ESTUDOS APONTAM QUE SEXO EQUIVALE Á PRATICA MODERADA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Estudos apontam que sexo equivale à prática moderada de exercícios físicos

Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Estudos apontam que sexo equivale à prática moderada de exercícios físicos

Testes mostraram que a atividade entre quatro paredes pode não queimar tantas calorias quanto uma hora na academia, mas certamente vale mais a pena do que uma simples caminhada

Um novo estudo realizado por pesquisadores Universidade do Quebec em Montreal, no Canadá, aponta que, entre os jovens, os homens gastam uma média de 4,2 calorias por minuto enquanto as mulheres queimam 3,1 calorias por minuto durante o sexo.
A boa notícia é que, de acordo com os especialistas, esses números equivalem à prática moderada de exercícios físicos. Ou seja, se pensarmos nas calorias queimadas, fazer sexo pode ser mais vantajoso do que fazer uma caminhada, mas não é melhor do que correr, pedalar ou realizar qualquer atividade física mais intensa.
Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Prazer ou exercício?

“Esses resultados sugerem que a atividade sexual tem potencial para ser considerada como um exercício significativo”, explica o relatório da pesquisa. No entanto, a discussão sobre a intimidade de um casal ser ou não considerada uma atividade física válida pode dividir opiniões. Estima-se que uma relação sexual possa queimar entre 100 e 300 calorias, mas, considerando a natureza do ato, é difícil para a ciência encontrar um número exato.
Os famosos pesquisadores sexuais William Masters e Virginia Johnson, que conduziram estudos com casais a partir da década de 1950, concluíram que a frequência cardíaca de uma pessoa podia chegar a 180 batimentos por minuto. Em comparação, sabe-se que a frequência cardíaca de uma pessoa de 50 anos que pratica exercícios de intensidade moderada não passará de 119 batimentos por minuto.
Em 1984, um estudo realizado com 10 casais utilizou a frequência cardíaca, a pressão sanguínea, um equipamento de análise de oxigênio e um eletrocardiograma para determinar que, para os homens, a masturbação aumentava a função cardíaca em 37%, enquanto o sexo aumentava em 51%.

Tempos modernos

Lançando mão da tecnologia existente hoje em dia, os pesquisadores da Universidade do Quebec em Montreal utilizaram um dispositivo chamado SenseWear, que deveria ser colocado no braço dos participantes para monitorar suas reações enquanto praticavam sexo no conforto de suas casas.
Antes de passar para a parte mais prazerosa do estudo, os voluntários correram por 30 minutos em uma esteira em intensidade moderada para que os pesquisadores pudessem registrar o gasto calórico de cada um. Em casa, o SenseWear usaria seu acelerômetro, seus sensores de temperatura e sensores de respostas da pele para coletar informações sobre a atividade sexual.

Os resultados da pesquisa

Ao analisar os dados fornecidos pelo SenseWear, os pesquisadores registraram que a duração média de uma relação sexual era de 24,7 minutos, sendo que a mais curta durou 10 minutos e a mais longa se estendeu por 57 minutos.
Em geral, os homens queimaram 101 calorias, ou seja, 4,2 calorias por minuto durante o sexo. Em comparação, a corrida na esteira consumiu 276 calorias, o que equivale a 9,2 calorias por minuto. Para as mulheres, a média consumida entre os lençóis era de 69 calorias, sendo 3,1 calorias por minuto. Já na esteira, elas queimaram 213 calorias, que equivalem a 7,1 calorias por minuto.
Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock

Sexo ou academia?

Independente dos resultados, os pesquisadores acreditam que as pessoas apresentam mais disposição para passar alguns minutinhos entre quatro paredes do que para ir até a academia. E, se é para ficar em casa, o sexo se mostrou mais eficiente em queimar calorias do que as tarefas domésticas: um outro estudo publicado em outubro no periódico BMC Public Health descobriu que as pessoas superestimam a quantidade de calorias consumidas enquanto limpam o chão ou passam aspirador.
Depois de conferir esses estudos, qual é a sua opinião: sexo conta como um exercício físico?

Comentários