CORPO SÃO , MENTE SÃ

Corpo são, mente sã


Todo mundo deseja ter uma velhice saudável, por dentro e por fora, não é verdade? Manter a capacidade de pensar de forma ágil e se lembrar dos fatos é considerado ainda mais importante para quem está na terceira idade do que ter um corpo enxuto e bonito. Mas, você sabia que desenvolver a capacidade cardiorrespiratória dá mais anos de vida útil à massa cinzenta?

Em 1970, o Instituto Nacional de Saúde americano começou a testar o coração e os pulmões de quase 60 mil voluntários, separando-os em três grupos: o dos participantes de preparo físico ruim, outro com os medianamente treinados e um último que incluía detentores de um belo fôlego. Ao longo das décadas, foram registrados 4.047 falecimentos, sendo 164 por demências. “A maioria desses óbitos se concentrou no grupo de baixa capacidade cardiorrespiratória”, revela a neurocientista Rui Liu, autora do trabalho. Segundo ela, os exercícios incrementariam a circulação na cabeça, garantindo o aporte de nutrientes aos neurônios.
Outros estudos mundo a fora comprovam mais benefícios das atividades físicas para o cérebro humano. Na Universidade de Kyoto, no Japão, pesquisadores descobriram que suar a camisa reduz, dentro da cabeça, a formação das placas beta-amiloides, responsáveis pela doença de Alzheimer. Segundo um trabalho recém-concluído pela Associação Americana de Neurologia, pessoas na meia idade com IMC acima de 25 apresentam um maior risco de desenvolver algum tipo de demência quando ficam mais velhas. No estudo, cerca de 8 500 irmãos gêmeos foram pesados quando estavam na meia idade e, trinta anos depois,  submetidos a uma avaliação neurológica.
Entre os que foram diagnosticados com doença de Alzheimer e demência vascular — aquela causada pelo entupimento de vários vasinhos no cérebro —, 39% possuíam sobrepeso e 7% eram obesos por volta dos 35 anos. Essa incidência foi 80% maior em relação às pessoas com IMC abaixo de 25.A explicação deve estar nos problemas circulatórios que normalmente afetam quem está fora do peso ideal.
ALIMENTAÇÃO
Quem é obeso ou está com sobrepeso tem tendência a apresentar um aumento nos níveis de colesterol, pressão e glicemia, o que compromete os vasos sanguíneos. Quando a circulação é prejudicada, os vasos cerebrais também são atingidos e, em caso de entupimento, deixam de irrigar os neurônios, facilitando déficits cognitivos. Além disso, há indícios de que os mesmos fatores por trás de males vasculares contribuam para o aparecimento do Alzheimer, mal que afeta a memória, o raciocínio e a localização no espaço.


Fonte:Fonte:http://mundoverde.com.br/blog/

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS