PELE OLEOSA : COMO CUIDAR

Pele oleosa Como cuidar

Manter a pele bonita e saudável não é tarefa simples, especialmente se ela for oleosa. Os poros dilatados, pele brilhante, às vezes até com presença de cravos e espinhas, não agradam mulher alguma, e podem acabar até com a auto-estima.
De acordo com a dermatologista Denise Steiner, a pele oleosa é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens.

A herança genética é o principal motivo, porém, outros fatores também contribuem para a pele oleosa: alterações hormonais, excesso de sol, variações climáticas, stress e alimentação inadequada podem influenciar no aumento da atividade das glândulas sebáceas , afirma a dermatologista.Para melhorar a sua pele, o Cyber Diet preparou algumas dicas.

Limpeza
Procure não lavar o rosto mais que duas vezes ao dia, e sempre com água fria, para não estimular a produção de sebo. É importante usar sempre sabonetes neutros ou formulados especialmente para sua pele, com bactericista e anti-sépticos , aconselha a dermatologista Denise. A oleosidade da pele é causada pela produção excessiva de sebo pelas glândulas sebáceas e atinge entre 80% e 90% das mulheres jovens À noite, é fundamental que retire a maquiagem com demaquilante sem álcool. É bom que a pessoa faça uma vez por semana uma esfoliação suave , indica.
Tonificação
Segundo Denise, usar produtos adstringentes, sem álcool na fórmula, para fechar os poros e equilibrar o pH, acalma e refresca a pele.
Hidratação
Procure usar produtos em gel, fluido, loção ou sérum, sem óleo em sua formulação. Produtos com ácidos na formulação podem ser indicados por um dermatologista para ajudar a controlar a oleosidade , diz.
Proteção
Alguns hidratantes possuem filtros anti Uva-B em sua composição, que ajudam a retardar o envelhecimento, além de proteger contra os danos causados pelo sol. Caso seu hidratante não tenha filtro solar, é importante utilizar um protetor em forma de gel , aconselha a Denise.
Maquiagem
Para a dermatologista, pós-faciais e compactos ressecam a pele e obstruem os poros. Evite.Bases densas podem obstruir os poros, acentuando a oleosidade e causando até acne , afirma. "Uma opção é usar como base um produto matificante, que absorve o óleo da pele, e não a água, proporcionando uma sensação de pele menos oleosa e prolongando a duração da maquiagem", aconselha. Depois destas dicas, sua pele não será mais a mesma!    
Por:
Luana Godoy
Agência MBPress

Fonte:http://maisequilibrio.terra.com.br/


São muitos os motivos que fazem a sua pele se tornar oleosa, como herança genética, alterações hormonais, exposição excessiva ao sol, variações de temperatura, alimentação incorreta. Esses fatores podem influenciar no excesso de oleosidade na pele.

Os lugares do rosto que mais ficam oleosos são: a testa, o nariz e o queixo que são chamados de zona T. Para evitar e diminuir a oleosidade da pele siga nossas
dicas diariamente.

Limpeza da pele

Lave o rosto com água fria e sabonete neutro ou que contenham substância que controla a oleosidade. Não lave o rosto mais de duas vezes ao dia para não ativar a produção de sebo.

Tonificação

Use produtos adstringentes, sem álcool para equilibrar o PH da pele e fechar os poros.

Hidratação

Prefira os produtos em gel que não contenha óleo ou então cremes que ajudam a controlar a oleosidade, indicado por uma dermatologista. Utilize aqueles que possuem filtro solar para proteger a pele, mas se o hidratante não tem filtro solar, recorra a protetores solares em gel.

Maquiagem

Os pós compactos, além de ressecarem a pele faz com que obstrua os poros, as bases muito oleosas podem até causar acne, por isso evite-os, mas se você usar não se esqueça de retirar com um demaquilante.

Tratamento noturno

Existem produtos a base de ácidos que regulam a oleosidade e que proporcionam uma sensação de limpeza e frescor, devem ser usados 5 dias na semana.
Então, com essas dicas para peles oleosas você vai evitar aquele incômodo aspecto de óleo na pele.



São muitas as pessoas que sofrem com esse problema, a definição é bem simples; uma pele que tem um aspecto brilhante e oleoso devido à ação da seborréia. Isto normalmente acompanha uma super seborréia do couro cabeludo. A textura de peles oleosas é um pouco grosseiras com orifícios dos folículos pilosos (pêlos) dilatados, secreções sebáceas e sudoríparas abundantes; superfície cutânea untuosa. Suas características principais são o brilho excessivo e em alguns casos os poros dilatados. A oleosidade fica mais concentrada na chamada zona T, que na verdade é a parte do nariz, a testa e o queixo, um lugar perfeito para a aparição de cravos e espinhas. Por isso é necessário manter uma rotina de tratamento para sua pele.

Na parte da manhã:

Lave o rosto com sabonete neutro ou com um tipo específico para sua pele, os que contêm ácido salicílico na forma ajudam a prevenir a acne.
Loções adstringentes são ótimas para limpar os poros e tonifica a pele ao mesmo tempo.

Cuidado, oleosidade é bem diferente de hidratação, todos os tipos de pele necessitam dele, algumas das dicas para prevenção desses problemas é utilizar protetor solar em gel, oil-free, que hidrata e protege também do envelhecimento da pele causado pelo sol.
Evite o excesso de brilho em seu rosto, você ainda pode passar um produto, com efeito, matificante para segurar a oleosidade.
Durante o dia:

Use lenços próprios para tirar a oleosidade, pessoas que têm acne podem optar pelos que conte ácido salicílico, que ajuda a secar as espinhas.
Replique o gel ou loção de efeito matificante na zona T, testa nariz e queixo.
Se freqüentares uma academia ou aulas de
educação física, aproveite ara lavar o rosto e reaplicar o protetor solar logo depois dos exercícios.

Antes de dormir

Repita a limpeza feita pela manha.
Use produtos para o tratamento que funcionam melhor à noite, como nicotinamida que ajuda a fechar os poros. Quem possui acne pode sempre optar pro produtos que secam as espinhas, ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.
Água numa temperatura muito quente e produtos à base de álcool são estimulantes para o
trabalho das glândulas sebáceas e acabam aumentando a oleosidade no seu caso.
Lave seu rosto ao máximo duas vezes ao longo do dia, lavar muito faz seu organismo produzir ainda mais óleo.
Use maquiagens oil-free e prefira texturas em pó.
Esfolie sua pele no máximo 3 ou 4 vezes por semana. Peelings mais suaves também enxugam a oleosidade e retiram as células mortas. Se possível, ao menos uma vez por ano faça uma limpeza de pele mais profunda, com uma esteticista.


Poros dilatados: saiba como tratar o problema

Muito frequente em quem possui pele oleosa, os poros dilatados deixam a cútis com aspecto brilhante e gorduroso. Saiba como tratar o problema para não sofrer com os poros dilatados

Os poros dilatados são um problema enfrentado principalmente por quem possui a pele oleosa. A dilatação dos poros é mais frequente no verão, devido ao suor (que sai através dos poros) e também porque o calor pode aumentar a oleosidade da pele, mas acontece no inverno também.
A consequência é uma pele ainda mais oleosa, com aspecto gorduroso e mais brilhante. Segundo Mônica Felici, dermatologista da Clínica Splendore (SP), os poros se dilatam devido ao aumento das glândulas sebáceas e da secreção de sebo.
"Os poros são basicamente pontos na pele de onde saem a secreção sebácea e os pelos. A glândula sebácea e o pelo dividem o mesmo poro, mas há uma regra: quanto maior o pelo, menor é a glândula sebácea. Por isso, em áreas sebáceas com muitos poros, como a zona T, e sem os pelos, a secreção tende a ser maior", explica o dermatologista Jardis Volpe, da Clínica Volpe (SP).

Poros dilatados podem virar espinha?

De acordo com Mônica, na verdade os poros dilatados não viram espinhas. "O que acontece é que a hipersecreção sebácea favorece o acúmulo de sebo no poro e, assim, pode proliferar bactérias, inflamar e formar uma lesão de acne se a pessoa tiver predisposição para acne. Mas nem todas as pessoas que têm poros abertos apresentam acne", afirma a dermatologista.

Tratamento

Para tratar os poros dilatados a dermatologista Mônica Felici recomenda o uso de produtos tópicos que ajudem no controle da oleosidade da pele.
Além disso, Jardis Volpe indica máscaras semanais de argila branca. "Elas reduzem a oleosidade da pele sem descamar e melhoram os poros", garante o dermatologista.

Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/corpo-e-rosto/cuidados-com-o-rosto/

Quem tem pele oleosa deve lavar o rosto no máximo 3 vezes por dia e nunca utilizar cremes hidratantes que não sejam específicos para a pele oleosa, pois estes tornam a pele ainda mais oleosa e favorece o surgimento de cravos e espinhas.
Ter um lenço de papel à mão é também uma das maneiras de verificar se a pele está com oleosidade acima do normal. Basta aplicar suavemente no rosto, sem esfregar, e observar o lenço logo a seguir.
Este é um truque que pode ser utilizado durante o dia, quando se está maquiada e não puder lavar a rosto, assim retira-se o excesso de oleosidade da pele sem estragar a maquiagem.
Mas se isto acontecer com frequência serve de alerta. Isso indica que os produtos utilizados não são os mais adequados. O ideal é não usar muitos produtos ao mesmo tempo.
Sabonete para lavar o rosto, e um bom hidratante para pele oleosa que já tenha incorporado o filtro solar, e uma fina camada de maquiagem suave por cima, já basta.
Investir em produtos de qualidade é também muito importante, pois estes são eficazes e não agridem a pele. Algumas marcas de confiança são O Boticário, Avon, Natura, Dove, La Roche Posay, Payot, Neutrogena, Avène e Noviderm, por exemplo.

Veja como tratar a pele oleosa
Logo pela manhã
Lave o rosto com sabonete ou gel de limpeza que contêm ácido salícilico – essa substância tem ação esfoliante e ajuda a renovar a pele. Evite produtos com álcool, pois eles provocam mais oleosidade. Depois disso, passe um hidratante leve em forma de gel e com filtro solar.

Antes de dormir
Lave o rosto com o mesmo sabonete utilizado nos cuidados matinais. Em seguida, aplique um creme de tratamento para hidratar, controlar a quantidade de gordura e auxiliar a renovação celular.
O ideal é que esse produto seja indicado por um dermatologista – só ele poderá avaliar a necessidade de alfahidroxiácidos, ácido salicílico ou ácido retinóico. Geralmente, nos cremes manipulados há também substâncias clareadoras, como o ácido kójico e a hidroquinona, que diminuir marcas de acne.

De vez em quando
Uma vez por semana, você pode usar máscaras de ação calmante e secativa. Mês a mês, adotar uma limpeza de pele é uma boa pedida para remover cravos, espinhas, células mortas e outras impurezas.

 
 
Creme ou gel: o que é melhor?
Quem tem pele oleosa deve manter distância de produtos cremosos – como misturam água e óleo, são mais indicadas para peles secas e normais. O ideal é lançar mão dos géis, que são feitos à base de água. Os fluidos, por sua vez, destinam-se às peles mistas, pois têm muita água e pouca gordura.

Fonte:http://unisite.com.br/saude/peleoleosas.shtml

Conselhos Práticos para tratar a Pele Oleosa
Tratamento de Rosto

Evite usar água quente pois numa pele oleosa só vai fazer com que aumente a produção de sebo.
Lave a pele duas vezes por dia, com produtos apropriados. Use produtos de limpeza em gel ou loções micelares, cuja fórmula emulsionante remove o excesso de oleosidade.
O uso de loção adstringente, sem álcool, após a limpeza da pele ajuda a manter a pele mais limpa, menos oleosa e com poros menos dilatados.
Use hidratantes e cosméticos específicos para pele oleosa, isto é, de texturas fluidas, matificantes, oil-free e não comedogénicas.
Evite bases densas que obstruem os poros e acentuam a oleosidade.
O uso de máscaras como a de argila branca, uma vez por semana, ajuda a controlar a oleosidade e a diminuir aparecimento de espinhas.
Evite alimentos gordurosos e ingira bastante água, fruta e vegetais.

Evite usar água quente pois numa pele oleosa só vai fazer com que aumente a produção de sebo.
Lave a pele duas vezes por dia, com produtos apropriados. Use produtos de limpeza em gel ou loções micelares, cuja fórmula emulsionante remove o excesso de oleosidade.
O uso de loção adstringente, sem álcool, após a limpeza da pele ajuda a manter a pele mais limpa, menos oleosa e com poros menos dilatados.
Use hidratantes e cosméticos específicos para pele oleosa, isto é, de texturas fluidas, matificantes, oil-free e não comedogénicas.
Evite bases densas que obstruem os poros e acentuam a oleosidade.
O uso de máscaras como a de argila branca, uma vez por semana, ajuda a controlar a oleosidade e a diminuir aparecimento de espinhas.
Evite alimentos gordurosos e ingira bastante água, fruta e vegetais.


Cuidados fundamentais

A higiene da pele oleosa precisa ser caprichada. Géis e loções são a melhor opção. “Esse tipo de pele tem brilho intenso na zona T, poros abertos e erupções eventuais de acne”, enumera a dermatologista Érica Monteiro, de São Paulo.

Sua rotina deve incluir...
...limpadores que contenham ácido salicílico, derivados do ácido retinoico ou polímeros absorventes, como o Gel de Limpeza Refrescante, da Nivea . Prefira um filtro solar livre de óleo, como o Anthelios Fluide FPS 30, da La Roche-Posay .Aplicar um hidratante leve pode ajudar a equilibrar a epiderme. O Normaderm Soin Hydratant, da Vichy .

CUIDADOS COM A PELE OLEOSA

»»Para que serve a oleosidade da pele?
A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. . No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável.
»»Quais as características da pele oleosa?
Veja se sua pele apresenta características de pele oleosa:
  • Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
  • Aparência a oleosa
  • Formação de rugas tardias
»»Quais doenças podem estar associadas à pele oleosa?
Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa:
  • Acne
  • Rosácea
  • Dermatite seborréica
  • Hiperplasia sebácea
»»Como devem ser os produtos para pele oleosa?
Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.
»»Como tratar da pele oleosa?
Siga as dicas abaixo:

Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos. Evitar o desengorduramento excessivo, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.

Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória.

Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.

Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.

Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.





Duas dicas caseiras para tratar pele oleosa e remover cravos


A oleosidade e cravos são dois dos problemas mais comuns em nossa pele, em muitos casos, são muito difíceis de remover, no entanto, oferecemos-lhe algumas dicas de beleza que ajudarão a eliminar este
problema da sua pele, algumas máscaras caseiras com ingredientes simples são uma excelente solução natural para eliminar este problema.
--> Uma das máscaras mais eficazes caseiras para remover cravos é aquele que é feito com limão, permite o equilíbrio do pH da sua pele e remover a oleosidade e cravos, para preparar esta
máscara você colocar o suco de dois limões um recipiente e em seguida, adicione meia colher de chá de açúcar, misture bem e então aplique esta máscara em seu rosto. Outra máscara muito eficaz para remover a oleosidade da sua pele, é feita com aloe vera (popular Babosa), porque este produto contém minerais e é obrigatória para ter uma pele limpa e saudavel
, a aloe vera não só hidrata sua pele, mas também elimina os cravos, especialmente daquelas que surgem em queixo e nariz.
Fonte:http://suapelesaudavel.com/

- Pele Oleosa: O que fazer? - 

Primeiramente, vamos entender o que é esse óleo da pele: O óleo que nosso corpo produz é, na realidade, muito bom para manter nossa pele saúdavel. No entanto, muitas vezes, como provavelmente acontece com você leitor, essa produção de óleo é muita, e o seu rosto acaba ficando oleoso, e ninguém quer isso, não é mesmo?
Pele Oleosa
O excesso de óleo é o que leva ao aparecimento de manchas e espinhas na pele, no entanto, existem diversas maneiras de prevenir e tratar a pele oleosa, e hoje daremos as melhores dicas dadas pelos melhores profissionais ao redor do mundo!
• Limpeza: Esse é um fator importante para combater a pele oleosa. Faça limpezas diarias, de manhã e a noite.
Há uma grande porção de produtos para limpeza de pele, nos quais você pode utilizar para fazer a seu tratamento de pele oleosa. É importante tomar cuidado na escolha desses produtos, pois alguns podem ser exagerados, e causar o inverso do que queremos, já que algum desses produtos deixam a pele ressecada, acabando por fazer o corpo produzir ainda mais óleo, portanto, cuidado com esse ponto!
- Lembre-se de fazer sempre essa limpeza com suas próprias mãos, o uso de pano e outros pode acabar estimulando ainda mais oleosidade na pele!
Muitos produtos são de base, e pode acontecer deles não ajudarem no tratamento, nesse caso, procure algum produto que tenha alguma acidez nele. Ácido ajuda a cortar a oleosidade da pele, a maioria dos produtos que contém ácidos são produzidos para o público que vem tratando acne, mas são o mesmo tanto bom para pele oleosa!
Outro ponto importante aqui, é lembrar que esses produtos podem acabar por irritar sua pele, portanto, compre as menores versões destes produtos, ou se possível, pegue uma amostra, e teste-a, já que não existe um produto específico que serve para qualquer pessoa, cada pele se adequada melhor a um, procure o seu!
pele oleosa o que fazer• Pastilhas (pads): Essa é uma ótima opção, e a escolhida por muitas pessoas que tratam pele oleosa/acne. Os pads que contém acido salicilico ou outros acidos que cortam a oleosidade são definitivamente uma opção a ser considerada, é muito escolhida por ser compacto, assim você pode levar na bolsa e utilizar quando precisar!
• Protetor solar sem oleosidade: Apesar dos protetores solar normais são recusados por pessoas com pele oleosa, já que eles deixam a pele parecendo ainda mais oleosa, e pode não ser uma boa. No entanto, não é bom ficar exposto aos raios ultravioletas, e para resolver isso, atualmente já temos protetores solar sem oleosidade, ideias para quem tem pele oleosa!
• Entenda seu corpo: Agora que já temos uma porção de métodos para tratar da pele oleosa, vamos falar um pouco sobre quando usar.
Entender seu corpo é muito importante, assim você saberá quando precisa fazer o uso dos produtos citados aqui, e quando não precisa. A oleosidade da pele muda toda semana, todo dia, todo clima diferente. A oleosidade é afetada por hormônios, pelo seu humor, e como já dito, pelo clima.
Analisando quando seu corpo está com problemas de oleosidade, por exemplo, no verão quando as pessoas soam mais, você poderá começar seu tratamento apenas durante um tempo, e depois parar.
É importante fazer isso, pois o uso em excesso de produtos para tratar a oleosidade da pele, pode acabar fazendo o contrário do que você quer, deixando sua pele ressecada!

- Conclusão - 

Chegamos ao final do artigo sobre o que fazer quanto a pele oleosa, e vale lembrar que são várias as opções para o tratamento de pele oleosa, todos esses tipos de produtos citados no artigo, podem ser encontrados no supermercado e farmácia, não precisando ir ao médico para obtê-los.
Lembre-se: Faça o uso dos produtos apenas quando você realmente precisar, e apenas use-os nas áreas de seu corpo que são oleosas, já que toda pessoa tem alguns lugares oleosos, e alguns lugares ressecados no corpo, ninguém é 100% de um desses!
Vale lembrar que, caso nenhuma das opções acima lhe ajudarem, o ideal é visitar seu dermatologista, assim poderá ter ajuda profissional. Existem métodos químicos e lasers para tratar pele oleosa, entre outros.

Fonte:http://peleoleosa.net/

Os cuidados com a higienização da pele oleosa devem ser redobrados.

Limpeza - Deve-se lavar o rosto 2x ao dia (manhã/noite) com produtos neutros e deve-se evitar as formulações que contenham alcool pois o problema poderá ser agravado.

Tonificação - Os tônicos para pele oleosa devem ser os adstringentes, pois eles ajudam a fechar os poros e controlar o brilho por algumas horas.

Hidratação - Engana-se quem pensa que pele oleosa não precisa de hidratação. Ela deve ser hidratada também, de preferência à noite e com produtos específicos que não contenham óleo e que não sejam comedogênicos ( ou seja, não obstruem os poros). Essa regra vale também para o filtro solar.

Bons produtos para quem tem a pele oleosa:
1. Rapid Clear Esfoliante Anti-Cravos - Neutrogena
2. Sabonete Líquido Anti-Acne sem Óleo - Neutrogena
3. Deep Clean Adstringente - Neutrogena
4. Hidratante Facial Anti-Acne - Clean Clear
5.Protetor Solar Minesol Actif Gel Creme Bloqueador Solar 30 FPS - RoC



Comentários