CUIDADOS COM OS CABELOS PARA MANTER A APARÊNCIA JOVEM


cuidados-com-os-cabelos-para-manter-a-aparência-jovem
Cabelo lindo = você mais jovem!
Foto: Danilo Borges 



Cuidados com os cabelos para manter a aparência jovem

Cuidamos tanto da pele que, muitas vezes, esquecemos que uma cabeleira maltratada também é capaz de conferir uma aparência envelhecida. A boa notícia é que é fácil, fácil, ter a juventude de volta - basta investir em alguns pontos chaves. Confira!


1. Brilho

Cabelo ressecado tem o poder de acrescentar uns bons anos ao visual. Por isso, invista nas máscaras para uso em casa, uma vez por semana, e nos tratamentos em salão, uma vez por mês.

2. Cor

Com o tempo, há um desbotamento natural. Por isso, é uma boa ideia usar tonalizantes periodicamente, no seu tom natural, para devolver vivacidade à cabeleira.

3. Camadas

Não importa se seus fios são longos ou curtos - esse é o corte que mais rejuvenesce. Mas lembre-se também de manter o penteado em dia, outro item importantíssimo!

4. Franja

Ótima pedida para disfarçar ruguinhas e linhas na testa, pode ser reta ou lateral. Para um bom resultado, converse com um profissional - ele vai saber qual é a que melhor combina com seu rosto.
 
 
Dicas para cuidar dos cabelos em casa


Como você sonha em ter seus cabelos: sem excesso de volume, hidratados e com brilho, lisos e sem frizz, compridos e cheios ou com cachos bem definidos? Domar as madeixas nem sempre é tarefa fácil.


Sem volume excessivo

sem volume
Para dar movimento aos fios, é importante um bom corte
com desfiado nas pontas
Foto: SXC
 
 

Hidratado e brilhante

hidratado e brilhante
Só com hidratação constante você garante um balanço sensual dos cabelos. Usar água bem fria
na lavagem é essencial para fazer os fios brilharem
Foto: SXC
O segredo para conseguir um balanço sensual dos cabelos é intensificar a hidratação. O cabeleireiro Z. Rocha conta que no mercado há produtos que tratam profundamente o fio de forma simples e rápida: "O tempo de ação deles varia de 30 segundos a 5 minutos, sem a necessidade de usar calor", explica.
Quem tem touca térmica e um pouco mais de tempo, pode providenciar um banho de brilho caseiro. "Aplique uma máscara para hidratar e acentuar o brilho dos fios. Depois, coloque a touca térmica para potencializar o efeito dos ativos (quem não tem touca pode usar uma toalha úmida quente). Aguarde 15 minutos e enxágue bem o cabelo", ensina Z. Rocha. E atenção à lavagem: segundo a expert Sonia Nesi, usar água bem fria é essencial para ter cabelo brilhante.
Para fazer o estilo "gata domada", use produtos destinados a manter os fios lisos e assentados. Para controlar o frizz, finalize a escova com um jato frio do secador. "Outra arma é o reparador de pontas, que pode ser aplicado no cabelo úmido ou seco. Uma pomada também controla os fios arrepiados", indica o cabeleireiro Z. Rocha, do Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).
Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design (SP), destaca a importância de um bom corte, com desfiado nas pontas, para dar movimento aos fios. "Para garantir fios escorridos, passe chapinha nas mechas depois de fazer escova. Espere esfriar e espalhe creme defrisante do meio para as pontas", indica.

Liso e sem frizz

liso e sem frizz
Um corte com fios desfiados a partir da altura da boca
fica bem moderno
Foto: SXC
 
 

Longo e cheio


Fios longos são ultrafemininos. Cheios então, ainda mais. "Quem quer ter cabelo comprido, além de caprichar na nutrição e hidratação, precisa cortar os fios regularmente", indica Vera Lúcia Costa, cabeleireira do Soho Hair Brigadeiro (SP). "Outra ação importante é usar produtos capazes de agregar volume e textura aos fios, além de protegê-los da umidade", indica Glecciano Luz.
Marco Antônio de Biaggi recomenda uma escova bem-feita e que dê volume à raiz do cabelo. Faça assim: após a lavagem, retire o excesso de água dos fios. Borrife um spray de volume na raiz. Desembarace os fios com um pente de dentes largos e espalhe o produto para as pontas. “O segredo está em usar o secador em alta velocidade, até que o cabelo fique apenas levemente úmido, concentrando-se na raiz”, indica o cabeleireiro. O restante do cabelo deve ser secado com uma escova larga, com o bocal do secador.


Cachos definidos

Cachos
Produtos que levem na fórmula manteiga de karité ou óleo de
abacate são ideais para a hidratação dos fios crespos
Foto: Danilo Borges
Para conquistar cachos perfeitos, como manda a moda, a cabeleireira Vera Lúcia Costa indica: "Um bom corte é fundamental para dar forma ao crespo. No dia a dia, use linhas de cuidados específicos para esse tipo de cabelo e, para finalizar, um ativador de cachos. Como os fios ondulados têm maior tendência ao ressecamento, vale investir também em hidratação mensal, em casa ou no salão".
Marco Antônio de Biaggi também recomenda hidratação com produtos que contenham manteiga de karité ou óleo de abacate, além do uso de um leave-in sempre que lavar o cabelo. "Investir em um babyliss médio pode ser a solução para muitos dos problemas dos cachos rebeldes. Em vez de lavar o cabelo todo dia ao acordar, por exemplo, escolha algumas mechas e modele caracóis com o babyliss, rapidamente", revela o especialista.



Para um cabelo bem moderno: "Adote o corte com fios desfiados a partir da altura da boca. Na hora de modelar, borrife nos fios úmidos um spray texturizador e seque com difusor em velocidade média baixa”, ensina Marco Antônio de Biaggi.
O cabeleireiro ainda dá mais duas dicas: "Outra opção é, antes de dormir, fazer duas tranças frouxas em cada lado da cabeça. De manhã é só soltar e aplicar um sérum nos fios. Mais uma opção: torça várias mechas finas com o cabelo ainda úmido e deixe secar ao natural. Depois, é só misturar os fios".
Para a expert Telma Vatanabe, é indispensável utilizar ativador de cachos, musse e leave-in na hora de modelar os fios.

Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br//cabelo/tratamentos/dicas-para-cuidar-dos-cabelos-em-casa/1534/1

Comentários