Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DO SELÊNIO NA ATIVIDADE FÍSICA


 

Em academias sempre há o assunto dos benefícios da creatina, pré-treinos, dextrose, whey protein e outros suplementos alimentares. Porém, alguns minerais raramente são citados desempenhando papeis importantes no organismo. É o caso do selênio, um importante mineral que poucas vezes recebe o devido valor. Ele é um poderoso antioxidante que combate danos causados pelos exercícios físicos.


Durante a atividade física, radicais livres são formados a partir de espécies reativas de oxigênio. Esses radicais livres são muito danosos ao corpo, podendo até ocasionar a morte de células do corpo.
            No organismo a demanda de oxigênio durante uma atividade física pode até ser vinte vezes maior que a normal e a captação de oxigênio pelo músculo pode aumentar até 200 vezes, esse uso em excesso pode ser responsável pela produção de radicais livres. Como qualquer atividade necessita de trabalho muscular, todos os tipos de atletas estão sujeitos a produção desses radicas livres. Então mesmo que as atividades aeróbicas demandem muito mais oxigênio que atividades anaeróbicas, a produção de radicais livres ocorre em ambos os casos.
Essas moléculas resultam em menor rendimento no exercício, uma vez que, seu excesso provoca comprometimento da função contrátil das células musculares, antecipando a fadiga. Que pode evoluir e causar a incapacidade de realizar o treino. Eles ainda podem estar associados a outros problemas, como artrite, Alzheimer, aterosclerose, diabetes, câncer, cardiopatias, inflamações crônicas e doenças do sistema imune.
O próprio organismo possui um sistema de defesa antioxidante, que inibi ou minimiza danos que os radicais livres ocasionam às células e, conseqüentemente, influenciar no rendimento.

            Para dar uma ajuda extra ao sistema de defesa antioxidante, não podem faltar em sua alimentação micronutrientes determinantes no combate aos radicais livres. O selênio é um exemplo desses micronutrientes. Ele impede ou minimiza a formação de radicais livres


           Como se não fosse suficiente, o selênio auxilia a saúde cardíaca e até lutar contra alguns tipos de cânceres. Ele ainda tem um papel importante no bom funcionamento da tireóide e na produção, por ela, de hormônios críticos.
Mantê-la funcionando perfeitamente é essencial para auxiliar na definição e o rendimento muscular, já que a tiróide controla o metabolismo do organismo.
Em um estudo publicado pelo “The American Journal of Clinical Nutrition”, que o selênio também pode auxiliar no ganho de força muscular.  Pesquisadores mediram a flexão e extensão de pernas; e a força da pegada em 891 pessoas, e descobriram que naqueles indivíduos com níveis altos de selênio costumavam ser mais fortes do que outras pessoas com níveis baixos do mineral.
A suplementação de selênio pode ser uma boa escolha para estabelecer a quantidade suficiente do mineral na dieta, mas essa não é a única maneira. As Castanhas do Pará contém cerca de 95mcg de selênio por unidade. Considerando que a dose diária recomendada é 55mcg, não são necessárias muitas castanhas pra suprir a demanda corporal, apenas algumas por dia podem extrair ao máximo dos efeitos desse mineral para o treino.

            Independente do esporte, da intensidade e da regularidade, o selênio assim como outros minerais devem estar presentes na dieta, assim o rendimento físico e mental estará sempre saudável. Antes de qualquer decisão a cerca da adesão de uma nova dieta, deve-se procurar um nutricionista.

Por Victor Leão 

Fontes:

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …