MOVIMENTE AS PERNAS DURANTE A VIAGEM PARA EVITAR TROMBOSE

 

Movimente as pernas durante a viagem para evitar trombose

Formação de coágulos pode causar problemas como embolia pulmonar.
Aprenda a diferenciar trombose da erisipela, uma doença bacteriana.



As férias de julho chegaram e é hora de curtir com uma boa viagem. As opções são várias – você pode curtir o frio no Sul, fugir dele em uma praia no Nordeste ou ainda encarar um caminho mais longo e aproveitar o verão do hemisfério Norte.
Se a sua escolha envolve uma viagem longa, preste atenção às dicas  do infectologista Caio Rosenthal e do clínico geral Alfredo Salim Helito.
Se você vai passar quatro horas ou mais dentro de um ônibus ou de um avião, tome cuidado com a trombose. A trombose é a formação de coágulos no sangue, que normalmente começa nas pernas. O sangue fica mais grosso e aumenta o risco de entupimento de alguma veia ou artéria. O problema não se restringe às pernas – o sangue que engrossa lá pode bloquear a circulação no pulmão, por exemplo, o que causa uma embolia.

Na viagem, o risco aumenta porque a pessoa passa muito tempo sentada. Se as pernas ficam para baixo e paradas por muito tempo, a falta de movimento piora a circulação do sangue. A panturrilha – a batata da perna – funciona como um “segundo coração”. O coração bombeia o sangue até os pés, e ele retorna pelas veias que ficam na perna.
A trombose do viajante recebe também o apelido de “mal da classe econômica”, porque nessa parte do avião é ainda mais difícil se movimentar. Na primeira classe, é possível deitar a cadeira, o que facilita a circulação.

 
Seguir dicas básicas para proteger a circulação é mais barato que comprar um bilhete de primeira classe. Os cuidados começam antes do embarque, na hora de se vestir. Procure usar uma meia elástica – de preferência uma meia de compressão – e calçados bem confortáveis.
Outra dica é mover bastante as pernas durante a viagem. Se estiver no avião, levante-se e ande um pouco, mesmo que não precise ir ao banheiro. No ônibus, tente descer em todas as paradas, ainda que não queira comprar nada.
Também é importante beber bastante água para manter o corpo bem hidratado, o que evita que o sangue engrosse demais – nada de bebida alcoólica, portanto.

A trombose não acontece só durante a viagem, é um risco ao qual todos estão sujeitos. A melhor maneira de evitá-la é fazendo atividades físicas, pois o exercício ativa a circulação. Quem já tiver a circulação comprometida – como os diabéticos, por exemplo – precisa redobrar os cuidados. Obesos, grávidas e mulheres que tomam pílula anticoncepcional -- principalmente se forem fumantes -- também entram no grupo de risco.
O principal sintoma da trombose é um inchaço na perna, principalmente se uma fica maior que a outra. Vermelhidão, aumento de temperatura e dores na batata da perna também podem indicar a doença. E é preciso ficar atento a esses sinais, porque a trombose é silenciosa, e a embolia pulmonar pode ser fatal.
Erisipela
Há uma doença com sintomas parecidos e causas muito diferentes que também se manifesta nas pernas. A erisipela atinge a camada superficial da pele, e é provocada por bactérias que estão presentes na nossa pele, principalmente nas mãos.


 
Se a pele estiver com um corte, uma picada de mosquito ou com micose, fica vulnerável à doença. Só de passar a mão infectada ou coçar, é possível contaminar a área e desenvolver a erisipela, que pode ser leve ou grave, dependendo da resistência do paciente.
A erisipela é mais comum nas pernas, mas pode aparecer no rosto, cotovelos e em outras partes do corpo.

Fonte:http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/movimente-pernas-durante-viagem-para-evitar-trombose.html

Comentários