OLHEIRAS DE VERÃO : TRUQUES E TRATAMENTOS

FILTRO SOLAR, PEELINGS E TRATAMENTOS COM ÁCIDOS PROMETEM ACABAR DE VEZ COM O PROBLEMA (Foto: Folio-ID)

Olheiras de verão: os truques e tratamentos certos para se livrar de vez das manchas ao redor dos olhos

A exposição ao sol pode piorar as manchas escuras sob os olhos, mas é possível, sim, reverter o prejuízo.


Logo de cara, dá a impressão que o verão cura tudo – até as olheiras. O sol bronzeia e seu rosto fica com aquele ar saudável e feliz de férias à beira mar. Mas não é bem assim. As marcas escuras abaixo dos olhos são fruto de depósito de pigmentação na pele e de alteração vascular (os vasinhos, coma espessura aumentada, fazem circular mais sangue e essa atividade aparece). “Como a pele dessa região é finíssima, tudo o que acontece na derme vem à tona”, diz a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo. Bem, a exposição aos raios solares estimula a melanina e ela responde produzindo... pigmentação. Só que na área ao redor dos olhos, quando o bronzeado se vai, essa cor fica, piorando o aspecto da olheira. Além disso, também causa vasodilatação, deixa a pele sensível e, em longo prazo, ainda mais fina. “O sol queima colágeno e, com o passar dos anos, a pele fica com aspecto de pergaminho”, avisa Thais.

A saída é prevenir usando óculos escuros – eles protegem toda a área, evitando, inclusive, a formação de linhas finas de quem tem pele ou olhos claros. E também caprichar na aplicação de filtro solar. “Nesse caso, a versão stick funciona bem, pela precisão de aplicação e longa duração. E como a pele dessa área é pobre em glândulas sebáceas, não vai reclamar de o produto ser mais pegajoso”, diz Thais. Além disso, hidratar a área é essencial. “Indico produtos com ácido hialurônico, que absorve e retém água, sem causar irritação”, fala a médica.
Finalmente, se a questão continua incomodando, tratamento nela! Recentemente, descobriu-se que o ácido tioglicólico, antes usado para combater varizes, também é eficaz para clarear até as olheiras mais pesadas. “São indicadas, pelo menos, três sessões a cada quinze dias. O resultado é muito bom.” Thais recomenda ainda o laser Spectra. “Ele reduz vasinhos, aliviando a cor escurecida.” E, em casa, vitamina C é sua aliada, por diminuir a pigmentação e os efeitos nocivos do sol sobre a pele.

Fonte:http://revistamarieclaire.globo.com/Beleza/noticia/2014/03/

Comentários