Pular para o conteúdo principal

TESTE TRAZ ESPERANÇA DE DIAGNÓSTICO PRECOCE DE ALZHEIMER




Teste traz esperança de diagnóstico precoce de Alzheimer

Análise de biomarcadores do sangue pode ajudar a detectar a doença antes mesmo do aparecimento de seus sintomas



Em um futuro próximo, marcadores biológicos do Alzheimer poderão ser detectados por meio de teste de sangue antes de os sintomas da doença se manifestarem, segundo estudo publicado na PLoS ONE. Cientistas do centro de pesquisa Clínica Mayo, no Arizona, analisaram líquido cefalorraquidiano e amostras de plasma de 45 pessoas – 15 sem declínio cognitivo, 15 com comprometimento cognitivo leve e as demais já diagnosticadas com Alzheimer. Foram detectadas alterações significativas no plasma sanguíneo e no fluido cerebrospinal dos dois últimos grupos.

Assim, sugerem os pesquisadores, a análise do sangue pode ser um meio confiável para identificar biomarcadores associados a mudanças no líquido cerebrospinal ainda em pessoas com início de declínio cognitivo ou pouco antes de desenvolverem esse sintoma. No estudo, eles usaram uma técnica, relativamente recente, que permite analisar processos celulares subjacentes a determinados sintomas: a metabolômica, que mede as “assinaturas” químicas das vias metabólicas da célula – açúcares, lipídeos, nucleotídeos, aminoácidos e ácidos graxos – para mostrar alterações. No caso, foram identificadas mudanças nos metabólitos relacionados à função mitocondrial (importante no metabolismo energético celular), confirmando estudos anteriores que relacionam esse tipo de alteração à origem da doença.


Fonte:http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/teste_traz_esperanca_de_diagnostico_precoce_de_alzheimer.html

Postagens mais visitadas deste blog

LUTEÍNA COMBATE MANCHAS E FOTOENVELHECIMENTO DA PELE

A luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da peleFoto: Shutterstock
Luteína combate manchas e fotoenvelhecimento da pele
Estudos já comprovaram que a luz emitida por computadores, televisores e lâmpadas fluorescentes pode causar manchas na pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). Mas, o que pouca gente sabe é que a luteína - antioxidante natural que reduz os efeitos dos radicais livres - pode proporcionar um efeito fotoprotetor contra todas essas radiações, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele. Os benefícios desse ativo para a cútis começaram a ser valorizados há cerca de cinco anos quando a revista científica americana Skin Pharmacology and Physiology divulgou um estudo que apontou a luteína como uma poderosa arma antioxidante contra o fotoenvelhecimento cutâneo, causad…

UC-II - COLÁGENO NÃO DESNATURADO,O QUE É ? - FANTÁSTICO SUPLEMENTO DERIVADO DA CARTILAGEM DO FRANGO

UC-II COLAGENO NÃO DESNATURADO DUAS VEZES MAIS ATIVO DO QUE CONDROITINA + GLUCOSAMINA A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas. O colageno tipo II não desnaturado, é a principal proteína estrutural na cartilagem que é responsável pela sua resistência à tração e firmeza. Derivado de cartilagem de frango, UC-II® consiste em colágeno tipo II não desnaturado que age juntamente com o sistema imunológico para manter as articulações saudáveis e promover a mobilidade e flexibilidade das articulações. UC-II® tem sua composição patenteada, e demonstrou a sua eficácia em estudos clínicos em humanos. Descrição O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sangüíneos, intestinos e cartilagens, correspondendo a 30% da proteína total e a 6% em peso do corpo humano. Também é encontrada em diversos tecidos de animais. UC-II® é um colágeno do tipo II, não-desnaturado, derivado da cartil…

PROCAÍNA,A SENSAÇÃO CONTRA VELHICE

Um novo tratamento contra o envelhecimento está se tornando uma sensação no Brasil. Embora sua aplicação com essa finalidade não seja tão recente, a procaína benzóica estabilizada ganhou força na mídia, e hoje já é utilizada principalmente pelas classes sociais mais abastadas. Além de retardar o envelhecimento, o GH3, nome comercial da procaína, promete equilíbrio nos sistemas corporais, melhora na circulação sangüínea e combate à depressão. O geriatra e ortomolecular Eduardo Gomes e Azevedo trabalha com o GH3 há 27 anos, sendo inclusive usuário do medicamento. Ele alertou que o medicamento não faz milagres, apenas tem eficácia se utilizado num tratamento multidisciplinar. Azevedo contou que, no GH3, a procaína é somada ao metabissulfito de potássio, fosfato bissódico e ácido benzóico, diferente da procaína utilizada como anestésico. "Quando no organismo, a procaína benzóica se metaboliza, transformando-se no ácido para-amino-benzóico e no dietil-etanol-amino. Esses elementos são …