Pular para o conteúdo principal

DIETA DETOX PARA MELHORAR MUITO PELE E CABELOS

 



Dieta detox ajuda a melhorar pele e cabelos; conheça algumas verdades sobre a modalidade

Além de ajudar a queimar gordurinhas extras, a dieta detox - que tem baixa ingestão de gorduras e alto consumo de antioxidantes - ajuda a melhorar o aspecto da pele e cabelos
Além de ajudar a queimar gordurinhas extras, a dieta detox - que tem baixa ingestão de gorduras e alto consumo de antioxidantes - ajuda a melhorar o aspecto da pele e cabelos
As dietas detox são as preferidas do momento por quem cometeu exageros alimentares e quer se ver livre de gordurinhas extras e, de quebra, melhorar a qualidade da pele e dos cabelos. Veja a seguir, sete verdades sobre a modalidade comentadas por especialistas no assunto.

1. Dá para notar a melhora da celulite a partir de sete dias

“Isso acontece porque a dieta é rica, principalmente, em frutas vermelhas, como morango, uva e açaí, que melhoram a circulação sanguínea, e folhas verdes, como couve, espinafre e rúcula, que ajudam na eliminação de toxinas”, diz a nutricionista funcional Isabella Correia, da clínica Patrícia Davidson, no Rio de Janeiro. Em tempo: essas toxinas desencadeiam um processo inflamatório que agrava os furinhos e interfere nos hormônios que regulam o metabolismo, o que intensifica a retenção de líquido e o aspecto ondulado da pele.

2. Reduz a acne e controla a oleosidade da pele após duas semanas
Na verdade, qualquer dieta balanceada e pobre em gordura promove esse efeito. “O diferencial da detox é que, como ela também contém antioxidantes, caso da vitamina C, do licopeno e do selênio, desacelera o envelhecimento da pele”, afirma a dermatologista e cirurgiã capilar Leila Bloch, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

3. Põe um freio na queda capilar
Tal efeito também tem a ver com a baixa ingestão de gordura e o alto consumo de antioxidantes. “Essa combinação combate os radicais livres, que aceleram o envelhecimento do fio, deixando-o quebradiço e opaco, e diminui a oleosidade no couro cabeludo que, por sua vez, estimula a caspa e a queda capilar”, diz a cirurgiã capilar Leila Bloch.

4. Não é considerada uma dieta da moda
Segundo a nutricionista funcional Luciana Harfenist, do Rio de Janeiro, a detox é elaborada com base na bioquímica e na fisiologia humana. “Por isso, deve ser individual e prescrita por um nutricionista após uma avaliação completa do paciente”, afirma ela, que é coordenadora do curso de pós-graduação em nutrição ortomolecular da Fundação de Apoio à Pesquisa e Estudos na Área da Saúde (FAPES).

5. Melhora o funcionamento do intestino
“Isso acontece por causa da alimentação proposta pela dieta, feita com ingredientes naturais, de preferência frescos, integrais e orgânicos, e com baixo consumo de produtos industrializados, fritura e açúcar. Além disso, a detox prega a ingestão de cerca de dois litros de água potável, mineral ou filtrada por dia”, conta o médico especialista em nutrologia e tratamento ortomolecular Abib Maldaun, de São Paulo.

6. Nos primeiros dias de dieta é comum ter dor de cabeça, falta de energia e irritabilidade
A nutricionista Isabella Correia diz que esses sintomas surgem porque, para desintoxicar, o organismo libera as toxinas para a corrente sanguínea, que se encarrega de levar o ‘lixo’ até os órgãos excretores, como intestino e rins. “Justamente por isso a detox é contraindicada para grávidas, crianças com menos de 10 anos de idade e pessoas desnutridas, em tratamento de câncer ou com problemas renais”, completa a expert.

7. Todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez por ano
O objetivo é ajudar o organismo a eliminar as toxinas geradas pela poluição, cigarro, agrotóxicos e medicamentos, entre outros. “O acúmulo de substâncias estranhas interferem no funcionamento das células, o que pode trazer diversas consequências, como vermelhidão da pele, acne, prisão de ventre, diarreia e dificuldade para emagrecer”, diz a nutricionista Luciana Harfenist. Segundo ela, a desintoxicação, que deve ser feita por três semanas, promove alívio de dores musculares, da tensão pré-menstrual, enxaqueca, fadiga, depressão, insônia, compulsão alimentar, cãibra e da psoríase, além de melhorar o sono, o humor, a memória, a imunidade, a libido e a concentração.




Aprenda a fazer sucos desintoxicantes

Eles limpam o organismo e trazem diversos benefícios à saúde

Aprenda a fazer sucos desintoxicantes title=



Os sucos desintoxicantes auxiliam na eliminação de toxinas do organismo e trazem diversos benefícios à saúde. A nutricionista Andréa Uzeda, da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que eles atuam fazendo uma limpeza no organismo e eliminando todas as impurezas, além de melhorar o funcionamento intestinal, aumentar a disposição e a hidratação do corpo, e ativar o sistema imunológico, prevenindo contra diversas doenças. “Isso ocorre porque as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”, afirma.

Os sucos podem ser consumidos diariamente, de preferência em jejum e logo após o preparo. “Para a melhor obtenção de todos s benefícios, recomendo aliar uma alimentação saudável, rica em alimentos integrais, carnes magras, legume, verduras e frutas”, orienta a nutricionista.

Receitas de sucos desintoxicantes

Suco de cenoura com maçã





  • 1/2 cenoura
  • 1 maçã
  • 1/2 pepino
  • 1 colher de sopa de Chia
  • 200 ml de água de coco
  • 1 folha de couve
  • Hortelã a gosto
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.


Suco de uva com gengibre e canela:

  • 200ml de suco de uva integral
  • 1 limão com casca
  • Gengibre a gosto
  • Canela a gosto
  • Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar.
 


Sucos detox: 5 receitas para desinchar

Bebidas refrescantes que ajudam a eliminar as toxinas do organismo

 



   
   
Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos desintoxicantes melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. A nutricionista Andréa Uzeda da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que “as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”.
Veja 5 receitas de sucos detox:


Suco detox de cenoura com maçã


Ingredientes
Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock
 
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.


Suco desintoxicante e digestivo
Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca

Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


Suco desintoxicante “queima-pneu”
Ingredientes
1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada

Modo de fazer
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Suco desintoxicante e energético

Ingredientes4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão (sem casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre

Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.

Suco detox com gengibre
Ingredientes
200ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto

Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.




Veja dois sucos para combater a anemia

Saiba quais frutas podem ajudar a repor o ferro que está faltando

  



   

Os sucos são alternativas simples e saudáveis de repor nutrientes essenciais. Para as pessoas com anemia, a nutricionista Danielle Santos Nascimento, da Risa Restaurantes Empresariais indica frutas com vitamina C. Sucos com abacaxi, acerola, agrião, alface, laranja, goiaba, kiwi, couve, caju e morango podem ajudar a tratar a falta de ferro. Veja duas receitas de suco que podem ajudar a repor o que está faltando.


Suco de laranja, agrião e maçã
8 laranjas
1 maçã com casca
4 galhos de agrião com talos
1 copo de água

Modo de preparo: Esprema as laranjas e reserve. Bata na liquidificador separadamente a maçã com água e depois o agrião com a água restante e coe. Junte os sucos e adoce se preferir.
Suco de couve
1 folha de couve
1 copo de água
1 maçã, suco de um limão.

Modo de preparo: Bata no liquidificador e beba em seguida (não deve ser coado).
 

Sucos especiais combatem a celulite e reduzem medidas

Aprenda receitas com ingredientes que deixam o corpo mais bonito

 



   

Refrescantes e saudáveis, os sucos podem ser grandes aliados na busca pelo corpo perfeito. Dependendo dos ingredientes escolhidos para preparar o seu copo, é possível conquistar os objetivos tão almejados durante toda a dieta, eliminando o inchaço e até mesmo a celulite.


Segundo a nutricionista Brunna Reis, eles podem ajudar desde que o consumo seja frequente. “Não adianta tomar uma vez acreditando que o suco vai fazer milagre, é preciso ter o hábito de ingerir esses líquidos que podem ser realmente muito benéficos”, indica a especialista.
Listamos algumas receitas de sucos poderosos para você conseguir entrar em forma. Junto, explicamos para que servem e os benefícios de cada ingrediente.
Suco anticelulite – Abacaxi, Couve, hortelã, salsa e água de coco.
O abacaxi e a hortelã facilitam a digestão, o que favorece o emagrecimento, graças ao bom funcionamento do intestino. Salsa e água de coco são alimentos diuréticos, aumentam o fluxo urinário, enquanto a couve promove a desintoxicação do corpo. “Unindo tudo isso, com alimentos livres de toxinas, a pele vai melhorar muito e ajuda a combater a celulite”, explica Brunna.

Suco anti-inchaço – Capim cidreira, lima da Pérsia e melancia.
Os ingredientes escolhidos ajudam a diminuir medidas. O capim cidreira apresenta efeito diurético, assim como a melancia. Já a lima da Pérsia é digestiva e promove o detox do organismo.

Suco anti-inchaço Plus – Capim cidreira, lima da Pérsia e melão.
Os dois primeiros ingredientes se repetem entre os sucos anti-inchaço e anti-inchaço plus. A diferença é a fruta! O melão potencializa o efeito de desinchar, porque é um dos alimentos mais ricos em potássio, nutriente que ajuda nesse problema.

Suco desintoxicante – Abacaxi, gengibre, limão e água.
Enquanto o abacaxi faz o intestino funcionar com perfeição, o limão ajuda no detox do fígado e do organismo como um todo, eliminando toxinas. Já o gengibre é um alimento anti-inflamatório, antioxidante e termogênico.

Gengibre emagrece, extermina celulite e previne contra gripes

Usá-lo diariamente no preparo de bebidas pode garantir menos gordurinhas e furinhos e te afastar dos resfriados

 



   

Sabe aquele gengibre que as avós mandavam comer para melhorar da gripe? Pois bem, além de afastar do resfriado – sim, elas tinham razão! –, ele também pode emagrecer e deixar a pele linda e lisa, longe das temidas celulites.

Não é mentira, não! Segundo a nutricionista Flávia Cyfer, esses benefícios todos estão mesmo associados ao consumo de gengibre. Mas ela alerta para o jeito certo de ingeri-lo. “Nunca se deve esquentá-lo. Assim que estiver exposto ao calor, já era toda a ação benéfica dele. Tem que ser consumido fresco, cru”, ensina, ao indicar que uma boa opção é ralar um pedaço dele e colocar na salada, ou mesmo na salada de frutas. Também é uma alternativa batê-lo com sucos.
Contudo, também é preciso cautela. “Tudo tem que ter equilíbrio, quem come demais o alimento sente fortes incômodos no estomago. O indicado são dois pedaços de cerca de 3 cm diariamente, o que dá por volta de 2 colheres de chá do gengibre ralado”. Outra dica: coloque essa quantidade da raiz ralada em uma jarra de água e beba durante o dia inteiro.

Gengibre emagrece!

A nutricionista lista os principais motivos:
Créditos: Shutterstock
Dica é adicionar duas colheres de gengibre ralado em uma garrafa d’água para beber durante o dia (Shutterstock)

  • Queima toxinas – ele estimula as enzimas do fígado a trabalhar e eliminar toxina. Quando isso acontece, o sinal da saciedade vem muito mais rápido, deixando a pessoa mais satisfeita e evitando comer demais.
 
  • Tem ação termogênica - Quanto menos toxina, a célula trabalha melhor, deixando o metabolismo acelerado e apressando a queima de calorias. Isso faz com que a pessoa perca essas medidas mais facilmente ao longo do dia.

    Chá gelado com gengibre, limão e canela evita gripes e resfriados

    Ingredientes são capazes de aumentar a imunidade e evitar doenças

        
    Chá gelado com gengibre, limão e canela evita gripes e resfriados title=Foto: Shutterstock



         
         
    Nem sempre tomar gelado vai te deixar doente. Isso depende muito da sua imunidade, que se estiver baixa, pode estar suscetível a gripes e resfriados. Contudo, se alimentando bem, seu corpo pode ficar mais resistente e se manter longe desses problemas.
    Leia também
    Entre os ingredientes que não podem faltar na dieta estão o gengibre e a canela. “O gengibre é um excelente expectorante e atuante na formação da agentes que estimulam funções vitais do organismo. Já a canela tem ação termogênica capaz de manter o corpo aquecido”, afirma a nutricionista Valéria Carvalho, da Tutti Frutti.
    A especialista ensina uma receita fácil que leva esses dois ingredientes, combinados com limão e frozen, para um chá gelado gostoso e muito benéfico. Confira!
    Chá gelado de gengibre, limão e canela
    Ingredientes
    • 1 pedaço de gengibre
    • 1 pau de canela
    • 200 grs de frozen yogurt original
    • Suco de meio limão
    • 1 copo e meio de água
    Modo de fazer
    Higienize e descasque o gengibre. Depois, leve ao fogo junto com o copo e meio de água e a canela em pó. Após ferver, leve-o à geladeira e, quando resfriar, bata-o no liquidificador com o suco de limão e o frozen yogurt sabor original. Sirva ainda gelado. Rende duas taças.
 

Combate a celulite

É o grande truque para quem odeia as marquinhas pelo corpo. “Ele tem ação anti-inflamatória que ajuda muito a manter a pele lisa e sem celulite. Sempre recomento um suco bacana para ajudar a fugir delas”, conta Flávia. A receita: para uma medida de água, adicionar folhas de uma couve, capim limão fresco a gosto, um punhado de Goji Berry, uma colher de semente de chia, e um pedaço de menos de 3 cm de gengibre.

Gengibre contra a gripe

“Ele é um dos melhores anti-inflamatórios naturais que existem. Tem forte ação na imunidade e permite abreviar várias doenças de caráter inflamatório, além de evitar doenças cardiovasculares, diabetes e outras”. Ou seja, é um grande aliado da saúde!

Outros benefícios

  • Diminui gases - A sugestão da nutricionista é para que, quando abusar de comidas que estimulam a formação de gases (como o feijão), colocar gengibre na salada.
  • Diminui o enjoo - Isso significa que pode ser aliado das grávidas no início da gestação, além de ajudar quem anda de navio, que pode sentir o incômodo do balanço do mar.
 
Veja a lista de outros alimentos termogênicos que, assim como o gengibre, aceleram o emagrecimento:

Quer saber como usar o gengibre para preparar sucos que ajudam a emagrecer? Confira no vídeo várias receitas de
 bebidas que exterminam a barriguinha.

 


Salmão



Suco de uva integral emagrece, dá saúde ao coração e faz viver mais

Truque de famosas para manter o corpo, bebida traz todos os benefícios do vinho, mas sem a parte ruim do álcool

 



   

As mulheres lindas que vemos na tevê têm vários truques para manter o corpo em forma. Um deles, revelado por estrelas como Ellen Roche, é o suco de uva integral, mais novo queridinho das famosas. Isso porque a bebida ajuda a emagrecer, melhora a circulação sanguínea, protege o coração de doenças cardiovasculares, aumenta a imunidade do organismo e traz longevidade.

O produto pode ser encontrado em supermercados e geralmente é comercializado em garrafas de vidro (fique atenta para o rótulo, que deve indicar que o suco é realmente integral, orgânico e deve ser tinto, tendo cor roxa bem escura). “Ele é diferente do suco de uva em caixa, primeiro porque ele leva a uva integralmente, com casca e semente. Além disso, o líquido passa por um processo onde tem sua temperatura elevada a cerca de 80°C, produzindo assim mais moléculas antioxidantes”, explica a nutricionista Flávia Cyfer.
Justamente por isso é que ele auxilia no emagrecimento. “Um copo de suco de uva integral tem mais ou menos 140 kcal. Já um copo de suco light de caixinha pode apresentar apenas 70 kcal. Se você fizer essa comparação, o de caixa engorda menos, porém, seus aditivos químicos e conservantes geram inflamação e intoxicam as células, o que faz o metabolismo ficar mais lento e ajuda a ganhar gordura”, esclarece a especialista, que frisa que o suco integral rico em antioxidantes e anti-inflamatórios tem efeito contrário: estimula a célula para não gerar gordura.

Suco de uva integral é mais benéfico que o vinho

Créditos: Shutterstock
Vinho tinto e suco de uva integral têm resvetrol. Leva a melhor o que não tem álcool (Créditos: Shutterstock)
Você já deve ter ouvido falar que beber uma taça de vinho diariamente faz bem ao coração. É verdade, já que o vinho contém resveratrol, um antioxidante excelente para a nossa saúde. O porém é que o vinho também tem álcool, inimigo número um de qualquer dieta.
Mas, na verdade, essa substância está presente na casca da uva, por isso, o suco de uva integral também apresenta os benefícios do vinho, sem o malefício de ser uma bebida alcoólica. “O resveratrol é como um antifúngico produzido pela fruta para combater fungos e pragas que podem atacá-la. Além de defendê-la, ele também faz muito bem para nós, protegendo o coração e as artérias”, conta Flávia.

Retarda o envelhecimento

O mesmo resveratrol tem a capacidade de melhorar e também aumentar o tempo de vida. “É comprovado cientificamente que para a gente viver mais, precisamos comer menos. Isso porque, quando a gente come, o processo de digestão conta com a produção de radicais livres. Comendo menos, produzimos menos e ativamos um conjunto de proteínas que se chamam cirtuinas, diretamente associadas à longevidade porque reparam as células e protegem dos radicas. O resveratrol faz uma atividade semelhante a essas cituinas no organismo, retardando o envelhecimento”.
Ainda segundo a nutricionista Flávia Cyfer, um estudo recente mostrou que, ao injetar resveratrol em uma célula, ela aumentou seu tempo de vida em 80%.

Mais benefícios 

Sua composição nutricional apresenta boa quantidade de arginina, aminoácido que ajuda a melhorar a pressão porque dilata as artérias e facilita a circulação. Além disso, tem glutamina, que ajuda na parte intestinal. As duas substâncias juntas são excelentes para a imunidade, protegendo o corpo de muitas doenças.
Créditos: Shutterstock
Açaí pode ser batido com o suco integral e banana para preparar bebida funcional (Créditos: Shutterstock)

Como consumir 

A primeira dica da nutricionista é para manter uma alimentação saudável para garantir que a substância responsável (piceide) possa liberar o resveratrol. Além disso, é indicado consumi-lo sempre sozinho, nos intervalos das refeições. “Ele é digerido muito rápido. Se tomar junto com o almoço, por exemplo, vai demorar o processo e ele vai gerar gases”, orienta.
Quantidade ideal: um copo do suco de uva integral concentrado por dia. Há quem prefira diluir em água. Se for o caso, ele pode render muito mais. Só se mantenha atenta para não ultrapassar a quantidade indicada (exagero engorda!) e evite adicionar açúcar.
Sugestão da especialista: pode ser bacana bater o suco com frutas e, se quiser uma comidinha de acompanhamento, opte pelos alimentos mais fáceis de serem digeridos, como um pãozinho leve e sem glúten. Outra dica é bater o suco de uva integral com um tablete de poupa de açaí natural e uma banana. “Fica docinho e consegue aliar a ação dos outros antioxidantes com o resveratrol, super funcional!”.
 
 

Fonte:http://www.bolsademulher.com/corpo/gengibre-emagrece-extermina-celulite-e-previne-contra-gripes/
 



3 receitas de sucos desintoxicantes para limpar o organismo

Os sucos desintoxicantes ajudam a limpar o organismo dos excessos cometidos na ceia de Natal. Escolha sua receita e prepare hoje mesmo

 
 
Sucos desintoxicantes
Sucos desintoxicantes ajudam a limpar o organismo
e eliminar toxinas
Foto: SXC
Os sucos desintoxicantes promovem uma verdadeira faxina no organismo. Eles eliminam as toxinas acumuladas por excesso de alimentos gordurosos e nocivos à saúde. Depois de saborerar uma ceia de Natal bem farta, aposte em uma destas receitas de sucos desintoxicantes e digestivos para equilibrar seu organismo.
 

Suco desintoxicante

Ingredientes
- 4 cenouras sem casca
- Suco de 2 limões
- 1 colher (sopa) de linhaça triturada

 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida. Para melhor absorção, consuma em jejum.

 

Suco desintoxicante e antiansiedade

 Ingredientes
- 1 limão pequeno
- Suco de 2 laranjas-lima
- 6 folhas de alface
- ½ copo de água

 Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e consuma imediatamente.

Suco digestivo*

Ingredientes
- ½ xícara cheia de melão
- ½ xícara cheia de mamão papaya
- 150ml de água de coco

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador, coar e servir.

*Receita cedida pela Desfrutti.


Suco Betacaroteno

Confira a receita indicada por Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), na matéria Sem Furos (ed. 274), para acabar de vez com o aspecto casca de laranja

suco_betacaroteno
Experimente o suco betacaroteno e elimine de vez os furinhos
Foto: SXC
Rendimento: 1 porção
Calorias por porção: 165 cal.

Ingredientes

½ unidade pequena de manga
½ unidade média de cenoura inteira crua
1 unidade pequena de água de coco
1 col. (sobremesa) de semente de gergelim

Modo de fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva a seguir.

 

Suco Verde Mel

 

Laranja, espinafre, agrião e mel. Além da mistura garantir sabor e refrescância, a receita da Seletti Culinária Saudável promete ainda nutrir, matar a sede e saciar com poucas calorias. Que tal experimentar?

mel
Os ingredientes do suco Verde Mel garantem sabor e refrescância para o verão.
Foto: SXC
Rendimento: 300 ml

Ingredientes
- 250 ml de suco de laranja
- 01 folha de rúcula
- 01 folha de agrião
- 02 colheres (café) de mel
- 02 cubos de gelo

 Modo de preparo

1. Faça o suco de 04 laranjas graúdas, para obter a quantidade necessária de 250 ml.
2. Higienize 01 folha de agrião e 01 folha de espinafre.
3. Coloque o suco de laranja, a rúcula , o agrião, o mel, e os cubos de gelo nesta seqüência no liquidificador, bata tudo em potência baixa para que não crie muita espuma.
4. Após esse procedimento, o suco estará pronto e já pode ser consumido.

*Receita cedida pela Seletti Culinária Saudável

 

Suco anti-celulite
 

Confira a receitas indicada por Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), na matéria Sem Furos (ed. 274), para acabar de vez com a celulite

Suco anti-celulite
Este suco anti-celulite ajuda a amenizar a retenção de líquidos
Foto: SXC

 

Ingredientes

1 copo médio de água de coco
½ fatia fina de abacaxi
½ fatia grossa de melão
1 col. (sopa) de salsinha crua
1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
1 sache de adoçante em pó
2 cubos de gelo em cubos

Modo de fazer
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Acrescente cubos de gelo. Sirva a seguir.

Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/receitas-light/3-receitas-de-sucos-desintoxicantes-para-limpar-o-organismo/1654

 
 

 Dieta detox limpa o organismo e enxuga 3 kg em 15 dias

 

A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas! Confira o cardápio, elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), que reduz até 3 kg em 15 dias!

 

 

 

A dieta detox é um dos métodos mais eficientes para limpar o organismo e eliminar toxinas! Confira o cardápio, elaborado pela nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), que reduz até 3 kg em 15 dias!


cm
Além de favorecer a saúde, a Dieta detox acelera o metabolismo e reduz o inchaço
Foto: SXC

 

A dieta detox, também conhecida como dieta desintoxicante, faz uma faxina geral no organismo, eliminando toxinas e quilos extras. Todos os dias nosso organismo é bombardeado por substâncias nocivas, como medicamentos, corantes, conservantes, gordura, entre outros. A dieta detox ajuda a eliminar esses excesso que, ao longo do tempo, vão se acumulando e impedindo que o organismo funcione a todo o vapor.
Já que é quase impossível blindar o corpo desse contato, vez ou outra se torna necessário fazer uma faxina geral para livrá-lo dos prejuízos causados por essas substâncias nocivas. "Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com consumo aumentado de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de limpeza. O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas", explica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP).

A nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP), explica que os sintomas de um organismo intoxicado podem ser físicos e mentais, tais como: "Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração, má digestão, mau funcionamento intestinal, enfraquecimento do sistema imunológico, alergias, inchaço, dificuldade de perda de peso, irregularidades do ciclo menstrual, entre tantos outros problemas".

Cardápio da dieta detox

 
 
De acordo com Roseli Rossi, o objetivo da dieta é "restaurar o equilíbrio do organismo, a fim de evitar ou auxiliar no tratamento de doenças acarretadas por desordens metabólicas, entre elas a obesidade". Sendo assim, que tal apostar na dieta detox para melhorar a saúde e perder alguns quilos? A nutricionista preparou um cardápio desintoxicante, com 1.200 calorias, que pode fazer você enxugar até 3 quilos em 15 dias. Mas a profissional ressalta que a resposta individual de cada organismo, a prática de atividades físicas e o controle emocional podem influenciar nesse resultado. Outro ponto importante é consultar um nutricionista, para ter uma avaliação precisa do quadro e apoio durante o processo.
 

Segunda-feira

Desjejum (7h30)
- ½ unidade média de mamão papaia
- 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
- 1 col. (chá) de óleo de coco
- 1 col. (sopa) de quinoa em flocos
-  1 copo (200 ml) de leite de soja light
-  1 xíc. de chá de cavalinha

Colação 1 (10h)
- Suco feito com 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 col. (sopa) de hortelã + 1 fatia de melão

Colação 2 (11h30)
- 1 xíc. de chá-verde

Almoço (13h)
- Salada feita com ½ prato de rúcula + 1 col. (sopa) de nabo ralado + 1 col. (sopa) de cenoura cozida + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 unidade de omelete de shiitakeLanche 1 (16h30)
- 1 unidade de iogurte de soja
- 8 unidades de uva Itália

Lanche 2 (17h30)
-  1 xíc. de chá de cavalinha + chá de dente-de-leão

Jantar (19h30)
- 3 conchas de sopa confortante feita com peito de frango sem pele + inhame + cenoura + espinafre + salsão + alho + cebola + azeite de oliva extravirgem + sal light

Ceia (21h30)
- 1 xíc. de chá de cavalinha
 

Terça-feira

Desjejum
- 1 fatia de melão
- 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
- 1 xíc. de chá de cavalinha
- 1 fatia de pão de forma sem glúten
- 1 col. (chá) de óleo de coco
- 2 fatias de tofu

Colação 1
- Suco feito com 1 talo de salsão + 1 unidade de maçã vermelha + ½ unidade de pepino

Colação 2
- 1 xíc. de chá de cavalinha

Almoço
- Salada feita com ½ prato de acelga + 3 fatias de tomate + 2 col. (sopa) de chuchu cozido + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 pedaço de batata-doce com gergelim + 1 unidade de berinjela recheada com PTS (proteína texturizada de soja)
- 2 col. (sopa) de couve refogada

Lanche 1
- 1 unidade de banana-prata
- 1 copo (200 ml) de leite de aveia com canela em pó

Lanche 2
- 1 xíc. de chá-verde
Jantar
- Salada feita com 2 col. (sopa) de repolho branco ralado + 2 fatias de tomate + 2 col. (sopa) de cenoura ralada + ½ col. (sopa) de semente de girassol + ½ col. (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 1 posta de badejo assado
- 2 unidades de pêssego

Ceia
-  1 xíc. de chá de camomila
 
 

Quarta feira

Desjejum
- 2 col. (sopa) de abacate
- 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
- 1 col. (chá) de óleo de coco
- Unidade de iogurte de soja

Colação 1
- 1 unidade de pera

Colação 2
- 1 xíc. de chá-verde

Almoço
- Salada feita com ½ prato de repolho roxo cru + 3 fatias de tomate + 1 col. (sopa) de cenoura ralada + 1 col. (sopa) de grão-de-bico cozido + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 col. (sopa) de arroz integral
- 1 posta de filéde pescada grelhada
- 1 col. (sopa) de espinafre refogado

Lanche 1
- 2 unidades de kiwi
- ½ unidade de iogurte de soja

Lanche 2
- 1 xíc. de chá branco

Jantar
- Salada feita com ½ prato de rúcula + 3 fatiasde tomate + 4 unidades decouve-de-bruxelas cozidas+ 1 pires de erva-doce + 1 col.(chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 unidade de omelete de atum
- 1 fatia de abacaxi

Ceia
- 1 xíc. de chá de hortelã



Quinta-feira

Desjejum
- 1 unidade de pera
- 1 col. (sobremesa) de semente de linhaça triturada
- 1 col. (chá) de óleo de coco
- 1 copo (200 ml) de leite de soja light
- 2 unidades de torrada integral sem glúten
- 2 fatias de tofu

Colação 1
- Suco feito com 1 fatia de abacaxi + ¼ de folha de couve-manteiga crua + 1 col. (sopa) de nabo cru + 1 col. (sopa) de hortelã

Colação 2
- 1 xíc. de chá-verde

Almoço
- Salada feita com 1 prato de rúcula + ½ unidade de manga + ½ unidade de cebola crua + 2 ramos de couve-flor cozida + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 fatia de inhame cozido
- 1 unidade de filé de frango grelhado com alho e cebola

Lanche 1
- 1 barra de quinoa
- 1 copo (200 ml) de leite de arroz com canela em pó

Lanche 2
- 1 xíc. de chá-verde

Jantar
- 2 conchas de sopa de legumes com quinoa
- 1 filé de pescada cozido com salsinha e azeite
Ceia
- 1 xíc. de chá de cavalinha
*Brássicas
Esse grupo de vegetais, composto por agrião, brócoli, couve-chinesa, couve folha, couve-flor, mostarda, nabo,r abanete, repolho erúcula, tem função antitumoral e ajuda na eliminação das toxinas.

 

Sexta-feira

Desjejum
- 1 copo (200 ml) de suco de melão e couve
- 2 unidades de torrada com abóbora sem glúten
- 1 porção de mexido de ovos com nozes

Colação 1
- 1 unidade de maçã vermelha

Colação 2
- 1 xíc. de chá-verde

Almoço
- Salada feita com ½ prato de agrião + 1 col. (sopa) de cenoura cozida + ½ xíc. (chá) de broto de alfafa + 1 col. (sopa) de soja cozida + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 posta de salmão ao alho e alecrim
- 2 col. (sopa) de brócolis

Lanche 1
- 2 fatias de batata-doce
- 3 fatias de tofu com salsinha e azeite de oliva

Lanche 2
- 1 xíc. de chá de cavalinha

Jantar
- Salada feita com 2 col. (sopa) de pimentão + 3 col. (sopa) de sardinha escabeche + 3 col. (sopa) de brócolis + 1 col. (chá) de azeite antioxidante feito com azeite de oliva extravirgem + alho + alecrim fresco + manjericão fresco + orégano seco
- 1 fatia de melão

Ceia
- 1 xíc. de chá de dente-de-leão

 

Sábado

Desjejum
- Vitamina feita com 1 unidade de maçã vermelha + 1 col. (chá) de canela em pó + 1 col.
(sobremesa) de semente de linhaça triturada + 1 copo (200 ml) de leite de soja light
- 1 unidade de torrada integral sem glúten
- 1 col. (chá) de óleo de coco

Colação 1
- Suco feito com ½ unidade de lima-da-pérsia + 1 col. (sopa) de espinafre + 1 col. (sopa) de hortelã

Colação 2
- 1 xíc. de chá de dente-de-leão + chá de cavalinha

Almoço
- Salada feita com ½ prato de alface-americana + 3 fatias de tomate + ¼ de unidade de pepino + 1 col. (sopa) de quinoa em grãos cozida + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem n 4 col. (sopa) de atum fresco refogado
- 1 col. (sopa) de espinafre refogado
- 3 col. (sopa) de broto de feijão cozido

Lanche 1
- Suco feito com 1 fatia de melancia + 1 col. (sopa) de hortelã + 2 unidades de castanha-do-pará

Lanche 2
- 1 xíc. de chá branco

Jantar
- Salada feita com ½ prato de alface ou escarola + 5 unidades de tomate cereja + 1 unidade de rabanete + 1 col. (sopa) de broto de feijão cozido + 4 fatias de tofu + 6 unidades de ovo de codorna + 2 unidades de nozes + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 1 unidade de ameixa vermelha

Ceia
- 1 xíc. de chá de erva-doce

 

Domingo

Desjejum
- Suco feito com 1 copo (200 ml) de suco de uva orgânico + 1 unidade de nozes
- 1 fatia de pão de forma sem glúten
- 1 unidade de ovo mexido com 1 fatia de tofu e salsinha

Colação 1
- Suco feito com 1 col. (sopa) de cenoura + 1 copo (200 ml) de água de coco + 1 col. (sopa) de salsinha

Colação 2
- 1 xíc. de chá-verde

Almoço
- Salada feita com 3 col. (sopa) de repolho branco cru + 3 fatias de tomate + 1 col.
(sopa) de beterraba ralada crua + 1 unidade de nozes + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 col. (sopa) de arroz com brócolis
- 1 filé de frango ao açafrão
- 1 col. (sopa) de abóbora-moranga cozida

Lanche 1
- 3 unidades de torrada com abóbora sem glúten
- 1 porção de pasta de grão-de-bico

Lanche 2
- 1 xíc. de chá de cavalinha + chá de dente-de-leão

Jantar
- Salada feita com ½ prato de agrião + 3 fatias de tomate + 2 unidades de aspargo fresco + 2 col. (sopa) de milho-verde + 1 col. (chá) de azeite de oliva extravirgem
- 2 porções de hambúrguer de quinoa com aveia

Ceia
- 1 xíc. de chá branco
Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-detox-limpa-o-organismo-e-enxuga-3-kg-em-15-dias/domingo/1902/


 Mas você sabia que essa desintoxicação também pode servir – e muito – como uma aliada para a sua beleza? Pois é, fazer uma limpeza profunda na pele e no cabelo pode trazer efeitos como rejuvenescimento e controle da oleosidade. Por isso, aos poucos a indústria cosmética começa a mostrar seus primeiros lançamentos de cosméticos com a proposta.


Limpeza profunda é uma das promessas dos cosméticos detox
 Limpeza profunda é uma das promessas dos cosméticos detox


Pele detox

No dia a dia, sabonetes e géis de limpeza especiais para o rosto já são rotina certa para uma pele saudável e bem cuidada. Mas, para dar uma ajudinha extra e limpar de vez todos os resíduos que teimam em não ir embora, tratamentos e produtos detox são aliados. "Eles promovem a remoção de toxinas e mobilizam também as células de defesa natural para a superfície da pele, levando suas proteínas que são capazes de degradar elementos externos que promovem o envelhecimento celular, como exposição solar, fumo, álcool e poluição", explica Adriano Almeida, dermatologista, tricologista, diretor das Sociedades Brasileira do Cabelo e de Dermatologia Clínico Cirúrgica. O resultado? Melhor tônus, hidratação, textura e elasticidade da pele.
Mas o "detox" não para apenas na hora da limpeza. Existem também hidratantes com este efeito, que, além de cumprirem sua função, trazem ação anti-idade, que combate o envelhecimento precoce. "Eles fazem uma varredura dos radicais livres, deixando a pele mais jovem e revigorada", conta Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro. O melhor é que podem ser usados por todos os tipos de pele. Isso porque eles não têm nenhum ativo que pode ser irritativo à pele, como os produtos focados no rejuvenescimento podem ter. Vale apenas ficar de olho no veículo. Se tiver pele oleosa, texturas leves, como séruns, são as mais indicadas. Já para peles secas, os cremes estão liberados. E podem ser usados diariamente. "Como qualquer outro cosmético, hidratantes detox devem ser usados de uma a duas vezes por dia. Caso você use um ácido noturno, o detox pode ser usado pela manhã. Se o uso do detox for exclusivo, pode usá-lo à noite também", aconselha Adriano Almeida. Só não pode esquecer da proteção solar, ok?
A maioria dos tratamentos são feitos no rosto, mas há também opções para o corpo, que proporcionam os mesmos resultados de melhoria da qualidade da pele e de prevenção do envelhecimento precoce. Algumas vezes, os produtos são aliados a massagens corporais que, além de agir eliminando as toxinas da pele, também melhoram a circulação, amenizam problemas de retenção de líquidos e varizes e combatem a celulite e a gordura localizada. Entre as principais substâncias usadas em produtos detox para a pele, estão: vitamina C, vitamina E, chá verde e resveratrol. "Há também produtos desintoxicantes para serem usados em olheiras, com chá verde, que tem atividade anti-inflamatória e ativa a microcirculação", conta Silvia de Mello.

Detox capilar

 Condicionador, máscara, leave-in, protetor térmico, selador de cutícula, óleo hidratante.... Na rotina de qualquer mulher, estão inclusos uma infinidade de produtos para cuidar dos cabelos. Sem contar, é claro, de agressões como sol, praia, piscina, poluição, etc. Com tudo isso, às vezes, é preciso dar aquela renovada e investir em uma desintoxicação. "Um tratamento detox remove resíduos de poluição, cloro, sal, cosméticos e químicas, que se acumulam nos fios e não saem com as lavagens habituais. Essa sobrecarga de impurezas compromete o balanço e a aparência dos cabelos", conta Lela Athanasia, terapeuta capilar do Crystal Hair, no Rio de Janeiro.
Além da limpeza, segundo Lela, xampus "detox" estimulam também o bom funcionamento das glândulas sebáceas, resolvendo problemas como oleosidade, caspas e dermatites. "As cutículas ficam flexíveis e voltam a abrir e fechar, facilitando a lavagem e dificultando a retenção de impurezas causadoras da oleosidade", explica Lela. Outros benefícios do "detox" são a volta do brilho e da vitalidade dos fios. Bruno Moura, terapeuta capilar do salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro, conta que ele também ajuda no crescimento dos fios e pode ser um aliado para quem faz progressiva. "Por abrir as cutículas e retirar o excesso de químicas, ele diminui aquele efeito mais rígido que a progressiva pode deixar nos fios, deixando um resultado mais natural", explica. Por isso, se você prefere manter o mesmo efeito liso do conquistado com o procedimento, evite usar xampus "detox".
Segundo o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, o uso do xampu detox também proporciona o rejuvenescimento capilar, já que tem ação antioxidante e combate os radicais livres. Mas, apesar de todos os benefícios, ele não pode ser usado todos os dias. "O ideal é uma vez por semana para não enfraquecer os fios, já que ele é um tratamento. Além de remover as impurezas, essa limpeza profunda retira também alguns nutrientes. Por isso que é importante repor os agentes nutritivos perdidos", alerta Lela Athanasia. A dica é fazer uma boa hidratação em seguida do detox. Agora, você deve estar se perguntando qual a diferença de um xampu antirresíduos para um xampu detox, certo? "O detox é um antirresíduos com maior potência. Ele promove uma limpeza que vai desde o couro cabeludo até as pontas dos fios, retirando qualquer impureza que possa existir", explica Bruno Moura.

Fonte:http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2013/08/07/cosmeticos-detox-purificam-e-rejuvenescem-entenda.htm

Comentários