A UTILIZAÇÃO MEDICINAL DO ÓLEO DE LAVANDA

Óleo Essencial de Lavanda

Óleo Essencial de Lavanda

Vamos falar de óleos essenciais? Quem já é adepto à pratica da aromaterapia sempre diz que o óleo preferido é o de lavanda (esse é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem perfume delicioso e é extremamente versátil. Ele é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranquiliza.
Para quem ainda não conhece, óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. 
O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.
O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda

Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório,  antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo. Esse óleo é realmente incrível.

Em que situações o óleo de lavanda pode ser útil?

  1. Peles oleosas, secas, inflamadas e acne
  2. Dor de cabeça
  3. Insônia e agitação
  4. Picadas de insetos e dermatites
  5. Queimaduras e assaduras da pele
  6. TPM e cólicas menstruais
  7. Cabelos opacos e fragilizados
  8. Ansiedade e depressão
  9. Aumento do bem-estar em geral
Óleo Essencial de Lavanda

Dicas de Uso do Óleo de Lavanda

Para aliviar tensão nervosa: 10 gotas no difusor, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.
Para insônia: 4 gota de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Ou coloque umas gotas no pulso e esfregue. Respire profundamente.
Queimaduras solares ou irritações na pele: 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 10 ml de água gelada, e borrifo no local. O alívio é imediato. Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas.
Para assaduras de bebê: 4 gotas de para 10ml de óleo de coco (aplique a cada troca de fraldas)
Dor de cabeça de origem nervosa: Coloque 2 gotas em cada têmpora e massageie.
Cólicas menstruais: Utilize 10 gotas de óleo essencial de lavanda em meio litro de água quente, usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. Ou misturar 9 gotas de em 2 colheres de chá ou 10 ml de óleo de amêndoas doces (ou de semente de uva) e massagear a pelve.
Irritação na garganta: Faça uma inalação do vapor de lavanda (200 ml de água fervendo + 5 gotas de óleo essencial de lavanda). Alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto (+5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.
Dores musculares: 10 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal. Se a dor muscular for muito intensa pode se acrescentar gotas de outros óleos como alecrim, copaíba e tea tree.
Para acne: Com o auxílio de um cotonete, pinge umas 2 gotinhas no cotonete e passe diretamente na acne. Repita o processo 2 vezes ao dia.
Para peles secas e irritadas. Coloque a quantidade de hidratante na sua mão que for usar na pele, pingue duas gotinhas do óleo essencial de lavanda, misture e passe na pele.
Queda de cabelo: Separe 5 ml de um óleo vegetal de sua preferência e acrescente 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem e passe no couro cabeludo massageando bem. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.
Óleo Essencial de Lavanda
É muito importante saber a procedência do óleo essencial de lavanda francesa. Certifique-se se o produto não é misturado com outras essências (por exemplo), pois assim ele não surtirá o efeito completo: o óleo essencial precisa ser puro e natural.
Tem várias marcas boas no mercado: Terraflor, Cativa, Força da terra; mas a minha preferida é a Bioessência.

Fonte:http://belezaesaude.com/oleo-essencial-lavanda/

Óleo Essencial de Lavanda

Comentários