SUBSTITUIR REFEIÇÃO POR SHAKE É UMA BOA IDÉIA ?


Bebidas podem conter alto índice de proteínas e carboidratos/Foto: SirChopin/Fotolia.
Bebidas podem conter alto índice de 
proteínas e carboidratos
-Foto: SirChopin/Fotolia.

Substituir refeição por shake é uma boa ideia?

Nutricionistas falam sobre as características da dieta

Os famosos shakes emagrecedores surgiram há alguns anos no mercado. Sempre acompanhados pelo discurso da dieta milagrosa, logo virou moda entre pessoas que querem perder peso. Inúmeras marcas já lançaram sua versão do produto, mas eles realmente funcionam?


As bebidas são desenvolvidas para substituir uma refeição, mas com uma quantidade menor de calorias que uma refeição “normal” teria. Desta forma, o déficit criado gera o emagrecimento. Por exemplo: uma mulher com 1,65m de altura deve ingerir cerca de duas mil calorias diariamente. Um copo de shake tem em média de 200 a 400 calorias. Logo, ao substituir duas das principais refeições, as calorias atingidas ficam longe do recomendado.
Porém, as dietas de baixa caloria podem ser perigosas quando feitas por conta própria, sem o apoio de profissionais de saúde. É o que afirma a nutricionista Telma Ranalli: “Os shakes costumam apresentar alto teor de proteínas para acelerar a perda de peso, este excesso compromete o metabolismo e sobrecarrega algumas funções importantes, como a renal e a hepática”.
Já o nutricionista Danilo Balu aponta o excesso de carboidratos que as bebidas podem conter: “Existem opções com mais de 70 gramas de carboidrato (CHO), fazendo com que, em apenas uma refeição, o shake ultrapasse a quantidade permitida em uma dieta low-carb, que prega cerca de 50 gramas por dia”.
“O alto índice de carboidrato é o maior responsável pelo aumento da glicemia e pela liberação de insulina na corrente sanguínea. E a insulina é responsável pela absorção desta glicose como gordura. Não funciona, primeiro porque se baseia numa dieta de restrição de gordura com compensação justamente no nutriente de maior carga glicêmica (CHO). Segundo, porque se baseia em uma hipótese que nunca de deixou de ser apenas uma hipótese, o balanço calórico”, declara.
Além do processo fisiológico, a nutricionista Andrea Matarazzo aborda a questão psicológica: “Além de nos alimentarmos para dar ao corpo a energia e nutrientes que ele precisa, também há a satisfação em comer, que influencia diretamente na sensação de saciedade. Não vejo nenhum benefício em trocar uma refeição que, além de conter todas as substâncias que existem no suplemento, ainda temos o prazer em comer”.
Para conferência de dados, montamos a tabela nutricional comparativa com algumas das principais marcas do mercado. Mesmo usado para a mesma finalidade, podemos notar grandes diferenças nos valores de cada produto.
Vale lembrar que para quem deseja perder peso, o recomendado é procurar um profissional especializado: “O nutricionista irá elaborar um plano alimentar adequado às necessidades de cada indivíduo, promovendo assim a aquisição de hábitos alimentares saudáveis e como consequência, o emagrecimento”, finaliza Telma Ranalli. 

Fone:http://webrun.uol.com.br/h/noticias/substituir-refeicao-por-shake-e-uma-boa-ideia/15446

Comentários