Pular para o conteúdo principal

DANOS E RISCOS DO USO DO SECADOR DE CABELOS

Cabelos secos - Foto Getty Images

Ressecamento, queima e perda de brilho dos fios são alguns dos problemas

Para muitas pessoas, o secador de cabelos não é mais um dentre tantos apetrechos de beleza, e sim um utensílio essencial no dia a dia. Ótimo quebra-galhos quando você resolve lavar as madeixas de noite, ele ainda é indispensável para um bom penteado, ainda que de última hora. O problema é que o uso frequente e inadequado começa a denunciar problemas capilares, como ressecamento e quebra dos fios.

De acordo com o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), a única maneira de não causar qualquer dano aos fios é adotando a temperatura média e mantendo o bocal do secador a, no mínimo, 20 centímetros dos
cabelos e sempre em movimento. Na prática, a história é bem diferente. Por isso, listamos os sete principais estragos causados pelo uso incorreto do secador.

Fios ressecados

Um fio de cabelo saudável é um fio de cabelo bem hidratado, ou seja, com alguma porcentagem de água. "Quando secamos os cabelos usando o calor, toda a água evapora, fazendo com que eles fiquem ressecados", explica o dermatologista Valcinir. Por isso, o especialista recomenda sempre que possível deixar o cabelo secar naturalmente, pois assim ele conserva alguma umidade. Quem for seguir o conselho deve, de preferência, lavar os cabelos logo de manhã para aproveitar as maiores temperaturas do dia e para não correr o risco de dormir com os fios ainda molhados.
Cabelos quebradiços - Foto Getty Images

Fios quebradiços

O ressecamento dos cabelos decorrente do uso constante e incorreto do secador também pode tornar os fios mais quebradiços. "Desidratado, o fio perde a elasticidade, tornando-se muito mais frágil", aponta o dermatologista Elso Elias Vieira Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em longo prazo, a constante quebra leva a diminuição do volume, fazendo com que muitas pessoas imaginem estar ficando calvas, mas, na verdade, elas estão apenas perdendo o comprimento dos fios.


Mulher penteando os cabelos - Foto Getty Images

Fios queimados

"Se usado por tempo prolongado, a uma potência alta e com o bocal muito próximo dos cabelos, o secador pode até queimar os fios", alerta a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. De acordo com a especialista, a queimadura é um dano permanente à estrutura capilar. Em outras palavras, não é possível recuperar totalmente o fio danificado. Assim, recomenda-se a realização de hidratações, o afastamento temporário do secador e o corte periódico dos fios até o momento em que a mecha queimada for eliminada.
Cabelos com frizz - Foto Getty Images

Frizz

O frizz está diretamente ligado à hidratação. Quanto mais bem cuidado os cabelos, menos rebeldes os fios. "Por isso, é fundamental evitar o ressecamento decorrente do calor do secador com produtos termoativos e hidratantes", afirma a dermatologista Samar. Além disso, vale a pena investir em um secador com íons, que evitam que eles fiquem muito arrepiados após a secagem .


Mulher secando os cabelos - Foto Getty Images

Alteração do pH

O pH ideal do couro cabeludo e da pele, como um todo, é 5,5, ou seja, levemente ácido. "Tal condição serve como proteção contra micro-organismos que podem nos prejudicar", esclarece Elso Elias. Mas ao eliminar a umidade dos fios, esse pH pode mudar, deixando-nos expostos à bactérias e fungos que podem se instalar na região afetada. Por isso é essencial dar férias do secador aos cabelos regularmente e tomar cuidado para não queimar os fios.
Mulher cortando as pontas do cabelo - Foto Getty Images

Fios com pontas duplas

Segundo o dermatologista Valcinir, as temidas pontas duplas não são consequência direta do uso do secador, mas de sua associação à escova de cabelos. "O processo mecânico de pentear e puxar os fios é extremamente agressivo e acaba afetando principalmente a área em que os cabelos sofreram mais dano ao longo do tempo: as pontas", explica. Assim, os que não abrem mão de uma boa escova também não podem deixar de cortar as pontas dos cabelos regularmente.


Cabelos oleosos - Foto Getty Images
Fios oleososEmbora o uso do secador leve ao ressecamento dos fios, muitas pessoas percebem um aumento da oleosidade conforme o uso. "Isso acontece pela aplicação exagerada de leave-in ou outros cosméticos antes da secagem, cuja penetração é favorecida pelo ar quente", aponta Samar Harati. O certo é passar o produto apenas no comprimento dos fios e uma quantidade que ocupe um pequeno círculo na concha da mão.

Fonte:http://minhavida.uol.com.br/beleza/galerias/

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …