo e queime gordura
Exercícios físicos regulares são essenciais se você quer mudar seu corpo, pois eliminar gordura é mais importante que perder peso. “Trocar massa gorda por massa magra (músculo) também acelera seu metabolismo. E isso irá ajudá-lo a queimar ainda mais calorias. Esse é o segredo para que você não torne a engordar”, explica Dilworth.

32. Adote uma vida ativa
Caminhe o máximo possível todos os dias e tente manter o seu corpo sempre ativo. Segundo Dilworth, quando você fica sentado as enzimas responsáveis por queimar gorduras ficam praticamente desligadas. Já quando você se levanta durante o dia e se mexe elas são colocadas para trabalhar.

33. Exercite-se
Mesmo magro você pode não ser saudável. “Se perdeu peso sem se exercitar seu corpo não aprendeu nada e isso pode leva-lo ao efeito sanfona”, justifica Dilworth. Por isso, independentemente do que sua balança diz é preciso manter uma atividade física.

34. Hábitos saudáveis fazem um corpo mais saudável
Se você tiver uma boa noite de sono, não se expor a altas doses de estresse, não fumar, não ingerir grandes quantidades de álcool, se exercitar regularmente e manter uma boa alimentação, você terá um corpo saudável. “Não há segredo, basta manter esses hábitos saudáveis na maioria de seus dias”, atesta Dilworth.

35. Procure auxilio profissional
Talvez você precise de ajuda em algumas áreas, pois algumas mudanças são difíceis. Antes de iniciar um treinamento físico procure um médico para uma avaliação. Um personal trainer e um nutricionista também podem ajuda-lo a planejar sua alimentação e seu programa de exercícios. “Você pode começar a levar uma vida mais saudável hoje mesmo, não adie!”, finaliza Dilworth.


Fonte:http://saude.terra.com.br/adocante-e-dietas-da-moda-veja-35-dicas-para-melhorar-a-saude,

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS