NOVA EMPRESA USARÁ DNA PARA PROLONGAR LONGEVIDADE


Ilustração computadorizada da estrutura do DNA humano
Foto: Divulgação

Ilustração computadorizada da estrutura do DNA humano-Divulgação 

Nova empresa usará DNA para prolongar longevidade

  • Projeto de Craig Venter, pioneiro do mapeamento do genoma humano, coletará dados para antecipar doenças
Um dos responsáveis pelo sequenciamento do genoma humano, o bioquímico americano Craig Venter tem uma meta ambiciosa: criar condições para que a maioria das pessoas consiga chegar até os 100 anos — e em boa saúde. Para isso, anunciou ontem que está criando uma nova empresa, a Human Longevity Inc (HLI), que irá sequenciar 40 mil genomas por ano e oferecerá alternativas para antecipar o tratamento das doenças e conhecer melhor os erros e mutações acumulados pelas células através dos anos.
A empresa, que já arrecadou US$ 70 milhões (a maior parte vindo de contribuições privadas), deverá ser a maior instalação de sequenciamento do genoma humano no mundo. A ideia é mapear o genoma de indivíduos saudáveis ou com diferentes tipo de enfermidades, desde crianças a centenários. Combinando dados clínicos e pessoais dos pacientes cujo DNA será mapeado, a tecnologia lançará luz sobre as causas moleculares e celulares do envelhecimento e as enfermidades relacionadas à idade, como câncer e doenças cardíacas. Além de informações sobre o genoma, a empresa vai coletar dados sobre bioquímicos e lipídios que circulam no corpo dos pacientes.
— Nosso objetivo é fazer com que os 100 (anos) sejam os novos 60 — disse em entrevista coletiva o cofundador da empresa, Peter Diamandis, acrescentando que o projeto terá dois pilares, o envelhecimento e a longevidade.
Venter admite que seu projeto tem um caráter comercial. Em relação ao uso dos dados, garantiu que “sempre protegerá as informações pessoais dos pacientes”, ainda que parte da informação genômica coletada fique disponível para a comunidade científica. Segundo o cientista, o avanço da tecnologia de DNA, agora capaz de realizar sequenciamentos clinicamente orientados de forma maciça, foram decisivos na criação do projeto.
— Estive esperando 13 anos para que a tecnologia chegasse à escala necessária para que a genômica tivesse um impacto significativo — disse Venter, em entrevista para a revista de negócios americana “BusinessWeek”. — Acabamos de ultrapassar esta linha.


Fonte:http://oglobo.globo.com/ciencia/revista-amanha/nova-empresa-usara-dna-para-prolongar-longevidade-11784797#ixzz2v5XbntTE 

Comentários