CAUSAS DA RETENÇÃO DE LIQUIDOS E COMO EVITÁ-LAS

21592 Retenção de Líquido Por Que Acontece Retenção de Líquido: Por Que Acontece?

O inchaço pode gerar muitos incômodos, dentre estes o aumento de peso, e quem deseja manter a forma, precisa combater imediatamente essa situação.
A retenção de líquidos no organismo é causada pelo excesso de água acumulado no corpo
.
Pessoas que usam muito sal nos alimentos têm maior possibilidade em inchar.O estado emocional e o estresse podem alterar os hormônios da glândula suprarrenal, causando a retenção e inchaço.
Alguns sintomas são bem destacados e devem ser verificados:
Alteração vascular, problemas cardíaco ou renal, pressão alta, funcionamento inadequado dos rins, fígado e coração e transtornos na tiróide.
Mediante situações como essas, faz-se necessário auxílio médico, para a indicação coerente do tratamento com base na análise do caso de forma individual.
Além disso, você pode evitar alimentos com conservantes, embutidos, salgadinhos e refrigerantes.
Procure ingerir líquidos sem açúcar e sódio, em especial água pura, coma frutas cítricas e saladas. Dormir bem é essencial, bem como praticar exercícios físico, e você pode procurar tratamentos secundários como a
drenagem linfática com uma pessoa especializada.
Dessa forma, fique livre dessa situação e seja feliz!

21592 Retenção de Líquido Por Que Acontece2 Retenção de Líquido: Por Que Acontece?

Causas da retenção de líquidos

O incomodo causado pela retenção de líquidos é pelo inchaço no corpo, a retenção ocorre com mais freqüência nas mulheres, por diversos fatores um deles é que o metabolismo feminino é mais lento do que o masculino, isso ocorre quando o organismo retém todo o líquido que é consumido nas células, causando até o aumento de peso, existem algumas soluções para evitar a retenção, porém é preciso antes saber as causas, as mulheres que sofrem com os efeitos da TPM, por exemplo, possuem maior chances de sofrer com a retenção devido ao período pré
menstrual, outras causas como excesso de peso, alimentação inadequada, problemas diuréticos entre muitos outros. Uma pessoa pode ganhar até dois quilos em seu peso total de líquidos retidos nas células, causando um grande desconforto, os líquidos costumam estar concentrados principalmente nas regiões do corpo com mais massa de gordura e de músculos, como abdômen, braços, glúteos e coxas, algumas pessoas tem predisposição genética e tem mais chances de reter líquidos em seu organismo.

Além destes fatores citados acima que podem causar a retenção de líquidos, existem outros muito comuns que maioria das pessoas.
• O sedentarismo é uma da causas da retenção de líquidos, a prática de atividades físicas é muito importante para equilibrar o metabolismo e a produção de suor é extremamente necessária para que os líquidos das células sejam liberados através da transpiração. Quando a pessoa não se exercita um dos meios de liberar os líquidos retidos não funciona, aumentando as chances de reter os líquidos nas células.
• A má alimentação é um dos fatores mais importantes, através dos alimentos que o nosso organismo funciona, se você exagera nas doses de sódio nos alimentos aumenta as chances de inchaço, os alimentos embutidos como mussarela, salame, presunto, mortadela entre outros, possuem altos teores de sódio e por isso aumentam a retenção de líquidos.
• A prisão de ventre ou constipação piora o quadro de retenção de líquidos a pessoa que não se alimenta adequadamente tem mais chances de sofrer com o intestino preguiçoso, ou seja a dificuldade para ir ao banheiro fazer as devidas necessidades diárias consequentemente os líquidos que seriam liberados através da urina ficarão retidos no organismo causando o inchaço.
• Retenção de líquidos pode significar uma má alimentação, falta de atividades físicas ou até problemas como hipotireoidismo, mau funcionamento do fígado, rins, coração, hipertensão arterial, insuficiência vascular, má circulação sanguínea entre outros.
• A retenção de líquidos pode estar relacionada também com fatores emocionais ou hormonais.
A retenção de líquidos pode ser resolvida com tratamentos médicos, de acordo com cada quadro clinico, na maioria dos casos sessões de
drenagem linfática pode resolver o problema, porém é preciso manter uma alimentação extremamente saudável dando prioridade a alimentos diuréticos e ricos em líquidos como pepino, cenoura, beterraba, abacaxi, melancia, morango, tomate, broto de feijão, salsão, e muitos outros, evite o sal nos alimentos, priorize temperos que possam substituir o sódio, além de observar no rótulo dos alimentos industrializados a quantidade de sódio contida nos alimentos embutidos. Praticar atividades físicas é altamente recomendado para todas as pessoas e principalmente para as que sofrem coma retenção de líquidos, a produção de suor estimulada na prática de exercícios físicos ajuda o organismo a liberar os líquidos retidos nas células. Mantenha hábitos mais saudáveis para prevenir a retenção de líquidos e o incomodo causado por ela.

Fonte:http://www.blogbrasil.com.br/causas-da-retencao-de-liquidos/

Comentários