CROMO ENCONTRADO NOS LEGUMES, MELHORA A TORERÂNCIA À GLICOSE

Vegetais legumes euatleta (Foto: Getty Images)
Cromo é um mineral que pode ser encontrado 
nos vetegais e leguminosas (Foto: Agência Getty Images)

Cromo encontrado nos legumes,
 melhora a tolerância à glicose

Mineral pode influenciar também no metabolismo proteico, promovendo estímulo da captação de aminoácidos e aumentando a síntese proteica


cromo é um mineral-traço essencial que participa ativamente do metabolismo de carboidratos, principalmente co-atuando com a insulina, melhorando a tolerância à glicose. Contudo, por agir estimulando a sensibilidade à insulina, o cromo pode influenciar também no metabolismo proteico, promovendo maior estímulo da captação de aminoácidos e aumentando a síntese proteica.

O cromo parece inibir a enzima hepática hidroximetilglutaril-CoA-redutase, diminuindo a concentração plasmática de colesterol. Também é atribuído ao cromo um efeito lipolítico que, somado a seus possíveis efeitos anabólicos, estimula principalmente os praticantes de atividade física ao uso do cromo como suplemento na dieta para obtenção de efeitos desejáveis sobre a composição corporal.
Pode ser eliminado pela urina em consequência da prática de exercício e uma dieta sobrecarregada com açúcares simples. Entretanto suas necessidades nutricionais são facilmente alcançadas através da alimentação.
FONTES ALIMENTARES: oleaginosas, aspargo, cerveja, cogumelo, ameixa, cereais integrais, carnes, vísceras, leguminosas e vegetais.
RECOMENDAÇÕES: A ingestão diária e segura de cromo em adultos está estimada entre 50 e 200µg/dia. Recente publicação das novas ingestões dietéticas de referência (DRI) trouxe um valor de ingestão adequada (AI) para este mineral de 25µg/dia para mulheres e 35µg/dia homens adultos.
No meio esportivo é muito utilizado a suplementação do picolinato de cromo para redução da gordura corporal ou para potencializar o ganho de massa muscular, entretanto não existem evidências científicas para concluir que a suplementação com cromo altere significativamente a composição corporal.
A suplementação com cromo, possivelmente, atua como um fator adicional ao exercício físico na melhora dos quadros de resistência à insulina. Os estudos científicos realizados com cromo têm sido contraditórios, muitos mal planejados e apresentando falhas metodológicas. As pesquisas mais recentes constataram que tomar picolinato de cromo não trouxe vantagens para melhora da composição corporal. Mais estudos devem ser realizados.

Fonte:http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/12/cromo-encontrado-nos-legumes-ele-melhora-tolerancia-glicose.html

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